segunda-feira, setembro 13, 2010

Apple Fritters


O que é, o que é: parece um donut, tem furinho no meio como um donut, é saboroso como um donut mas não é um donut? É um Apple Fritter! A massa é parecida com a de um bolinho de chuva, mas temos a sensação de que a culpa é menor, já que ela está envolvendo uma bela fatia de maçã... E todos nós sabemos que frutas fazem bem à saúde, certo? Esqueçam o detalhe da massa e da fritura, e saboreiem estes anéis de maçã empanados no lanche da tarde, no café da manhã ou mesmo como sobremesa, acompanhados de sorvete de creme...

Anéis de Maçã Empanados
1 ovo
2/3 xícara de leite
1 colher (chá) de óleo (eu uso canola)
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
3 maçãs (eu usei Gala)
Óleo pra fritar
1/4 xícara de açúcar misturado com 1/2 colher (chá) de canela em pó
Em uma tigela, bata levemente o ovo, o leite e o óleo. À parte, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o sal. Adicione os ingredientes secos aos líquidos e misture até incorporar (a massa ficará espessa). Descasque, tire o miolo e fatie as maçãs em anéis de 1cm de espessura.

Para retirar o miolo das maçãs, eu usei este utensílio:

Em uma panela ou frigideira, aqueça o óleo. Mergulhe os anéis de maçã na massa, deixe escorrer o excesso e frite um ou dois de cada vez, até dourar. Retire e coloque sobre papel-toalha. Polvilhe os anéis ainda quentes com a mistura de açúcar e canela. Sirva mornos. Rende cerca de 18 unidades. (Receita adaptada daqui.)

Caso não queira fazer todos de uma vez, fatie e frite uma ou duas maçãs e depois guarde o restante da massa na geladeira para usar no dia seguinte. Mas fatie as maçãs apenas na hora de fritar!

24 comentários:

Quitutes da Juju disse...

Hummm, Cinara! Deu vontade de fazer agora! Adoro doces com maça e canela! Abs, Juju

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Cris disse...

Você me disse que era algo simples... mas estou delirando aqui com esta receita, parece tudo de bom! E com maçã... canela... os meus ingredientes favoritos para uma sobremesa deliciosa...

Claudia Lima disse...

São deliciosos realmente. E feitos em casa é ainda melhor, pois podemos usar um óleo de boa qualidade para fritar.
Bjs :)

Ana disse...

Ai ai ai Cinara q delicia!
Eu nunca comi mas posso imaginar o quao gostoso q eh. Nao sou de frituras, a excecao aqui em casa sao os bolinho de chuva pois Matheus adora e as vezes pede p/ eu fazer.
Adoro maca cozida, deve ficar com esses apple fritters!
Ana

Aline disse...

Mas e o '1/4 colher (chá) de canela em pó'? Vai na massa?

Rosangela disse...

Oi Cinara! Que receita maravilhosa.... Hummm... fiquei morrendo de vontade de testar.
Beijos

ameixa seca disse...

Já algum tempo que quero fazer algo assim, até porque adoro a combinação maçã-canela :) Mas a receita que eu tinha pedia Calvados e eu não tenho! Adorei esta sugestão :)

Cinthya Rachel disse...

Que delicia!

Anônimo disse...

Oi Ci! Essa receita me lembrou os corn dogs, que também são envoltos em uma massa.
Parece ter ficado delicioso!!!
Vai ficar na minha lista!!!
Beijão

Sayuri disse...

Olá Cinara, gostaria de pedir sua ajuda com alguns ingredientes. Eu me deparei com uma receita que leva "half-and-half" ou "light cream". Que creme é esse? Ele pode ser feito em casa?
E também tem uma receita que leva "Dutch-processed cocoa powder". Tem alguma diferença desse para o cacau em pó comum?

E "light corn syrup" pode ser xarope de glucose ou tem que ser o Karo?

Obrigada

bjs

Cynthia disse...

Oi Cinara,
Adorei a receita. Uma vez assisti em um desses programas estilo "Chega de Bagunça" a apresentadora fazendo os fritinhos de maça no grill. Fiquei com vontade de tentar, mas não anotei a receita na hora. Você acha que funcionaria com essa receita? (Não que eu ache que vá ficar mais gostoso, só mais light) Beijos, Cynthia

Nereime disse...

Ci, com todo o respeito mas fala sério é um crime eu não conseguiria comer um só (assim tem sido minha determinação para cortar calorias)não...não...eu não conseguiria ...maçã com canela?derretendo?E agora?
bjs

Doce Mel disse...

Eu fiz...gente, que isso...tudo de otimo. Fiz tb com fatias de abacaxi, ficou dos deuses tb. Fiz tb melting moments, bom, acho q ja testei quase todas as suas receitas maravilhosas, e todas dao supe certo. Parabens por todas elas...

Cinara disse...

Juju, existem várias combinações perfeitas, e maçã e canela é uma delas!

Cris, e é daquelas receitas bem fáceis de fazer, do jeito que a gente gosta! ;o)

Tem razão, Claudia!

Ana, eu também evito frituras ao máximo, mas tive que me render a estes Apple Fritters...

Aline, vai na massa, sim, Aline! Eu havia me esquecido do colocar a canela no modo de fazer! Obrigada por me avisar.

Rosangela, pode testar que você vai amar!

Ameixa Seca, esta receita é bem simples, leva ingredientes que sempre temos em casa!

Obrigada, Cinthya!

Anônimo, a diferença é que a massa dos corn dogs leva fubá, e eu não sou muito fã... Mas o princípio é o mesmo!

Sayuri, dá uma olhada no post que eu fiz sobre Half & Half! Quanto ao chocolate/cacau em pó, o dutch processed é um cacau em pó que foi alcalinizado para diminuir sua acidez. Como não encontramos esse tipo no Brasil, sempre que as receitas pedem dutch-processed, eu uso cacau em pó comum mesmo. Nunca atrapalhou as minhas receitas! E sobre o light corn syrup, teoricamente você poderia usar o xarope de glucose mas, pela minha experiência, o resultado fica melhor com Karo, ou com o produto similar da marca Yoki.

Cynthia, infelizmente esta receita não daria certo no grill, porque a massa é bastante líquida. Seria o mesmo que você tentar fazer bolinhos de chuva no grill! A massa precisa da gordura para crescer ao redor da maçã. Mas como não é algo que comemos a toda hora, acho que dá para comer sem culpa!

Nereime, fruta não engorda, amiga, pode comer à vontade... :oD

Doce Mel, fico feliz em saber que você tem feito e aprovado as receitas! E com abacaxi deve ter ficado divino, também preciso testar... Obrigada pela dica e pelos elogios! ;o)

Beijinhos, meninas!

Unknown disse...

Cinara!

Morei por quase 2 anos nos Estados Unidos e sinto uma falta imensa de muitas guloseimas. Uma amiga recomendou seu blog e ADOREI, tem praticamente tudo que conheço.

Abraço

Nara

Cris disse...

Hummmmm! Tô babando aqui...


Bjs,

Cris

Lu disse...

Ci,
depois de muito tempo longe da cozinha resolvi fazer cupcakes e me inspirei em uma receita sua.

Publiquei a aventura lá no blog.
bjs

Barbara Bosque disse...

acabei de fazer a receita.
é gostosa, mas achei que 1cm de espessura pra mação, é muito. prefiro fazer mais fininho, aí ela fica bem cozidinha por dentro.
e a massa é um bolinho de chuva.
no fim, é um bolinho de chuva com recheio de maçã.

Cinara disse...

Nara, espero que o Cinara’s Place a ajude a matar a saudade das guloseimas! ;o)

Cris, ontem eu fiz de novo e comi com sorvete, amiga... Tudo de bom!

Lu, vou conferir seus cupcakes já já!

Barbara, segui sua sugestão e ontem cortei a maçã em rodelas mais finas: ficou muito melhor mesmo. Obrigada pela dica!

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

marcela disse...

Cinara fiz ontem essa receita,chuva,frio e pq nao camela e maca???uhhhh,eu ja estava com a gua na boca desde que vi o post aqui outro dia,massss o meu nao ficou nem de longe parecido com o seu,ficou tipo um bolinho de chuva normal e a maca dentro nao ficou molinha como eu esperava,é isso mesmo???bjao

Cinara disse...

Marcela, a maçã não fica molinha mesmo, só fica quente. Eu já fiz de novo e usei fatias de maçã mais finas, acho que ficou bem melhor. E eu digo no post que a massa parece um bolinho de chuva, com a maçã dentro, é isso mesmo. Eu adorei, mas pelo visto você ficou decepcionada... Se você gosta de maçãs, experimente a receita de Apple Crisp!
Beijos!

Marcela disse...

Eu fiz ontem de novo,fico testando ate conseguir o que quero..kk.só que fiz com abacaxi pq era o que tinha e ficou MARAAAA..com sorvete entao demais,mesmo sem fruta ficou otima a massa,eu so perguntei pq na sua foto parecia uma massa mais fofinha,sequinha,aminha ficou gordurosa como um bolinho de chuva mesmo,mais muito saboroso.adoro seu blog passo aki todooooos os dia,obrigada pela atenca beijoss..nossa escrevi uma carta!!!kkkkkk

Bichinha disse...

Fiquei com água na boca só de imaginar o gostinho desses apples fritters...
Aproveito para dizer que tenho um selinho no meu canto para lhe oferecer, com tanta coisa boa era impossível não dar esse selinho.
Bjinho e boa semana.

Cinara disse...

Marcela, com abacaxi deve ter ficado uma delícia mesmo... Obrigada pelos elogios e pode escrever quantas "cartas" quiser! ;o)

Bichinha, muito obrigada pelo selinho, querida! Vou conferir no seu blog agora mesmo!

Beijos, meninas!