domingo, maio 16, 2010

Vanilla Ice Cream

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela demora em publicar novas receitas, mas acho que o motivo é justo: estou fazendo os últimos acertos para abrir a lojinha virtual do Cinara's Place! Agora falta pouco, eu garanto. Mas é claro que, mesmo no meio da correria, eu não poderia deixar de testar uma receita nova no Dia das Mães. Embora eu goste de sorvetes feitos com ingredientes diferentes e muitos pedacinhos crocantes no meio, o meu favorito para acompanhar bolos e tortas sempre foi o bom e velho sorvete de creme, que os americanos chamam de sorvete de baunilha. Decidi experimentar a famosa receita do David Lebovitz e, como era de se esperar, o resultado foi sensacional! É um sorvete um pouco trabalhoso de fazer, mas o trabalho é recompensado por uma cremosidade sem igual e um incrível sabor natural de baunilha.


Sorvete de Creme

1 xícara (250ml) de leite integral

Uma pitada de sal

3/4 xícara (150g) de açúcar

1 fava de baunilha, cortada no sentido do comprimento

2 xícaras (500ml) de creme de leite (eu usei de caixinha)

5 gemas grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha


1. Aqueça o leite, o sal e o açúcar em uma panela ou leiteira. Raspe as sementes da fava de baunilha sobre o leite, em seguida mergulhe a fava no leite. Tire do fogo, tampe e deixe descansar por uma hora.

2. Enquanto isso, prepare um "banho de gelo", colocando uma tigela de 2 litros de capacidade dentro de uma tigela maior, contendo gelo e água gelada (eu só usei gelo). Coloque o creme de leite dentro da tigela menor e reserve.

3. Em outra tigela, bata as gemas ligeiramente. Reaqueça o leite e derrame um pouco sobre as gemas, batendo sem parar. Misture as gemas com leite ao resto do leite com baunilha na panela.

4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar e raspando o fundo da panela com uma colher de pau, até engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher. A fava de baunilha continua lá dentro!

5. Coloque uma peneira sobre a tigela do creme de leite e peneire o creme de gemas sobre ele. Misture sobre o gelo até esfriar (isso leva poucos minutos), adicione o extrato de baunilha e leve à geladeira de um dia para o outro.

6. Retire a fava de baunilha e coloque o creme na sorveteira, seguindo a orientação do fabricante. O meu sorvete ficou pronto em 25 minutos. Rende pouco mais de 1 litro de sorvete.

Observação: A fava de baunilha pode ser lavada e seca, e depois guardada dentro de um pote com açúcar. Esse açúcar baunilhado pode ser usado em outras receitas e também em novas receitas de sorvete.

34 comentários:

Débora disse...

Olá,

Querida, adorei a receita, parece ótima, farei brevemente.
Estou curiosa para ver os produtos da lojinha...

Bjão, Débora.

www.casadebora.blogspot.com

Vic disse...

Cinara!

Meu desejo foi atendido! Você nem calcula o tanto que estava querendo esse sorvete!No próximo fim de semana, já sabe... ele não me escapa!
Que boa notícia! A lojinha vai ser inaugurada! Sucesso, viu?

Bjos

Marina Mott disse...

Parece mesmo excelente!! Vou tentar! Um beijo e boa semana!

Isabel Salvador disse...

que maravilha cinara mesmo regalo para os olhos,jinhoss

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Cinara, gostei do sorvete minha neta adora esse sabor, vou fazer prá ela, mas tenho que esperar ele vir me visitar.
bjs
Maura

Ana disse...

Os sorvetes do David sao os melhores, nao tem erro!
Esta lindo demais, que vontade q deu! rs!!
Beijos!
Ana

Carol disse...

Adooooro sorvete, ainda mais de baunilha, mas é tão dificil de achar as favas!!!
Ficou lindo!!!
Bjos

Anônimo disse...

Nossa, tão lindo a textura e cor. Parece realmente estar delicioso! :)

Unknown disse...

Este gelado deve ser uma delícia.

Beijinhos

angela disse...

maravilhoso! bjs

Verena disse...

Hummmmmmm...mesmo com o friozinho aqui em casa a sorveteira está trabalhando! A foto está ótima...!
Deve ser divino!
Estou curiosa para saber dos produtos da lojinha! Sucesso!
Beijocas!

ameixa seca disse...

Uuuiiii, que delícia. Sorvete de baunilha vai bem com tudo. Só me falta mesmo a sorveteira :)

Si disse...

CINARA,
Seu blog é "paixão a primeira vista".
Fiquei fã, estou na lista dos seus seguidores e a incluí na minha de favoritos. Divulguei para todos que conheço. Você MERECE!
As receitas são FANTÁSTICAS! Mesmo para uma principiante como eu, com suas explicações, vale arriscar!
Um grande abraço,
SI

♥ Nat ♥ disse...

Adorei sua visita no meu blog e estou ansiosa pela sua lojinha... Já sei que serei cliente assídua!
Baunilha em fava pra mim é sempre terrível para encontrar!! Mas comprei algumas pelo mercado livre e acho que essa receita é digna para gastar a baunilha...rs! Sou apaixonada por sorvetes!!! =D
Beijos

Talita disse...

Sou apaixonada por seus sorvetes e morro de vontade de fazê-los na sorveteira. Uma pena, mas ainda não tenho.
Ah, fiz aqueles muffins de blueberry super fáceis e gostei demais. Sabe quantas vezes já fiz a receita (inclusive para presentar)? 6 vezes! Pra nós blogueiras culinárias repetir receita é um milagre, imagine 6 vezes! rs
É tão prático e gostoso! Eu gostei muito!
Sabe o que descobri? Que a massa feita com suco de laranja ao invés do leite, dá ótimas panquecas pro café da manhã. O sabor me lembrou waffer, aquelas de pacotinho, recheadas.

Um grande beijo

Talita disse...

Ah, eu postei a receita no blog, tá?

Anônimo disse...

Avemaria Cinara! Assim não tem dieta que resista rsrsrs... By The Way: este final de semana fiz os Blueberry Muffins e foi SUCESSO TOTAL! Obrigada :)

Salsa Verde disse...

FABULOSO!!! Adoro gelado de baunilha, com vagem de baunilha e pontinhos pretos, aqui e ali. Fantástico!
Beijinhos,
Lia.

Camila disse...

Cinara, tenta colocar na sua lojinha extrato natural de amêndoas? Iria ser ótimo! Bjs

Liana disse...

Já fiz essa receita e realmente é muito boa

Anna disse...

Como sempre receitas maravilhosas.
Estou louca para que sua loja comece a funcionar.
Beijos

Renata disse...

Oi Cinara!

Eu amo sorvete de baunilha, mas não sei por que sempre fico com peso na consciência e prefiro fazer aqueles que levam menos gemas.. Tem um de chocolate que o David Lebovitz colocoo no 'Perfect Scoop' que é de ser comer rezando.. Mas 6 gemas?! Ai meu colesterol.. Hahaha!

Beijos!

Andrea N disse...

Estou torcendo pela sua lojinha!!!! Tomara que dê logo certo!
Bjos, Andrea N

Priscila Ferreira disse...

Cinara!!
Amo as receitas do seu blog, já fiz várias!!
Esta fiquei babando tb heheeh
Passa lá no blog que tem promoção rolando!
Bjuu
Pri
http://descomplicandofronteiras.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nossa, que pecado !!! Ta com a cara mais deliciosa do mundo! E fiquei curiosa sobre a lojinha, eu sou uma otima compradora virtual hehehe. Quanto ao meu outro comentario aqui eu vi sua resposta, entendi mais um pouco das panquecas, valeu!! Só que eu sou do Brasil, Saalvador na verdade, e nao de portugal hihihi!! Bjao !!

Sheila disse...

Cinara, aqui em Florianópolis não encontro baunilha em fava... Posso substituir por gotas de essência? E que tal incluir favas para vender na lojinha???

Cinara disse...

OLÁ, QUERIDOS! OBRIGADA A TODOS QUE COMENTARAM NESTE POST! ESTE SORVETE REALMENTE VALE A PENA: É SIMPLES E AO MESMO TEMPO INCOMPARÁVEL! ESPERO QUE VOCÊS PROVEM E APROVEM! QUANTO À LOJINHA, EU TAMBÉM ESTOU ANSIOSA PARA "INAUGURAR"! AGORA FALTA POUCO. UM GRANDE BEIJO PARA VOCÊS!

Talita, você tem toda razão: eu também raramente repito receitas! Mas tem algumas que não tem jeito, a família e os amigos sempre pedem para repetir... Esses muffins de blueberry realmente são imbatíveis, e eu só tenho feito muffins com essa massa! Só não consegui encontrar a receita no seu blog... Você poderia me mandar o link?

Oi Adri, prima da minha prima Lala!!! Adorei saber que você gostou dos muffins! Como diz a Talita no comentário acima do seu, é uma receita para repetir sempre, não é mesmo? ;o)

Camila, estou anotando todas as sugestões para a lojinha, pode deixar!

Renata, o colesterol é mesmo um problema, mas fazer o quê? Os sorvetes cremosos (com muitas gemas e creme de leite) são os mais gostosos... :o)

Emi, por favor, desculpe a minha mancada! Como você usou o termo "estadunidense", eu concluí que você era de Portugal. Agora vou ficar mais esperta! ;o)

Sheila, sei que você pode substituir a fava pela essência ou extrato de baunilha, mas eu não saberia dizer a quantidade que deve ser usada! Como você deve ter visto, esta receita também leva extrato de baunilha. Tente pesquisar outras receitas para descobrir a quantidade! Mas com certeza não são apenas gotas, mas algumas colheres de chá. Quanto à lojinha, eu pretendo vender favas de baunilha, mas não agora no começo, porque ainda não encontrei um fornecedor que tenha um bom produto e também preços acessíveis.

Beijos, meninas!

Bia Szasz disse...

Loja Virtual!!? Mal posso esperar, adoro tudo do blog, com certeza vou gostar da loja. bjs

ELIANE TAVEIRA disse...

Amei seu blog, esse sorvete também!
Já estou seguindo...
Bjos,

Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com

carladuc disse...

Oi Cinara,

Que coincidência! Vim ler seu blog e eu estava ontem mesmo olhando essa receita no livro do David Lebovitz pra me planejar pra prepará-la.

Que legal ouvir de você que o trabalho compensa. Bem, vindo do David Lebovitz era de se esperar né? :) Até hoje tudo o que fiz dele deu super certo!

Beijo,

Cinara disse...

Bia, no começo eu vou vender as coisas mais básicas para fazer cookies e cupcakes, mas com o tempo espero diversificar bastante! Agora faltam poucos dias... ;o)

Obrigada, Eliane! Em breve vou visitar seu cantinho também!

Carla, coincidência mesmo! Esta é a primeira receita do DL que eu faço, mas gostei tanto que já estou com outras na fila para fazer!

Beijos para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Cinara, pra quem não tem a sorveteira, vc sabe qual seria o método de preparação para substituí-la, ou só é possível fazer com a sorveteira??? obrigada...bjão

Cinara disse...

Anônimo, eu nunca tentei fazer sem a sorveteira, mas para quem não tem o aparelho, a orientação é levar a massa ao freezer e bater a massa de hora em hora, durante 3 horas, enquanto ela congela, usando batedeira ou processador. É bem trabalhoso e você precisa de uma batedeira forte, mas deve dar certo!
Beijos!

Anônimo disse...

Obrigada Cinara!! Vou tentar fazer no processador, ainda que me dê mais trabalho...rsrsr