domingo, agosto 03, 2008

Vanilla Cupcakes

Ontem eu decidi que iria estrear a minha batedeira nova de qualquer jeito, então resolvi testar uma receita bem simples, do site Joy of Baking: um bolinho de baunilha com glacê. Depois de prontos, levei os bolinhos como sugestão a uma amiga que pretende fazer cupcakes para servir na primeira-comunhão da filha. Acho que ficaram até apresentáveis, mas agora tenho certeza de que preciso comprar um saco de confeitar decente. Eu tenho uma bisnaga de plástico rígido que não me deixa controlar a saída de glacê, e não ficou como eu queria. Quanto aos bolinhos, a textura ficou boa, mas achei que não ficaram com gosto de nada. Talvez colocando algum recheio ou mesmo gotas de chocolate eles fiquem mais saborosos... Placar final: bolinhos, nota 5, batedeira nova, nota 10!


Bolinhos de Baunilha

1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2/3 xícara (130g) de açúcar

3 ovos grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Raspas de 1 limão grande (opcional) – não usei

1 1/2 xícara (210g) de farinha de trigo

1 1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1/4 xícara (60ml) de leite

Glacê:

2 xícaras (230g) de açúcar de confeiteiro, peneirado

1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 colheres (sopa) de leite

Corante alimentício (se desejar)

Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma fôrma para 12 muffins, ou use forminhas de papel. Reserve.

Faça os bolinhos:

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente o extrato de baunilha e as raspas de limão. Em uma outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione metade da mistura de farinha e bata até incorporar. Adicione o leite e bata. Adicione o restante da mistura de farinha, raspando as laterais da tigela.

Divida a massa entre as 12 forminhas de muffin (a minha massa rendeu 16 muffins) e asse por 18 ou 20 minutos, ou até dourar e ao enfiar um palito no meio dos bolinhos ele saia limpo. Tire-os do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Quando os bolinhos estiverem completamente frios, decore-os com o glacê.

Faça o glacê:

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o extrato de baunilha. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos, raspando as laterais da tigela. Adicione o leite e bata na velocidade alta até obter um creme leve e fofo (cerca de 3 minutos). Adicione mais leite ou açúcar, se necessário. Tinja o glacê com a cor desejada. (Eu usei algumas gotas de corante vermelho para obter um cor-de-rosa claro).

Rende cerca de 12 bolinhos grandes.

42 comentários:

Luciana disse...

Aii!! Cinara, que delícia, sou suspeita, como sabe , eu ADOROOO os cupcakes, parabéns pela sugestão, convide sua amiga a dar uma olhada por estes sites especializados e com certeza ela ficará surpresa como alguns ficam lindos com pouca decoração.
http://www.bluecupcake.com/
http://www.cupcakerecipes.com/
http://cupcakestakethecake.blogspot.com/
http://cup-cakerie.blogspot.com/

bjos.

laila radice disse...

ah Ci ficou devendo uma foto da super maquina batendo o glace..deve ser lindo o vermelhão com o rosa e o prata... ah e enqto não comprar um saco de confeitar pegue um saco plástico tipo ziploc e corte a pontinha..quebra o galho!!bjs

Valeria disse...

Achei que estão lindos !!!
Eu tb queria uma batedeira nova mas antes preciso comprar um liquidificador ....e tb um saco de confeitar.....
Acabei de assar uns muffins de pessêgo in natura.E como eu tb adoro cup cakes ,muffins já vou aproveitar os sites da Luciana aí acima .
Beijos
BOa semana

Isabel (pipoka) disse...

Estão fantásticos os cupcakes.

bjs

Filipa disse...

Cinara, os cupcakes estão lindíssimos! Pena que o sabor não corresponda ao aspecto mas de qualquer das formas eu acho que iria gostar bastante pois adoro tudo o que leva baunilha.

Biejinhos

A União Faz a Vida disse...

Eu sou muito fã destes teus bolinhos!

Anônimo disse...

Cinara, estou enlouquecida pela Kitchen Aid há tempos, e vi que você trouxe de fora, é fácil trazer uma batedeira tão pesada assim na bagagem??? Tenho uma prima que está vindo e gostaria de pedir para ela trazer, mas fiquei com dúvida se é tão simples assim.
Beijos, adoro os seus posts.

Mari Rezende disse...

Ci, sou apaixonada por baunilha (o nome do meu blog diz tudo, hehehe)... Seus cupcakes ficaram tão bonitinhos, tão delicados... Adorei!
Beijinhos

Silvia Arruda disse...

Os cupcakes ficaram charmosos!! E o detalhe em rosa tem a "cara" de lembrancinha de meninas! ótima idéia!

Patricia Scarpin disse...

Ci, você tem que fazer um pão na danadinha, botá-la para trabalhar de verdade! :)
Os bolinhos ficaram fofos, pena que não lhe agradaram totalmente!

Missy disse...

isto parece mesmo uma delícia !!!!! nota 10, concordo !
bjka

Anônimo disse...

Gostei do seu blog, mas nao sei se e porque moro nos EUA (Phoenix) morro de saudades de tudo do Brasil, acho os nossos doces bem melhores que o dos americanos. Em todas minhas festas gosto de fazer os nossos salgadinhos e os nossos bolos, mas acho legal vc estar mostrando um pouco das coisas daqui, para que os brasileiros possam conhecer um pouco da cultura americana.

Angeles

Anônimo disse...

Olá Cinara,
primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog. Adoros as receitas q vc posta aki...Estou com uma dúvida de inglês na receita, será q vc poderia me dizer o q significa "dashes"??
Obrigada!!

Mónica Pinto disse...

Lindos cupcakes, Cinara!
Beijinhos

Téia disse...

Oi Ci, obrigada por visitar meu cantinho. E mais ainda por me incluir no seus blogs favoritos. Você é muito fôfa mesma.Tô me achando com esta indicação, brincadeirinha, mas realmente fiquei muito feliz com ela.
Achei seus capcakes lindos e apetitosos, não vi nenhuma necessidade de mudanças, mas nós cozinheiras somos perfeccionistas, né?

Bj lindinha.

Elvira disse...

Querida Cinara, você me mata com essas coisinhas lindas, doces e delicadas!

Que bolinhos mais lindos e deliciosos! :-)

Beijão.

Claudia Lima disse...

Cinara mesmo sendo uma experiência, ficaram bonitinhos.
Já me ocorreu de fazer um bolo de baunilha e ficar com gosto de nada... Fiquei frustrada... :(
Mas cozinha é assim mesmo, não é?
Tenho um saco de confeiteiro de boa marca (Wilton), mas nunca usei. Estou com medo!
Bjs :)

cozinha da drica disse...

Ci que delicia de bolinhos , deste jeito meu blog vai virar uma cópia do seu pois toda vez que venho aqui descubro uma nova maravilha para testar e com certeza aprovar! Bjks e ótima semana

Cinara disse...

Luciana, eu é que agradeço pela sugestão dos sites! Dois deles eu ainda não conhecia, e vou conferir com certeza! ;o)

Laila, a batedeira fez tudo tão rápido que não deu nem tempo de bater a foto, sabia? Mas na próxima vez eu bato, adorei sua sugestão! Quanto ao saco de confeitar, a sua dica é perfeita: foi exatamente o que eu fiz no Natal, para decorar os bonequinhos de gengibre. Só que desta vez eu queria um bico especial, para obter o mesmo efeito do glacê da receita original... Depois você vê que lindo! ;o)

Valeria, obrigada! Cupcakes e muffins ficam muito bonitinhos, não ficam? E os muffins misturados à mão ainda por cima são rápidos e fáceis de fazer... Também adoro! ;o)

Pipoka, obrigada, querida!

Filipa, eu só achei que ficou simples demais... Fico imaginando que algumas gotinhas de chocolate ou uma geléia de morango no meio fariam toda a diferença! ;o)

Talula, obrigadinha! Estou tentando me aperfeiçoar... :o)

Paulinha, eu só pediria para alguém trazer algo assim para mim se fosse alguém bem próximo, pois a caixa é muito pesada! Nós despachamos com as malas, então não tivemos que carregar peso em quase nenhum momento, mas sempre existe o risco de danificarem a batedeira no avião, em meio à carga. Mesmo com várias etiquetas de "frágil", você sabe que esse pessoal de empresas aéreas não toma o mínimo cuidado... Enfim, se sua prima topar trazer, o preço realmente compensa! ;o)

Mari, obrigada! Eu ainda estou "engatinhando" na arte dos cupcakes, ainda tenho muito que aprender... Tem gente que transforma os cupcakes em verdadeiras obras de arte!

Silvia, obrigada, amiga! A forma do glacê não saiu como eu queria, mas a cor ficou bonitinha, né? ;o)

Paty, eu me assustei com a rapidez desta batedeira, amiga!!! Bateu tudo super rápido, no maior silêncio e sem sair do lugar! :oD Assim que eu tiver um tempo livre, vou experimentar fazer um pãozinho nela com certeza...

Missy, obrigada! Acho que ficaram mais bonitos que saborosos, mas um dia eu chego lá... ;o)

Angeles, é exatamente isso: a gente sente saudade daquilo que não pode saborear sempre! Quando morei nos EUA, eu também fazia doces brasileiros. E desde que voltei ao Brasil, morro de saudades de tudo daí... Além disso, achei interessante desmistificar um pouco a (má) fama da comida americana, e acabei conhecendo um monte de gente que gosta e quer fazer em casa! Assim a gente pode saborear um pouco de tudo... ;o)

Suzy, obrigada pelo comentário e pelos elogios! Quanto à sua dúvida, no caso de receitas, "dashes" são "pitadas". É aquela quantidade de ingrediente que pegamos com as pontas dos dedos, sem uma medida precisa. Geralmente, vai do gosto da pessoa!

Monica, obrigada!

Téia, imagina se precisa me agradecer! Eu só peço desculpas adiantado se não conseguir comentar no seu blog com freqüência, pois infelizmente ando sem tempo para nada... Dá para perceber na demora em atualizar o blog, né? Mas irei sempre que puder! ;o) E eu sou perfeccionista mesmo! Já deixei de publicar várias receitas aqui por não terem ficado como eu queria... Mas vou tentando até sair como eu quero!

Elvira, que saudades, amiga!! Fico feliz que você tenha gostado dos bolinhos... Por mim poderiam ter ficado mais doces, mas não estão ruins... :o)

Cláudia, a minha amiga diz que adorou o cupcake, mas aí pode ser questão de paladar... Eu achei que faltou alguma coisa. As coisas da Wilton são excelentes mesmo, eu cobiço tudo que vejo no site deles!! Não tenha medo de soltar a confeiteira que existe dentro de você: tenho certeza de que fará coisas lindas!

Drica, você não acha que a Lara iria adorar um bolinho destes? Só não deixe de incrementar um pouco mais a massa, amiga, para ficarem mais saborosos! ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

Alessander Guerra disse...

Cinara suas receitas são sempre de enlouquecer. Essas dez mais me fizeram salivar. E também quero uma Kitchen Aid.

bjs
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Dani Bros disse...

Cinara os bolinhos estão lindos e com uma cara de me comam.. me comam
Bolo de bolo é assim mesmo.
bjks

Ana disse...

Que lindinhos Cinara!
E a batedeira.... demais de linda! Alias, kitchen aid eh o q ha, ne?!
Eu nao troco a minha por nadaaaa!!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Alessander, obrigada! Só preciso tomar cuidado para não ser processada pelos defensores das dietas! :oP E a Kitchen Aid vale a pena, viu? Não sei como vivi sem ela até agora! ;o)

Donna Dani, adorei o termo "bolo de bolo"! Aqui em casa chamamos de "bolo bolo"! E sempre que tem só um "bolo bolo", ninguém fica muito empolgado mesmo... ;o)

Ana, eu não sabia quanto tempo estava perdendo na cozinha até ter esta batedeira. Ela é super rápida!! Amei!! :o)

Um beijão para vocês!

Ana Canuto disse...

Espero que meus filhos não descubram seu blog......isso é uma perdição.

Beijos.

Cinara disse...

Pô, Ana, deixa as crianças visitarem meu blog... Aí, se eles gostarem de alguma coisa, você bota eles pra cozinhar!!! :oD
Beijão!

Cláudia disse...

Cinara, um beijo, quanto tempo!
Eu achei uma gracinha estes cupcakes, talvez se vc usar as raspinhas de limão e colocar um pouquinho mais de açúcar, eles fiquem mais saborosos. Eu gosto de bolinhos simples, e com a baunilha verdadeira que vc usa, não tem como não errar.
Acho que vamos fazer uma comunidade chamada: Eu quero uma Kitchen Aid!

Cinara disse...

Oi, Clau! Faz tempo mesmo! Mas nas férias a gente acaba "sumindo" mesmo... :o) E você tem toda razão: as raspinhas de limão fariam toda a diferença! A receita até sugere isso, mas como eu não tinha limões em casa, acabei fazendo sem. Dancei! :oP
Beijos e boa semana!

Valentina disse...

Ci, ficaram com cara de fofos. Que pena que o sabor desapontou. Sabe que tenho usado uns corantes naturais do mercadao. A pat me mandou uns uma vez, e depois a Eliana me mandou mais. Tem uma moca aqui que faz bolo para vender e só usa corante natural.so que claro que nao desvendou a sua fonte. ainda vou descobrir. Viva a batedeira nova! Agora é que ninguém te segura.

Heidi disse...

Cinara,

Que fofos estes seus cupcakes querida. Um grande abraço.

Cinara disse...

Val, eu nem sabia que existiam corantes naturais para doces à venda por aqui, você acredita? Vou perguntar para a Paty ou para a Lica! Obrigada pela dica, viu? ;o) Quanto à batedeira, ainda estou abismada com a potência dela... É perfeita! :o)

Dinha, você é um amor, sabia? Eu preciso é ter algumas aulas com você, para pelo menos tentar chegar perto das obras-primas que você faz...

Um beijão para vocês, queridas!

Simone Izumi disse...

ããiihn, eu amo cupcakes...
ficaram lindos!

Cinara disse...

Obrigada, Simone! Eu também acho cupcakes as coisinhas mais fofas do mundo... Só preciso aprender a confeitá-los direito! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Fiz uma mistureba só na minha primeira experiência com os cup's hahaha peguei o bolinho de baunilha pra fazer com o glacê de chocolate...

minha primeira fornada de bolinhos foi um desastre total....a massa transbordou e virou um grande bolão... já na segunda vez eu tô pegando o jeito, apesar de terem ficado ainda um pouco irregulares XD


Teria como vc postar uma receita daquelas panquecas americanas de café da manhã?

estou amando o blog...to estudando gastronomia e to pensando seriamente em me especializar na gastronomia americana q eu AMO *-*

Cinara disse...

Oi, Marina! Gostei de ver que você não desistiu depois de uma tentativa fracassada de fazer cupcakes! É assim que chegamos à perfeição, acredite!
Olha, eu tenho uma receita de Blueberry Pancakes aqui que é uma delícia, mas se você preferir as panquecas simples, pode usar a mesma receita, sem adicionar as blueberries! A massa é ótima mesmo sem as frutas, e é igualzinha à receita que eu uso para fazer panquecas comuns.
Se tiver alguma dúvida, me escreva, OK? ;o)
Beijos e boa semana!

Mão na Massa disse...

Olá!

Pronto, cheguei e estou rendida a estes cupcakes de baunilha, têm um optimo aspecto sabes? QUE DELICIA!
Beijo

Cinara disse...

Obrigada, querida!
Beijos e uma linda semana para você! ;o)

Unknown disse...

Olá Cinara....estes cupcakes ficarm divinossss!!!
Você sabe onde posso encontrar estas forminhas de papel que você usa?Pois não estou encontrando....
Bjs

Cinara disse...

Oi, Gabriela! Se você morar em São Paulo ou outra capital, vai encontrar forminhas para muffins em lojas que vendem artigos para padaria e confeitaria. Esta prateada eu trouxe dos EUA, mas acho que também tem para vender aqui. Pela internet, clique aqui para ver algumas opções à venda do site Barra Doce. Tem desde as branquinhas, comuns, até coloridas e decoradas! ;o)
Beijos!

Lud disse...

Puxa depois de muito tempo q vc postou essa receita, eu resolvi fazer, pois a vi recentemente! já estava há algum tempo com vontade de fazer um cupcake e aí vi aqui no seu blog, e resolvi começar por um bem simples, e fiz esse de baunilha, nossa ... amei e olha q não foi exatamente igual ... eu estou sem batedeira no momento, logo tive q adaptar ... eu bati os líquidos no liquidificador e misturei na mão com a mistura de farinha e usei forminhas de empada pra assar (rsrsrs!!!) eu fiquei tão entusiasmada e foi, nem tirei foto antes de assar, mas depois q eu relaxei e vi q deu certo eu fiquei tão feliz q tirei um bocado de fotos!!! ah ... e ainda pus cobertura de beijinho!!! (eu me diverti!!! rs) não ficou com a mesma textura, se eu tivesse feito na batedeira, mas ficou gostoso!!! é ... valeu pela receita!!! assim q eu comprar uma batedeira e as forminhas ideais, eu volto aqui e pego as outras receitas, na verdade eu já até peguei, imprimi e estão guardadinhas pra qnd a batedeira chegar eu estrear!!!

Cinara disse...

Adorei saber que você aprovou a receita, Lud! E você fez certinho ao adaptar a receita ao que você tinha disponível, e a cobertura de beijinho deve ter ficado fantástica... Imagino as delícias que vc vai fazer quando tiver sua batedeira!! ;o)
Beijos!

marisajf disse...

Olá Cinara,adorei todos os seus posts,parecem tão apetitosos! Só gostaria que você me dissesse se esta cobertura(buttercream) resiste fora da geladeira.Onde moro(Acre) é muito quente. obrigada Marisa

Cinara disse...

Olá, Marisa! Por ser à base de manteiga/margarina, esta cobertura não é super resistente ao calor, não, mas também não é das mais molengas. Você pode fazer um teste: faça como diz a receita e coloque um pouco do glacê sobre um prato, deixando em temperatura ambiente. Se ele perder a forma logo, você pode adicionar mais açúcar, batendo um pouco mais, para deixar mais consistente. Caso a sua pergunta se refira ao fato da cobertura estragar fora da geladeira, ela não estraga, não. Mas o ideal é sempre você decorar e servir no mesmo dia, OK? Para o dia seguinte, eu aconselharia guardar na geladeira.
Beijos!