terça-feira, dezembro 11, 2007

Roasted Garlic

Já fazia algum tempo que minha amiga Vic havia me pedido uma receita de alho assado, e ontem eu finalmente consegui fazer em casa. Quem não gosta de alho deve ter até arrepios ao pensar em comer um dente de alho puro, mas acreditem: depois de assado, o alho perde todo aquele "ardido" e chega a ficar adocicado! Ontem nós passamos o alho assado sobre bruschettas de queijo e tomate, mas ele pode ser usado de várias maneiras: para fazer homus, como cobertura de pizzas, para temperar molhos ou simplesmente para ser passado no pão, como aperitivo! Em breve pretendo usar os alhos assados para fazer um belo azeite de alho... Garanto que nenhum vampiro vai passar perto da gente, Vic! ;o)

Alho Assado

Cabeças de alho

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

Temperos a gosto (opcional)

Tire as cascas soltas das cabeças de alho, sem soltar os dentes. Corte a parte de cima das cabeças de alho, deixando parte dos dentes exposta. Eu usei um garlic baker, mas vocês podem usar qualquer recipiente pequeno que vá ao forno, forrado com papel alumínio. Coloque as cabeças de alho sobre o papel alumínio, derrame cerca de 1 colher (chá) de azeite por cima de cada cabeça e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir, acrescente raminhos de tomilho ou alecrim. Cubra com outra folha de papel alumínio, sem encostar nas cabeças de alho, para que o ar circule dentro do "pacotinho". Asse em forno pré-aquecido a 180° C, durante 1 hora. Sirva em seguida como aperitivo ou utilize em receitas.

E é claro que vocês devem ter reparado no meu lindo pano xadrez... Foi um presente da querida Patricia, do Technicolor Kitchen! Ela se lembrou de mim quando estava na Zara Home, em sua viagem à Europa, e me trouxe três panos charmosíssimos! Eu não mereço ser tão mimada assim, Paty, mas fiquei muito feliz mesmo... Obrigada!

29 comentários:

Marcia disse...

Ci, essa receita é uma loucura! Comi no restaurante Filomena há muitos anos, e é uma delícia. Obrigada por compartilhar! O pano é um charme. Bjs

Anônimo disse...

Cinara,
Adoro alho, mas vc ME GARANTE que meu marido ainda me beija neste ano? Risos...
Beijos.

Anônimo disse...

Amiga é claro que salivei né...típica italiana calabresa que em tuuuudo se tempera com alho! Fazer o que? Testarei a sua receita certa de que iremos adorar, é claro. Depois te confirmo.
Abraços

laila radice disse...

olha nao conehcia esse recipiente...existe cada coisa...como nao tenho um desses o q faço é colocar os dentes separadas ou a cabeça como vc indica no meio de assados, assim els ficam molinhos e servem de acompanhamento... ssar abobora com alho inteiro e sirvir junto fica luuoso! bjos

Suzana Parreira disse...

Adoro alho assado, é uma delícia e sempre muito bonito o resultado final no prato. Cinara, o seu garlic baker é o máximo e o pano também! (a Zara Home tem verdadeiros mimos - já sonho com os saldos depois do Natal!)

Bj

Marizé disse...

Cinara, eu gosto tanto deste petisco. Costumo usar o alho assado numa maionaise que fica uma delicia.

O seu assador de alhos é lindo!

Beijocas

Migas disse...

Ora aqui está algo que eu nunca experimentei e confesso que fiquei apreensiva mas com tantos comentários positivos, só tenho a experimentar, pois fiquei curiosa!

Beijinhos

Giovana Martini disse...

Adorei,Ci!
Receita fácil e deliciosa!


Beijos,amiga!

® disse...

Hum...o perfume com certeza é maravilhoso de alho invadindo o prédio..:]
Há garantias para continuar casada depois dessa experiência?!..rs
Um forte abraço Ci!

Anônimo disse...

Cinara!
Desta vez, nem vai adiantar sair em desabalada carreira porque imagino que minha busca será infrutífera!Em minhas andanças nunca vi por aqui um "garlic baker" como o seu! Lindo!Oh!Céus!Que fazer? Só me resta mesmo acrescentar à minha lista(já enorme) de sonhos de consumo...
Enquanto o sonho não se realiza, vou adotar a sua sugestão para assar a cabeça de alho. Super obrigada pela receita e dicas. Tenho certeza que vou me deliciar e fazer sucesso, além de contar com a sua garantia de que os vampiros vão nos deixar de lado!
Sua foto está linda e o pano xadres um charme!
bjos

Laurinha disse...

Cinara, nunca vi ou ouvi falar sobre garlic baker! super interessante!
Vou experimentar fazer o 'pacotinho' deve ser bom demais!

Agora esta toalhinha, um luxo só, hein! Adorei! Lindinha!

Beijinhos,

Silvia Arruda disse...

Deve ser tudo de bom esse alho hein, Ci? Adoro colocar alho em tudo!! E essa cerâmica?? Marvilhosa!! E as toalhinhas então?? Tb sou vidrada em xadrez!! :)

Cláudia disse...

Primeiro, lindo os panos. A foto ficou linda.
Segundo: este alho de ser tudo de bom, especialmente no azeite. Gostei de suas dicas. E mais, Cinara, não acredito que vc tem até "garlic baker"! Vc é chique no úrtimo!

Juliana disse...

Cinara, eu AMO alho e assado, então! Nunca fiz assim, só ele, mas às vezes coloco uns dentinho para assar com batatas. Já vi uma receita que leva Roasted Garlic em purê para acompanhar carnes e quero usar essa sua receita.
Agora, esse garlic baker é novidade pra mim! Amei! Chique demais!
Adoro descobrir as novidades com você.
Beijinhos

Lua Limaverde disse...

Cinara, só você mesmo, amiga! Um assador de alhos! Você é a rainha das gadgets! Que máximo. Eu já assei alho junto com outras coisas, mas assim deve ficar especial. E o xadrez mais uma vez, hein (cof, cof, cof)? Lindo, a Pat tem muito bom gosto. Um beijão, amiga!

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu nunca tinha ouvido falar em garlic baker, que bacana! Gostei!
E há tempos que quero assar alho assim, pra usar em receitinhas. Tem vários blogs que leio em que encontrei elogios ao alho assado.

Ah, e que linda a foto com o paninho, que bom que gostou do presente, amiga! Vc merece, sim!

xoxo

Gourmandisebrasil disse...

Toda vez que assamos algum tipo de carne, colocamos os dentes de alho comcasca na assadeira juntos. O bom é que dura um tempão!
bjo,
Nina.

risonha disse...

eu adoro alho, como mesmo crú.. por isso sentava-me á mesa com vocês de boa vontade.

Pitadasdilu disse...

Cinara, eu gosto muito de alho, mas nunca experimentei assim, mais uma receita para colocar em prática.
Bjos, Lú.

cozinha da drica disse...

Cinara eu adoro alho mas nunca os fiz assados. Vou testar sua receita com certeza...O o pano xadrez está uma graça

Alessander Guerra disse...

Os alhos com certeza ficaram bons, mas esse seu recipiente é um charme não?

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Cinara disse...

Marcia, eu também não comia há anos, sabia? Agora vou fazer com freqüência, porque fica bom demais mesmo... ;o)

Raquel, olha, se ele também comer o alho, eu *garanto* que ele te beija! Mas se você comer sozinha, aí acho que fica difícil... ;o) Brincadeiras à parte, sabe que eu não achei que o hálito fica muito forte? Certamente fica menos forte do que quando comemos o alho cru!

Nora, eu já era fã de alho, agora vou usar este alho assado em *tudo*, amiga!

Laila, sabe que nunca pensei em colocar o alho no meio dos assados? Deve ficar perfeito também, e até mais temperadinho... Nham!

Suzana, que eu saiba, aqui no Brasil ainda não tem Zara Home, mas eu imagino as coisas lindas que vendem lá! A minha sorte é ter amigas de muito bom gosto e que se lembram de mim nas viagens... ;o)

Marizé, cadê a receita da maionese, amiga?? Agora eu quero!!! Vou usar alho assado em tudo! ;o) E eu sempre gostei tanto deste assador de alhos que só usava como enfeite, pode?

Migas, acho que você deve experimentar, sim, e garanto que vai se surpreender com o sabor! Mas por precaução, coma junto com namorado ou marido, OK? ;o)

Giovana, não é tão gostoso quanto o seu cebolete, amiga, mas também é muito bom...

Vinni, eu só garanto que o casamento continua de pé se o maridão também goste de um alhinho assado, amiga... Aí os dois podem comer sem medo! :o)

Vic, eu acho que até cheguei a ver um garlic baker em terras tupiniquins, mas não me lembro nem quando e nem onde... Talvez encontremos na Paula Souza, ou mesmo na 25 de Março. Pode deixar que já estou com o radar ligado! ;o)

Laurinha, existem vários modelos lindinhos de garlic bakers, e para os verdadeiros "amantes de alho" tem até um elétrico! Aí já é demais, né? ;o) E eu também amei meu paninho xadrez!

Silvia, aqui em casa também não falta alho, e agora vou testar este alho assado nas receitas. Acho que vai ficar só o sabor do alho, sem aquele ardidinho!

Cláudia, se não me engano, este garlic baker eu ganhei da Cris (From Our Home to Yours), há muitos anos. Na época eu fiz o alho assado, mas depois acabei usando o recipiente apenas para guardar as cabeças de alho, pois ele é lindo, não é? Agora será mais útil ainda! ;o)

Juliana, depois quero ver sua receita do purê de alho assado para acompanhar carnes!!! Deve ficar maravilhoso, Ju! ;o) E como você já deve ter reparado, eu adoro tudo que é utensílio diferente para a cozinha... Haja espaço! :o)

Lu, você viu como o xadrez está me perseguindo, amiga?? Eu acho lindo mesmo... ;o) Quanto aos gadgets, se eu já tenho um monte de coisas com uma cozinha pequena, já imaginou se eu tivesse mais espaço? Agora com ou sem espaço, estou fazendo uma campanha aqui para ganhar uma batedeira Kitchen Aid...

Paty, o alho assado não tem segredo e fica uma delícia mesmo! ;o) E os panos que você me deu estão fazendo um sucesso imenso: usei para forrar e cobrir uma cestinha de pães e uma amiga perguntou onde eu tinha comprado... Aí eu respondi: "Foi uma amiga chiquérrima que me trouxe da Europa!" :o)

Nina, como eu disse aqui em cima, nunca tinha pensado em colocar o alho junto com assados... Simples e delicioso!

Risonha, sinta-se convidada então, amiga! ;o)

Luciana, se você gosta de alho, precisa provar! Fica bom demais...

Drica, e você viu como é super simples? Depois eu conto quando fizer o azeite com alho... ;o)

Alessander, ele é uma belezinha, não é mesmo? O problema é que se eu continuar neste ritmo, vou precisar mudar para um apartamento maior muito em breve! :o)

Um beijo enorme para vocês!

Anônimo disse...

oi cinara tudo bem meu nome e aline nunca deixei nenhum comentario mas visito muito seu blog ja testei muitas de suas receitas e todas ficaram otimas ,meu filho vai fazer um ano e eu queria fazer uns cupcakes para o aniversario mas to um pouco em duvida sobre quais os tipos de cobertura usar sempre vejo uns com uma cobertura branca q eu achava ser chanttily mas agora to em duvida sera q vc tem algumas receitas pra me passar
desde ja agradeço um muito
bjsss

Cinara disse...

Oi, Aline! Olha, a maioria das coberturas brancas que os americanos usam são à base de cream cheese. Eu tenho uma receita aqui, que vai no bolo de cenoura americano. O problema é que o cream cheese que temos aqui não é ideal para culinária, e a cobertura acaba ficando mole demais... Por favor, me mande um email (usando o botão aqui na barra lateral do blog) e eu te mando o link de uma receita que ainda vou publicar aqui, OK? ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

oi cinara obrigado mesmo meu email e linibudel@hotmail.com
beijossss

Valentina disse...

Sou louca por alho ci.Vou fazer tua receita.!!

Cinara disse...

Aline, estou às ordens sempre que precisar! ;o)

Valentina, mais uma vez, é algo super simples que fica delicioso, amiga... Com um pãozinho e um queijinho, não precisa de mais nada!

Beijos, meninas!

Lala disse...

Cumadi

Fica mesmo uma delícia. Aqui no Rascal, onde vou sempre e sempre tem, chafurdo. Com a salada, é maravilhoso: o contraste de texturas e sabor, temperatura, fica tudo!
E o Zé ainda me beijda depois dele, é perfeitamente seguro!
Beijo, té manhé!

Cinara disse...

Cumadi, que bom você ter dado o seu testemunho de que este alho assado não compromete o romance... Era a preocupação número um do pessoal! ;o) Beijos e até amanhã!