quarta-feira, dezembro 05, 2007

Brazilian Carrot Cake

Esta receitinha eu fiz especialmente para participar do evento da Akemi, de receitas de liquidificador! Com certeza é uma das receitas mais rápidas e fáceis que alguém pode fazer, e eu não conheço ninguém que não tenha uma receita infalível de bolo de cenoura... E não é para menos: fica uma delícia e até as crianças que não gostam de cenoura adoram este bolo! E foi justamente pensando no meu filho que desta vez usei forminhas de muffins em vez de fazer um bolo grande: fica perfeito para levar no lanche da escola!


Bolo de Cenoura (Brasileiro)

3 cenouras médias

1 xícara de óleo

3 ovos

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 colheres (sopa) de fermento

Descasque e corte as cenouras em rodelas. Bata no liquidificador com o óleo e os ovos. Ponha o creme em uma tigela e acrescente o açúcar, a farinha e o fermento, misturando bem com uma colher. Asse em forno médio, em assadeira untada e enfarinhada, por cerca de 20 minutos.


Cobertura de Chocolate:

4 colheres (sopa) de margarina

6 colheres (sopa) de chocolate em pó

6 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de baunilha

Misturar tudo em fogo brando. Deixar ferver um pouco, e espalhar ainda quente sobre o bolo.

Obs.: Para conhecer uma receita de bolo de cenoura americano, que é bem diferente, clique aqui para conferir minha receita de Carrot Cake with Cream Cheese Frosting!

38 comentários:

Letrícia disse...

Sua receita é parecida com a que eu faço, só que leva mais cenoura e menos ovo... vou testar fazer como você, acho que deve ficar menos calórico (pelo menos, dá menos sentimento de culpa saber que há mais uma cenourinha embaixo de toda essa casca de chocolate). Beijos!

Lua Limaverde disse...

Cinara, minha receita também é bem parecida, foi uma das primeiras que fiz no blog, adoro bolo de cenoura!
Os seus bolinhos ficaram simplesmentes lindos! Eu comeria uns 3 dessa gradinha, mesmo sem cobertura, hehehe. Aliás, que gradinha linda, amiga! Fofíssima! Beijoca!

Marcia disse...

Ci, adorei a sua idéia de fazer carrot muffins pensando no lanche da escola! Eles ficaram uma graça... Beijos.

Laurinha disse...

O primeiro post do PITADINHAS foi o Bolinho de Cenoura!!!

É mesmo, até criança que não gosta de cenoura adora o bolo!

Ficaram lindinhos!

Beijinhos,

Anônimo disse...

Nao amiga, sempre existirao pangas como eu que conseguem arruinar ateh mesmo o mais perfeito bolo de cenouras (o da Avoh da Ana Paula)..{suspiro}. Mas tudo bem:)) Continuo tentando..hehe..como bem a Luna falou, comeria uns 3 dos seus..hehehe

Bjs

Bri

Anônimo disse...

Cinara, estou apaixonada pela sua grade de arrefecer bolinhos! Quero tanto uma para mim! Vou ter de sair em busca de uma assim charmosa!

Ah, e os bolinhos estão lindões! :)

Beijos *
witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Marizé disse...

Que engraçado, este é o bolo ce cenoura que eu faço há anos e não fazia ideia que era brasileiro.

Quando faço assim nas forminhas de muffins, ás vezes em vez da cobertura coloco o chocolate partido grosseiramente na massa, o pessoal adora.

Até já postei aqui:
http://tachosdensaio.blogspot.com/2007/09/delicias-de-legumes.html

Os seus estão bem mais gorduchinhos.

Beijocas

Sheila disse...

Oi Ci,
tenho uma receita identica à sua, mas descobri uma deliciosa que leva leite de coco... divina!
Fiz dia desses e ainda não postei (já tem bolo demais no meu blog, hahahaha)

ficaram uma graça, o filhote deve ter adorado neh?

bjus

Migas disse...

Bolo de cenoura é talvez o meu favorito! Está-se mesmo a ver que eu daria tudo para tirar um desses bolinhos! :o)

Beijo

Anônimo disse...

Nooossa adorei!
Nunca consegui fazer um bolo de cenoura e ficar fofo!!! Desejo tanto que acho que acabo passando a ansiedade pra receita. A receita acho que é até igual, mas acho que o modo de preparo faz a diferença! A que tenho é toda no liquidificador a acaba ficando sempre solado! Deprimente. Rsss...
Já chequei até a fazer de saquinho D. Benta só pra matar a vontade, pode?
Mas vou fazer do seu jeito, e nas forminhas de muffins parece que fica mais apetitoso. Será que da certo se colocar gotas de chocolate como o muffin???
Carola

Janna Joaninha disse...

que boa idéia fazer dessa forma!!!! vou copiar hehehe

mudando de assunto, estava de olho no seu arquivo e me interessei pelo Suggar Cookies (preciso fazer um café na segunda feira) mas não tenho bicarbonato e nao estou afm de comprar pra usar uma unica fez.. será que faz muita diferença se eu não usar?

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu AMO bolo de cenoura!
Minha mãe sempre fazia e eu corria pegar a tigela pra raspar a massinha que sobrava...

Gourmandisebrasil disse...

ojvkAs medidas são como a minha. Aprendi que se desejar uma cor mais viva no bolo, pré cozinhe as cenouras já picadas, esfrie e proceda normalmente.
bjo,
Nina.

Filipa disse...

Que lindos que estão estes bolinhos, dá vontade de comer todos...
Tive a dar uma espreitadela no seu blog e adorei as suas grades para pôr os bolos, ando a namorar umas para comprar :-)
Adorei o seu blog!
Beijinhos

® disse...

Ci..
To achando vc muito chique com essas gradinhas, viu?:]
Os bolinhos ficaram lindos na foto...além de tudo são muito saudáveis pra criançada, não é mesmo?!
beijinhos pra vc!

Beatriz Belliard disse...

adoro bolo de cenoura, e faz tanto tempo que nao faço ! vc me deu ideia ! e vai ser a sua receita, obrigada ! beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Está na hora do lanche aqui em Lisboa, uns bolinhos desses vinham mesmo a calhar!

bjs

Cinara disse...

Letrícia, morri de rir com a sua conclusão: realmente, uma cenoura a mais acaba compensando a cobertura! Mas sabe o que fica ótimo também? Em vez da cobertura de chocolate você pode polvilhar o bolo (ainda quente) com açúcar e canela! No fim das contas as calorias devem ser as mesmas, mas economizamos alguns graminhas de gordura... ;o)

Lu, eu tive de me conter para não comer váááários bolinhos morninhos, amiga... :oP E esta é a grade de 3 andares que meu irmão me mandou! Aliás, eu não sei como vivi sem ela até agora... :o)

Marcia, eu tento fazer quase todos os bolos simples nesta versão "portátil"! Não precisa de pratinhos ou talheres para comer e não suja nem assadeira! ;o)

Laurinha, só assim meu filho come cenouras, infelizmente... Mas acho que nem posso reclamar muito, porque ele come uma variedade enorme de frutas!

Bri, você não vai acreditar, mas minhas primeiras incursões na cozinha foram com este bolo, e demorei 3 tentativas para conseguir acertar! Na primeira vez, o fermento estava vencido, na segunda, o forno estava desregulado, e na terceira eu queimei o coitado... Ainda bem que sou insistente! :oD

Witchie, como eu disse para a Luna, estou usando estas grades direto! Como têm 3 andares, consigo esfriar várias dúzias de biscoitos e bolinhos ao mesmo tempo, já que não tenho muito espaço na cozinha. Se quiser dar uma olhada, as minhas são estas aqui.

Marizé, eu não sei se esta receita é realmente brasileira, amiga! Só escrevi assim para diferenciar do bolo de cenoura americano, cuja receita eu já havia publicado. Adorei a sua idéia de colocar pedaços de chocolate na massa, deve ficar divino! Vou olhar agora mesmo! ;o)

Sheila, bolo nunca é demais, amiga... Quero conhecer a receita que leva leite de coco! Aí já não sei se meu filho vai gostar, mas a gente faz um sacrifício e come a parte dele! :oD

Migas, como eu também adoro este bolo, a vantagem de fazer bolinhos em vez de um bolo grande é que tento me contentar em comer apenas um, em vez de ir cortando uma fatia atrás da outra... ;o)

Carola, como eu disse aqui em cima, eu "matei" 3 bolos de cenoura inteiros antes de acertar, por isso não desista!! Você já pode eliminar os erros que eu cometi, e que descrevi para a Bri. Quanto às gostas de chocolate, você pode colocar sem problemas, vai ficar delicioso! Nesse caso eu só omitira a cobertura, para não ficar com chocolate demais. ;o)

Janna, fui pesquisar para responder à sua pergunta, e infelizmente você vai ter de comprar o bicarbonato: não existe substituto para ele! Em várias receitas, ele é usado no lugar do fermento em pó para reagir de uma determinada maneira com os ingredientes, por isso não adianta usar fermento no lugar do bicarbonato. Aliás, o bicarbonato é um dos ingredientes do fermento! Mas acho que vale a pena investir, Janna: comprei um pacotinho de 50g de bicarbonato ontem (eu uso MUITO) e paguei menos de 1 real! E ele dura muito mais que o fermento... Além de ser usado em receitas, quando você estiver com o estômago pesado ou com indigestão, meia colher de chá de bicarbonato em um copo de água vai deixar você novinha em folha! ;o)

Paty, esta receita eu também aprendi com a minha mãe! E pelo jeito, meu filho herdou o gosto pela "coisa": é o bolo favorito dele! ;o)

Nina, que dica interessante essa de cozinhar as cenouras antes! Eu nunca tinha ouvido falar! Mas já está anotada junto à minha receita, para eu testar na próxima vez... Obrigada!

Filipa, caso você queira ver exatamente as grades que eu comprei, coloquei o link aqui em cima, na resposta ao comentário da Witchie! Muito obrigada pela visita e pelos elogios... Depois vou visitar seu cantinho também! ;o)

Vinni, você viu com as grades estão sendo usadas por aqui??? Elas são mesmo super práticas! Quanto aos bolinhos, se não fosse por eles, meu filho jamais comeria cenoura na vida, amiga... :oD

Bia, eu gosto desta receita porque é super rápida! Só não é mais prática porque não dá para bater tudo no liquidificador, pois a massa fica pesada demais... Mesmo assim, é das mais fáceis que conheço!

Pipoka, eu levei estes bolinhos hoje para comer de lanche, no meu escritório! São perfeitos para acompanhar um café ou chá no meio da tarde... ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

Cris disse...

Ai que maldade...Ía bem um desse agora, com um cafezinho preto, nesse dia chuvoso e horroroso de SP.....

Bjs,

Cris

Anônimo disse...

Que agradavel coincidência! Fiz há dois dias um bolo de cenoura (coloco 1/2 xícara a menos de óleo) mas o teu ficou soberbo nesta gradezinha maravilhosa...sucesso total, né amiga. Da próxima vez colocarei gotinhas de chocolate no bolo de cenoura só para dar um toquezinho especial. Parabéns.
Um super abraço

Silvia Arruda disse...

Eu adoro bolo de cenoura com cobertura de chocolate!! Tem um sabor especial de lembranças! :)

Pitadasdilu disse...

Cinara, que lindo teus bolinhos, e bolo de cenoura é bom a qualquer hora. Acho linda as tuas gradinhas.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

Ci, é essa receita que eu faço, minha vó que ensinou =)
sua idéia de fazer em formas de muffins foi sensacional!
lá no blog abri uma pequena discussão sobre alimentos orgânicos, vá lá visitar e deixar sua opinião...!!
beijocas!

Cinara disse...

Cris, aqui também fez um dia feio, amiga... Pena que não tinha mais nenhum bolinho destes para alegrar minha tarde! :oP

Nora, tenho certeza de que as gotas de chocolate ficarão perfeitas com o bolo! Eu também vou experimentar fazer assim na próxima vez... ;o) Também gostaria de diminuir o óleo da receita, mas tenho medo de ficar seco demais. Depois me diga se o resto da sua receita é igual, e como fica a textura do seu, OK?

Silvia, é verdade! E um tempo atrás eu tentei me lembrar de alguma comida que me trazia lembranças da infância e nem me lembrei deste bolo...

Luciana, estas grades são lindas e super úteis! Eu uso toda hora... ;o)

Gi, esta receita é das boas mesmo, não é? E pode deixar que vou dar meu "pitaco" na sua discussão! ;o)

Beijos e um ótimo final da semana para vocês, meninas!

Rachel Sponholz disse...

oi Cinara querida... andei sumidinha...
culpa de trabalho arquitetônico..

ai fiquei com desejo de comer esses bolinhos de cenoura...


e teus ginger.. receita já anotada e ganhei uma forminha de Gingerbread [em uma troquinha de natal no fickr]surtei qnd vi pois era tudo oq eu desejava...
semana q vem farei sua receita de ginger.. =))

BJOSSSS da Kel

Anônimo disse...

Lindos! Ficaram bem homogêneos, cresceram direitinho. Vou testar!

Beijo!

Dri
vanillabeanblog@blogspot.com

Anônimo disse...

Cinara, esta é a receita de bolo de cenoura que faço
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
3 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar

Ele cresce bem, e é bem fofinho e bem saboroso. Posso te afirmar que não fica seco.Mas a "cara" do seu bolo dá de 10 no meu viu amiga...está lindinho!
Abraços e bom final de semana

Suzana Parreira disse...

Cinara, que maravilha de bolinhos! Devem ser deliciosos e ficaram lindos de morrer com o frosting de chocolate!

Cinara disse...

Rachel, eu entendo seu "sumiço", amiga... Também ando sumida dos blogs das amigas (e amigos) por causa do trabalho! Que bacana você ter ganhado um cortador de gingerbread!! O pessoal está cobiçando esse cortador, porque é difícil de encontrar. Já estou imaginando como seus biscoitos ficarão lindos, amiga... ;o)

Dri, eu nunca fiz outra receita porque esta aqui é infalível! Ainda bem que insisti depois dos fracassos por causa do fermento vencido e do forno desregulado... ;o)

Nora, super obrigada pela receita, querida! É praticamente igual, só vai metade do óleo e leva 1/2 xícara a mais de farinha... Acho que vou testar alterando apenas a quantidade do óleo da minha receita. Depois te conto! ;o)

Suzana, realmente não conheço quem não goste deste bolo... e com o chocolate por cima fica ainda melhor! O problema é conseguir comer apenas um! ;o)

Beijos e bom domingo, meninas!

Akemi disse...

Cinara, minha querida, obrigada pela participação ao evento! Fiquei tão contente, vc não imagina!
O bolo ficou muito fofo nas formas de muffins! E esta calda de chocolate é o meu fim! Adoro!
Vou já incluir a sua receita, pois já estava para publicar o post sobre as primeiras receitas do evento! Bjs e bom domingo!

Valentina disse...

Sempre gostei muito de bolo de cenoura mas depois que conheci a receita com spices, ela virou a minha favorita.Os teus cupcakes ficaram lindos.

Cinara disse...

Akemi, eu também fiquei super feliz em conseguir finalmente participar, amiga! Depois vou conferir as outras receitas, que tenho certeza de que são divinas também... ;o)

Val, eu também adoro a versão "spicy" do bolo de cenoura, mas como sou a única aqui em casa que gosta, acabo fazendo este com mais freqüência. Pensando bem, é melhor assim: eu como menos! :oP

Beijinhos, queridas!

Anônimo disse...

Faço o bolo de cenoura parecido com o seu e tb fica uma delicia...
Vou testar esta receita! Quem sabe não fica melhor ainda...
Beijinhos, Carol.

Cinara disse...

Oi, Carol! Acho bolo de cenoura uma delícia, independentemente da receita! Depois me conte se gostou desta versão, OK? Beijos!

oquefazerprojantar??? disse...

Que graça! cheguei aqui já nem sei como... circulando por um lugar e outro.
Este "place" é lindo.
achei graça no bolo de cenoura de liquidificador porque também faço um parecido e vai a assar no microondas.
Pode encontra-lo aqui
http://oquefazerprojantar.blogspot.com

Foi também publicado no site da Ana Maria Braga (Mais Você).

Gostei de andar por aqui e vou voltar!

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place, amiga do "O Que Fazer pro Jantar?"! Esta blogosfera cresce a cada dia, e os blogs deliciosos se multiplicam... Vou visitar o seu em breve, com certeza! ;o)
Beijos e volte sempre!

Unknown disse...

OI CINARA, VC NEM IMAGINA, QUE TEM UMA PESSOA QUE DEPOIS QUE DESCOBRIU VC, FICA HORAS LENDO SUAS RECEITAS.
FICO PENSANDO EM TUDO QUE VOU FAZER, SEMPRE TIVE VONTADE DE COMPRAR UMA MAQUINA DE FAZER PÃO, AGORA GRAÇAS A VC VOU COMPRAR MESMO!!!!!!!!
CINARA, QUANDO VOCE USA FORMINHAS DE PAPEL, O BOLINHO NÃO GRUDA?
ESTOU QUERENDO FAZER MUITA COISA, PRA QUANDO MINHAS PRINCESAS CHEGAREM DE NJ. PROMETO DEPOIS TE CONTAR
UM ABRAÇO MUITO GRANDE E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇÕANDO
NEUSA

Cinara disse...

Neuza, você vai adorar ter uma máquina de pão! Ela é muito mais versátil do que as pessoas pensam!
Quanto às forminhas de papel, às vezes elas grudam, sim. Depende da receita. Mas agora eu tenho usado forminhas de papel impermeáveis ou parafinadas. Essas não grudam de jeito nenhum! Você pode encontrá-las em lojas de produtos para confeitaria e padaria, ou de artigos para festas. E nos Estados Unidos, claro! ;o)
Beijos e um ótimo final de semana para você!