domingo, janeiro 28, 2007

Glazed Carrots

Eu faço sempre este acompanhamento porque é rápido, fácil, vai bem com tudo e é uma delícia! E esta é mais uma prova de que os americanos colocam açúcar mascavo em praticamente tudo... Aqui eu também garanto que combina! ;o)

Cenouras à Moda Americana

3 cenouras

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Sal e pimenta-do-reino

Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Cozinhe-as como preferir, na água ou no vapor. Em uma panela pequena, misture a manteiga ou margarina, o açúcar mascavo e uma pitada de sal. Mexa sobre o fogo baixo até misturar bem. Acrescente as cenouras e cozinhe sem tampar por cerca de dois minutos, sem parar de mexer. Tempere com pimenta-do-reino a gosto. (Uma nuvenzinha é o suficiente...) Rende duas porções.

22 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Cinara,
Já vi esta receitinha por aí diversas vezes mas nunca provei.

Teve um episódio do "Top Chef" em que os participantes tinham que cozinhar para crianças, não sei se vc segue a série.
Um dos chefs fez cenourinhas baby assim, mas ele as deixou moles demais e a criançada detestou, risos.

Fiquei com vontade de provar!

Lua Limaverde disse...

Cinara, também já vi esta receita, mas no lugar do açúcar era mel, a aparência é incrível, mas sempre fiquei com a impressão de que fica muito doce (pra um prato salgado), o que você me diz? Você geralmente acompanha com o quê? Também fiquei com vontade... :D

Cinara disse...

Patricia, infelizmente eu nunca assisti "Top Chef", por pura falta de tempo! Mas eu já fiz com baby carrots também, e ficam ótimas... Pra falar a verdade, eu prefiro as cenouras mais molinhas que crocantes (quando são quentes), mas aí é questão de gosto, não é? ;o) Beijinhos!

Lu, não fica muito doce, não! A manteiga (ou margarina) e a pimenta "quebram" a doçura do mascavo, que nem é tão doce assim. Eu costumo fazer à noite, quando comemos coisas mais light. Sempre tem salada, arroz e uma carne ou frango grelhados, aí eu faço estas cenouras, ou vagem na manteiga, ou milho verde, ou batatas. Meu marido come tudo isso, mas para mim bastam a cenouras e um bifinho grelhado! :oP Beijão!

Cris disse...

Ci, eu já provei antes e gostei, sou fã desta misturinha doce/salgado. Acho que eles usam mais açúcar mascavo que nós... aqui só nos doces mesmo. Bjs!

Cinara disse...

Os meninos gostam desta cenoura, Cris? O Victor já provou, mas não aprovou... Quanto ao açúcar mascavo, aposto que você sempre tem em casa, como eu! A minha mãe não usa para nada, acredita? É coisa de americano mesmo... Bjs!

Eli disse...

Cinara eu adoro a mistura do doce com salgado, e cenoura é uma delícia né?! Receita anotadinha.

Regina disse...

Cinara, com certeza experimentarei para dar para a Sofia, acho q ela vai adorar! E o açúcar mascavo é muito mais saudável q o branco refinado né! bjs

Cinara disse...

Eliana, eu sou muito seletiva ao misturar doce com salgado, mas esta receita é uma que me agrada muito! Que bom que vc gostou... Beijinhos!

Eu também acho que a Sofia vai adorar, Rê! Como eu disse, não fica doce demais. E realmente o açúcar mascavo é mais saudável que o refinado, tanto que sempre que possível, eu substituo metade do açúcar branco por mascavo nas receitas! Além do sabor delicioso, é claro... ;o) Bjs!

Maria.Helena disse...

Adoro cenouras, devo testar logo!!!

Estou voltando devagar aos comentários e postagens no meu blog, já estava com saudades deo vocês.

Beijocas

Maria Helena

Silvia Arruda disse...

ótima idéia, Cinara. Adoro cenoura e este prato é um ótimo coringa para aqueles dias de pouca inspiração!
Bjos

Camila L disse...

Eu tb uso muuiita açucar mascavo! Pra adoçar coisas do neném, caramelizar legumes como você, fazer cookies, tortas, etc... Tenho uma receita parecida com batata doce q fica ótimo com carne de porco!

Elvira disse...

É um acompanhamento simples e perfeito. Gosto imenso.

Carla Ventura disse...

Olá, Cinara! Obrigada pela visita. Te adicionei ha um tempo, qdo conheci o blog pelos links da Karen e está entre os que visito diarimente :) Prometo q passarei a comentar. Tô até pensando em começar outro blog para postar meus testes gastronômicos. Té mais!

Cinara disse...

Bem vinda de volta, Maria Helena! Estamos aguardando suas receitas. E sinto muito pelo seu chocolate perdido...

Você tem razão, Silvia. É um acompanhamento super rápido e gostosinho!

Cadê a receita de batata doce com açúcar mascavo, Camila?? Faça o favor de publicar no seu blog! ;o)

Obrigada, Elvira! Às vezes, as coisas simples são as mais gostosas...

Oi, Carla! Comece outro blog, sim, para nos mostrar o que você "apronta" na cozinha! Ainda mais se você gostar de ouvir muitos palpites... :oD

Beijinhos a todas!

Anônimo disse...

Olá, achei muito legal o seu blog...
Visitei blogs de amigas suas (Patricia Scarpin, Akemi, Karin) e como vi que vc gosta muito da North-American Kitchen (risos), me atrevi em perguntar: vc não saberia como fazer uma manteiga de amendoim (peanut butter), caseira??

Obrigada pela atenção e aguardo sua resposta!

Um abraço,
Rita Caputi -> ritacaputi@globo.com

Cinara disse...

Olá, Rita! Fico feliz que você tenha gostado do meu blog! Eu nunca fiz peanut butter em casa, mas eu já tinha uma receita pronta para experimentar, que parece ser a mais comum na internet. Este é o link: http://www.nationalpeanutboard.org/document_288.asp
Caso tenha alguma dúvida, me escreva novamente! Obrigada pela visita e volte sempre... Abraços!

Valentina disse...

Adoro glazed carrots tambem. realca bem o sabor das cenouras. otima escolha Ci.(olha a entimidade da enturmada)

Itza disse...

Cinara, morri de rir com seu comentário nos nhoques. É assim mesmo com vc diz: se pega um dos quadradinhos ou retangulinhos de nhoque e pressionas contra a nhoqueira. Imagina o seu dedo polegar fazendo uma vrígula ao contrário - de cima pra baixo na palma da sua outra mão. Esse é o movimento. hahahah compliquei, né! Se vc quiser, me dá seu endereço que te mando um, ok!Beijão e obrigada pela visita.

Cinara disse...

Obrigada, Valentina! E adorei a intimidade: todos os meus amigos me chamam de "Ci"! ;o) Beijão!

Cinara disse...

Obrigada pela explicação, Itza! Entendi direitinho como você molda o nhoque! Mas deve dar um trabalhão para quem não tem prática... Isso é que é capricho! Bjs

Cris disse...

Ci, os meninos não gostam de cenoura assim, mas eu comi nos Estados Unidos. Eu sempre tenho mascavo em casa, porque no Carref que é mais perto daqui nunca tem!!! E estou com um tanto de coisa para fazer e sem tempo de ir ao Pão! Bjs!

Cinara disse...

O V. também não gosta, Cris, mas eu e H. adoramos!!! Quanto ao açúcar mascavo, nem pense mais em comprar no Pão de Açúcar! Na Discamp custa menos da metade do preço, eu vi ontem. E eu já tinha pagado mais caro no Extra... :o( Beijinhos!