quarta-feira, janeiro 17, 2007

Apple Crisp

Meu irmão e minha cunhada vieram passar as festas de fim de ano por aqui, e para a minha alegria, se ofereceram para ser minhas cobaias! Dentre uma lista de receitas que pretendo fazer, a minha cunhada escolheu esta, por adorar a combinação de maçã com canela. E o resultado foi aprovadíssimo por eles e por mim, que já fiz esta receita mais duas vezes!
Esta é uma sobremesa tradicional nos EUA, e pode ser feita com várias frutas além de maçãs, como pêssegos, pêras, frutas vermelhas, etc. As frutas são cobertas por uma mistura de farinha, aveia e açúcar que fica crocante depois de assada... Como também é costume americano, esta sobremesa é servida quente, acompanhada de sorvete de creme. Infelizmente, a nossa foi servida sem o sorvete, que tinha acabado. Mas ela foi aprovada mesmo assim, o que é um ótimo sinal!

Apple Crisp
5 maçãs picadas
1/2 colher (sopa) de canela em pó
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de aveia em flocos finos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento
1 ovo
1 colher (sopa) de canela em pó
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de margarina derretida
Pré-aqueça o forno a 150 graus centígrados. Misture a farinha, a aveia, os açúcares, o fermento e o ovo. Misture as maçãs picadas com 1/2 colher (sopa) de canela em pó, e espalhe-as no fundo de um refratário quadrado, untado. Espalhe a mistura de farinha sobre as maçãs. Misture 1 colher (sopa) de canela em pó e 1/4 de xícara de açúcar, e espalhe sobre a mistura de farinha. Em seguida, cubra tudo com a margarina derretida. Asse por uma hora. Sirva quente, com sorvete de creme.
Enquanto minha cunhada comia, meu irmão batia as fotos. Ele é praticamente um profissional, e eu não ia perder a chance de garantir fotos bacanas para o meu blog! E também foi ele quem me ajudou a dar uma "repaginada" no meu blog! Valeu, Rico e Ette! ;o)

24 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Cinara, muito simples de fazer essa receitinha. Eu acho que fiz uma vez algo assim. Fica muitoo bom, neh, beijos! :-)

Anônimo disse...

Oi Cinara!
Amei seu blog, divido essa paixão pela comida americana contigo. Foi a primeira vez que visitei teu blog mas pode esperar muitas outras visitas!

Eli disse...

Cinara eu também sou doida pela mistura de maçã com canela, tanto que fiz sua torta mas que rapidinho, e essa receita pode estar certa que vai passar pela minha cozinha rapidinho.

Anônimo disse...

ai eu conhecia como apple crumble, e eu AMO isso...rs...
nessa minha atual febre de maçã... hmmmm...

As fotos ficaram ótimas!!

bjs

Anônimo disse...

Ci, você na cozinha é show, é sucesso na certa. Gosto muito de apple crisp, mas nunca tinha feito com aveia... vou experimentar logo esta receita... Bjs!

Anônimo disse...

Cinara, que gostosa essa receita!
Tem canela, já gostei! risos

Essa cobertura é tão bacana, né? Dá pra imaginar usar outras frutas, como vc diz.

Regina disse...

Que delícia Cinara! Vc e seus quitutes! bjs

Daniela disse...

Adorei Cinara já entrou pra to do list de depois ´das férias quando a casa voltar ao normal.
Beijos

Cinara disse...

Assim é que é bom, né, Fer? Simples e gostosa! :o)

Obrigada, Carolis! É bom saber que mais gente gosta da culinária americana... Por isso gosto de divulgá-la. Obrigada pela visita e espero que volte sempre mesmo!

É verdade, Eliana! Esta é outra receita que você também vai adorar, e é ainda mais fácil e rápida de fazer...

Maria Helena, é a mesma receita, sim, mas "apple crumble" é como chamam o apple crisp na Inglaterra! Eu também adoro receitas com maçãs, e elas existem aos montes nos EUA. O crédito das fotos é do meu irmão, mas eu agradeço por ele...

Thanks, Cris! A receita original não tinha aveia, mas segui a sugestão de um review e acrescentei para dar mais "crocância". Deu certo! ;o)

Patricia, falando a verdade, deve ficar bom com qualquer fruta! Ainda não experimentei com outra, porque aqui todos adoram maçãs, mas acho que com pêssego também deve ficar divina...

Obrigadinha, Rê! Como você pode ver, eu só faço coisas light... :o)

Obrigada, Dani! Você vai ver que é uma receita para repetir sempre!

Beijos a todas!

Lua Limaverde disse...

Cinara, esses ingredientes estão convidativos pro meu processo de aproveitamento (rs). Se meu marido não tiver acabado com as maçãs, acho que vou fazer...

Anônimo disse...

OI, CI! Estou pra postar minha receita de Apple Crisp já faz um tempo... é bem parecida com a sua e sempre usei aveia. Para o frio ela é mto boa com um custard de baunilha facinho de fazer... hum! A sua ficou linda e mto atraente! Bjs

Cinara disse...

Lu, se você fizer, não deixe de colocar no seu blog! Isso se você gostar, é claro... Beijos!

Obrigada, Camila! Acho que nosso gosto é muito parecido, você não acha? Agora só falta você postar a receita desse custard de baunilha, que eu nunca fiz! ;o) Bjs!

Lua Limaverde disse...

Cinara, o açúcar mascavo dessa receita você mede apertando-o (encalcando) na xícara ou não faz diferença?

Silvia Arruda disse...

Cinara, tb gosto mto da combinação maçã + canela. Esta receita deve ficar deliciosa!!
Bjos

Cinara disse...

Lu, eu nunca costumo apertar o açúcar mascavo na xícara, a não ser que a receita enfatize o "packed brown sugar". Neste caso, não precisa mesmo.
Beijinhos!

Fica sim, Silvia! E exceto pela 1 hora de forno, é simples e rápida de fazer, e não deixa um monte de tigelas sujas! Bjs

Anônimo disse...

Achei esta receita excelente assim como outras que você postou. Quero agradecê-la. Gostaria de fazer um pedido, visto que você também gosta da culinária americana. Gostaria, se possível de obter uma receita de brownie genuinamente americana. Já vi muitas receitas, mas com muitas variações (talvez com "jeitinho brasileiro")e com isso já não sei qual é de fato a típica receita americana. Como um bolo feito por uma americana na minha infancia e nunca consegui uma receita com aquele sabor. Casquinha durinha por fora e úmido por dentro. desde já agradeço.

Elvira disse...

Que receita mais deliciosa! :-)

Cinara disse...

Obrigada, visitante anônimo! Quanto à receita de brownie, por enquanto vou ficar lhe devendo... O problema é que eu NUNCA consegui fazer um brownie realmente bom. Já testei dezenas de receitas, mas nunca obtive a casquinha durinha por fora, e úmido por dentro! Ainda não desisti, e já anotei sua sugestão. Enquanto isso, sugiro que você dê uma olhada neste blog: http://browniepalace.blogspot.com/
Com certeza achará algo que lhe agrada! Caso encontre uma receita que considere perfeita, não se esqueça de me contar, OK? Abraços e volte sempre!

Obrigadinha, Elvira! Beijinhos...

Valentina disse...

Cinara, acho maca uma fruta chata.como porque e pratica. pra mim maca foi feita para suco, ir parar dentro de tortas..paes..como a babana, ela passa por uma alguimia maravilhosa quando cozida. amei esta receita antes de mais nada por levar macas que vao ao forno.

Cinara disse...

Concordo com você, Valentina! É raro eu comer maçãs cruas, mas adoro usá-las em receitas! O sabor fica irresistível... ;o) Beijinhos!

Anônimo disse...

Fiz a receita e foi um sucesso aqui em casa! Num deu pra quem quis... tô amando essas receitinhas, Cinara! Parabéns e muiiiiiiito obrigada!! :)

Cinara disse...

Que bom que você gostou do Apple Crisp, Kenia! É realmente uma delícia... E eu é que agradeço pela sua visita e pelos elogios! ;o) Beijos!

NJenn disse...

I made this for my book club last night. I needed something fast and easy - this fit the bill (especially since I had all the ingredients on hand), even some organic apples that needed to get used. I got several requests for the recipe. Definitely a keepe

Cinara disse...

NJenn, I am glad you liked the recipe! It's a very simple recipe, but the result is great specially with vanilla ice cream...
Have a great weekend!