segunda-feira, janeiro 22, 2007

Friday's Potato Skins

Quem freqüenta o restaurante Friday's dificilmente resiste a uma das entradas mais famosa da rede: Potato Skins. Nós sempre pedimos, nem que seja meia porção! E hoje decidi fazê-la em casa pela primeira vez. Peguei esta receita no livro "Top Secret Restaurant Recipes", do Todd Wilbur. Ficaram boas, mas com certeza podem ser aprimoradas. Seguem a receita original e as inevitáveis observações... ;o)

4 batatas médias

1/3 de xícara de sour cream

1 colher (sopa) de cebolinha picada

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

1 1/2 xícara de queijo cheddar ralado grosso

5 fatias de bacon, frito e esmigalhado

Pré-aqueça o forno a 200 graus centígrados. Asse as batatas, inteiras, por uma hora. (Eu as assei no microondas, levou 10 minutos.) Deixe as batatas esfriarem. Misture a cebolinha ao sour cream e mantenha na geladeira. Quando as batatas estiverem mornas, corte-as ao meio e remova parte de cada miolo, usando uma colher. (Vai restar menos de 1cm de batata sobre as cascas.) Descarte a parte removida, ou guarde para fazer um purê. Pincele as batatas com a manteiga derretida, por dentro e por fora. Coloque-as em uma assadeira rasa, com a casca para baixo, e asse por cerca de 10 minutos, ou até as bordas começarem a ficar escuras. Coloque um punhado de queijo cheddar ralado sobre cada metade de batata, e espalhe 2 colheres (sopa) do bacon esmigalhado por cima. Asse por mais alguns minutos, até o queijo derreter. Sirva quente, arrumadas em um prato, ao redor de um pequeno recipiente com o sour cream.

Observações:

1) Eu assei 6 batatas, entre médias e pequenas, e a manteiga foi suficiente para pincelar todas elas e ainda sobrou!

2) Pela primeira vez, fiz o sour cream com creme de leite light, e aprovei! A consistência ficou diferente, mais líquida, mas o sabor ficou igualzinho.

3) Não usei queijo cheddar, mas queijo prato. Ainda não achei um cheddar que preste aqui em Campinas.

4) Não usei o bacon para cortar calorias, mas depois me arrependi. Ele faz falta, e o marido reclamou. Na próxima vez, muito bacon.

5) As batatas não assaram o suficiente em 10 minutos. Nem em 15. Acho que o problema é que meu forno é grande, e não tem grill, portanto as batatas tostaram por baixo mas não ficaram com as bordas escuras em cima, como deveriam ficar. Na próxima vez farei no forninho elétrico, para dourar em cima e em baixo.

6) Antes de servir, espalhei uma nuvenzinha de pimenta-do-reino moída na hora por cima de cada potato skin... (Isso não é lindo, Luna?) Depois do sour cream, ainda acrescentamos algumas gotinhas de Tabasco e devoramos tudo! :o)

26 comentários:

Anônimo disse...

Nham, qualquer coisa feita com batata fica boa, nem que não fique igual a do Friday´s :o) Obrigada pela visita ao meu humilde Uia :o) volte sempre, a casa é sua e o café tá na mesa.

Lua Limaverde disse...

Ai, que delícia! Cinara, eu tenho uma receita que lembra um pouco essa (só lembra, assim, de longe, viu?) mas ao invés de assadas, as batatas são cozidas. A pimentinha por cima é um charme, né? rs

Anônimo disse...

Ci, eu não conhecia essa receita, nem de ouvir falar! Que interessante!

Acho que depois que a gente pegar o jeito com as casquinhas dá pra usar a imaginação com os recheios, o que vc acha?

bjs!

Anônimo disse...

Oi Cinara, que ótimo seu blog! Também adoro a culinária americana e sempre vou passar por aqui para fazer uma visitinha. Uma das coisas que eu mais adorei nos EUA foi french toast, vc tem alguma receita?
Beijos

Regina disse...

Amo de paixão tudo com batata! Acho que é um dos alimentos mais gostosos q a mãe natureza nos fornece hehehe bjs

Eli disse...

Cinara eu também não conhecia essa receita, por isso gosto tanto dos blogs estou sempre aprendendo. Está lindo o prato!

Cinara disse...

Concordo com você, Yara! Batata é tudo de bom... ;o)

Põe a sua receita no blog, Lu! Adoro batatas "diferentes" para servir como acompanhamento!

Patricia, você precisa ir ao Friday's, amiga!! Eu adoro tudo lá, principalmente a comida Tex-Mex. E você tem razão quanto aos recheios! Dá para usar inúmeros ingredientes que podem ficar deliciosos... Ótima idéia! ;o)

Regina, eu tenho a receita de french toast, sim. Nos próximos dias devo publicar uma variação da french toast tradicional, mas tenho certeza de que você vai gostar. De qualquer forma, a french toast clássica também está na minha lista de receitas para publicar aqui. Obrigada pela visita e volte sempre!

Rê, eu também sou assim! AMO batata de qualquer jeito! :o)

Obrigada, Eliana! Eu também já perdi a conta de tantas coisas boas que aprendi nos blogs de culinária...

Beijos a todas!

Akemi disse...

Hummm que vontade que deu agora, Cinara! Esta nuvenzinha de pimenta está virando moda nos blogs graças à Luna!

Anônimo disse...

Ci, e o Mr. H está conseguindo se manter magro não sei como! Para cozinhar a batata no microondas e não ressecar ou demorar muito eu as embrulho em uma folha de papel toalha molhada, tem funcionado. Parabéns pelas receitas, mas faz tempo que não provo nada seu, não vamos viajar neste final de semana! Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Cinara, eu NUNCA entrei num TGI Friday's aqui... believe me! A primeira vez que fui, estava no Rio de Janeiro com meu amigo Moa e ele me levou. Reclamei, porque nao fui ao Rio pra comer comida americana, carne-de-vaca pra mim! Mas toda vez que venho aqui, me surpreendo com fatos que me mostram o quanto eu sou purfa com relacao a muitas coisa daqui.. :-)))

Adorei essa batata! Deliciiiaaa!! :-) beijaoo,

Elvira disse...

Que aspecto delicioso têm as batatinhas! :-)

Silvia Arruda disse...

Cinara, comi estas batatas com os olhos... Que delícia!!
Como se prepara este sour cream?
Bjo

Cinara disse...

Eu adorei a "nuvenzinha de pimenta" da Luna, Akemi! Fica mais poético, não é? ;o)

Cris, eu costumo usar "crispy bags" que tenho há séculos, mas já anotei sua dica para quando elas acabarem! Por acaso você está se convidando para vir aqui no sábado?? Podem vir, tá marcado! ;oD

Fer, eu fico com tanta saudade da comida daí que sempre que posso vou ao Friday's, Joe & Leo's e Applebee's! Ainda bem que meu marido também *adora*. E o que não tem por aqui eu faço em casa! ;o)

Obrigada, Elvira!

Silvia, eu costumo fazer sour cream "a olho", mas geralmente misturo uma lata de creme de leite sem soro com o suco de meio limão grande. Eu vou provando para verificar o ponto, entende? Desta usei uma caixinha de creme de leite light misturada ao suco de meio limão. Como eu disse, a consistência mudou, mas não o sabor. E você pode usar coalhada seca também, fica perfeito!

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Deliciosa, nada mais a acrescentar. Afora que com uns medalhoes de filé e um bom vinho Malbec seria fantastico!!! Anotada a receita! Beijocas!!!

Anônimo disse...

Bom, já ficou claro q não tem quem resita uma batatinha, ainda mais com queijo derretido.. e eu nào deixo por menos! Com sogra inglesa, eu aprendi a comer batata de qq jeito... Classic Spuds! Essa foto deu água na boca...

Cinara disse...

Itza, adorei a idéia dos medalhões... ;o) Bjo!

Obrigada, Camila! Em breve pretendo fazer harsh browns... yummy! :o) Beijinhos!

Valentina disse...

Cinara, que delícia. Adorei a 'nuvenzinha'de pimenta do reino.Potato skins são bem populares por estas partes do globo. Me deu até fome ver a tua foto e ler a narrativa.

Anônimo disse...

Ai, Cinara, eu adoro o Fridays e suas comidas "lights". Ia em Brasília, mas aqui na província, digo, em Recife, num chegou ainda não...
Imagino a delícia que suas batatosas não estavam, estou até salivando - hora do almoço, imagine a situação!
Bjos.

Karen disse...

Apesar de comer no Friday`s com uma certa freqüência, eu nunca pedi as potato skins... A idéia de fazer em casa é boa...

Cinara disse...

Valentina, a expressão "nuvem de pimenta" é da Luna, viu? Eu também amei, acho que vai virar domínio público... :oD

É uma pena não ter Friday's aí em Recife, Márcia! Quando não tinha em Campinas, eu ia para São Paulo só para comer lá, mas é pertinho. E faça como eu, que evito visitar blogs perto da hora do almoço e do jantar! Senão, dá vontade de fazer e/ou comer tudo que vemos! :o)

Karen, nós sempre pedimos, mesmo que não estejamos com muita fome! É quase um vício mesmo... ;o)

Beijocas a todas!

Anônimo disse...

Cinara, acho que eu prefiro sua versão!
A combinação de sour cream com ciboulette, para mim, brilha na cúpula das comidas preferidas :D

Beijos

Cinara disse...

Obrigada, Dadi! E no dia seguinte fiz um quibe assado e homus para acompanhar o sour cream que tinha sobrado... Nham! ;o) Bjs

Anônimo disse...

Cinara
Como se faz o sour cream ?

Cinara disse...

Anna, a receita você encontra no meu post sobre Sour Cream. É super simples, você vai ver! ;o)
Beijos!

Alexandre Lima disse...

trabalhei no TGI em um passado remoto e o segrego é que antes de ele colocar o queijo e por no grill/forno para o queijo derreter... eles fritam por 2 a 3 minutos a batata para ficar com a sensação de crocante... a história de assada é balela.
Já fiz em casa.. e fica igual!

Cinara disse...

Super obrigada pela dica, Alexandre! Nada como saber os truques através de quem realmente sabe como se faz... Vou fazer novamente como vc explicou. Valeu! ;o)