terça-feira, outubro 24, 2006

Meatloaf

Eu sempre gostei de bolo de carne, mas os meus ficavam muito secos e por isso não faziam sucesso aqui em casa. Então, em janeiro passado, nos Estados Unidos, eu comi o melhor bolo de carne que já havia provado, feito pela minha "mãe americana". Claro que peguei a receita na hora, e agora faço uma vez por semana. Além de super fácil de fazer, ele fica molhadinho e muito saboroso! Eu costumo calcular o tempo de forno para ficar pronto bem na hora da refeição, mas ele continua divino até requentado no microondas!


Mrs. Beam's Meatloaf

(Bolo de Carne da Sra. Beam)

500g de carne moída (eu uso patinho)

1/2 xícara de aveia em flocos finos

2/3 xícara de leite (eu uso desnatado)

1 cebola pequena, picada (eu uso uma cebola grande)

2/3 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino


Para o molho, misture bem:

2/3 xícara de catchup

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

Pouco menos de 1/2 xícara de água

1 1/2 colher (sopa) de molho inglês

1 1/2 colher (sopa) de açúcar


Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture a carne, a aveia, o leite, a cebola, o sal e a pimenta. Coloque em uma fôrma de bolo inglês, untada com margarina. Espalhe o molho por cima. Asse por 1 hora e meia.

Obs.: Se quiserem ver uma foto ainda mais apetitosa deste meatloaf, não deixem de visitar esta página do blog Quiche de Macaxeira! (10 de janeiro de 2007)

18 comentários:

Anônimo disse...

Cinara, talk about a classic American dish!! :D

Lindo o seu bolo de carne. Dá pra ver que está úmido, que bacana!

Não como carne, mas meu marido ama, não fica sem. Gostei da receita. E o fato de levar aveia ainda torna o prato mais saudável!

Cinara disse...

Acho que é exatamente a aveia que não deixa o bolo ficar ressecado, Patrícia! E ontem eu resolvi dar um toque mexicano ao meu meatloaf, acrescentando pimenta chili em pó e cominho. Ficou ótimo! Beijos...

Anônimo disse...

Olássssssss Cinara

Apenas dando um "oizinho".

beijoca

Akemi disse...

Este bolo de carne está de dar água na boca, Cinira! Com este molho, deve ficar 10! Vou experimentar fazer!

Cinara disse...

Oi, Serginho!

Obrigada, Akemi! Quando você fizer, me conte como ficou, OK? Beijos...

Cinara disse...

Obrigada, Vivianne!
Adoro saber quando experimentam as minhas receitas...
Adorei sua visita e vou retribuir.
Volte sempre!

Anônimo disse...

VC SALVOU OS MEUS DIAS!!! SOU CASADA COM UM AMERICANO E ELE ANDA MORTO DE SAUDADES DA COMIDA DE SUA TERRA NATAL... FICO PERDIDA EM UM MONTE DE RECEITAS COMPLICADAS... VC É MUITO PRÁTICA! ADOREI!

Cinara disse...

Obrigada, Sandra! Fico feliz que vocês tenham gostado das minhas receitinhas... Não sei se você reparou, mas a maioria das receitas tem os links da receita em inglês, caso seu marido queira dar uma olhada. E se precisar de alguma receita que não tem aqui, é só pedir, OK? Beijos e boa semana!

Anônimo disse...

Cinara,
Amanhã tentarei fazer aquele frango crocante do KFC, vc tem algo parecido? beijinhos...

Cinara disse...

Oi, Sandra! Eu não tenho essa receita por dois motivos: não sou muito fã de frango, e procuro evitar frituras em excesso! Mas sei que na internet há várias receitas que copiam os pratos do KFC. Se você achar alguma, e tiver dúvidas, pode me escrever, OK? Tem um botão "EMAIL" na minha barra lateral que você pode usar para me escrever! E você viu a receita de Chicken Pot Pie que tem aqui? É deliciosa! ;o) Beijos!

Claudia disse...

Vou tentar fazer hj mesmo. Eu adoro bolo de carne e sempre acontece o que vc disse - fica ressecado, mas esse ficou com uma cara ótima e a aveia foi muito bem pensada - aqui em casa, eu coloco na almôndega e fica ótima!
Beijos

Cinara disse...

Espero que você goste, Clau! Aqui em casa é um sucesso total, e nunca enjoamos... Depois me conte como ficou, OK? Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, adoro seu blog e recomendo para todos meu amigos. Na Páscoa presenteei os familiares com cookies, só para testar as suas receitas e são todas ótimas!

Os salgados são a minha dificuldade. Por exemplo, fiz este meat-loaf ontem e minou muita água, ficou bem diferente da foto do seu. O molho ficou maravilhoso, vou repetir para comer com nuggets! Alguma dica? Será que assei por pouco tempo ou a qualidade da carne não era essas coisas?

Beijos e obrigada!

Cinara disse...

Oi, Miriam! Desculpe a demora para responder, mas o trabalho continua me consumindo 24 h... Fiquei super feliz em saber que você faz e recomenda as minhas receitas!! Quanto ao seu meatloaf, eu não sei dizer ao certo o que aconteceu... Se você usou a quantidade de carne pedida na receita, e o tempo de forno indicado, não era para sobrar muita água, não. E se você deixar tempo demais no forno, vai ficar muito seco. Será que seu forno está bem regulado? Mesmo deixando o tempo certo, se ele não estiver aquecendo o suficiente, o meatloaf não vai assar direito... Só pergunto isso porque já tive esse problema! Mas quando você tirar o meatloaf do forno, não deve haver mais água nenhuma, apenas o molho barbecue (espesso) borbulhando. Se ainda tiver dúvidas, me mande um email, OK? ;o)
Beijos e bom feriado!

Sara disse...

Cinara

Moro aqui nos EUA (Los Angeles) e ja' ha' algum tempo tenho visitado e feito varias receitas do seu blog, principalmente as da maquina de fazer pao. Seu blog e' lindo e me ajuda muito a conciliar a cozinha americana com a brasileira. Meu marido e' americano e adora o meatloaf e entao irei experimentar a sua receita. So' uma duvida...o que' e' o equivalente ao molho ingles aqui nos EUA? Obrigada!
Abracos,
Sara

Cinara disse...

Oi, Sara! Adorei saber que você gosta do Cinara's Place, e muito obrigada pelos elogios! O molho inglês brasileiro é o Worcestershire Sauce aí nos EUA, com certeza você deve ter em casa. Espero que você goste do meatloaf! Se puder, volte para me dizer como ficou, OK? ;o)
Beijos!

Sara disse...

Oi Cinara
Obrigada pela respota sobre o molho ingles. O meatloaf ficou otimo, acresecentei algumas verduras como cenoura ralada e vagem picadinha e ficou maravilhoso. Obrigada!
Abracos,
Sara

Cinara disse...

Oi, Sara! Fiquei feliz em saber que você gostou da receita! Ainda preciso experimentar este bolo de carne com legumes, deve ficar uma delícia... ;o)
Beijos e bom final de semana!