sexta-feira, setembro 15, 2006

Novas manias

Como diria minha amiga Lígia, se escrever em blogs já é coisa de gente desocupada, arrumar uma mania como a que eu acabei de arrumar é realmente coisa de quem não tem o que fazer! Minha nova mania são panelas de ferro. Tudo começou quando decidi fazer cornbread (um tipo de bolo de milho americano) para acompanhar os baked beans (feijões assados) que pretendo servir para minha amiga Cris e a família dela. Procurando as receitas na Internet, vi que o cornbread original precisa ser feito em uma frigideira de ferro, como fazem no sul dos Estados Unidos. Pois bem. Saí à procura da tal frigideira. Acabei achando uma caçarolinha muito simpática, já que todas as frigideiras que encontrei têm cabo de madeira e não podem ir ao forno. Aqui está ela...

Como as panelas de ferro precisam de cuidados especiais, eu pesquisei tanto que virei uma verdadeira expert em "curtir" (untar com óleo ou gordura e "assar" no forno) esse tipo de utensílio. Achei este site americano que explica *tudo* sobre como cuidar de panelas de ferro fundido:

http://whatscookingamerica.net/Information/CastIronPans.htm

A caçarolinha, que era meio cinzenta, depois de curtida ficou bem escura e brilhante!
Ainda não fiz o cornbread, mas a panela está prontinha. Já fiz french toast, e ficou uma delícia...

No entanto, como a caçarolinha é pequena e côncava, eu não poderia usá-la para fazer outra receita americana: assar english muffins. Então, comprei uma chapa de ferro, também chamada de "bifeteira". Ela também era acinzentada, mas depois de curtida não ficou tão escura. De qualquer maneira, ela funcionou que é uma beleza! Agora já estou bem equipada com dois utensílios de ferro fundido, que ainda vão render boas receitas.

Acompanhem nas fotos a finalização dos english muffins que eu fiz ontem.
Ficaram p-e-r-f-e-i-t-o-s!

Pelo jeito, outra coisa que vai virar mania minha é fotografar minhas "criações" na cozinha. Ainda tenho muito que aprender em relação à fotografia, mas eu chego lá! E quero dar crédito ao Henrique por me ajudar nestas fotos... Beijos, mor!!

5 comentários:

Anônimo disse...

As fotos estão ficando jóia, Ci!

Quando estivermos aí, sempre que fizer alguma coisa pra gente, a gente come... e eu fotografo antes, se quiser. ;-)

Anônimo disse...

Hello Cinara! Your blog is lovely :) And these english muffins look fabulous! I'll have to get my hands on a cast iron pan sometime. Thank you for directing me here!

Anônimo disse...

também estou interessado em utensílios de ferro, você comprou estes em são paulo?

Cinara disse...

Victor, eu comprei estes dois itens aqui em Campinas. A chapa veio de Minas, eu comprei de um vendedor de rua, daqueles que param com a kombi e vendem panelas de ferro, de barro, etc. Já a caçarola eu comprei em uma loja chamada Bordon, que vende artigos para restaurantes, também aqui em Campinas. A marca dela é Fumil, uma das melhores. Visite o site, talvez você descubra onde elas são vendidas em São Paulo: http://www.fumil.com.br/
Boa sorte!

Simone Palmeira disse...

Não tenho essa chapa de ferro, será que dá certo fazer em frigideira normal? bjo