terça-feira, setembro 19, 2006

Cottage Pudding

Sábado nós fomos jantar na casa da Cris. Eu queria levar uma sobremesa, mas como não havia planejado nada, resolvi pesquisar no site All Recipes uma receita com alguns ingredientes que eu tinha em casa. E não é que achei uma receita simples, rápida e aparentemente gostosa? Decidi arriscar e ficou muito boa!! Ela se chama Cottage Pudding - Upside Down Cake, mas de pudim não tem nada. É um bolo, mas é bem molhadinho e saboroso, com fatias de maçã por cima. Como eu o fiz de última hora, não deu tempo de bater fotos. Tirei do forno quando estávamos saindo de casa! Então a Cris fez as honras e bateu algumas fotos para o meu blog. Thanks, Cris!
Este é o bolo desenformado:



Uma fatia servida com sorvete de chocolate, e outra com sorvete de creme...

E o regime foi para o beleléu! Isso sem contar os petiscos, as margaritas e o arroz vermelho maravilhoso da Cris... Enfiamos os dois pés na jaca!
Dicas sobre a receita: para não ficar muito doce, reduzi o açúcar de 1 xícara para 3/4 de xícara, dos quais 1/4 eu substituí por açúcar mascavo. Essa dica estava nos comentários de leitores do site. E também polvilhei canela sobre o açúcar mascavo que forra o fundo da forma. Essa idéia foi minha mesmo, porque canela combina *muito* com maçã...
Mais uma receitinha pra minha caixinha!

12 comentários:

Anônimo disse...

Ci! Ficou maravilhoso o 'pudim', acho que você pode continuar suas buscas culinárias e compartilhá-las com as amigas... mas por favor, me chame sempre para a degustação! Beijos amiga!

Anônimo disse...

A gente sempre tenta arrumar uma desculpa pra mandar a dieta pro saco... a sua agora é o blog! :-)

(a nossa vai ser no final do ano...)

Cláudia disse...

PUBLICA A RECEITAAAAAAA!!!!

Cinara disse...

Cláudia, como você pediu, aqui vai a receita em português:

COTTAGE PUDDING - BOLO INVERTIDO

3 colheres (sopa) de margarina, derretida
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 colher (chá) de canela
3 maçãs, sem casca, em fatias finas

1/2 xícara de margarina
3/4 xícara de açúcar (1/2 branco, 1/2 mascavo)
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite

Pré-aqueça o forno em 175 graus Centígrados.
Derrame a margarina derretida no fundo de um refratário ou assadeira quadrada de 22cm. Vire a assadeira para que a margarina se espalhe uniformemente. Espalhe o açúcar mascavo sobre a margarina, e a canela sobre o açúcar mascavo. Arrume as fatias de maçã sobre o açúcar mascavo e reserve. Em uma tigela média, bata a margarina e os açúcares. Acrescente o ovo e a baunilha, batendo até virar um creme fofo. À parte, misture a farinha, o fermento e o sal. Misture ao creme, alternando com o leite. Espalhe sobre as maçãs, cobrindo-as totalmente.
Asse por 40 minutos, até que um palito enfiado no meio saia limpo. Desenforme imediatamente, virando sobre o prato onde irá servir. Sirva quente, com o sorvete de sua preferência.

Dica: Você pode usar abacaxi ou pêssego no lugar das maçãs.

Qualquer dúvida é só escrever!
Abraços...

Anônimo disse...

Sua receita de torta de maçã vai gordura hidrogenada, eu posso substituir pelo que?

Obrigada

Keila

Cinara disse...

Olá, Keila! Você pode substituir a gordura vegetal pela mesma quantidade de margarina ou manteiga, sem problemas. Se tiver mais dúvidas, é só escrever, OK? ;o) Abraços!

Anônimo disse...

Ci,

Fiz o Clafoutis de Maçã, meu esposo amou...logo disse: Essa receita é francesa! Ficou mais saborosa no dia seguinte. Dei até para a vizinha 9um pedacinho e a receita!) beijinhos

Cinara disse...

Pelo visto seu marido é um gourmet, Sandra! Reconheceu a receita francesa logo de cara! Fico feliz que vocês tenham gostado do Clafoutis... :o) Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Cinara, gostaria q vc fizesse esta receita novamente agora postando a receita dela exatamente em português, hehehehe
Tentei fazer e não ficou bom! Queria tentar novamente, adoro receitas com maça.
No aguardo.

Cinara disse...

Ismael, eu já estava com planos de fazer esta receita novamente, e agora que você me pediu, vou tentar "agilizar" para publicá-la logo! Mas você viu que aqui nos comentários tem a receita em português, né? De qualquer forma, vou fazer de novo!
Abs!

Unknown disse...

Oi Cinara...bom eu não sou a primeira e nem serei a última a dizer que as suas receitas são maravilhosas. Apesar de ser brasileira o meu coração bate também para os EUA e também para as receitas americanas. Cinara, você já descobriu como se faz aquele molho ranch do Outback que acompanha as batatas? chamado de Aussie Cheese Fries. Por favor, se você tiver me manda, pois a turma aqui de casa adora.. Bjs Alessandra

Cinara disse...

Oi, Alessandra! Obrigada pelo comentário e pelos elogios! Muita gente já me escreveu pedindo a receita do molho Ranch do Outback, e eu já encontrei na internet uma receita que diz ser idêntica, mas ela (e quase todas as outras) pede um ingrediente que não temos aqui: um envelope com a mistura em pó para preparar molho Ranch! Eu já testei uma que não levava esse mix, e não ficou nem um pouco parecida...
Mas ainda não desisti! Assim que eu achar uma boa receita de Ranch, publico aqui sem falta! ;o)
Beijos!