sexta-feira, setembro 22, 2006

Blueberry Muffins


Gente, fiz estes muffins ontem à noite, e ficaram d-i-v-i-n-o-s! Eles ficaram com aquele gostinho de muffins industrializados, o que é uma coisa boa, na minha opinião! São altos e macios, e não parecem que vão ficar ressecados, como muitos muffins feitos em casa.
Eu peguei esta receita no blog Simply Recipes, que tem uma imensidão de receitas com fotos, e, ao que tudo indica, sempre dão certo! A Cris fez o Apple Coffecake e disse que ficou perfeito também.
Aqui está a receita dos muffins de blueberry em português, e as dicas e comentários vão a seguir:

Muffins de Blueberry

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

140g de manteiga ou margarina amolecida

1 xícara de açúcar

2 ovos grandes

1 1/2 xícaras de iogurte natural (2 potes de 180g cada)

1 colher (chá) de casca de limão ralada

1 1/2 xícara de blueberries

1 colher (sopa) de farinha de trigo (se for usar blueberries descongeladas)

1. Posicione a grade na metade inferior do forno. Pré-aqueça a 190 graus centígrados.

2. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, e reserve.

3. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até ficar fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição até incorporar. Acrescente a casca de limão e bata.

4. Acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte, batendo após cada adição, apenas até incorporar. Não bata demais. Misture as blueberries. Se for usar blueberries congeladas, descongele-as primeiro, tire o excesso de líquido e polvilhe-as com a colher de sopa de farinha.

5. Use uma forma para 12 muffins. Unte cada forminha com margarina ou oil spray, ou use forminhas de papel. Se a forma for antiaderente, não precisa untar. Distribua a massa igualmente nas forminhas. (Isso eu não consegui fazer! A minha massa rendeu 21 muffins!) Asse até dourar, por cerca de 20 minutos, e ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover os muffins.

Obervações:

1) Eu usei iogurte desnatado, para deixar a receita um pouco mais light.

2) Como eu tinha blueberries congeladas, eu as descongelei na geladeira, em uma tigela, sobre uma toalha de papel, cobertas com outra toalha de papel. Deixei de manhã até à noite, e troquei os papéis toalha no fim da tarde, para absorver mais umidade.

3) A única coisa errada na receita original é o rendimento. Pela quantidade de farinha, eu achei estranho render apenas 12 muffins, mas decidi fazer a receita inteira mesmo. Enchendo 2/3 de cada forminha de muffin, esta receita redeu 21 unidades das grandes! Eu fui obrigada a congelar os muffins. Quem ia comer tudo aquilo?? Vamos ver se ficam bons depois de descongelados... Na próxima vez vou fazer meia receita.

E esta receita já foi pra caixinha!

21 comentários:

Anônimo disse...

Ci, receita aprovadíssima! Testada na terça-feira, dia 26/09/06 as 17 h com um chá Twinings acompanhando... coisa de madame né. Só para quem pode. Obrigada pelo convite! Beijos.

Anônimo disse...

Oi, Cinara!!

Adorei a sua visita ao meu blog e vim aqui retribuir.

Os seus muffins estão super bonitos!!

Gostei da receita e vou querer experimentar!

Só estranhei uma coisa: sei que devemos usar as berries congeladas para evitar que elas "sangrem" , isso não aconteceu contigo?

Um abraço!

Cinara disse...

Oi, Patrícia!
Muito obrigada pela visita e pelos elogios! Quanto à sua dúvida, veja o que aconteceu comigo: sempre que eu usava blueberries congeladas, elas "sangravam". A massa ficava até meio roxinha, e eu ficava decepcionada. Isso aconteceu pelo menos três vezes, em três receitas diferentes. Desta vez, como a receita pedia para descongelar as blueberries, você acredita que não soltaram caldinho nenhum? Ficaram inteirinhas, sem manchar a massa! Eu fiquei surpresa, mas isso só me fez ter a certeza de que esta é a melhor receita de muffins de blueberry que eu já fiz!
Não se esqueça de colocar no seu blog quando fizer, porque eu quero ver, combinado?
Abraços!

Anônimo disse...

Eu também andei fazendo muffins com framboesa ao natural e nao sangraram nada. Ficaram uma fofura os teus muffins.Minha schedule nao tem contribuído mas tenho aqui mais um blog para eu vir visitar. Está se saindo muito bem como fotógrafa, viu?!Beijo e bom dia para ti.

Cinara disse...

Muito obrigada, Renata! Eu também gostaria de ter mais tempo para cozinhar e fotografar... ainda mais quando recebo elogios como o seu! Adorei sua visita! Se você também tiver um blog, deixe um link para eu poder visitá-la. Beijos e até mais...

stella disse...

Oi, Cinara!
Fiz o seu muffin de blueberry e ficou muito gostoso! Acho que a massa é bem versátil, próxima vez vou tentar fazer só com limão.
Obrigada e feliz Natal!

stella
www.blogdosbolinhos.blogspot.com

Lorena disse...

eu estou doidinha para fazer esses Murffins! A receita esta muito facil de entender e parece que dessa vez vai da certo!!

Unknown disse...

Oi Cinara! Quero usar blueberries congeladas... como faço? Devo passar na farinha antes?

Cinara disse...

Olá!
Se você usar blueberries congeladas, não precisa passar nadinha.
A farinha você só usa se as blueberries estiverem frescas, OK? ;o)

Anônimo disse...

olá, gostaria de saber onde encontro blueberrys ou mirtilos aqui no brasil... se puder me responder eu agradeço xD

Cinara disse...

Olá! Eu sempre encontro blueberries congeladas no supermercado Pão de Açúcar. Eu compro da marca Demarchi: você pode acessar o site deles (www.demarchi.com.br) e perguntar onde encontra o produto perto de você!
E às vezes encontro blueberries frescas no varejão Oba, aqui de Campinas.
Boa sorte! ;o)

TUDO LINDO E GOSTOSO disse...

Oi Cinara,

Fiz a receita no final de semana....ficou maravilhosa...blueberry Muffins......pára td.....o que é aquilo....meu marido só achou sm muito aÇÚCA.

E eles nao cresceram muito talvez tenha colocadomuito pouco fermento...mas o gosto divino...bje obrigada
Cláu Reali....www.flickr.com/tudolindoegostoso

Cinara disse...

Cláudia, adorei saber que você aprovou a receita! Seu marido achou que ficaram muito doces, ou pouco doces? Você pode aumentar ou diminuir um pouco a quantidade de açúcar, se quiser. ;o)
Beijos!

Sheila disse...

Adorei esta receita, já fiz várias vezes. Da última coloquei pedacinhos de goiabada ao invés de blueberry,
" abrasilerei" a receita. Continue me dando inspirações! Obrigada.

Cinara disse...

Sheila, adorei a sua idéia de usar pedaços da goiabada!!! São nesses improvisos que surgem as melhores receitas... ;o)
Beijos!

Claudia Manes disse...

Cinara,
Parabéns pelo blog! É lindo e delicioso.
Fiz esses muffins ontem aqui em casa e foi um mega-sucesso! A massa é muito leve e fica bem fofa. Só que eu não coloquei as raspas de limão. Substituí o aroma por umas gotinhas de baunilha. Combinou muito bem com o sabor das blueberries (que eu encontrei frescas no mercado).
Já coloquei um link pro seu blog no meu, OK? As amigas já estão "devorando" tudo por aqui.
Os anéis de maçã serão testados na Festa da Primavera! Depois te conto...

Grande abraço,
Claudia

Cinara disse...

Que bom que você gostou da receita, Claudia! Com baunilha e blueberries frescas, os muffins devem ter ficado divinos... Obrigada pelo comentário e pelos elogios!
Beijos!

teresa marcon disse...

por gentileza o que é buttermilk,não conheço e gostaria de saber,oque é e se pode ser substituido?obrigado, Teresa,
tammpi@bol.com.br

Lizzie - www.surtandoemfrances.wordpress.com disse...

Cinara, na verdade o rendimento não está errado, as minhas forminhas de muffin eu trouxe dos EUA, são maiores que as vndidas aqui no Brasil, e o rendimento foi exato!

Anônimo disse...

Aprovadissimo, os meus muffins ficaram perfeitos, e eu nao tinha a forma furada e entao criei com papel de aluminio um suporte pra forminha de papel, fiz metade da receita e rendeu 12 muffins!

Obrigada pela receita

Anônimo disse...

Na minha assadeira de muffin o rendimento também é certinho!

e meu namorado é capaz de comer dois de uma vez só!

vocês é que são muito civilizados!

excelente receita - o iogurte faz toda a diferença