quarta-feira, julho 20, 2011

Popovers

Logo que me casei, eu fazia popovers (pronuncia-se pó-pôu-vãrs) várias vezes por semana para comer no café da manhã ou para acompanhar alguma refeição. Nós tínhamos um forninho elétrico que deixava os popovers perfeitos. Quando o bendito forninho pifou, eu não consegui mais fazer esses bolinhos no forno convencional e decidi aposentar a receita. Há algum tempo comecei a colecionar novas receitas de popovers, e acabei achando esta receita de "perfect popovers". Como os bolinhos da foto estavam bem parecidos com os que eu fazia, decidi arriscar. E ficaram realmente perfeitos, mesmo sem usar uma forma específica para popovers, que é esta aqui:

Popovers são bolinhos americanos macios, leves e ocos, de superfície dourada e com cara de souflé que abaixou. Aliás, é isso mesmo que acontece, os Popovers estufam horrores dentro do forno (estufam meesmo, enchem de ar feito balão, daí o nome pop-over - estufam além da fôrma) e vão murchando, quando são retirados. A massa é muito semelhante à de panquecas americanas e à de Yorkshire Pudding (aqueles bolinhos ingleses que acompanham carne assada, feitos com a gordura do assado, dos quais os Popovers seriam derivados). – Esta é a perfeita descrição de popovers feita pelo meu amigo Richie, que fez uma versão diferente, mas igualmente deliciosa, de popover. Segue a receita que eu fiz, de popovers tradicionais.


Popovers

1 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida

1 1/2 xícara de farinha de trigo

3/4 colher (chá) de sal

3 ovos extra-grandes, em temperatura ambiente

1 1/2 xícara de leite semi-desnatado, em temperatura ambiente


Pré-aqueça o forno a 220º C. Coloque duas formas de popover para aquecer no forno enquanto você prepara a massa. (Eu usei formas para muffins.) Enquanto isso, misture a farinha, o sal, os ovos, o leite e a manteiga derretida até formar uma massa homogênea. A massa ficará rala. Retire as formas do forno com cuidado e unte generosamente com spray de untar, ou pincele com manteiga ou margarina derretida, ou ainda com óleo. (Unte bem mesmo, sem esquecer as bordas e laterais das cavidades.) Com as formas ainda quentes, distribua a massa enchendo um pouco menos da metade das cavidades. Asse durante 30 minutos exatos, sem abrir o forno. Sirva-os mornos, puros, ou com manteiga, geléia, requeijão... (Aqui em casa comeram até com Nutella!)

39 comentários:

Bruna Leite disse...

Humm não conhecia essas delícias e me apaixonei!! Parecem deliciosos! Uma pergunta, onde acha essas fominhas? beijos

Richie disse...

Ficaram lindos, Cina! Mais bonitos que os que vi no Mark Bittman!
Vou guardar a receita!

Ah, obrigado pela citação!! :D

bjo!

Érica disse...

Não conhecia esses bolinhos, mas fiquei com vontade de provar.
bjs

Cristina disse...

Hummm,adoro popovers! os vi pela primeira vez aqui na blogosfera.
Os seus estão lindos e apetitosos!
bj

Andréa Potsch disse...

Cinara!! Comi uns desses ano passado mas como não sabia o nome não pude procurar a receita!! Obrigada!! Um dia desses vou fazer. Os seus estão lindos.
bjs

grazi disse...

estao lindos!

Dri Dauzacker disse...

Hummm, parecem deliciosos! Nunca comi, qq dia vou testar!
Bjim e bom fim de semana:)

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Cinara,
Já lhe falei o quanto fico feliz quando vc posta, pois sempre vem delícia por aí.
E esses popover...Hum!
Só uma dúvida: posso deixar a massa pronta e guardar para fazer no outro dia?
Bj,
Lylia

Cinara disse...

Bruna, até hoje eu só vi estas forminhas para vender nos Estados Unidos. Mas como os popovers ficam ótimos na forma de muffins mesmo, nunca achei necessário comprá-la. Além de ser mais uma coisa para ocupar espaço na cozinha... ;o)

Richie, eu é que agradeço a sua colaboração!!

Obrigada Érica, Cristina, Andréa, Grazi e Dri!!

Lylia, eu não recomendo fazer a massa com antecedência, pois você teria que guardá-la na geladeira. E para que os bolinhos estufem, a massa precisa estar em temperatura ambiente. Acho que gelar a massa pode prejudicar o resultado final!

Beijos e um ótimo final de semana a todos!

disse...

ahh que maravilha!
desconhecia por completo.
mas fiquei maravilhada... ainda por cima dá para comermos com nutela!! =) adorooo

Claudia Lima disse...

Eu gosto muito deste pãozinho, especialmente para acompanhar sopas.
Foi uma das primeiras receitas que publiquei em meu blog. Uso forno de muffins comuns para prepará-los.
O meu forno é elétrico e sempre dá certo, mas sigo as dicas da receita a risca para não correr risco de dar errado.
Ficaram ótimos!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Nunca fiz porque não tinha as formas necessárias, afinal nem é preciso, que bom :)

Elen disse...

Oi Cinara!! Amei esta receita! Com certeza farei e publicarei no meu blog, q aliás fiz pq me inspirei em suas receitas! Obrigada! Iniciei meu blog com a receita do patê assado de cebolas q eu fiz e ficou maravilhoso! Obrigada!
Um bjo com carinho!
Elen
www.noznamoscada.blogspot.com
Qdo tiver um tempinho passa só pra dar uma espiada! Será uma honra pra mim :)

Elen disse...

Esqueci de perguntar!! Vc acha q dá pra fazer na forminha de papel??
Obrigada!
Elen
www.noznamoscada.blogspot.com

Paula disse...

Que delícia de receita!

Prazer em conhecer seu blog! Parabéns pelas receitinhas!!

quando der, dá um pulinho lá no meu cantinho!

www.cozinhando-a-dois.blogspot.com

beijos

meroSmero disse...

São umas delícias!!!
Olha aqui os meus
http://merosmero.blogspot.com/2010/06/popovers.html

Cozinha Perfumada disse...

Oii Cinara!! Obrigada pela visita ao meu cantinho! Que delicia esses popovers! Você sempre nos ensinando algumas delicias novas hein...não conhecia e adorei! Parecem delicioso!!Onde posso comprar as formas?? Beijos !Tereza

Sandra Reis disse...

Cinara

Fiquei com água na boca. Parecem deliciosos.

beijos e obrigada por compartilhar

Nereime disse...

Bom dia Ci, acabei de publicar a receita de chicken pot pie, uma versão minha mas mesmo assim publiquei com seu link pois me inspirei em sua foto.
Tenho que ser cuidadosa pois faço tanto suas receitas que só quero publicá-las!!!
Agora vou tomar meu cafezinho da manhã, pensando nestes lindos popovers e me contentando com pão integral...mas deixa comigo eles não me escapam!!!
bjs flor

Vivian Luiz Coco disse...

Oi Cinara! Eu não conhecia nem seu blog (cheguei aqui através de outro, não lembro agora qual..) e nem esses Popovers! Parecem bem interessantes! Estou pensando em fazer uma geléia de blueberry nessa semana, de repente faço essa receita pra comer junto, deve ficar uma delícia!
Adicionei seu blog nos links para visita do Temperaria. Voltarei mais vezes! Beijos

Elen disse...

Oi Cinara!! Você acha q dá pra fazer nas forminhas de papel?
Obrigada!!
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com

Mari disse...

Oi Cinara! Gostaria de saber como os bolinhos se comportam no dia seguinte. Continuam bons? Obrigada, beijo!

Cinara disse...

, meu filho AMOU com Nutella e eu decidi provar: fica delicioso mesmo! ;o)

Claudia, esta é uma daquelas receitinhas temperamentais, não é mesmo? Mas quando a gente acerta, vale a pena!! ;o)

Ameixa Seca, as formas para muffins servem perfeitamente! Ainda bem, pois aqui não há espaço para mais nada... :oP

Elen, vou conferir seu blog com certeza, pode deixar! Quanto à sua dúvida, infelizmente os popovers não dariam certo em forminhas de papel... Eles precisam "se agarrar" às bordas da forminha de metal para inflar, mantendo o ar lá dentro.

Paula, obrigada pela visita e pelo convite! Vou visitar sim!

Sandra, já vi seus popovers e ficaram LINDOS! :o)

Tereza, as formas específicas para popovers você só vai achar nos EUA. Eu nunca as vi por aqui. Mas você pode usar as forminhas para muffins sem problemas! E as formas para muffins eu vendo na Lojinha Cinara's Place, caso você precise...

Obrigada, Sandra e Caio!

Nem me fale, Nereime! Eu também deveria estar comendo apenas pão integral, mas não resisto a um pãozinho diferente... Vou conferir sua chicken pot pie!

Vivian, geleia de blueberry vai bem com tudo, adoro!! Obrigada pela visita e pelo comentário!

Mari, eu diria para você fazer e comer os popovers imediatamente, pois assim ficam ideais. Mas se sobrarem alguns, você pode aquecê-los no forno (convencional ou elétrico) e eles voltam a ficar bem gostosos!

Beijos e uma ótima semana a todos!

Unknown disse...

Olá Cinara

Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecê-la.
Seu blog é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação.
Boa Sorte

Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com

Mari disse...

Oi Cinara! Voltei pra dizer que fiz os popovers e ficaram ótimos! Inclusive no dia seguinte. Esquentei na sanduicheira mesmo e ficou crocantezinho de novo! Amei, farei mais vezes pq é bem fácil. Meu marido tb gostou! Eu saí pra caminhar de manhã e quando voltei ele já tinha ido pro trabalho, e junto com ele 4 popovers! (sim, eu dei por falta quando passei pela cozinha de novo hahaha). Obrigada, beijos!

Gourmet e Gourmand disse...

Oi Cinara! Tudo bem contigo?
Passei aqui para falar que começou hoje lá no blog uma "série" muito legal. Passa lá quando puder, a cozinha você já sabe onde fica :)
Um abraço

Bruna Leite disse...

Cinara, voltei para te convidar a participar do sorteio no meu blog tmb, o Gourmandisme: uma cesta recheada de produtos da Hershey's. beijos

Cinara disse...

Kinha, obrigada pela visita e pelo convite!

Mari, que bom que você e seu marido gostaram dos Popovers! Como é simples e fácil de fazer, é uma boa receita para quando precisamos improvisar algum lanchinho!

Bruna, obrigada pelo convite, vou conferir!

Beijos, meninas!

Cinara disse...

Queila, vou passar lá com certeza!!! Beijos!

angela disse...

estava mesmo querendo uma boa receita, vou testar, adoro...bjs

Cinara disse...

Espero que vc goste, Angela!!
Beijos!

Anônimo disse...

Só não entendi uma parte: "Aqui em casa comeram até com Nutella!"

Porque "até"? Por acaso tem recheio melhor??? ;)

Manuela © disse...

Cinara, adoro popovers. Aqui na Ilha Terceira, nos Açores, fazemos um doce chamado filhoses de forno, que não é nada mais do que Popovers com recheio de creme de ovos e limão.

Experimente fazer os popovers com esta receita, vai adorar:
http://deliciasecompanhia.blogspot.com/2011/03/filhoses-do-forno-ii-com-massa.html
A massa não fica rala, é grossa, e é colocada em tabuleiro como se fossem bolachas e depois crescem imenso.


Também tenho uma receita líquida (mas prefiro a anterior): http://deliciasecompanhia.blogspot.com/2008/11/filhoses-no-forno-da-ilha-terceira.html

Beijinhos

Cinara disse...

Já conferi seus filhoses, Manuela, e parecem deliciosos mesmo! Já salvei a receita para experimentar: difícil vai ser definir o recheio! ;o)
Beijos e obrigada pela dica!

Christina Frenzel disse...

Cinara, quanto tempoooooo =)

Menina não aguentei e lá fui eu fazer os Popovers - que delícia! Pena que os meus grudaram na forma de cupcakes (untei MUUUITO), mas não rolou... Well, esse pequeno detalhe técnico não diminiu em nada a gostosura deles rs

Beijocas,
Chris

Katia Barga disse...

menina! os primeiros bolinhos que fiz na vida, quase criança foram naquele brinquedo "dois em um" da estrela que vinha uma batedeira de brinquedo, e os bolinhos eram exatamente assim, fofos, ocos e deliciosos. lembro do gosto até hoje! vou tentar fazer, quem saber fica lgual!

Cinara disse...

Oi, Chris! Faz tempo mesmo! Que pena que seus popovers grudaram... Mas ainda bem que vc aprovou o sabor! :o)

Katia, depois me diga como ficaram seus popovers, caso vc faça!

Beijos para vocês, meninas!

Márcia Seixas disse...

Eu fia, ficou super parecido com o seu...mesmo tendo feito em forminha de alumínio, alguns grudaram um pouco, mas ficou bom. Parece um pão de queijo sem queijo....aqui em casa todos gostaram...é mto simples de fazer...Adorei!!!!

Ana disse...

adorei as tua receitas obrigada pelas dicas