quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Blue Cheese Souffle

Estou traduzindo uma nova série sobre culinária que se passa na Austrália e, em um dos episódios, uma das equipes preparou um suflê de gorgonzola para servir de entrada. É claro que eu fiquei alucinada para fazer um suflê de gorgonzola em casa, mas como o programa não apresenta receitas, lá fui eu pesquisar na internet. Como sempre, optei por uma das mais simples que encontrei, já que não sou nenhuma expert em suflês. Eu usei ramequins de 9cm de diâmetro e 5cm de altura (iguais aos que eu vendo na Lojinha Cinara's Place) e os suflês cresceram bastante e depois baixaram. Para ser sincera, eu não sei se eles deveriam ter baixado, só sei que o resultado foi uma deliciosa espuma de gorgonzola, leve como uma nuvem! (Receita original aqui.)


Suflê de Gorgonzola

20g de manteiga e mais um pouco para untar

17g de farinha de trigo (1 1/2 colher de sopa)

125ml de leite

2 ovos, separados

60g de gorgonzola picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte 6 ramequins com manteiga. Coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira por 15 minutos. Derreta a manteiga em uma panela pequena sobre fogo baixo. Adicione a farinha e cozinhe por 1 minuto, mexendo sempre. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sem parar de 2 a 3 minutos, até engrossar. Adicione o gorgonzola e mexa rapidamente. Tire do fogo e acrescente as gemas, o sal e a pimenta. Na batedeira, bata as claras em neve até formar picos firmes. Misture gentilmente à mistura de queijo. Encha os ramequins até 2/3 da capacidade. Asse de 18 a 20 minutos, ou até crescer e dourar. Sirva imediatamente.

29 comentários:

Andréa Potsch disse...

Que delícia!! Adoro suflês, preciso experimentar um de gorgonzola com urgência!!
bjs

Monica Uehara disse...

Hum! Deve ter ficado divino. Nunca experimentei fazer suflê, apesar de adorar. Sua receita me animou a experimentar fazer.

Anônimo disse...

Que coisa maravilhosa! Vou tentar!

Fica Bela disse...

Olá! Parabéns pelos post estão ótimos! Até mais!

Fica Bela - Biquinis e Lingeries

Su m disse...

Que aspecto maravilhoso! Definitivamente a testar ;)

A Cozinha de HG disse...

Hum... suflê de queijo era um dos meus pratos preferidos quando criança. Hoje em dia faço pouco, não sei pq... vou retomar o hábito de fazer. De gorgonzola deve ser uma delícia!
Adoro teu blog!
beijos,
Heide

Cris disse...

Amo soufles... você poderia morar mais perto para mandar não digo as sobras porque não deve ter... mas um ramequin para eu provar... hehe bjs

grettaster disse...

Olá Cinara, acabei de ver uma matéria sua na Record News com seus Whoopie-cakes, I googled you e encontrei sua página. Achei maravilhosa a sua pagina. Também sou tradutora e às vezes experimento umas receitas do site joyofcookin de onde tirei a receita do meu cookie predileto: o de chocolote chip cookies. Show!!!

Anônimo disse...

Oi Ci, você é tão talentosa,viu! E sempre com novidades!!!!
Adorei , pois sou super fã do blue cheese.
beijão prá você
Simone Polessi

ameixa seca disse...

Nunca fiz, tenho ramequins mas ainda não fiz souflé com eles. Terei que experimentar mas acho que é normal baixar um pouquinho :)

Cris disse...

Ai, imagina se não vou fazer? Só vou mudar o queijo porque não gosto muito de gorgonzola...E que program é esse que você tá traduzindo? Onde vai passar? Não é daquele chato do Bill Granger, né? Não suporto aquela cara de bonzinho dele, olhado para o lado como se não soubesse que está sendo filmado...

Bjs,

Cris

Marcia disse...

Happy birthday, my friend! Hope you have an awesome day. Bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Cinara
Vamos postar delícias para o Carnaval numa BLOGAGEM COLETIVA?
Para quem está se preparando para cair na folia, ou simplesmente tirar essa folga para descansar, muitas delícias - leves e fáceis de preparar.
Publique alguma receita ou dica relacionada com o assunto.
Espero você junto comigo nesta blogagem.
Veja lá.
Bj
Deborah

http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html

*Sheila* disse...

Cinara, minha pergunta não é sobre o suflê, é sobre batedeiras! Estou para viajar aos EUA e queria ter uma idéia do quanto vale a pena comprar a Kitchen Aid no exterior e não a nossa Planetária Arno. Queria saber também se é uma boa comprar ingredientes para trazer, aquelas coisinhas que não encontramos no Brasil, e o que você recomendaria. Podes me ajudar? Bjs e adoro o blog!!!

Trainee de Cozinheira disse...

Com certeza deve ter ficado tudo de bom!! pela foto de vê! bjs
Maura

Carol Fernandes disse...

Outra delícia que vou levar pra mim! Menina adoro suas receitas! Lembra do red velvet, foi daqui mesmo o que adotei pra mim, perfeito!!! E tem mais outras coisinhas que sempre passo por aqui pesquisando antes de fazr...hehehe....
Amo souflês e esse eu vou levar!
Beijos doces!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Cinara,
Estou inaugurando um novo blog e o seu foi um dos que mais me inspirou. Parabéns pelo seu blog.
Hoje postei uma receita sua dando seus créditos.
Dê uma olhadinha.
http://sosimplesassim.blogspot.com/

Dê seus palpites eles serão sempre bem vindos.

Anônimo disse...

Cada receita boa!!!!
Beijos Mili
www.milipavan.blogspot.com

biscoitos de polvilho disse...

Post delicioso hein?

Paixão com fogão disse...

Hummmm...
Fiquei com vontade de provar!!!
Bjim
Dri

Carla disse...

Ah suflê, acho tão lindo suflê haha
Seu blog é o melhor, sempre com receitas simples mas super saborosas.
Adorei!

Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com

Cinara disse...

OBRIGADA A TODOS PELOS COMENTÁRIOS! QUEM JÁ TEM PRÁTICA COM SUFLÊS VAI ACHAR ESTE MUITO FÁCIL DE FAZER, E QUEM NUNCA FEZ VAI PEGAR GOSTO PELA COISA... E PODEM MUDAR O QUEIJO DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA DE CADA UM!

Gretta, a Record continua reprisando a matéria dos Whoopie Pies? Que bacana! Obrigada pela visita e pelos elogios!

Simone, que saudades, sua sumida!! Depois mande notícias!

Ameixa Seca, eu vejo alguns suflês tão altos por aí que sempre fico na dúvida... Mas como ficou bem aerado, mesmo baixando um pouco, acho que está certo! ;o)

Cris, o programa que estou traduzindo ainda não estreou: chama-se My Kitchen Rules, e é uma competição entre duplas (amigos, casados, namorados) para ver quem faz o melhor jantar. Ainda não vi nenhum programa do Bill Granger, acredita? Mmas pelo que vc diz, não estou perdendo nada... :o)

Thanks, Ma!

Deborah, eu adoraria ter participado da sua blogagem coletiva, mas a semana passada foi uma loucura! Vou me mudar em breve, e nem tive tempo de entrar no blog... Na próxima eu participo, OK? Obrigada pelo convite!

Sheila, não pense duas vezes para comprar sua batederia Kitchen Aid!! A Planetária é a melhor que temos aqui, mas não chega aos pés da KA, que é toda de ferro, tem um motor super potente e é uma batedeira para a vida toda. Quanto aos ingredientes, você pode trazer gotinhas de pasta de amendoim (se gostar), spray para untar formas, Maple Syrup para panquecas, favas de baunilha, etc. Eu não sei onde vc mora, mas talvez queira trazer temperos como alho em pó, chilli em pó, etc. Se eu fosse vc, traria tudo que achar diferente e gostoso! ;o)

BEIJOS E UM ÓTIMO CARNAVAL PARA TODOS!

Anônimo disse...

Amo suflês faço até com chuchu,mais não sei o que aconteçe ele mucha não muito mais mucha tem alguma dica. bjs. Aangelica)

Renato S. Alves disse...

Oi Cinara
Vou tentar esse suflê. Olha vou confessar um segredo. Eu nunca comi um suflê! Primeiro que achava muito difícil de preparar e no Brasil não é tão comum não é? Bom vou tentar mas estou de olho nesses ramequins (obrigado por me ensinar o nome) que custam 9 dólares cada no Publix. Também são da Le Creuset. Uma coisa que eu adoro aqui é o Spray para untar. Detesto sujar as mãos de manteiga!
hehehe
Obg pelas receitas!
Bj
Um Brasileiro na Terra do Tio Sam

Cinara disse...

Angelica, como eu disse, não sou especialista em suflês, mas pelos comentários que recebi, acho que é normal baixarem um pouco, sim. Preciso fazer outros para saber: a gente acaba aprendendo com a experiência! ;o)

Renato, aqui no Brasil acho que os suflês doces são os mais conhecidos, principalmente o de chocolate. Eu ainda não fiz, mas está na minha lista! Também adoro spray para untar!!! É tudo de bom, né? Eu ainda tenho os que eu trouxe dos EUA, porque aqui são caros demais... Mas quando fico sem, acabo comprando. Obrigada pela visita e pelo comentário! ;o)

Fernanda Abatepaulo Linhares Guimarães disse...

Maravilhosa essa receita!Amei esse blog!Parabéns!!!!

Marina Maria disse...

Ei Cinara! Essa série que você traduziu é a "Guerra de Cozinhas", que tá passando no GNT? Vi um episódio esses dias em que o casal fazia um suflê de gorgonzola e me lembrei desse post seu! O seu, por sinal, ficou bem mais bonito...rsrsrs. Beijo!

Cozinheira Anônima disse...

Fiz e ficou muito bom. :)

Cinara disse...

Obrigada, Fernanda!

Marina, é exatamente essa série que eu traduzi! Foi nesse episódio mesmo que me inspirei para fazer este suflê, mas como o "Guerra das Cozinhas" não apresenta as receitas, tive que pesquisar na internet mesmo. Fico feliz que vc tenha achado o meu mais bonito! :o)

Cozinheira Anônima, adorei saber que vc aprovou a receita!!

Beijos e bom fim de semana, meninas!