quinta-feira, agosto 26, 2010

O que comemos quando comemos sozinhos

Quando me deparei com este livro no site Goodreads, o título me chamou a atenção e logo o coloquei na lista de livros que pretendo ler. A autora de "What We Eat When We Eat Alone" decidiu pesquisar os que as pessoas comem quando fazem suas refeições sozinhas e, segundo a descrição do livro, as respostas são surpreendentes. Ela analisa os aspectos bons e ruins de uma refeição solitária, o relacionamento que as pessoas têm com a comida e encerra cada capítulo com uma receita para quem costuma comer desacompanhado.


Então comecei a prestar atenção no que eu mesma como quando estou sozinha em casa, quando meu marido e meu filho vão a um jogo de futebol, por exemplo. É claro que sempre preparo algo fácil e rápido, como um queijo-quente, uma mini pizza, um shirred egg...


Acho que só costumo comer duas coisas "incomuns" quando faço uma refeição sozinha em casa: pipoca e sanduíche de pasta de amendoim com geléia! (Não ambos na mesma refeição, é claro!) E agora eu adoraria saber: o que vocês comem quando comem sozinhos?

42 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou de macarrao. Ou faco macarrao com molho de tomate ou faco uma salada fria de espirais com tomate, abacate, cenoura ralada,alface, etc. As vezes tb sai um risotto.

Rosana Garcia disse...

qualquer coisa que tiver sobrado da refeição , com muittoooo ketchup em cima

Roberta Mello disse...

Oi Cinara!! Bem, eu como pasta!! Daquelas que eu gosto com muita azeitona, azeite, bacon, tomates cereja e manjericao rss, é a pura verdade kkk, beijos

Andrea disse...

um sanduiche frio...tipo: croissant, um bom queijo, creamcreese, pastrami, pepinos em conserva, alface, tomate...Amo, amo, amo!

Sandra Peres disse...

Eu viajo!! Faço um sanduiche rápido, as vezes invento um super risoto com um grelhado e salada, outras vezes como um montão de biscoito, eu sou umperigo sozinha!!!

Unknown disse...

sempre aproveito para fazer uma salada com tudo que adoro: azeitonas pretas, palmito, tomates, alface americana e cenoura.
Meu marido não come nada disso, então tenho que aproveitar os momentos só.

Cinthya Rachel disse...

risoto! pq meu marido não é muito fã

Pela Arte de Educar disse...

Cinara, geralmente como um sanduiche frio (presunto,salada) ou então faço uma omelete, a noite geralmente tomo um iogurte ou um chá com pão tostado.

Não gosto muito de comer sozinha e gosto mais de fazer do que de comer.

Beijos
Edna

Ana disse...

Ci, vc leu o livro, gostou?? Desde q saiu q eu quero ler esse livro, mas nao tem na minha biblioteca local e eu nunca lembro de compra-lo... Depois me conta se eh bom e se vc gostou.
Eu quando estou sozinha uma das coisas q mais gosto eh fazer berinjela! Asso uma em cubinhos e como inteirinha sozinha, delicia!
Tbem sou fa de saladas enormes com folhas de espinafre, rucula, legumes (abobrinha, pimentao, tomate), queijo de cabra e tofu!
Adoro!
Bjs!
Ana

ameixa seca disse...

Eu como o mesmo que quando estou acompanhada. Faço refeições quentes mas, normalmente, aproveito para fazer tudo vegetariano ou com condimentos que os outros não comem :)

Anna disse...

Gosto de fazer uma pizza com pão arabe integral no microondas é super rápido.
Gosto de fazer um macarrão al dente com pedaços de queijo branco, tomate italiano picado, manjericão e azeite por cima ( de preferência aromatizado com pimenta), e outras
Beijos

Unknown disse...

Pão com manteiga e café com leite. Ou pipoca. ou brigadeiro na panela, mesmo....ou - pra me redimir - iogurte com granola e alguma fruta.

Unknown disse...

Pão com manteiga e café com leite. Ou pipoca. ou brigadeiro na panela, mesmo....ou - pra me redimir - iogurte com granola e alguma fruta.

justme disse...

Dificil estar sózinha por aqui ;)
Mas quando acontece,depend da estação do ano.Verão: prato de frutas, especialmente com muita melancia que adoro; Inverno: Cereais e/ ou saladinha de fruta com molho de iogurte.
Bjs.

justme disse...

Dificil estar sózinha por aqui ;)
Mas quando acontece,depend da estação do ano.Verão: prato de frutas, especialmente com muita melancia que adoro; Inverno: Cereais e/ ou saladinha de fruta com molho de iogurte.
Bjs.

Anônimo disse...

ola td bem?
o livro deve ser bem interessante, tbem quero ler.
Humm, qdo estou sozinha como um pãozinho com cafe com leite,( sou fã de cafe com leite), ou um bifinho com salada
bjuss
Lu

Monique disse...

eu adoro pegar pão francês e cortar ao meio, colocar ketchup, creme de leite e mostarda, presunto, queijo, bastante oregano e levar para assar por alguns minutinhos... fica simples e é a minha pizza de pão

Trainee de Cozinheira disse...

Eu faço coisas rápidas, como sanduiches de queijo, de ovo, uma massa bem rápida, etc..

Aninha Padredi disse...

Eu moro sozinha, entao como sozinha todos os dias, a não ser de final de semana que fico com meu noivo. Mas costumo fazer comida durante a semana, só as sextas-feiras que fico sozinha (que o noivo sai com os amigos) que eu vou doida atras de uma (ou duas) coxinha! Tenho tara por coxinha, sou aficcionada! E tem uma doceria aqui pertinho de casa que faz a melhor coxinha que ja comi na minha vida! É absurda!

Gourmet disse...

Eu cozinho para mim! Até fiz um post contando isso: http://lilicagourmet.blogspot.com/2010/05/lucullus-vem-jantar-com-lucullus.html

Denis Pieroni disse...

Como uma espaguete com limão siciliano, deliciosamente fácil de fazer, o molho é frio mesmo nem precisa ir ao fogo. Toda semana como essa massa, outro dia recebi uns amigos em casa e queria algo facil e rápido para servir, o prato fez o maior sucesso ninguém acreditou que ficou pronto em 10 minutos, praticamente só o tempo de cozinhar a massa, também faço egg in the role e macaroni n' cheese

sadhia disse...

cinara eu quando estou sozinha tomo aquelas sopinhas de canecas super facil de fazer com torradas ou sanduiche de pasta de amendoin com geléia de framboesa ou geléia de damasco que eu amoooooo...como esse sanduba desde que me entendo por gente ..minha mãe sempre colocava na minha lancheira ...é tudu di bom bjus

Verena disse...

Amiga, que livro interessante! Quase nunca estou sozinha, é muito difícil, mas costumo comer uma salada com alguma proteína se for almoço e no jantar um café com leite e pão integral. Ou então iogurte e granola.
Um beijo!

Nereime disse...

Ci, publiquei hoje um post com os melting moments, ok?
Ah!Eu sózinha como mais sanduiches, principalmente com queijo!!!
Amo mais que chocolate.
bjs

Márcia Seixas disse...

Cinara, boa tarde. Sempre entro em seu blog, pois adoro suas receitas. Hoje entrei tentando descobrir a receita de pumpkin pie, mas não encontrei. Porém vi um comentario da Brisa num post sobre tortas de maçã dizendo que ela tinha essa receita. Será que vc poderia conseguir essa receita para mim? Desde já agradeço. Abçs, Márcia

Patrícia Nadal disse...

Oi Cinara, acabo de conhecer o blog e já me apaixonei!!! vou adicionar ao meu blog e colocar suas receitas na minha coleção hehe
E a respeito do post eu como frutas quando estou sozinha, alimentam e não dão trabalho algum para preparar hehehe

kalina morena disse...

oi Cinara,
como sozinha com frequencia, e no meu quarto, porque moro num apt da universidade.
como massa, muuitas vezes cereal, ate pro jantar e ultimamente to cansada demais de cozinhar e ter lavar tudo depois. um problema grande eh que verduras frescas estragam rapido e congeladas nao aguento mais.
procuro cozinhar pra tres refeicoes cada vez. mas acho muito ruim comer sozinha, apesar de tentar fazer minha comida parecer comida feliz.
tive uns dias fazendo umas saladas otimas, mas essa fase passou. to no momento cereal duas vezes ao dia com um almoco sem vergonha as vezes.
abraco
Kalina

Márcia disse...

Que legal o seu blog! Cheguei aqui quando procurava o equivalente ao buttermilk americano no Brasil. Moro nos EUA na região de Boston. Aqui encontro muita coisa do Brasil e pouco me arrisco a fazer pratos tipicamente americanos, mas hoje estava procurando uma receita de whoppie pie e, mais uma vez, me depararei com o tal buttermilk q eu nunca comprei! Parabéns pelo blog!

Cinara disse...

Gente, como vocês comem bem, mesmo quando estão sozinhos! Além disso, a maioria come coisas bem mais saudáveis que eu... Adorei todas as dicas e vou incorporar a maioria delas ao meu cardápio de "solo eating". Também me identifiquei com todos que degustam um belo café com leite e pão com manteiga: adoro jantar ou almoçar café da manhã!

Ana, eu ainda não comprei e nem li o livro, mas pode deixar que eu te conto assim que eu ler. E caso vc leia antes, também quero saber o que vc achou!

Aninha, você falou com tanta paixão dessa coxinha que fiquei até com vontade de provar! :oD

Márcia, eu realmente não tenho uma receita de pumpkin pir porque não gosto de abóbora! Mas clique aqui para ver a receita da minha amiga Cris. Tenho certeza de que vc vai gostar!

Beijos a todos e obrigada por me contarem suas aventuras gastronômicas solitárias!

Kelly Marques disse...

Geralmente eu como porcarias, tipo: pipoca, pizza, sanduíche, miojo... Tudo isso porque não tenho muita habilidade culinária, apesar de amar a cozinha =P

Anônimo disse...

Bem, eu almoço sozinha durante a semana, por ser a única que só tem de aulas de tarde.
Vou variando: miojo, carbonara, mac'n'cheese, atum à brás (faz-se da mesmo maneira que o bacalhau à brás, só que com atum), sobras da noite anterior (se for carne, costumo misturar com vos mexidos e comer no pão), hamburguer, bifes de perú com bacon frito.. Ou então como sopa! Há sempre sopa feita cá em casa haha

Beijinho*Beijinho*
Rita

FP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FP disse...

Eu detesto cozinhar quando estou sozinho, Ci! Therefore, quando estou sozinho, adoro comer wraps de qualquer coisa... presunto, queijo, peru... Nao pode faltar no wrap um bom guacamole e uma boa salada de alface iceberg (esqueci o nome em portugues, sorry!)...
XXX

Tai disse...

ei muitas vz tambem como pipoca que eu adoro. mas as vz tb rola, um macarraozinho ou rizoto ou uma saladinha especial

Helena disse...

Pipoca. Gente, adoro pipoca.

Helena disse...

Pipocas. Hmmmm... Adoro!!

Anônimo disse...

Eu como torrada com patê, ou com muita preguiça abro -muito sacrifício- uma lata de atum em pedaços - e lá vai ele com torradas!!!Quando muito inspirada e a geladeira vazia - panquecas com syrup que mantenho em estoque em casa!

Andressa Biscuit disse...

sempre que estou sozinha faço um macarrao com molho de tomate e bacon bem encorpado, adoro macarrao e faze-lo me da uma sensaçao enorme de liberdade *-*
vai entender...

a propósito, adorei seu blog é fantastico!!

Chandarela disse...

Depende do humor e do que está na dispensa, geladeira de casa.
Se tiver rapidez faço tacos com o que sobrou do almoço, com queijo ou frango e até repolho refogado! Também sou de macarrão, mas enriqueço com o que tem na geladeira(hoje foi com aspargos, pimentões assados, azeitonas e carne moída - sobra). E uma saladinha antes vai sempre bem!

Anônimo disse...

Oi Cinara!
Fiz os shirred eggs esses e dias e ahhhhhh! Que delícia, e tão simples de fazer!
Meu marido tb amou, somos fãs de ovos.
Ah, eu estou esperando a próxima leva de cookie scoop pequenas, quando vai chegar?
Um beijo!

Cinara disse...

Eu também sou fã de ovos, Karina, e sempre faço shirred eggs. Fico feliz que vcs tenham gostado! Quanto às cookie scoops, eu devo fazer um novo pedido no próximo mês. Se vc puder mandar um email para a lojinha, eu te aviso quando chegarem! (lojacinarasplace@mpc.com.br)
Beijos!

. disse...

Salada de alfce com queijo em cubinhos, fiambre magro, rodelas de banana, sementes de girassóis azeitonas pretas. Temperada com sal, azeite puro, vinagre e orégãos.