terça-feira, maio 04, 2010

Reciclagem de Óleo de Cozinha

O que vocês costumam fazer com o óleo que sobra das frituras? A maioria das pessoas já sabe que ele não deve ser jogado no ralo da pia, do tanque ou no vaso sanitário, pois o óleo provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento, além de ser prejudicial ao meio ambiente. Também não é aconselhável colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo, pois, em caso de vazamento, o óleo pode contaminar águas subterrâneas. Então, o que fazer com o óleo de cozinha usado? Desde que me mudei para meu prédio atual, há cerca de um ano e meio, eu tenho armazenado o óleo em garrafas de refrigerante. Como não faço muita fritura em casa, a quantidade não era grande, mas eu já tinha duas garrafas de dois litros quase cheias. Decidi procurar locais que coletassem esse óleo em Campinas, e felizmente encontrei várias opções, que decidi compartilhar com vocês.

Eu acabei recorrendo a um ponto de coleta da Porto Seguro Seguros, que fica perto da escola do meu filho. Eles fornecem um minigalão de boca larga (que aparece na foto acima) para colocarmos o óleo a ser descartado, que depois será reciclado e servirá de matéria-prima para a fabricação de biodiesel. Além da Porto Seguro, que tem mais de 40 endereços na Grande São Paulo, Santos e Campinas, outros locais coletam óleo de cozinha usado, como algumas lojas do supermercado Pão de Açúcar, e a Ecóleo, Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível, que possui pontos de coleta espalhados por todo o país. Acessem os seguintes sites para encontrar o local mais próximo de você:

Porto Seguro – Reciclagem de Óleo de Cozinha

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar – Unilever

Ecóleo (acesse o item "ecopontos")

25 comentários:

Monica Uehara disse...

Cinara! QUe ótimo post esse!
Minha sogra transforma todo o óleo usado pela família em sabão, mas vou procurar um posto de coleta desses para me informar melhor.

Unknown disse...

Olá Cinara! Sempre acompanho seu blog e achei ótimo esse post. Aqui em casa eu separo tudo que pode ser reciclado e levo para um supermercado que tem posto de coleta seletiva. Dá um certo trabalho e as vezes fico cheia de sacolas de "lixo" entulhadas aqui mas o alívio na minha consciência vale o esforço. Aqui em BH a rede de supermercados Verdemar tem um lugar pra gente despejar óleo de cozinha para reciclar. Fica a dica pra quem é daqui e ainda não sabia! Beijos e parabéns pela iniciativa!

Artes da Cris disse...

Muito legal mesmo! Vou repassar!
Bjo.
Ana

Vic disse...

Cinara!
Muito bom seu post, ainda mais que ele me animou a continuar guardando o pouco óleo que uso. Como você, quase não faço frituras.
Para as que são de Campinas, a Paróquia do Divino Salvador na Av. Júlio Mesquita 126, está com uma campanha que se chama "Óleo para a Vida" que tem o objetivo justamente de arrecadação de óleo usado. A igreja tem um estacionamento bem ao lado e é lá que as pessoas devem entregar os frascos que conseguirem.
Esse posto da Porto Seguro fica em que rua?
Bjos e parabéns pela boa idéia!

Iliane disse...

aqui em casa..usamos muito pouco oleo..dificl fazer frituras...mas..quando acontece isso..tem uma moça..que faz faxina..por aqui..em algumas casas..e guardo para ela..com isso..ela faz sabão de tabeltes e tambem detergente!!e..acredite:já comprei o detergente dela..e fica muito bom!!!adorei o post!bjus..li

Bia Szasz disse...

Ótima informação Cinara, bom saber os locais aqui em Sao Paulo onde reciclam. Beijos

jane disse...

Ci, otimo seu post sobre a reciclagem de oleo de cozinha.Tds devem er concientes a esse repeito.Agora no condominio da minha filha passa um caminhao reclhendo o oleo a cd 15 dias,mas antes tive q procurar mt,e tm encontrei a Porto Seguro,pois em Curitiba faz muito tempo q recolhem.Eha cooperativas q fazem sabao, e eh um otimo abao soh compro deles.
Beijos amiga e PARABENS pela sua preocupacao com o nosso meio hambiente.

♥ Nat ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♥ Nat ♥ disse...

Adorei o post! Me inspirou um!!
Seu blog como sempre maravilhoso!!!
Beijos

Maria disse...

Adorei o post. E olha que eu jurava que não tinha coleta aqui em Belém! Obrigadinha.

Unknown disse...

Cinara,

Excelente post, estes problemas são cada vez maiores e a falta de informação contribui para isso.

Beijinhos

Carla disse...

Cinara,
Gostei muito do seu blog e já estou te seguindo,gostaria de convidar você para seguir o meu,sou uma apaixonada por culinária com histórias,bom a minha vida é cheia de histórias lindas daria até um livro,em meu blog coloco um pouco de minhas andanças pela Australia onde vivi alguns anos com meu marido,a culinária de familia com livros antigos de minha bisa, minha avó e minha mãe,minha mãe era uma dona de casa que cozinhava que era uma maravilha,um pouco de artesanato que ninguem pode viver sem fazer arte né???!!!Bom e também sou campineira e vivo em Campinas,nasci em uma cidade que era tão gostosinha e todos se conheciam,é Campinas já foi assim cidade do interior.Gostei muito do post falando da reciclagem do óleo de cozinha vou procurar.Um grande abraço e te espero para me seguir em meu blog.Beijos,
Carla

Anônimo disse...

Muito importante isso! Ótimo post!

Lala disse...

Oi Cinara adoro seu blog. Faço engenharia ambiental e o óleo de cozinha é um grande problema.
apenas 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água... pena que aqui onde eu moro não tem nenhum posto de coleta, então eu deixo td guardado em garrafas pet, até achar alguem que faça bom uso...
copiando um comentario aqui de baixo, é muito legal mesmo sua iniciativa, pois muitas pessoas fazem errado por falta de informação, e um blog bem acessado como o seu é uma ótima fonte para a divulgação!

Le Bottecco Delicatessen disse...

Oi Cinara!! Obrigada pelo recado!
Adoramos o seu blog!!
Um beijo,
Equipe Le Bottecco.

Cinara disse...

Monica, eu ia mencionar neste post a fabricação de sabão com óleo usado, mas como não sei como ele é feito, e a idéia poderia causar curiosidade, achei melhor não citar. Mas pelo que li, muita gente ainda coleta óleo usado para fazer sabão, o que não deve deixar de ser uma reciclagem ecologicamente correta!

Elisa, muito obrigada pela dica! Com certeza será útil para meus leitores de Belo Horizonte! A reciclagem realmente dá trabalho, mas, como você disse, também acho que o esforço vale a pena.

Obrigada, Ana Cristina!

Vic, obrigada por me avisar sobre a iniciativa da Divino Salvador! A central de coleta da Porto Seguro fica na Av. Barão de Itapura, 1.866, duas quadras depois da Av. Brasil. Mas tem na Moraes Salles também, talvez fique mais perto para você!

Iliane, sabe que eu nem imagino como se faz sabão e detergente com óleo usado? Agora fiquei curiosa, vou ter que pesquisar!

Obrigada, Bia! Com certeza muita gente não recicla porque nem sabe aonde levar o óleo, não é mesmo?

Jane, obrigada, querida! No meu prédio antigo também havia coleta, o que era muito mais conveniente... Quanto mais fácil for, mais gente vai reciclar!

Nutrição com Sabor, obrigada pelos elogios! Depois vou conferir o seu post com certeza!

Obrigada, Maria! Tudo seria mais fácil se essas iniciativas fossem mais divulgadas, não é mesmo?

Cacahuete, por isso achei importante divulgar: para ajudar quem deseja reciclar e nem sabia que existiam postos de coleta por perto!

Carla, mais uma blogueira de Campinas, que bacana!! Vou visitar seu blog com certeza para conhecer algumas de suas histórias...

Obrigada, Mila!

Lala, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Acho que ainda fazemos muito pouco em termos de reciclagem no Brasil, mas aos poucos vamos melhorando...

Obrigada pela visita e pelos elogios, Equipe Le Bottecco!

Um beijão e um lindo final de semana a todos!!

Claudia disse...

Oi Cinara, quanto tempo!
Passe pra te desejar um lindo Dia das Mães!


beijos

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Cinara, estava esperando o condomínio do meu prédio começar a coleta, mas depois que li o seu post vou ao Pão de Açúcar, que tem bem perto aqui de casa e que faz a coleta. Obrigada pela dica.
Bj Maura (moro no Rio de Janeiro)

Raquel Valentini disse...

Oi Cinara! Primeiramente, parabéns pelo blog! Posts sempre úteis!
Engraçado que a coleta vai de mal a pior em pequenas cidades, etc. Onde moro (João Pessoa) observando como uma leiga, a única menção sobre coleta de óleo que vi foi de uma cooperativa numa pequena pastelaria no shopping. Pergunto as pessoas e poucas sabem sobre. Mas você me deu a ideia de pesquisar mais a fundo pela cidade a respeito. Aí repasso e atualizo seu post ;)
Em casa mal enchemos um pote de azeitona no ano... mas estão sempre guardados, aguardando encontrarmos um local.
Grande beijo!

laila radice disse...

esse é realmente um post bemmm importante! bjos ci!

Cinara disse...

Faz tempo mesmo, Clau! Aliás, o tempo voa... Espero que seu Dia das Mães tenha sido ótimo! Precisamos marcar um café para botar a fofoca em dia! ;o)

Maura, fica bem mais fácil quando temos um posto de coleta perto de casa, não é mesmo? Quanto mais facilitarem, mais gente começará a reciclar!

Raquel, obrigada pela visita e pelos elogios! Não deixe mesmo de escrever novamente se encontrar um posto de coleta de óleo na sua cidade. Com certeza será muito útil!

Laila, obrigada! Quanto mais gente souber como reciclar, melhor será para o mei-ambiente, certo? ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Bruno disse...

Muito boa a sua colocação.
Precisamos ter consciência na hora do descarte do óleo de cozinha.
Abraços.

Cinara disse...

Obrigada, Bruno! Sei que a quantidade de óleo (e lixo) reciclado está longe da ideal, mas cada um fazendo a sua parte já ajuda muito! ;o)

Unknown disse...

olha, isso é que era de valor aqui em pt, só temos o contentos, mas nd de garrafinhas...

Cinara disse...

Eu também acho que as garrafinhas ajudam bastante, Rose Ly!
Beijos e obrigada pela visita!