quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Arquivando Receitas

Definitivamente, um dia eu vou precisar de um caderno de receitas digital como este aqui em cima. Eu sempre gostei de novidades eletrônicas, e este Demy (ou algo similar) já está em vias de se tornar algo muito útil (e futuramente indispensável), pelo menos para mim. Ele arquiva até 2.500 receitas, possui três timers (hoje eu uso dois), faz conversões de pesos, medidas e temperaturas, possui um dicionário de substituição de ingredientes e várias outras funções bacanas. A tela é sensível ao toque, e o aparelho é de plástico durável e resistente a derramamentos, o que é crucial para os cozinheiros mais "estabanados".

Atualmente, eu arquivo minhas receitas da seguinte forma: primeiro, ao encontrar algo interessante na internet, eu salvo no Delicious, um site super prático para salvar, catalogar e organizar páginas da internet. Para vocês terem uma idéia, hoje eu tenho mais de 550 receitas salvas no Delicious, das quais eu devo ter testado cerca de 10%. Quando decido fazer alguma receita, eu acesso o site ou blog através do Delicious e copio a receita à mão. Assim eu economizo tinta de impressora e papel, e o meio-ambiente agradece! Desde o ano passado estou usando este caderno de receitas super fofo que ganhei da querida Luna:

Depois de fazer a receita, eu faço anotações no caderno, como rendimento, tempo de forno, modificações, etc. A receita vem para o blog e depois é arquivada em cartões contendo todos os detalhes, alterações e sugestões, além da data de publicação no blog. Somente receitas aprovadas vão para a caixinha, que é uma das formas mais comuns de arquivarem receitas nos Estados Unidos. A minha é esta aqui, decorada exclusivamente para mim pela minha amiga Cris:

Por enquanto, a caixinha e os cartões estão dando conta do recado, mas à medida que a quantidade de receitas aumenta, será preciso um modo mais fácil de localizá-las... É claro que eu também deixo as minhas receitas arquivadas no computador e em CDs, o que vai facilitar muito quando eu decidir aderir ao caderno de receitas digital! E vocês, como arquivam suas receitas?

35 comentários:

Roberta Mello disse...

Oi Querida sumida, eu arquivo minhas receitas da maneira mais rudimentar possivel, em papéis que vou anotando assim que vejo uma receita boa e depois ponho tudo dentro de cadernos de receitas pré existentes, rsss, uma bagunça, ai, que vergonha rss, beijocas e que lance legal esse organizador hein, ai, desejei, quem sabe deixo de ser bagunceira??

ameixa seca disse...

Eu colo o link da receita num documento word, a receita que quero fazer é passada para um caderno comum e com uma marcador colorido eu coloco o símbolo de +++ se for muito bom. Essas eu sei que posso experimentar novamente :)
Mas esse objecto aí é o sonho de muitas de nós, né?

Priscila Ferreira disse...

Adorei a dica!!
As minhas eu imprimo... até fiquei com vergonha!!! E guardo em uma caixa! Mais vergonha ainda!!
Mas quero organizar direitinho, fazer um fichário...
Revirei o blog hj pois estava procurando uma receita pra fazer e achei a de biscuit!!! Que maravilha! Foi uma das coisas que mais gostei do cardápio americano e tentei algumas receitas que não tiveram sucesso! Fiquei louca pra testar a tua!!!
Bjuuu
Pri

Sandra Peres disse...

Eu tenho um bloquinho de anotações que levo pra cozinha e anoto tudo que uso na receita, depois eu passo pro blog e salvo no bloco de notas do google, estou anos luz de ser organizada!!!

Bjão

Unknown disse...

Mas que lindo arquivador electrónico de receitas. Adorei. Vou querer um desses este ano para o Natal, lol!

Beijinhos

Anônimo disse...

Uai Cinara, e a lojinha? Você desistiu?
Beijos,
Ana Carol Crocks

Rosane Vargas disse...

Uso o computador para tudo. Receitas feitas, por fazer, que foram para o blog, que irão... esse aparelhinho é um sonho.

Abraço

Rosane Vargas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
® disse...

Tinha que ser côiss de Cih esse aparelíin, né?! Chicoso purdimais!
Cê nem devia fazer essas perguntas difíicer prá nóis depois de mostrar tanta coisa bonita...:D
Eu arquivo, no control C mais o V no outlook, yes! Desativei pq não tem mais espaço...rs...tentei me tratar com Verena, mas c tanta receita boa penso q só c tarjinhacôdinoitinha...
Um bejim no seu coração fia!
da Vinni

Carolina Andrade disse...

Nossa Ci, que organização!! Eu tenho duas pastas no note, uma recipes to do, e uma recipes done. E tenho também um caderninho e duas pastas. E eu sempre quero fazer as anotações quando faço alguma mas nunca lembro, e meu caderno é uma bagunça só, só eu me acho nas minhas escritas!! Mas esse eu queria viu, muito legal!! Beijão

Talita disse...

Oi, Cinara. Eu colo e copio a receita no meu computador. Eu acho bem prático porque já vem com o link do post, depois se faço e quero por no blog é só clicar e ver de onde tirei.
Aí faço minhas pastas doces/salgados e dentro delas separo tudo: bolos simples - chocolate-baunilha-frutas-legumes-canela. Cookies - chocolate-sugar cookies-baunilha-canela. E assim por diante.
Quando quero procurar alguma coisa é só ir no campo de busca e digitar por um ingrediente ou o nome da receita que aparece tudo o que quero.
Quando vou fazer a receita, levo o laptop pra cozinha, o que nem sempre é seguro, pois já derrubei nele molho, doce, farinha... rs

Gostaria muito de um aparelhinho desse. Ele também arquiva foto junto com a receita?

Um beijo

Faby Lima disse...

Eu tbm uso o Delicious. Mas como a maioria das receitas que eu faco sao de blogs que eu sigo, marco com estrela e separo por tags no Google reader. E para fazer, abro no pc e vou olhando.

conceicao disse...

Eu guardo as receitas no word, mas gostei deste aparelhinho.
Bjs

Kika disse...

Eu faço mais ou menos isso, só que ao invés de guardar no delicious eu salvo num blog (restrito, assim eu posso fazer meus comentários a vontade), com a foto e o link do post original. Quando vou testar, anoto num papel e levo pra cozinha (já tentei levar o tablet mas cheguei nem perto dele com medo de sujar). Se eu gosto, faço meus comentários no blog e passo a limpo no caderno de receitas que frequenta a cozinha.

Só que eu tenho mais dois cadernos (um pra doce e um pra salgados), onde eu passo a receita a limpo de novo, pra ficar com um caderno sem mancha de ovo e farinha.

Dá trabalho, mas eu gosto do processo todo...

Noelia disse...

Ci, amei esse Demy!!!! Super chique! Gostei tmb das suas dicas de como armazenar receitas. Eu ando ficando meio perdida com tantas receitas deliciosas na internet. Mil blogs hahahahah!
Beijos e bom fds!

Juliana disse...

Oi Cinara

Outro dia li uma artigo no blog Brown Eyed Baker justamente sobre aplicativos super úteis que podem ser utilizados via iPhone.
Eu não tenho iPhone e nem sei se os aplicativos estão disponíveis no BR, mas já é alguma coisa.

Veja lá: http://www.browneyedbaker.com/2010/02/18/20-iphone-food-apps-to-feast-on/

Vic disse...

Cinara!

Desse jeito você ainda vai me levar à falência! Já estou sonhando com um Demy(ou algo similar)
Eu baixo as receitas, salvo em várias pastas e uma vez por mês, copio em CDs.
Depois do que passei com a perda de absolutamente tudo o que tinha no PC qdo tive o HD "queimado", faço cópias de tudo!
Agora me lancei num projeto de além de criar vergonha, digitar todos aqueles pedaços de papel que recheiam os meus antigos cadernos de receitas. Estou conseguindo aos poucos!
bjos da Vic.

Luciana B. disse...

Ci, também AMEI este Demy!! É a minha cara. Minhas receitas testadas e aprovadas vão para um caderno virtual chamado RECEITAS no Word do meu computer... E eu tenho um backup em pendrive, que levo comigo para viajar quando vou a casa de alguém. Assim tenho sempre minhas receitas à mão! As receitas não testadas estão num caderno de recortes, coladas, ou então "favoritadas" no Explorer!

Iliane disse...

ah..eu amei esse aparelnhinho maravilhoso!!já fiquei a sonhar com ele!!menina..de tanta receita que tinha..que resolvi fazer um blog restrito..só para arquivar receitas que um dia pretendo fazer..fora a trilhoes de receitas que tenho imprimidas!!!e..que quando quero numca acho o que preciso de tão desorganizado que tá!!eu amaria esse demy tambem..bjus

Gina disse...

Meu marido e eu começamos um trabalho de arquivo num programa, cujo nome não me lembro. Mas está um bom tempo parado...
Fora isso, tenho arquivo de receitas separadas por categorias no word, mas a intenção é agrupar tudo. Por enquanto não passa de "esboço de intenção", para levar o notebook pra cozinha. Esse aparelhinho pode ser bem útil. Vou pesquisar.
Bjs.

Clarissa disse...

Cheguei ao seu blog justamente procurando por "organização de receitas". Uso Linux, e há um programa ótimo chamado KRecipes, que organiza as receitas por categoria, possui combinador de ingredientes (funciona mais ou menos assim: vc marca o que tem na geladeira e ele te retorna as receitas com aqueles ingredientes, pra mim essa é a melhor característica do programa), faz lista de compras com base nas receitas que vc faz, tem tabelas nutricionais, espaço pra avaliação e fotos, backup, importa e exporta receitas... só falta falar. Também uso o fichário com plásticos e as receitas impressas dentro, pra não sujar, e tem funcionado bem. Por praticidade, prefiro o KRecipes, pq ele é imbatível na hora da pesquisa direta, mas às vezes a gente quer folhear umas páginas, não é? Eu continuo indecisa sobre qual dos dois métodos é o melhor...

Claudia Lima disse...

Para uma pessoa super organizada como eu, posso garantir que minhas receitas são uma confusão total. Nada é perfeito!
Eu arquivo em vários lugares diferentes, mas gostaria de simplificar, só que nunca chego a um consenso.
O jeito mais prático ainda é o velho caderno, pois vai para qq lugar e o pc pode pifar, além do que não vai parar a cozinha.
Gostei muito da sugestão do Delicious e vou verificar. Eu ainda não conheço.
A maquininha é fera! Eu gostei!
Bjs :)

Richie disse...

Nossa, acho que eu nao ia saber usar um negocio desses..rsrs
Tenho 2 cadernos que comprei originalmente pra faculdade e virou anotaçoes de receitas.. mas é uma bagunça total!

Foi bom vc ter aparecido, Cinara!

bjim, bom fds!

Lua Limaverde disse...

Ci, que bom que está sendo útil! Menina, como eu sou de uma época pré-computador, também ainda tenho o hábito de escrever à mão. Eu sempre anoto tudo num caderninho ou papel solto e deixo na geladeira enquanto faço a receita. De vez em quando eu levo meu Ipod pra cozinha, mas acho meio arriscado. O problema é que os papeizinhos estão se acumulando e eu nada de organizar! Tenho que dar um jeito nisso, rs. Beijos!!!

Rafaela Prachedes disse...

Oi Ci, eu costumo digitar todas as receitas e guardar numa pasta as que eu não fiz... as que eu já fiz, mando pro blog... assim ficam sempre à mão... como uso um net book eu uso muitas e muitas vezes ele como livro... ando com ele pela casa... e carrego ele pra todo lugar que eu vou!!

Beatriz disse...

Querida Cinara!
Minha maneira de organizar receitas é bem "jurássica".
Depois de testar e aprovar, eu as copio diretamente no meu livro de receitas!
Fiquei bastante empolgada com esse organizador... um luxo!!!

Algumas considerações:
- Sim, a Yoki TINHA a pipoca doce salgada e até chamava Kettle Corn!
No pacote até havia a explicação de sua origem e tals...
Quando não mais a encontrei, fiquei triste por um lado mas feliz por me ver livre do vício!..rssss
Agora que achei a receita... é o meu fim!!!
- Hoje eu fiz a sua receita de muffins de blueberry super fáceis e AMEI com toda força desse mundo!
Com a chuvinha e o tempo mais fresco eu me animei e só recebi elogios da minha galera!
Meus pequenos não se adaptaram muito com os blueberries e eu até inovei a receita.
Depois você passa lá no meu blog prá ver!
Muito obrigada por dividir suas tão bem sucedidas experiências culinárias!
Bjs com carinho!
http://nossorecanto2.blogspot.com/

Verena disse...

Confesso que virou já um samba do caqui! Tenho muitas (muitas mesmo!) receitas no computador, em mil arquivos diferentes, tenho na barra de favoritos do PC, tenho muitas já impressas em pastas, em livros, em vários cadernos...vixi...
Estou realmente precisando decidir um jeito para que possa arquivar tudo de uma maneira só e definitiva.
Normalmente eu salvo numa pasta para testar, depois quando resolvo fazer eu copio a receita e faço as minhas anotações. Publico no blog ou não e depois coloco numa pasta de testadas e aprovadas. Muitas já estão no meu caderno mas há tantas para serem transcritas...!
Um beijo e saudades!

Simone Izumi disse...

Ci,
meu deus como vc é organizada!!!!ahhahahahah...que vergonha.
Bom, eu arquivo no blog, no rascunho do outlook nos favoritos de meu computador e celular.
tenho um caderno de receitas véinho que guardo com carinho, mas ele não é lá muito organizado também...rs
bjs
si

Claudia disse...

Oi Cinara, quanto tempo! Sabe que eu tenho cinco cadernos de receitas destes comuns, encapados de forma bonitinha, mas hoje não tenho tempo nem vontade de copiar receitas à mão, então algumas eu colo nas páginas do caderno e outras eu simplesmente, vencida pel apreguiça, coloco em uma pasta. Mas ás vezes, passo horas procurando. Acho que preciso ser mais organizada. Este aparelhinho que vc mostrou é um show, hein? E o Delicious, eu não conheço, vou lá já.

beijos

Paula Pacheco disse...

Ci, sabe o que eu gostaria de ter na cozinha? um lap top pra ler as receitas e que ficasse so na cozinha, eu gravo todas no computador, mas não imprimo para também nao perder tempo enm gastar com tinta, já pensou? Vai na minheca mesmo.
bjs
Paula

Cinara disse...

Roberta, eu sei que ando sumida... É o trabalho que me afasta da cozinha e dos blogs! Quanto ao organizador, acho que em pouco tempo ele será algo comum, e todas nós teremos algo parecido. É esperar para ver! ;o)

Ameixa Seca, eu achei o aparelhinho muito interessante... Mas ainda vou esperar o preço baixar bastante!

Priscila, atualmente, eu só imprimo o que não tem outro jeito, mas nunca receitas. O que você pode fazer é imprimir várias receitas por página, para economizar papel e tinta! Depois me conte se fizer os biscuits, OK? ;o)

Sandra, eu achei o seu método bem organizado, sim! E se você consegue achar as receitas que precisa dessa maneira, é o que importa, não é?

Cacahuete, eu vou esperar o preço baixar mais, ou aguardar o lançamento de algo mais barato. Mas acho que será assim que todas nós guardaremos receitas no futuro!

Ana Carol, eu não desisti da lojinha, não! O problema é que eu esperava que meu trabalho só fosse aumentar depois do carnaval, como acontece todos os anos, mas este ano a carga começou logo no dia 4 de janeiro, e meus planos de organizar a lojinha em janeiro foram por água abaixo... Agora estou esperando uma folguinha para conseguir preparar tudo!

Rosane, este aparelho nada mais é que um mini computador só para receitas! Eu achei bom porque é feito para ficar na cozinha, e podemos sujá-lo sem dó... :oD

Vinni, é justamente por encontrar tanta receita boa que eu não vivo mais sem o Delicious! As receitas são arquivadas com "tags": se eu quiser uma receita que leve maçãs, é só clicar na tag "maçãs" que aparecem todas as receitas com a fruta que eu arquivei! Super prático!

Carol, o importante é que você se acha nas suas escritas, não é amiga? Mas em um futuro não muito distante, todas nós teremos um aparelho como este, ou mesmo um pequeno notebook só para receitas, e à prova de sujeira!

Talita, excelente o seu método de organização! Eu também adoro localizar receitas por ingredientes, é muito prático! Quanto à sua pergunta, o site não diz se é possível arquivar fotos também, mas eu acho que sim. Na verdade, as receitas ficam armazenadas em uma conta sua particular, em um site, onde vc anexa as receitas que fez ou quer fazer. Depois é só sincronizar via cabo USB que vai tudo para dentro do Demy!

Fabiana, você também leva o computador para a cozinha? É realmente uma das soluções mais práticas, mas eu morro de medo de derramar alguma coisa no meu notebook!

Conceição, ele parece bem simples de operar, mas tem muitas funções interessantes... Só espero que o preço baixe logo! ;o)

Kika, fabulosa essa idéia de arquivar receitas em um blog restrito! Isso permite que você deixe registrado seus comentários, observações e alterações da receita... Nota 10!

Noelia, nem me fale em "mil blogs"... Antes do Delicious eu também ficava perdidinha, mas agora consigo me achar com facilidade. E um Demy ajudaria mais ainda! ;o)

Juliana, achei muito interessantes os softwares disponíveis para iPhone, principalmente o da lista de compras! Hoje eu ando com a lista de compras em pedaços de papel, que vivo perdendo, ou coloco a lista no meu Palm, mas que às vezes esqueço em casa... Eu não tenho iPhone, mas se tivesse, usaria esse aplicativo com certeza!

Cinara disse...

Vic, perder todos os dados de um PC é realmente traumatizante... Eu me lembro do que vc passou! E acho ótimo você digitar as receitas que estão em papéis soltos: com certeza vai encontrar ótimas receitas das quais nem se lembrava mais!

Luciana, amei a idéia de salvar a pasta de receitas no pendrive!! Eu sempre conto que terei internet à disposição para consultar meu blog, mas nem todas as minhas receitas estão aqui. Vou copiar sua idéia agora mesmo!

Iliane, como eu disse para a Kika aqui em cima, achei incrível essa idéia de fazer um blog restrito. É uma realmente maneira muito prática de arquivar as receitas, e também de encontrá-las depois. As receitas impressas em papéis soltos são bem mais difíceis de localizar, não é mesmo?

Gina, além do Demy existem mais um ou dois aparelhinhos do gênero, e com o tempo eles devem ser ainda mais aprimorados. E além dos recursos, é ótimo saber que nenhum "acidente" vai estragar o aparelho... ;o)

Clarissa, esse KRecipes parece ser excelente! Acredito que existam programas semelhantes para o Windows (que eu uso), mas continuo não querendo levar o notebook para a cozinha... :o(

Claudia, eu também demorei para achar um sistema que funcionasse para mim, mas agora estou satisfeita. Tenho certeza de que vc vai gostar do Delicious: ele é muito fácil de usar e ajuda muito na hora de localizar as receitas!

Richie, claro que vc iria saber usar o Demy!! Ele é muito simples! Mas acredito que ainda vão surgir outros ainda melhores... Vamos aguardar!

Lu, é uma delícia escrever na pasta que vc me deu, amiga! Estou até caprichando mais na letra... ;o) Eu cheguei a pendurar papéis com receita na geladeira, mas acumulavam tanto que os ímãs não davam conta de segurar o maço... Aí tive que achar outro modo!

Rafaela, por ser menorzinho, o netbook é mais prático para levar à cozinha, não é mesmo? Mesmo assim eu teria receio de derramar alguma coisa em cima dele... Não costumo fazer muita sujeira na cozinha, mas acidentes acontecem!

Beatriz, seu modo tradicional de organizar receitas é infalível, mas com a quantidade de receitas que encontramos atualmente na internet, em breve todas nós teremos que nos render ao caderno de receitas digital, amiga... É informação demais! :o) Estou inconformada por nunca ter provado a Kettle Corn da Yoki... Como é que eu nunca vi??? E fiquei feliz em saber que você e sua família aprovaram os muffins de blueberry: vou ver no seu blog com certeza!

Verena, eu apenas imagino a quantidade de receitas que vc deve ter, amiga... E quanto maior a quantidade, mais difícil vai ficando para localizar algumas em cadernos! Meus cartões estão separados por ordem alfabética, mas só na letra P tem mais de 50 cartões! E preciso passar cartão por cartão até achar a receita que eu quero. Acho que não vamos conseguir evitar a tecnologia nessa área por muito tempo, Vê... ;o)

Si, acho que podemos dizer que sou uma "control freak": fico desesperada se não tenho tudo sob controle! E não conseguir achar uma receita seria o fim do mundo para mim... Também tenho alguns cadernos véinhos que guardo de recordação, sujinhos e tudo!

Claudia, precisamos colocar a fofoca em dia, fiquei sabendo que você tem novidades em sua vida... Depois quero saber tudo! Eu também cheguei a usar pastas para arquivar receitas, mas acabou não dando certo porque eu demorava muito para achar o que queria... Agora estou satisfeita com o meu sisteminha!

Paula, este Demy é exatamente isso, um tipo de computador para ficar só na cozinha! Mas com certeza ainda vão surgir aparelhos ainda melhores e mais baratos, e não vai demorar muito... ;o)

Um beijão para vocês!

Sewing Mama disse...

Cinara,
Eu vi o seu post, fiquei super curiosa, minha irma estava nos EUA e eu pedi para ela trazer para mim!
Conclusao: Nao gostei! Ele nao tem acesso wi fi (achei que tivesse). Vc tem que entrar em um site, adicionar receita por receita, conectar o aparelho ao computador e ai syncar para passar as receitas que voce ja adicionou. Um IPAD teria sido um investimento melhor, o mesmo programa que funciona no DEMY funciona no IPAD e ainda da para acessar a receita e copiar e colar para o site.
Beijos!

Cinara disse...

Puxa, Lua, peço desculpas por ter dado a dica de um produto que não atendeu às suas expectativas! Eu me baseei nas informações do site, talvez,se tivesse testado o aparelho como você, eu não tivesse achado grande coisa também! Quando publiquei este post, o iPad ainda nem havia sido lançado, por isso não tinha como comparar, mas você tem razão: hoje o iPad seria mais interessante também por ter muitas outras utilidades...
De qualquer forma, obrigada por me contar sua experiência. Só lamento que tenha sido negativa!
Beijos e bom final de semana!

Sewing Mama disse...

Cinara,
No worries! Eu nao achei que seu post era uma indicação e sim um post sobre algo que parecia interessante! E Realmente, a ideia é fantastica, só precisa de uns aprimoramentos! Talvez daqui a algumas versoes ele seja melhor que o ipad, já que ele tem a vantagem de ser water resistant e ficar numa posição otima para ler!
Beijos,
Lua