terça-feira, setembro 22, 2009

Peanut Butter Oat Bars

Eu tinha esta receita guardada há algum tempo, e quando decidi usar a minha pasta de amendoim para fazer algo mais light que sorvete, vi que era exatamente isto que eu estava procurando. Estas barrinhas de pasta de amendoim e aveia têm a textura de um cookie macio, mas sequinho. Só que, devido ao seu formato, são muito mais fáceis de fazer! Elas são perfeitas para o lanche da manhã ou da tarde, pois uma única barrinha serve para matar a fome ou para matar aquela vontade que muita gente tem de comer doces entre as refeições, isso sem atrapalhar demais a dieta! Para as crianças que gostam de pasta de amendoim, também é uma ótima opção para levar no lanche da escola. Quem quiser cortar mais as calorias, pode omitir o açúcar de confeiteiro sobre as barrinhas.


Barrinhas de Pasta de Amendoim

e Aveia


1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos finos

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/4 colher (chá) de sal

1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar mascavo (bem apertado na xícara)

1/2 xícara de pasta de amendoim

1 ovo, em temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma quadrada de 20cm e depois forre com papel vegetal, deixando as pontas do papel caírem sobre duas laterais. Em uma tigela, misture a farinha, a aveia, o bicarbonato e o sal; reserve. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e a pasta de amendoim na velocidade média até obter um creme, cerca de 3 minutos. Desligue a batedeira e limpe os lados da tigela com uma espátula. Adicione o ovo e a baunilha e bata bem. Desligue a batedeira e adicione a mistura de farinha e aveia. Bata em velocidade baixa ap
enas até incorporar. Usando uma espátula, coloque a massa na fôrma e espalhe uniformemente. Asse de 15 a 20 minutos, ou até que a superfície pareça firme. Tire a fôrma do forno e deixe esfriar completamente sobre uma grade. Retire da fôrma, polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em barrinhas.


27 comentários:

Nereime disse...

Definitivamente estou com sorte, estava a procura de receitas com ares de saudável, que levasse aveia!!!Ameiiiiiiiii!Isto é sintonia?Será?
Beijinhos

Margarete disse...

Cinara, adoro receitas com aveia! Aliás, todas as vezes que vejo o saquinho de amendoim sem sal lembro de vc.rs...

Tânia disse...

Apesar da calórica pasta de amendoim, achei estas barrinhas bem saudáveis.
E ficam com uma cor linda!
Bjs

estelaalb disse...

humm, que cara ótima! Assim que comprar meu creme de amendoim vou fazer. :-)

Abobrinhas na Cozinha disse...

Cinara, que ótima dica essas barrinhas! E com pasta de amendoim, que adoroooo! :)
Receita anotada! Vou fazer e te conto como ficou!
beijinhos

carmencita disse...

Nossa me apaixonei por essa receita, tenho que fazer urgente, assim que comprar a pasta de amendoim me aguarde, que voltarei pra dizer.Bjss

Vic disse...

Quando vi a dica da Pasta de Amendoim, quase saí em desabalada carreira para comprar, mas pensei...vou esperar mais um pouco porque desconfio que deve vir coisa boa por aí! E não é que veio? Para uma amendoinholatra, essa receita é tentadora!
Bjos

Raphaela disse...

Cinara, que bom que voltou a postar, estava com saudades.

Bjs

Karina disse...

Amei Cinara, receita na lista para o lanche da escola. Bjos

K disse...

Perfeita pra criançada daqui que anda não querendo comer coisinhas saudáveis!!
Beijo

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

mas que maravilha de barrrinhas!!
adorei e o seu blog tambem vou voltar mais vezes!!
beijinhos

Cláudia disse...

Agora eu quero uma pra matar a fominha da tarde, que delícia!
bjs

ameixa seca disse...

Eu não gosto de pasta de amendoim no pão. Não sei se assim ficará melhor, creio que sim. O aspecto é muito bom :)

Andrea Dohashi disse...

Adoro sua receitas, essas com pasta de amendoim são incríveis, aqui em SP, não tem a pasta, até mandei um e-mail perguntando onde encontro por aqui, e me informaram que não tem :( Alguma dica para substituir? Ah... fiz a sua receita de sorvete de cream cheese e morangos, uma delícia!
Beijos

Cinara disse...

Nereime, acho que é sintonia, sim, querida! Tudo que leva aveia me parece mais saudável, embora nem sempre seja... Mas estas barrinhas me parecem bem saudáveis, sim!

Margarete, eu também adoro receitas com aveia, e estou sempre procurando coisinhas novas para fazer com ela! Se levar amendoim ou peanut butter, melhor ainda! :oD

Tânia, a pasta de amendoim é calórica, sim, mas é pura, não leva açúcar ou nenhum outro ingrediente. Então acho que ficamos apenas com os benefícios do amendoim, que não tem colesterol e é rico em vitamina E! :o)

Estela, acho que estas barrinhas são do estilo de doce que você gosta! Pena que não fiz antes de te visitar, senão você já teria ganhado algumas... :o(

Thais, elas ficam muito saborosas mesmo. Espero que você goste!

Carmencita, com estas barrinhas eu quis fugir um pouco da combinação chocolate-pasta de amendoim, que eu adoro, mas que é muito mais calórica. E aveia com pasta de amendoim também ficou nota 10!

Vic, acho que em breve vamos ter que criar um dicionário com as expressões que aparecem por aqui: adorei "amendoinhólatra"!! E estas barrinhas vão agradar aos aveiólatras também! :oD

Raphaela, obrigada, querida! É bom saber quando a gente faz falta... :o)

Karina, meu filho não gosta de amendoim, você acredita? Nem do grão, nem da pasta, nada. Mas eu coloco na lancheira que meu marido leva para a empresa, não tem problema... :oD

A Dona do Mundo, e desde quando as crianças querem comer coisas saudáveis?? O meu filho come muitas frutas por milagre, mas quando o assunto são doces, ele só quer chocolate, chocolate, chocolate... ;o)

Lili, obrigada pela visita e pelos elogios! Espero "vê-la" sempre por aqui!

Cláudia, infelizmente, eu comi a última no lanche desta manhã... :oD

Ameixa Seca, você não gosta de pasta de amendoim, e eu insistindo em falar nela o tempo todo... Pode deixar que eu mudo de ingrediente na próxima receita! ;o)

Andrea, jura que não tem esta marca de pasta de amendoim em São Paulo?? Que absurdo!! Você pode usar amendocrem mesmo, ou então fazer a pasta de amendoim em casa. (Tem o link da receita no post). E adorei saber que você gostou do sorvete! :o)

Um beijão para vocês, meninas!

Verena disse...

Ô perigo...essas delícias com Peanut Butter me deixam com uma vontade...de ir lá correndo comprar aquele potão de meio quilo!!! Tenho que me conter...
Adorei a receita e pelo jeito é uma delícia mesmo para snacks!
Beijos, amiga!

Lau Verrengia disse...

Cinara, que delícia!
Barrinhas com textura de cookie macio mas sequinho?
Com pasta de amendoim?
E ainda não tem muitas calorias?

Adorei a receita, assim que puder quero experimentar.

Beijos

Carolina Andrade disse...

Delicia Cinara, Queria ha tempos aprender a fazer pasta de amendoim..Agora tenho uma boa receita pra empregar. Grande beijo

Laura Lucia disse...

Estas suas barrinhas estão tão apetitosas que dá vontade de comer sentada no chão, sem parar.
Acho seu blog divino.Sou grande admiradora sua e de suas receitas.
Fiz seu brownie cheesecake e amei demais. Coloquei no meu blog e linkei o Cinara's.
Abraços, Laura Lucia

Mari disse...

Menina, esta barrinha deve ser um tremendo sucesso.

Mari disse...

Ci, essas barrinhas estão lindas demais... quando vi as fotos, achei até que era um bolo, de tão fofinhas que elas parecem.
Suas receitas são maravilhosas... como vc sabe, já fiz algumas (todas aprovadésimas por mim e pela familia toda), e ainda pretendo fazer todas as outras que ainda nao fiz!! Essa aqui, com certeza nao fugiu à regra.
Onde eu encontro pasta de amendoim, aqui em São Paulo? O melado eu ja encontrei (obaaa), mas essa pasta, está complicado!
Super beijo,

Mari

Ana Yazlle disse...

Cinara, amei seu blog! Também adoro algumas receitas americanas e acho que finalmente achei quem saiba explicar direito! Só não achei aqui ainda a receita da mais que tradicional panqueca do café da manhã. Eu peguei a receita em outros sites por aí e vou tentar fazer amanhã.
Beijo e parabéns!

Unknown disse...

Cinara você podia nos ensinar a fazer esse:
http://www.averagebetty.com/?p=130
Parece uma delícia!
Obrigado.

Cinara disse...

Verena, eu tenho que me conter mais ainda, amiga: tenho 2 potes daquele na despensa! :oP

Lau, acho que não chega a ser uma receita diet, mas uma barrinha satisfaz tanto que a gente nem precisa comer demais! ;o)

Carol, você vai adorar a pasta de amendoim feita em casa, tanto para comer pura quanto para usar em receitas! Depois em conte se fizer, OK? ;o)

Laura Lucia, obrigada pela visita e pelos elogios! Adorei saber que você fez o brownie cheesecake e aprovou... Vou lá conferir no seu blog!

Mari, para quem gosta de pasta de amendoim, é uma ótima pedida! ;o)

Mari, obrigada, querida! Estas barrinhas realmente ficaram mais gostosas do que eu esperava! Para saber onde encontrar aquela pasta de amendoim sobre a qual eu falei no post anterior você pode entrar em contato com o SAC do fabricante, eu coloquei o link lá. Mas se você não quiser comprar um potão, pode comprar Amendocrem mesmo, que tem em qualquer hipermercado.

Ana, obrigada pelos elogios! Como eu te disse por email, eu tenho a receita da panqueca tradicional americana, sim: é a mesma receita das minhas panquecas de blueberry, só que sem as blueberries! Depois me conte como ficou, OK? ;o)

Nathália, adorei a dica da receita de cupcakes, e já coloquei na lista para testar! Talvez você goste de uma receita de cupcakes que devo publicar em breve, é do mesmo estilo desta, só que mais fácil de fazer. Mas esta receita que você me mandou está super explicadinha no site! Se você quiser fazer e precisar de ajuda, me escreva.

Beijinhos e um lindo final de semana para vocês, meninas!

Unknown disse...

Cinara, muito obrigado. Vou ficar aguardando a receita de cupcakes que você falou que é mais fácil :D Enquanto isso vou tentar fazer aqueles brownies recheados com pasta de amendoin, todo mundo aqui em casa está louco pra experimentar! E essa receita que eu te mandei quando eu for fazer escrevo pedindo uma ajudinha sua! Parabéns, seu blog é perfeito!

Kriska disse...

Cinara, fiz as peanut butter oat bars e ficaram cheirosissimas e saborosas. Fiz também a sopa de batata do outback e ficou tudo muito gostoso! meus irmãos vão pros EUA e to fazendo listinha de formas e ingredientes pra trazerem. Tô louca pra fazer as madeleines...ai ai ai...

Cinara disse...

Nathália, acabei de publicar a receita dos cupcakes, espero que você goste!

Kriska, que bom que você aprovou as receitas!! E aproveite a ida dos seus irmãos aos EUA para se equipar mesmo: lá eles vão achar de tudo, e por um preço ótimo! ;o)

Beijinhos, meninas!