quinta-feira, setembro 03, 2009

Cherry Muffins

Depois que vi os muffins de cereja da Pam, fiquei morrendo de vontade fazê-los em casa e logo saí atrás das cerejas. Mas as únicas cerejas que achei estavam caríssimas, então decidi esperar o preço baixar. Algumas semanas depois, minha paciência foi recompensada: encontrei cerejas lindas e pela metade do preço! Não sei se entraram na época ou se era só uma promoção, só sei que as cerejas estavam super doces e suculentas... No fim das contas, acabei fazendo esta outra receita, que me pareceu um pouquinho mais light. O resultado foram muffins fofinhos, repletos de pedacinhos de cereja e doces na medida certa! E o melhor de tudo é que muffins de frutas sempre pesam menos, tanto na balança quanto na consciência, não é mesmo?


Muffins de Cereja

2 xícaras de farinha de trigo

3 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

1/2 xícara de açúcar

1/2 colher (chá) de canela em pó

1 ovo, levemente batido

1/4 xícara de óleo vegetal (eu usei canola)

1 xícara de leite

2 xícaras de cerejas sem caroço, picadas

(cerca de 350g de cerejas com caroço)



Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte 12 forminhas de muffins ou forre com forminhas de papel. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e a canela. Em outra tigela, misture o ovo, o óleo, o açúcar e o leite. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e derrame nele os ingredientes líquidos. Misture apenas até incorporar. (Não misture demais, a massa deve ficar empelotada.) Misture as cerejas picadas. Coloque a massa nas forminhas de muffins, enchendo até 2/3 da capacidade. Asse de 20 a 25 minutos, até dourar.



34 comentários:

simone Polessi disse...

Oi Ci, eu adoro cerejas! E seus muffins ficaram muito lindos. Vou escapar da dieta e fazer! beijão

Claudia Lima disse...

Cinara ficaram realmente maravilhosos! As cerejas estão lindas!
Aqui ondem moro são sempre muito caras infelizmente.
Gosto tanto que seria capaz de comer um saco numa sentada e sozinha! Gulosa, né?
Bjs :)

PratosdaBela disse...

Godteri muito deste blog e inclusive desta receita.
Obrigada pela partilha
Jinhos

Café com Bolo disse...

Cinara, vc é danadinha!
Se a minha filha sabe dessa receita, vou ter que sair procurando cerejas HOJE!
Ela AMA cerejas e por aqui, nessa época ainda não tem....
Vou esconder dela....lá pra novembro quando as cerejas aparecerem, faço pra ela!
Suas receitas são sensacionais!!!
Bjs

João B. disse...

Oi Cinara,
Desde que esbarrei com seu blog em uma busca dessas na internet guardei ele nos meus favoritos e sempre venho dar uma olhadinha nas novidades. Não tenho muita experiência na cozinha mas adoro me arriscar de vez em quando, principalmente com doces.
Enfim, há uns 9 meses vasculhei todas as suas receitas e decidi me aventurar com a de madeleines de framboesa. Acontece que eu não tinha nem forminhas de madeleines nem framboesas. Então comprei umas cerejas e resolvi arriscar fazer a receita em um pirex, como se fosse um bolo. A receita foi um sucesso aqui em casa e foi apelidada de "Big Red Muffin". Desde então já repeti algumas vezes, admito que nenhuma ficou tão boa quanto a primeira, mas todas ficaram ótimas, com o contraste da massa docinha e o azedinho da cereja.
Obrigado por manter o blog atualizado e pelas receitas diferenciadas, nas quais eu sei que posso confiar pois já foram testadas e aprovadas.
Abraços

risonha disse...

ficaram com um aspecto realmente apetitoso!
por aqui a época das cerejas já passou mas vou guardar a receita para a próxima temporada.

Claudia de Paula disse...

Dia desses o marido fez muffins de blueberries. Ficaram uma delicia. Mas agora fiquei com vontade de comer muffins de cerejas.Vou experimentar!

Cris disse...

Ci:

Cereja é minha fruta predileta. Eu simplesmente amo, mas não como de jeito nenhum aquelas em calda, que acho muito doce.
Já faz um mês que tenho visto e comprado cerejas lindas no hortifruti e agora vou fazer esse muffin, que deve ser dos deuses!!!

Bjs,

Cris

ameixa seca disse...

Hummm, que lindas ficaram as cerejas no interior do muffin :)

Verena disse...

Ci,
Faz tempo que não faço muffins...que delícia essa receita!!! Aqui as cerejas estão muito proibitivas...quem sabe perto do Natal...?
Parecem muito fofinhos mesmo!
Beijos e ótimo feriado!

Dani Bros disse...

Uauuu ficaram lindos!!!

Unknown disse...

Depois de ler esta receita e na próxima ida ao mercado terei que procurar por cerejas frescas...rsss... não posso ficar sem experimentar esta receita!!! Está tentadora! Bjos

Margarete disse...

Cinara, para a minha pura surpresa, eu nunca tinha pensado em usar cerejas frescas em minhas receitas. Parabéns, o muffin está com uma aparência deliciosa! Bjs.

Valentina disse...

Ai Ci, que lindos que ficaram. Ótima escolha de receita.

Nereime disse...

Cinara ,que lindo colorido,esses muffins estão apetitosos!!
Um beijinho

Rafaela Prachedes disse...

nossa, nossa, nossa!!! que cara é essa... babei no teclado!

Pérola disse...

Oi,
Comecei pesquisando sobre fermento natural, cheguei no seu blog e adorei.
Devorei as receitas com os olhos!
Parabéns! Vou xeretar mais tua cozinha...
Beijos!
Pérola, entusiasta de cozinha :o)

Helena disse...

Otima esta sugestao!Vou fazer enquanto as cerejas ainda aarecem por aqui.
Beijos

Cinara disse...

Simone, eu nem era tão fã assim de cerejas, mas estas estavam especiais... ;o)

Cláudia, as que eu comprei vieram dos EUA e estavam com um preço ótimo, você acredita? E meu marido é como você: comeu as cerejas que sobraram numa sentada! :o)

Muito obrigada, Bela.

Glorinha, eu nem sabia quando era época de cerejas! Foi uma sorte encontrar cerejas tão boas e baratas... Quando chegar a época vou fazer de novo com certeza! E não deixe de fazer para sua filha, você viu como a receita é fácil? ;o)

João B., adorei saber que você gostou das minhas receitas e agradeço pela confiança! Também gostei muito da sua criatividade na adaptação da receita de Madeleines de Framboesa: é assim que criamos coisas deliciosas, totalmente por acaso... ;o)

Risonha, além de gostosos, estes muffins são muito simples de fazer... Espero que você goste!

Claudia, eu também amo blueberries, mas como as frescas são difíceis de achar por aqui, as cerejas acabam sendo uma boa opção!

Cris, eu não sabia que você era apaixonada por cerejas, amiga!! Eu também nunca gostei das cerejas em calda, e até costumo tirar de alguns doces... Depois me conte se fizer os muffins, OK?

Ameixa Seca, obrigada, querida!

Verena, por coincidência, eu peguei cerejas importadas numa promoção imperdível e comprei um montão! Mas eu também sempre prefiro esperar a época certa e pagar o preço justo. Então vou esperar chegarmos perto do Natal para repetir esta receita! :o)

Obrigada, Dani!

Mel, espero que você tenha a mesma sorte que eu, e encontre cerejas deliciosas e baratas! E volte para me contar se fez os muffins!

Margarete, também é a primeira vez que uso cerejas frescas em uma receita. Acho que até já usei cerejas em calda, mas não aprecio muito... Esta aqui está aprovadíssima! ;o)

Valentina, obrigada, querida! O resultado superou minhas expectativas!

Nereime, o vermelho das cerejas fica muito bonito, não é, amiga?

Rafaela, o melhor de tudo é que o sabor corresponde à aparência... :o)

Pérola, que bom que você gostou do Cinara's Place! Obrigada pela visita e pelos elogios! E pode xeretar à vontade... ;o)

Canela, tenho certeza de que você vai adorar!

Um beijão para vocês!

Paula Pacheco disse...

Delicia de muffin Cinara, não gosto muito de cereja mas trocarei por outra fruta, como amora acho que pode ser não é? O aspecto esta de dar pagua na boca,
bjs
Paula

Karina disse...

Cinara, esses muffins parecem deliciosos.. imagino até o cheirinho gostoso. Vou ver se encontro cerejas por aqui, tô por fora e nem sei quando é época. Bjos

Anônimo disse...

Olá, Cinara! Que alegria que foi encontrar-te de novo nestas lides, ao voltar de férias! aqui em Portugal, a época das cerejas é no mês de Junho, mas eu vou fazer como a Risonha: tomar nota e experimentar para o ano! Ainda por cima as que tenho no quintal lá da aldeia são grandes e bem coloridas, sem adubos nem pesticidas!Sê bem vinda! Bjs. Bombom

Cris disse...

Rsrsrs Eu arranco todas as cerejas ao marrasquino dos doces!!!!

Bjs,

Cris

Paula Pacheco disse...

Cinara, uma perguntinha amiga, só apra esclarecer mihas idéias...qual a diferença básica ou discrepante entre muffin e cupcake? è nos ingredientes ou no formato final?
bjs
Paula

Cinara disse...

Paula, é claro que você pode trocar por outra fruta! Pode ser amora, morango, framboesa... Só acho que esta massa precisa de frutas que não soltam muito caldo, portanto seria bom evitar as frutas congeladas. ;o)

Sobre sua dúvida, a diferença é a seguinte: basicamente, os muffins são misturados à mão, e os cupcakes são batidos na batedeira. Isso já afeta a textura de cada um, pois os muffins ficam mais secos e "endurecem" mais rápido, enquanto os cupcakes ficam mais úmidos e se mantém fofinhos por mais tempo. Outra diferença é a relação ovos-farinha de cada um: a maioria dos muffins (em receitas que rendem 12 unidades) leva apenas 1 ovo, enquanto nos cupcakes as receitas incluem no mínimo dois ovos e um pouco mais de líquido. Por fim, muffins não costumam ser decorados com glacês como os cupcakes, e são servidos puros em lanches ou no café da manhã. Eu gosto dos dois, mas na hora da pressa, os muffins são bem mais práticos! ;o)

Maria Carambola, eu também nem imaginava quando era época de cerejas, mas pelos comentários aqui, vi que é no final do ano, perto do Natal! Como sempre, eu aprendo muito com as minhas leitoras... :o)

Bombom, que delícia ter cerejas no quintal, amiga! Além de dar frutos deliciosos, a cerejeira é linda... ;o) E obrigada pelo carinho de sempre, querida!

Cris, e aquelas cerejas totalmente artificiais??? Pior ainda!! :oP

Beijinhos, meninas!

brisa disse...

Querida Cinara, que eh isso?? Que receita mais lindaaaaaa! E a epoca de cerejas nao eh agora. {suspiro}.

Mais que anotada, babada, copiada. hehe.

Obrigada por dividir:)

bjs e uma otima sexta-feira!

bri

Anônimo disse...

Oi Cinara td bem ?Comi essa semana um muffin q era feito com farinha de amêndoas e bem amanteigadinho. Eram mini muffins e maravilhosos. Desmanchavam na boca.
Vc tem alguma receita assim ?
Bjs
Eliane

Cinara disse...

Oi, Eliane! Pela sua descrição, você deve ter comido Friands (ou Financiers). Eu nunca fiz, mas tem uma receita divina no blog Trem Bom! Clique aqui para acessá-la. Eu nunca fiz, mas parecem deliciosos mesmo... ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Usei sua receita, mas fiz com mirtilos e um topping de aveia. Coloquei as fotos no meu blog

Cinara disse...

Cecy, sua versão deve ter ficado divina! Vou lá conferir já!
Beijos!

Lilika disse...

Estava à procura de uma receita de muffin de morango (porque é a fruta preferida da minha chefe) mas como você disse nos comentários que dá pra usar morangos nessa receita... VOU TENTAR! Já estou com água na boca só de imaginar =9
Beijos!

Cinara disse...

Lilika, não deixe de contar como ficaram os seus muffins de morango!!
Beijos e bom domingo!

Eliana disse...

Cinara, fiz ontem com a forma nova que comprei na lojinha. Ficaram maravilhosos. Minha filha comeu quatro de uma vez. Obrigada pela receita. Beijos.

Cinara disse...

Que bom que você e sua família aprovaram a receita e a forma, Eliana! Me conte quando experimentar outras, OK?
Beijos!