domingo, agosto 30, 2009

Macadamia & Pistachio Fudge

Mesmo antes de eu publicar minha receita de Hot Fudge Sauce, algumas pessoas já haviam me perguntado a diferença entre o doce chamado fudge e a calda quente de chocolate. A calda nada mais é que um fudge de chocolate que é derretido para ser consumido sobre sorvetes, embora nem sempre seja feito com os mesmos ingredientes do doce. Já o doce (que é realmente SUPER doce) costuma ter a textura parecida com o nosso doce de leite em tabletes, só um pouco mais firme. É possível fazer fudge de vários sabores, mas acredito que o mais popular seja o de chocolate.

Este que eu fiz é uma variação: as receitas originais de fudge não levam leite condensado, e exigem muito cuidado com a temperatura de cozimento dos ingredientes e também muita força no braço para atingirem a consistência necessária! Eu tentei fazer uma dessas receitas e deu tudo errado: eu não sabia o que era "ponto de bala mole" (ainda não tinha meu termômetro culinário) e não tive muque suficiente para bater a massa com a colher de pau, como ensinava a receita. Só depois achei esta versão mais fácil do fudge, que deu certo de primeira! É um doce diferente e saboroso para servir em festas ou mesmo para presentear.


Fudge de Macadâmia e Pistache

500g de chocolate meio-amargo

2 colheres (chá) de baunilha

1 lata de leite condensado

1 pitada de sal

1/2 xícara de macadâmias picadas

1/2 xícara de pistaches picados

Derreta o chocolate em banho-maria. Junte os demais ingredientes e mexa rapidamente, até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma assadeira (20cm x 25cm) forrada com filme plástico ou papel vegetal e alise com as mãos. Deixe descansar até o dia seguinte, em temperatura ambiente. Corte o fudge em quadradinhos antes de servir.

Observação: as macadâmias e pistaches podem ser substituídos por várias outras coisas, como amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, nozes, nozes pecan, amêndoas, etc.

31 comentários:

Ju disse...

Lindos! Como tudo que fazes! Já fiz receita parecida, mas para agradar o gosto dos pequenos, usei um pouco de chocolate ao leite. Testarei com macadâmias. A propósito, falando nelas, comprei outro dia, na feira, as ditas cujas ainda dentro da casca. IMPOSSÍVEL quebrá-las. Parece que estás batendo em ferro. Tens alguma dica? Beijos!!

Cinara disse...

Obrigada, Juliana! E você tem razão: misturando chocolate ao leite, o sabor fica mais suave, bem ao gosto das crianças! Quanto às macadâmias, eu nunca as vi à venda com casca, mas sei que é preciso um equipamento especial para quebrá-las. Elas são super duras!! Eu não sei o que você pode usar para quebrá-las em casa, mas já li que uma pessoa que tentou quebrá-las perto das dobradiças de uma porta, acabou entortando a porta! :o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Paula Pacheco disse...

Cinara..que delicia de doce...e as fotos ficaram um abeleza...quero um...vou tentar fazer esse fudge que volta e meia aparecem nos blogs..e com leite condensado o meu preferido rsrsr..vai ficar bom demais,
OBS: mandei um e-mail para você...será que pode me ajudar????
bjs
Paula

Blog da Nô disse...

Olá, Cinara!
Nossa, que lindos! E ainda mais com macadâmia e pistache!!! Adoro tudo! Além de delicioso, é lindo! Parabéns!
Um Beijo!

Cláudia Marques disse...

Até agora desconhecia a palavra "fudge" :) mas a julgar pela imagem e pelos ingredientes, estou convencida que é uma pena este meu desconhecimento... imagino que estou a perder um grande sabor. É bom saber que não é muito complicado, pq eu tenho um problema com essa história do "ponto" disto e daquilo, dificilmente acerto...

Verena disse...

Ci...pelamordideus, que é isso, amiga????
Eu amo fudge...e esse está uma loucura de lindo...tenho chocolate, tenho pistaches...será que faço?????Ai,ai,ai...
Lindo, lindo!!!
Um beijo grande e ótima semana!

ameixa seca disse...

Eu ainda não fiz e nem comi fudge mas acho que deve ser tão delicioso quanto parece :)

Tânia disse...

Ai Cinara....eu nunca comi um Fudge....e mesmo não estando grávida, estou com desejos incontroláveis...hehe
Ô tentação....será que eu não consigo levar uma dieta à risca!!!kkk
Lindos....eu amei!
Beijos

Claudia Lima disse...

A sua fudge ficou maravilhosa, especialmente nesta forminha tão linda.
Eu faço uma receita da Rachael Ray muito prática e deliciosa. Tb leva leite condensado.
Adoro fazer para a época do Natal, quando é frio e algumas calorias a mais são necessárias.
Bjs :)

Dani disse...

Ai, eu nã resisto a nenhuma receita com pistache, acho que vou me aventurar no mundo Fudge, coisa que nunca fiz.

Adorei essa receita.

Bjs

angela disse...

a ultima vez que comi fudge foi feito pela minha host sister,lá se vão 35 anos, o seu está maravilhoso. bjs

Cinara disse...

Paula, experimente, sim! Além de fácil de fazer, dá para usar os ingredientes que você tiver em casa... ;o)

Noêmia, obrigada! Eu também acho que o fudge fica uma belezinha... Por isso ele é muito usado como presentinho nos EUA! ;o)

Cláudia M., esta receita foi a que me salvou: eu também não entendo nada de ponto de bala mole, bala dura... Como não temos prática, pegamos as versões mais fáceis, né? ;o)

Verena, obrigada, amiga! Eu estava com receio de fazer fudge desde que perdi todos os ingredientes de uma receita, mas esta aqui é bico! :o)

Ameixa Seca, para ser sincera, eu não consigo comer demais, pois ele é bem doce. Já meu marido devora um atrás do outro! :o)

Tânia, dieta? O que é isso?? :oD
(Não que eu não precise fazer dieta, mas dá pra perceber que eu nunca consigo...)

Cláudia, as receitas com leite condensado são muito mais práticas, não é mesmo? Infelizmente, aqui no Brasil nunca faz frio suficiente para "precisarmos" de algumas calorias a mais... ;o)

Dani, eu também amo pistache: puro, salgadinho ou em doces! E é claro que ele fica muito bom com chocolate também... :oP

Angela, fudge era uma coisa que minha mãe americana nunca fazia, acredita? Com ela aprendi a fazer cookies e muffins... Agora preciso contar a ela que aprendi a fazer fudge! :o)

Um beijão para vocês, meninas!

Unknown disse...

Olá , estou passeando por aqui vendo as novidades. Passe lá também , afinal é sempre bom ter companhia! Bisous

Claudia disse...

Hummm, além de lindo, parece muito gostoso e eu amo pistache, mas meu problema é que, apesar de gostar muito de doces, não gosto de doces muito doces, esse é enjoativo, não é?

Janna Joaninha disse...

eu tbm já tentei fazer fudges e nunca deu muito certo... vou testar essa sua receita COM CERTEZA... mas fiquei com dúvida numa coisa... depois de derreter o choco e juntar os demais ingredientes, não cozinha? o leite condensado principalmente... ????

Angela E. M. Knaesel disse...

Nossa q delícia de blog!!! Preciso me programar pra dar conta de fazer tantas gostosuras, rsss. Bjoss.

ANA LÚCIA disse...

Passei por aqui e gostei, vou voltar mais vezes. Receitas ótimas. Espero sua visita em meus blogs - será bem vinda.
wwweunacozinha.blogspot.com
www.arteeefeito.blogspot.com
www.lembrancasecarinho.blogspot.com
Abçs,
Ana

Cinara disse...

Cristiana, obrigada pela visita!

Claudia, eu acho bem doce, mas não chega a ser enjoativo. Por um lado isso é bom, porque assim não consigo comer mais que um quadradinho de cada vez, com um intervalo bem grande entre eles! Já meu marido come um atrás do outro, me dá até nervoso! :o)

Janna, não cozinha, não. O chocolate vai estar quentinho, e você vai misturar os outros ingredientes e colocar direto na forma. A mistura não volta mais ao fogo. E se voltasse, acho os pistaches e as macadâmias perderiam a "crocância"!

Angela, obrigada pela visita e pelo elogio! Não deixe de me contar se fizer alguma receitinha minha, OK? ;o)

Ana Lúcia, obrigada! Pode deixar que em breve te farei uma visita!

Beijinhos, meninas!

Ju Braga disse...

Engraçado que enquanto eu estava lendo a receita, já estava pensando em colocar outras castanhas, aí veio a dua obs no final e concluiu o meu raciocínio!! hahahha Muito lindos mesmo, vou reproduzir esta semana mesmo!!

Margarete disse...

Que doce linnnnndo!!!! Amei!!! Sobrou algunzinho????Bjs.

Eliane Conde disse...

Minha nossa que loucura ... a foto está irresistível! Imagino o sabor meio amargo do chocolate e a variedade de ingredientes que podemos incluir.
Delícia de dica.

Unknown disse...

Seu blog é maravilhoso!!!! Da prazer em acompanhar!!!Parabéns! Otimo final de semana! Bjks !

Cinara disse...

Ju, eu gosto de receitas versáteis como esta, porque assim podemos aproveitar ingredientes que já temos em casa, ou que gostamos mais! Depois me conte se você fizer o fudge, OK? ;o)

Margarete, olha, por mim até teria sobrado, mas meu marido devorou tudo!! :oP

Eliane, chocolate meio-amargo vai bem com tudo, não é mesmo? É o tipo de chocolate que eu mais uso nas receitas!

Borboleta Azul, muito obrigada pelo carinho! O tempo é sempre curto, mas é delicioso saber que minha dedicação ao Cinara's Place está agradando! :o)

Um grande beijo para vocês, meninas! Aproveitem bem o feriado prolongado!

Martha Felipe disse...

Wow!!! Maravilhoso este Fudge.
Querida Cinara, amei de paixão este fudge.
Fiz o maior sucesso, disseram até que o meu Fudge( sua receita) estava igual a de uma loja no Celebration, Fl.
Muito obrigada por suas receitas práticas, simples e maravilhosas.
God bless you!!!

Cinara disse...

Fico feliz em saber que você fez e aprovou a receita, Martha! Ela é realmente bem simples, e o resultado é muito bom... ;o)
Beijos e obrigada pelo carinho!

disse...

Olá! Parabéns pelo blog!
Lindas dicas e deliciosas preciosidades!!!
Aonde encontro pistache 'não' salgado e sem cascas?!!!
Grata pelas dicas

Cinara disse...

Oi, Fá! Obrigada pela visita e pelos elogios! Você encontra pistache sem sal e sem casca em lojas ou empórios que vendam frutas secas, ou em mercados municipais, mas eu não recomendo comprar o pistache sem casca: ele ficar murcho! O ideal é comprar o pistache sem sal mas com casca, e depois tirar a casca em casa. Se você só achar com sal, pode lavar os pistaches e depois secá-los rapidamente no forno.
Beijos e uma ótima semana para você!

Shapalmas disse...

Que delícia de receita...essa semana mesmo vi uma receita parecida,e agora vendo a sua,me deu ainda mais vontade de fazer...assim que der ''coragem'' vou arriscar...rsss
Vim agradecer também a visitinha...quantos os cupcakes de cheesecakes,talvez você tenha colocado muito da calda de framboesa,por isso afundou...
Se quizer experimentar,a minha receita deu muito muito certo...só não esquece de me avisar ok:

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Cinara disse...

Claro que vou experimentar a sua receita, Sharon! E eu te aviso, sim, pode deixar!
Beijos e bom final de semana!

ANA LÚCIA disse...

Achei a receita ótima e a aparência é de dar água na boca!
Bjim,
Ana

Cinara disse...

Obrigada, Ana Lúcia!
Beijos e bom final de semana!