quinta-feira, setembro 11, 2008

Blondies

Depois de ver algumas versões de blondies (ou blonde brownies) pela blogosfera, fiquei ainda mais curiosa em experimentar estes brownies que não levam chocolate escuro na massa. E juro que eu não esperava que o resultado fosse tão gostoso! Mesmo tendo a aparência de um bolo que saiu errado, ele fica com uma textura macia, algo entre um bolo e um cookie, que é simplesmente irresistível! A receita original pede apenas gotas de chocolate meio-amargo, mas como eu tinha só um restinho delas, decidi "reforçar" a cobertura com gotas de chocolate branco e também com gotas de pasta de amendoim. O resultado foi uma perdição total! Se quiserem conferir outras versões de blondies, a Cris, a Laurinha e a Luna também publicaram receitas deliciosas!

Blondies

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/8 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

1/3 xícara de manteiga

1 xícara de açúcar mascavo (apertado na xícara)

1 ovo, levemente batido

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

2/3 xícara de gotas de chocolate meio-amargo


1. Pré-aqueça o forno a 180° C.

2. Meça 1 xícara de farinha peneirada. Acrescente o fermento, o bicarbonato e sal. Peneire novamente. Reserve.

3. Derreta a manteiga. Adicione o açúcar mascavo e misture bem com uma colher. Deixe esfriar um pouco.

4. Adicione o ovo e a baunilha e misture bem. Acrescente a mistura de farinha aos poucos, misturando bem.

5. Espalhe em uma assadeira quadrada de 22cm, com as laterais altas (5cm). Espalhe 1 xícara de gotas de chocolate meio-amargo por cima. Asse de 20 a 25 minutos.

6. Deixe esfriar e corte em quadrados antes de servir.

43 comentários:

risonha disse...

Cinara, as tuas receitas deixam-me sempre doida e com um ataque de gulodice... lol

Cris disse...

Oh dear, esta última foto me deixou doida para comer blondies... esta é a receita mais solicitada aqui em casa, os olhinhos de meus filhos brilham quando digo que vamos fazer blondies a noite! E aí comem morno com leite para dormir... Sua adição extra de chips deu um toque especial, digamos assim, muito tentador... Beijos!

estelaalb disse...

extremamnte interessante... :-) Acho que vou tentar no fim de semana!

Carla disse...

ai ai Ci, que é isto?? Amei as fotos, já guardei para fazer!!

bjs, bom fim-de-semana!

Flor de Sal disse...

MEU DEUS CINARA! Só de olhar rebento com a minha dieta. Adora experimentar mas quando me meto a fazer receitas cuja medida é uma xicara, a coisa sai sempre mal! Nunca sei que tamanho de xícara usar!
Bjnhos

Carolina Andrade disse...

Isso ai tá irresistível...eu adoro esse tipo de bolo...com sorvete ..aiaiaiai!! Grande beijo!!

Anônimo disse...

Olá! A Môni do blogandocommoni sempre divulga seu blog. De curiosa resolvi aparecer por aqui... E que surpresa tive... quantas receitas maravilhosas!!!Dá até vontade de cozinhar. Adorei seu blog! Voltarei!
Abraços

Anônimo disse...

Oi Cinara!
Deu uma vontade... Hummmm
Parabéns!
Lara

Unknown disse...

Ah Cinara!!
Usar essas gotinhas de amendoim é só pra fazer inveja hein??!!!!
Aliás, sugiro você falar sobre essas gotinhas que só existem nos EUA lá no Fórum do Viajando para Orlando! Se postar as receitas que dá pra fazer com elas, as mulheres vão ficar empolgadas!
Parabéns mais uma vez pela receita maravilhosa! Vou ter que fazer pra provar que fica mais gostoso que o brownie com dark chocolate! rsrs
Beijão!
Débora

Cláudia disse...

Adoro blondies, já fiz o da Cris e é muito bom, e nem sentimos a falta do chocolate, é bom pra dar um tempo para brownie. Agora, Cinara, estas gotas são covardia, hein, to quase dando uma de "pidinte" para sua próxima viagem!heheh.

bjs

Claudia Lima disse...

Ficaram tentadoras!
Bjs :)

Valeria disse...

Cinara
Que perdição!!!Tudo bem explicadinho!!!Adorei!!
Bjs

Marta disse...

Afff Cinara que delícia deve ter ficado...hummm vou experimentar!
Adoro suas receitas!

Anônimo disse...

Hummmm, que delícia, Ci..;-) Vou tentar fazer...beijos e um lindo final de semana!
Môni.

Laurinha disse...

Blondies são bons demais mesmo!!!! Sabe que prefiro aos brownies? Ficaram suuuuper tentadores esses seus!
Beijinhos

Flavinha disse...

Nossa, a aparencia não deixa dúvidas de que é delicioso!
Beijos

Marizé disse...

Cinara que maldade, eu já tinha ficado "babada" com as gotas de amendoin quando você voltou de viagem, agora com esses bolinhos vou ficar doente, hehe...

Beijo e bom fim de semana

Patricia Scarpin disse...

Ainda não fiz blondies, Ci, e este seu post me encheu de vontade. Tô precisando de um docinho agora! :)

Pitadasdilu disse...

Cinara, você sempre preparando delícias...
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

Cinara!
nem sei dizer o quanto foi gostosa a noite de ontem! Muito bom conversar com vc e ainda ter a chance única de assistir ao vivo e a cores a confecção desse "Blondie"!Eu não havia ouvido falar nessa delícia e fiquei esperando ansiosa até que ficasse pronta e só posso dizer que é dos deuses!
Já fiz o meu hoje, mesmo sem as gotinhas de amendoim...
Obrigada pela oportunidade e por sua amizade!
Bjos!
PS: vc tem toda razão, realmente fica delicioso no dia seguinte!

Téia disse...

Ci, onde você descobre estas receitas. Ô menina sapeca, viu? Delícia é pouco, lindo é pouco. Um Bj é pouco (hi, pegou mal?). Hehehe

Anônimo disse...

Oi Cinara,

Uma das primeiras receitas que fiz foi de blondies. Acho que foi a primeirona mesmo. E ficaram uma delícia também!
Com os seus fiquei com vontade de repetir. :)
Beijos,
Roberta

Valentina disse...

Ci, que pecado. Já sei de milhoes de pessoas que vao amar esta receita.

aline disse...

cinara, fiz ontem essa receita de blondies foi aprovadissima ate meu irmao q nao gosta adorou essa, fiz sorvete caseiro tb e comemos junto com o blondies combinaçao perfeita vc tem sorveteira tava pensando em compar uma mas noa conheço ninguem q tenha pra me aconselhar
beijosssssssss

Dani Bros disse...

FANTÁSTICO!!! Com essas gotinhas ficou tudo perfeitO!
Bjks

Ju disse...

Cinara,

Primeiramente, quero parabenizá-la pelo blog que, além de ter receitas maravilhosas, conta com a sua simpatia inegavelmente transparente na forma em que você responde e agradece os cometários. Já o freqüento há um bom tempo,, inclusive já fiz algumas das suas receitas, mas resolvi me manifetar agora. Quanto às gotas de chocolate, gostaria de saber qual marca você usa ( moro em Porto Alegre e nunca vi para vender gotas de chocolate que não as ao leite da Garoto que desconfio serem de chocolate fracionado/hidrogenado). Beijinhos .

Lua Limaverde disse...

Ci, você descreveu perfeitamente os blondies, são muito gostosos! E essas gotinhas a mais que você colocou deve ter feito uma diferença melhor ainda! Beijoca!

Mari Rezende disse...

Ci, fiquei encantada com a receita! E ela veio bem a calhar com o meu momento: meu namorado vai pra São Paulo (capital) nessa semana e eu vou pedir pra ele comprar gotas de chocolate pra mim porque aqui em Brasília está praticamente impossível de achar...
Me indique algum lugar legal, pleeease... Hehehehe!!!
Beijinhos!!

Cinara disse...

Risonha, minhas receitas preferidas são aquelas para comer quando temos uma fome "indeterminada", sabe? A minha geralmente é por doces! ;o)

Cris, seus filhos sabem o que é bom! Eu também adoro comer um pedacinho de blondies antes de dormir... ;o)

Estela, espero que você goste!

Carla, e você viu que nem é preciso usar batadeira? Super prática!

Flor de Sal, aqui eu uso sempre a medida de uma xícara americana, que é de 240ml. O ideal seria você usar uma xícara ou caneca com as medidas impressas, para facilitar!

Carol, ainda não provamos blondies com sorvete, mas tenho certeza de que a combinação deve ficar perfeita!

Manu, obrigada pela visita e pelos elogios! A Môni é uma fofa mesmo... E não deixe de me contar se fizer alguma das minhas receitinhas, OK? ;o)

Lara, obrigada!

Débora, obrigada pela sugestão de falar sobre as gotinhas de amendoim no Viajando para Orlando!! Eu já gostaria de ter escrito alguma coisa lá, mas ando sem tempo para nada... E embora eu goste de chocolate, não chego a ser uma "chocólatra", acho que é por isso que prefiro os blondies aos brownies tradicionais. Mas depois você me dá a sua opinião, OK? ;o)

Cláudia B., acho que realmente vou ter que aceitar encomendas dessas gotinhas na minha próxima viagem, não é? Só espero que não em prendam na alfândega por contrabando de peanut butter chips! :oD

Cláudia, obrigada!

Valeria, obrigadinha!

Marta, obrigada! Depois me conte se você fizer, OK? ;o)

Môni, tenho certeza que você vai adorar!

Laurinha, ainda preciso experimentar a sua versão de blondies, que também me deixou tentada... Como você, prefiro blondies aos brownies!

Flavinha, o problema é parar de comer... ;o)

Marizé, estas gotas de amendoim vão bem em tudo mesmo, amiga... Mas pode deixar que na minha próxima viagem eu trago uma mala cheia delas. Já estou anotando as encomendas! ;o)

Paty, eu gosto desta receita porque ela rende um bolinho pequeno, mas também é fácil de ser dobrada. Eu uso aquele marinex quadradinho pequeno, sabe? Perfeito para ter um docinho em casa mas sem enfiar o pé na jaca... ;o)

Luciana, obrigada, querida!

Vic, eu é que agradeço sua visita e seu carinho! E fico feliz que você tenha gostado dos blondies... Aqui em casa eles desapareceram no dia seguinte mesmo! :o)

Téia, pode deixar que não pegou mal, não... Eu entendi que você gostou dos blondies! ;o)

Roberta, é uma receita simples que fica super gostosa, não é mesmo? Eu também fico com vontade de repetir toda hora... :oP

Valentina, o pecado só não é maior porque a receita rende um bolinho pequeno... ;o)

Aline, que bom que você gostou da receita! Imagino a perdição que ficou junto com sorvete... ;o) Quanto à sorveteira, a minha mãe tem uma da Cuisinart que é excelente. Eu pesquisei bastante antes de comprar para ela, e fiz até um post a respeito. Se quiser dar uma olhada, clique aqui.

Dani, obrigada!

Juliana, muito obrigada pelo comentário e pelos elogios, fiquei muito feliz! :o) Quanto à sua pergunta, eu uso as gotas de chocolate meio-amargo da marca Arcor, que compro em embalagens de 1kg em uma loja de produtos para padaria e confeitaria aqui em Campinas. As gotas de chocolate branco eu também compro da mesma marca. Você poderia entrar no site da Arcor (www.arcor.com.br) para saber onde encontrar as gotas aí em Porto Alegre! No momento, as gotas estão em falta por aqui... Já faz quase um mês que as minhas acabaram e eu não encontro para comprar. Espero que seja apenas um problema de abastecimento, pois eu não vivo sem essas gotinhas!

Lu, ainda preciso provar a sua versão, amiga! Com pedaços de chocolate devem ficar divinos também... :o)

Mari, agora você me pegou, querida! Eu não sei dizer com certeza onde ele pode encontrar as gotinhas em São Paulo! Mas dei uma pesquisada e encontrei estes dois sites com endereços de locais onde ele pode encontrar as gotas. Aí é só você ver se ele vai estar perto de alguns deles. Seguem os links: http://www.marcelasanchez.com/index.htm e
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2008/05/produtos-de-confeitaria.html. Depois me diga se ele achou, OK? ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Beatriz Belliard disse...

Que delicia, e todas estas gotinhas !! beijinhos

Cris Fazendo Arte disse...

Menina, que perdição é esta???
Me deu água na boca só de ver a foto.
Será que no próximo encontro das tricoteiras vai ter esta maravilha??? kkkkkkk...
Beijos.

Fabi disse...

Gotas de pasta de amendoim??? Que loucura é essa??? Adorooooo! Deve ter ficado realmente especial! Beijos!

Anônimo disse...

pra mim Blondies eram Brownies de chocolate branco...

Cinara disse...

Bia, gotinhas nunca são demais, não é mesmo, amiga? ;o)

Cristiane, se você acha que as meninas vão gostar, eu levo, sim! E espero que o próximo encontro não demore... ;o)

Fabi, essas gotas são uma perdição mesmo! As minhas estão acabando, e só quero ver como vou viver sem elas... :o)

Bruno, existem receitas de blondies que levam chocolate branco, seja em gotinhas ou mesmo com chocolate branco derretido na massa, mas por definição, os blondies são simplesmente brownies sem o chocolate escuro, e com uma quantidade maior de açúcar mascavo!

Um beijo para vocês!

justme disse...

Cinara,estes blondies (nunca tinha ouvido falar) despertaram-me a atenção, particularmente aquela parte da pasta de amendoim, a minha filhota mais velha adora, manteiga de amendoim, enfim já experimentei, mas como tirei agora do forno, não sei se está bom mas o cheirinho está uma delícia. Parabéns pelo blog que visitarei mais vezes, pois já o juntei à lista de favoritos.Bjs.

Anônimo disse...

Cinara, dear, que delícia de receita!
Ai, que falta de educação a minha!
Parabéns pelos dois anos de blog, que muitos outros venham por aí!

Vou fazê-los no final de semana, já que não vai rolar de irmos ao Applebee's ;)

Beijos, querida!

Ah, meu brógui mudou para: http://www.chrisfrenzel.com/cookbook - chique, né? rs

ameixa seca disse...

As gostas ficam fantásticas por cima da massa... simplesmente lindo!

Cinara disse...

Justme, depois me conte se você e sua filha gostaram dos blondies! Eu já fiz duas vezes, e devo fazer de novo no final de semana... Eles ficam ótimos mesmo sem as gotas de pasta de amendoim, eu garanto! ;o) Obrigada pelos elogios, e pode deixar que também vou visitar o seu cantinho!

Chris, obrigada pelos parabéns, amiga! Não deixe de me contar o que achou dos blondies, OK? Eu ainda não provei o do Applebee's, mas deve ser maravilhoso também... :oP E achei chiquérrimo o seu novo blog! Vou lá conferir com certeza!

Ameixa Seca, obrigada, querida!

Um super beijo para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Oi Cinara! Nunca tinha visto seu site e estou encantada!! E Gulosa!!
Vc deveria abrir um restaurante!! Eu sairia de Belo Horizonte para ir, tranquilamente!!
Fiquei muito interessada nesta receita, apesar de ser uma super iniciante na cozinha e por isto gostaria de saber como medir 1/8 de colher de chá... Uma das minhas maiores dificuldades na cozinha (e são muitas, kkkk) é saber as medidas. Vc tem alguma dica? Obrigada e Parabéns!

Cinara disse...

Oi, Andréa! Obrigada pelo comentário e pelos elogios, fiquei muito feliz! E se dirigir um restaurante não fosse tão trabalhoso e cansativo, acho que eu até pensaria no assunto... ;o) Quanto às medidas, eu uso colheres de medidas americanas, que você deve encontrar até em lojas de 1,99, porque hoje é tudo feito na China mesmo. A menor colher do joguinho é a de 1/4 de colher de chá. Para medir 1/8 de colher de chá, é só encher a colherzinha de 1/4 até a metade! Mas para você saber agora qual é a quantidade, eu diria que para pegar 1/8 de colher de chá de bicarbonato é só usar a pontinha de uma colherzinha de café para pegar o bicarbonato. Acho que é menos que uma pitada!
Se ainda tiver dúvidas, me escreva, OK?
Beijos!

Isadora Herzog disse...

Cinara!!
Adoro seu blog! Suas comidas parecem deliciosas e sempre têm um toque americano! Eu estou sempre testando receitas de blogs (a maioria americanos) mas tem muitos ingredientes que nao acho aqui. Por exemplo: Essas gotas de pasta de amendoim, aonde você comprou? Eu preciso delas! haha
Obrigada!!!

Cinara disse...

Obrigada pelos elogios, Isadora!
Como você pode ver no meu post Peanit Butter Chip Chocolate Cookies, foi a minha "mãe americana" quem me trouxe estas gotinhas! Aqui eu nunca as vi à venda, mas acho que você pode comprá-las pelo eBay. Ou pedir que alguém te mande dos EUA! De qualquer forma, elas valem a pena: são deliciosas! ;o)
Beijos!

Cantinho da Jana!!! disse...

Vi sua receita no figos e funghis e vim aqui conferir...aaaffff não sei nem por onde começar de tantas delicias pra ver...rs
adorei...
vou dar uma passeada por aqui e ja vou te seguir...


bjim