sábado, agosto 16, 2008

Fried Green Tomatoes

Acho que todos que tiveram a oportunidade de assistir ao filme "Tomates Verdes Fritos" quando ele foi lançado, em 1991, ficaram com vontade de provar o prato do título. Naquela época eu ainda não tinha muita experiência na cozinha, mas decidi experimentar uma receita que minha mãe americana me passou. E não gostei nem um pouco, porque os tomates eram empanados em fubá! Desta vez usei uma das receitas que o leitor Thiago fez a gentileza de pesquisar e me mandar, e a história foi bem diferente: usei a receita South Dakota Fried Green Tomatoes, que usa farinha de rosca para empanar os tomates, e, para o meu paladar, eles ficaram deliciosos! Obrigada, Thiago, por me ajudar a dar uma nova chance aos tomates verdes fritos!


Tomates Verdes Fritos

3 tomates verdes e firmes

1 ovo

1/3 xícara de leite

Algumas gotas de molho de pimenta (usei Tabasco)

1/2 xícara de farinha de rosca

1/2 colher (chá) de sal

1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

2 colheres (sopa) de queijo ralado (acrescentei por minha conta)

5 colheres (sopa) de manteiga sem sal para fritar

Corte os tomates em fatias de cerca de 1cm de espessura. Em uma tigela, misture o ovo, o leite e o molho de pimenta. Em outra tigela, misture a farinha de rosca, o sal, a pimenta-do-reino e o queijo ralado. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira, em fogo médio, e acrescente o restante da manteiga quando for necessário (eu fritei em azeite). Mergulhe as fatias de tomate na mistura de leite, depois passe-as na mistura de farinha de rosca. Frite algumas fatias de cada vez, até dourar, cerca de 4 minutos de cada lado. Escorra sobre papel-toalha antes de servir.

41 comentários:

Anônimo disse...

Professor Cinara:
Primeiramente, devo expressar minha alegria por ter eleito, para dispor em seu blog, uma receita por mim indicada.
Nada mais fiz senão ajudar a propagação da culinária americana.
Você é nossa guia..nossa mestra!
Fico feliz que os Tomates Verdes Fritos possam ser testados por nós, brasileiros.
Tento realizar todas as receitas por ti postadas..e nunca me arrependo.
Obrigado pela citação de meu nome...mas, o que mais importa é: a propagação da culinária norte-americana!!!!

Um beijão

Thiago

Anônimo disse...

Professora, digo..rss

Carla disse...

Não conhecia esse filme mas tem um nome bem divertido :o)
O aspecto dos tomates fritos não podia ser melhor, e se diz que são bons, é porque são mesmo!

bjs, bom fim-de-semana

Lua Limaverde disse...

Ci, eu gosto muito deste filme, já vi duas vezes e é verdade: todo mundo fica com vontade de experimentar, rs. Eu nunca fiz, mas vou tentar esta receitinha, parece tão fácil! Beijos! ;D

Claudia Lima disse...

Cinara este filme é maravilhoso. Eu adorei!
Quando fui a Savannah, GA em maio passado, tive a felicidade de experimentar este prato. Eu gostei, mas achei que o que deu realce ao prato, foi o molho que serviram junto.
Há muito tempo que quero fazer esta receita, mas nunca encontro os tomates verdes, já estão sempre maduros...
Os seus ficaram ótimos!
Bjs :)

Carolina Andrade disse...

OláCinara. Na verdade nunca vi esse filme, mas verei agora por curiosidade. Adoro tomates, mas por aqui é difícil achar eles verdinhos assim. Grande beijo

Isabel Salvador disse...

nunca vi esse filme ,os tomates verdes assim devem ser uma maravilha,beijinhos

Simone Izumi disse...

Que delícia!!
lembro-me que logo após o lançamento do filme, fizemos alguns experimentos com esta receita....e era muito gostoso!!
Vou tentar fazer a sua!nham.
bjs

Anônimo disse...

Oi Cinara querida,
O filme é muito lindo, e esses tomates que você fez estão matadores! Eu também tive vontade de experimentar na época, mas nunca achei nenhuma receita... agora não tenho mais desculpas, e essa receita (como todas as suas...rs) já foi para meu infindável to do list... rsss
Como aqui em casa a galerinha adora berinjela empanada, acredito q os tomates também farão sucesso!
Super beijo

Mari

Sabrina disse...

Olá Cinara,
Na época do filme, todo mundo que alugava tomates verdes fritos aqui na minha cidade, ganhava a receita, mas eu me lembro que fiz e não ficou muito boa, mas era muito diferente dessa, não yinha tanto tempero, essa sim deve ficar boa...
Beijos

Valentina disse...

Ci, este é um dos meus filmes favoritos . e gostei de ver a receita dos tomates aqui.

Anônimo disse...

Oi, Cinara...;-) adoro esse filme e nem sei dizer quantas vezes assisti...e como adoro toamtes, vou experimentar também, mas, primeiramente vou fazer o pão(do Outback),...já fui no site que vc indicou, muito obrigada!
Obrigada também por sua resposta tão carinhosa, acho que as receitas maravilhosas daqui, são consequências da "Professora" que é um amor de pessoas pelo pouco que conheço....;-) Assim que fizer coloco a foto no meu blog e te falo, ok?
Muitos beijos um lindo restinho de domingo e uma semana abençoada!!!
Môni.

PS: meu blog: www.blogandocommoni.blogger.com.br

Cinara disse...

Thiago, eu é que agradeço pela sua ajuda! Você teve o trabalho de pesquisa todas aquelas receitas, é claro que eu não poderia deixar de experimentar uma delas e compartilhar com todos os leitores esta delícia... ;o)

Carla, apesar do título engraçado, o filme é um drama bastante comovente: eu assisti 2 ou 3 vezes, e chorei em todas elas!

Lu, eu já tinha "condenado" os tomates verdes fritos por causa do fubá, mas esta versão é gostosa, além de super fácil! (Vamos esquecer o fato de ser fritura, OK?) ;o)

Cláudia, você tem toda razão: com um belo molho, este prato deve ficar super saboroso! A receita que eu usei não indicava nenhum acompanhamento, mas acho que vale a pesquisar para ver se encontro algum molho que combine com ele. Se você puder me dizer como era o molho que você provou, eu agradeço! ;o)

Carol, por aqui é fácil encontrar os tomates verdes, principalmente quando você quer apenas os maduros! :oD E veja o filme, sim. É muito bonito!

Belinha, veja o filme se tiver oportunidade: além da receita, a história é linda!

Simone, como eu não gosto de fubá, naquela época eu *abominei* a receita. Mas esta versão aqui me agradou bastante, sim!

Mari, como naquela época não tinha internet, não era tão fácil achar receitas como hoje, não é mesmo? Se você preferir fazer com fubá, me avise que eu te mando outra receita, OK?

Sabrina, esta aqui fica realmente bem temperadinha... Eu servi com um franguinho assado e ficou muito bom! ;o)

Valentina, eu também adorei o filme, e o interessante é que a receita até hoje desperta a curiosidade de todos, não é mesmo? Não é nada sofisticado, mas acho que vale a pena provar!

Mônica, escreva sempre que quiser ou precisar, querida! E eu quero mesmo saber como ficou seu pão do Outback, OK? Não deixe de me contar!

Beijinhos e uma linda semana pra vocês!

Axly disse...

Adoreeeeeei!
Há tempos tinha essa vontade, por que também vi esse filme lindo, mas tinha até me esquecido!
A próxima ida ao supermercado com certeza incluirá tomates verdes ao carrinho.
Kisss pra ti e ótima semana^^

Anônimo disse...

Cinara: muito obrigada pela visita...;-) Adorei te "encontrar" por lá. Vc não repara, se achar algum "português" errado, viu? Não sou boa escritora e só escrevo coisas simples e que vem do coração. Coloco sempre as mensagens que encontro pela net e as que mais gosto. E de resto, vou colocando algumas coisinhas do meu dia a dia e o artesanato que faço...;-) Muitos beijos e uma linda semana pra vc também...;-)
Môni.

Valeria disse...

Cinara
Adorei a tua receita de Tomates Verdes Fritos.Não sei porque razão não assisti o filme.Agora tô curiosa ...em assistir e experimentar o prato!!
Beijos

winnie disse...

Ainda me lembro desse filme. lol
A receita, esta, deve ser bem melhor que a outra.
Ficaram lindos.

Letrícia disse...

Nossa, tenho curiosidade de provar tomates verdes fritos desde que vi o filme pela primeira vez... receita anotada!

Beijos!

Eli disse...

Eu já vi o filme mas ainda não executei a receita, agora vendo aqui estou morta de vontade. hehe

Anônimo disse...

Cinara, amei seu site. Comentaram sovre ele no Viajando para Orlando e nao resisti. Parabens!!! Acabo de babar bastante e me animei a fazer algumas coisinhas que amo de paixao e morro de saudades!!! Como nao sou uma maravilha na cozinha, peco sua ajuda em me indicar com qual receita devo comecar. Grande abracos e mais uma vez parabens!!! Renata

subarrios disse...

eu vi o filme nessa altura e gostei imenso! Sempre quis saber a receita...

muito obrigada Cinara!

***

Fabi disse...

Adorei a reprodução desta receita tão famosa deste filme maravilhoso! E quem não ficou morrendo de curiosidade para experimentá-los?? Beijos!

Cinara disse...

Axly, eu também já tinha "deletado" esta receita da memória, mas o Thiago queria provar, me pediu para testar algumas receitas e eu adorei a idéia! ;o)

Mônica, imagina se eu vou reparar no seu português! Eu vivo deixando comentários com letras "comidas" e erros de digitação por todo lado... :o) Eu penso que estamos aqui para trocar – além de receitas -- apenas elogios e energias positivas, e quando necessário, acrescentar apenas críticas construtivas. "Blogar" tem que ser um prazer, certo? ;o)

Valeria, o filme se passa no sul dos EUA, e este prato é típico daquela região. Acho que você deve "provar" os dois! :oD

Winnie, obrigada, querida! Esta aqui já foi para a minha caixinha de receitas aprovadas!

, ainda vou tentar achar um belo molho para acompanhar, como a Cláudia comentou aqui em cima! Se eu achar, faço um update no post!

Eliana, eu só me pergunto uma coisa: por que tudo que é frito é uma delícia??? ;o)

Pessoal do Slow Food, eu não conheço o Slow Food, por isso preciso ver do que se trata antes de adicionar qualquer referência ao meu blog. Agradeço o convite e vou visitá-los com certeza para saber mais!

Renata, muito obrigada pela visita, pelo comentário e pelos elogios! Eu conhec o Viajando para Orlando esta semana, e vi que é uma comunidade super animada e participativa... Vou procurar e fazer uma receita da Disney especialmente para o pessoal do site! ;o) Quanto à sugestão, caso você queira fazer cookies, eu recomendo o Sugar Cookies, que é super fácil de fazer e infalível. Ou então o Chocolate Chocolate-Chip Muffins, que é igualmente fácil, rápido e delicioso... Se tiver qualquer dúvida em relação a estas receitas, me escreva, OK? ;o)

Psychic, eu demorei "alguns anos" para achar uma que me agradasse, e graças ao meu leitor Thiago eu encontrei! Espero que você goste... :o)

Beijinhos a todos!

Cinara disse...

Oi, Fabi! O filme é muito lindo mesmo, não é? Como eu disse, na época eu me decepcionei com a receita, mas agora "fiz as pazes" com ela... ;o)
Beijinhos!

M. disse...

que legal, ficam aprecendo uns hamburgerezinhos!
Ci, a culinária do Canadá é muito diferente da dos EUA? e do Brasil?

beijos!
ps: adoro seu blog! tá linkado no meu já..

Cris disse...

Ci:

Eu gosto tanto desse filme! Agora posso fazer os "tais tomates"

Bjs,

Cris

cozinha da drica disse...

Ci eu amo este filme e me lembra de um tempo bem legal na minha vida!!!Foi muito bom recordar e com certeza farei esta receita!Bjks

Mari Rezende disse...

Aaaah, Ci... Esse filme é tão lindo!
Sempre tive curiosidade de experimentar os tais tomates, vou tentar! Gostei da receita...
Beijinhos!

Anônimo disse...

Cinara obrigadinha pelas dicas. Vou testar e depois te conto minhas aventuras na cozinha. rsrsrsr..
Abs Renatta

Cinara disse...

M., muito obrigada pela visita e pelos elogios! Quanto à sua pergunta, acho que vou ficar devendo uma resposta adequada, pois não conheço absolutamente nada da culinária do Canadá! Suponho que seja mais parecida com a dos EUA do que com a brasileira, mas como o Canadá também tem uma região francesa, imagino que tenha muitos pratos de influência francesa... Sabe quem pode te dar uma resposta melhor? A Fabrícia, do blog Sopa Vermelha. Ela é brasileira e mora no Canadá! Me desculpe por passar você para outra pessoa, mas com certeza ela sabe mais que eu sobre esse assunto! (O pior é que agora também fiquei curiosa para saber!) ;o)

Cris, depois deste post fiquei meio nostálgica... Acho que vou ter que ver o filme de novo! :o)

Drica, é curioso como filmes e canções marcam a vida da gente, não é? ;o)

Mari, preciso rever o filme para ver onde aparecem os tomates fritos, mas também me lembro que pareciam muito apetitosos... Agora eu também acho que são! ;o)

Renata, quero saber tudinho, hein? ;o)

Um beijão, meninas!

Claudia disse...

Cinara, esse é o filme preferido do maridão. Eu até dei o DVD de presente pra ele em um aniversário. E sabe que todas as vezes em que ele assiste eu fico com vontade de comer o prato, mas eu não posso comer fritura de jeito nenhum. Então, deixei pra lá, mas os seus ficaram com uma cara ótima!
Beijos

Anônimo disse...

Fiz hoje como um acompanhamento do almoço! Minha mãe provou e disse gostar mais de berinjela p/empanar, mas o povo aqui achou gostoso! Eu também, já que não sou muito de berinjela! :D Provem, minha gente!

Cláudia disse...

Adorei o filme, um dos melhores de minha vida. Quando passou fiquei curiosa em comer estes tomates, mas nem pensava em fogão. Agora com esta receita linda, acho que vale a pena experimentar!

bjs

Iliane disse...

adorei que você fez os "tomates verdes fritos!"..lembro quando êsse filme foi lançado..filme lindo.!!!..me deu sauades do filme lendo seu post..bjus

Larissa disse...

Cinara! Eu gosto muito deste filme. Numa promoção, comprei o DVD. Mas você publicar a receita foi uma idéia genial! Vou experimentar com toda certeza! beijo!

Cinara disse...

Claudia, é um filme muito comovente mesmo, não é? Pena que você não pode comer fritura para provar os tomates... Eles até ficam bem sequinhos, mas se não pode, não pode!

Kokoro, que bacana que seu pessoal gostou dos tomates fritos! Eu também adoro berinjela empanada e frita, mas é diferente... Fico feliz que você tenha aprovado! ;o)

Cláudia, e é um acompanhamento super fácil de fazer! Só preciso achar um molho que fique gostoso para servir com eles...

Iliane, eu também fiquei com saudades do filme, vou ter que assistir de novo! :o)

Larissa, a idéia não foi minha, mas do leitor Thiago. Mas eu achei o máximo quando ele sugeriu esta receita! E gostei de saber que você gostou, claro! ;o)

Beijos e bom final de semana, meninas!

Dani Oliveira disse...

Sempre quis fazer esta receita Cinara! Foi legal lembrar do filme também. Vou experimentar e depois te conto! Bjs e bom final de semana =)

Ana Canuto disse...

Oi Cinara, quanto tempo.
Desde o filme que penso nos verdinhos fritos, mas nunca fiz...acho que vc despertou mais acuriosidade.
Beijos, da Ana.

Cinara disse...

Dani, espero que você goste! E não deixe de me contar mesmo, OK? ;o)

Ana, oi, sumida!! Tudo bem? Realmente, este filme deixou todo mundo curioso para provar os tomates fritos... E desta vez eu gostei! :o)

Beijos e boa semana, meninas!

Gloria M. Alexandre disse...

Nunca fiz a receita, vou experimentar, mas o filme já assisti inumeras vezes, e sempre choro no final, rsrs. adoro.!!!

Cinara disse...

Eu também acho o filme comovente, Gloria! Outro dia estava "zapeando" e peguei o filme pela metade: claro que assisti de novo e chorei de novo... ;o)
Beijos!