quinta-feira, dezembro 20, 2007

Christmas Fruitcake


Embora eu não seja muito fã do típico bolo de frutas consumido pelos americanos na época do Natal, existe muita gente que adora este bolo úmido e recheado de frutas cristalizadas, cerejas, ameixas e nozes... Como eu queria presentear algumas pessoas com um verdadeiro bolo natalino, decidi pesquisar algumas receitas. E desta vez quem me salvou não foi nenhum site americano, mas a minha amiga Vic. Ela me passou a receita infalível de uma amiga dela, e embora eu tivesse certeza de que o bolo ficaria delicioso, o que mais me entusiasmou foi o fato de não precisar usar a batedeira! Se alguém ainda quiser fazer algum quitute para presentear, eu recomendo este bolo: gostoso, rápido, fácil e sem sujeira!

Bolo de Frutas Natalino
350ml de água fervente
250g de frutas picadas (eu usei só frutas cristalizadas e uvas passas)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (40g)
380g de açúcar (se preferir, use metade mascavo)
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de canela em pó
350g de farinha de trigo
60g de nozes picadas (eu usei pecans)

Em uma tigela, coloque as frutas picadas e despeje sobre elas a água fer
vente. Acrescente a manteiga, misture e deixe esfriar durante 15 minutos.
Adicione o açúcar, o sal, a baunilha e o ovo ligeiramente batido.

À parte, misture a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato, e peneire tudo junto. Aos poucos, com uma colher ou fouet, adicione a mistura de farinha delicadamente à primeira mistura. Por último, acrescente as nozes.

Despeje a massa em uma fôrma untada e enfarinhada, ou forrada com papel-manteiga untado. Asse em forno médio-baixo por cerca de 50 minutos, ou faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
1) A minha receita rendeu 4 forminhas de mini-bolo inglês de 19cm X 8,5cm. Se for usar fôrmas de papel, não é necessário untar.
2) Na próxima vez vou acrescentar cerejas, pois achei que faltou colorido no meu bolo...
3) Não se esqueçam de que os bolinhos devem estar completamente frios antes de serem embalados, OK?

34 comentários:

Beatriz Belliard disse...

eu sou uma que adora este bolinho ! vou fazer com certeza ! bjs e feliz Natal !

Marizé disse...

Eu gosto desse tipo de bolos, embora coloque sempre e só frutos sêcos.
Esta receita ainda me vai valer de muito este fim de semana.
Beijocas grandes e umas Festas FAN-TÀS-TI-CAS!!!

Filipa disse...

Adoro estes bolinhos, nunca faltam na minha mesa de natal. Estes são estão lindos e dão uma prenda fantástica. Não quer enviar um para mim?? :-)
Beijinhos e Boas Festas!

kini disse...

Que delicia de bolo!!!E tão bonito que ele fica!!!
Parabens.Já está anotada.
Boas festas ,querida Cinara.
Bjs

risonha disse...

uma delícia destas e sem precisar de usar batedeira? é que já está mais que copiada.
ficaram lindos esses bolos para oferta... lindos mesmo.

Lua Limaverde disse...

Ci, vou fazer um bolinho desse tipo daqui pra segunda, fui intimada a ter natal aqui em casa, então vai ser uma mini-micro-ceia-improvisada, hehehe. Pena que já comprei os ingredientes para outra receita. Achei lindas as embalagens, tenho que procurar aqui em Fortaleza esse tipo de coisa, pois adoro presentear com comida. Bjs!

Silvia Arruda disse...

Eu já falei que amo panetone?? O tradicional, com frutas cristalizadas (chocotone acho sem graça...)?? Então, com ctz iria adorar provar este bolo!

cozinha da drica disse...

Cinara , também vou fazer meus bolinhos este final de semana para presentear...Minha receita vai maçã ralada para ficar bem úmido....Depois você vai ver no meu blog....Seus bolinhos ficaram lindos!!! e a embalagem também! ASqui em Campinas aonde encontros estas forminhas??

Goreti disse...

Nossa, gosto demais desse tipo de bolo, e eles já estavam no esquema dos meus presentinhos degustativos. Mesmo pensamento, mesmo espírito.
Estes devem estar deliciosos!!!!Hummmmmmmmmm

Beijinhos

Marcia disse...

Eu sou uma felizarda: ganhei este bolo maravilhoso de Natal, e posso garantir que ele é sensacional! Quando vi a receita, me apaixonei ainda mais por ele. O fato de não usar batedeira é um atrativo a mais. Minha amiga, muito obrigada por ter tornado o meu Natal tão especial! Lots of love,

Letrícia disse...

Ai, Ci, que bolo mais gostoso. E é tão simples de fazer! Adorei. Receita registrada!

Muitos beijos, bom final de semana e boas festas!

Alessander Guerra disse...

Oi Cinara! Só passei por aqui para desejar-lhe um Natal muito festeiro e um 2008 repleto de sonhos realizados.

Boas Festas! Adorei esse bolinho!
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Lu disse...

Oi Cinara!!!Vc não me conhece ainda,descobri seu blog a pouquíssimo tempo e já fiz uma receitinha sua.Fiz muffins de chocolate.Eu gostaria de te dar parabéns por esse lindo blog e tirar uma dúvida com vc.Eu segui a receita do muffin a risca mas, mesmo assim percebi que a forminha que eu comprei abriu um pouco enquanto os muffins assavam...será que essas forminhas que eu comprei estão erradas?O número da forminha de papel é zero.Quais são as que vc usa?Bjs
Luciana

Cris disse...

Ci:

O bolo ficou com uma cara ótima!!! Deu água na boca!
Um felicíssimo Natal para você,querida!!!!

Bjs,

Cris

Anônimo disse...

eu também não sou muito fã desses bolos, ainda mais com frutas secas! mas para dar de presente tenho certeza que fará um sucesso!
Ci, ótimo Natal para sua família, que seja um dia de muita paz, alegria e comemorações!!!

Laurinha disse...

Eu gosto de bolo de frutos e frutas, no Natal ou não!!! Mas as frutinhas cristalizadas, prefiro comprar só a laranja e o cidrão e se achar o abacaxi, daí tiro o açúcar, corto e uso!!!
Ele ficou bem escuro, vc fez só com o mascavo?
Anotada pra fazer depois!
Beijinhos!

Café Vinil Poá disse...

Passei para deixar o meu feliz Natal... tudo de bom para vc e toda seu familia...
beijosssss

No Céu dos Bolos disse...

Mais uma receita maravilhosa, como são todas as suas receitas.
Passei para desejar um feliz Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas.
Bjokas
Ana

Cinara disse...

Bia, eu também gostei muito deste bolo, sabia? Mesmo não sendo um dos meus favoritos, achei muito saboroso!

Marizé, eu não gosto de todos os tipos de frutas secas, e pensei até em omitir as nozes desta receita, mas acho que elas combinam tão bem com este tipo de bolo! Tenho certeza de que vai ficar ótimo só com as frutas secas também!

Filipa, eu adoraria mandar um bolinho para você, querida... Mas acho que o carteiro não iria resistir e o comeria no meio do caminho! :oD

Kini, obrigada, querida! Eu também achei que ficou um belo presente... ;o)

Risonha, já fiz três receitas deste bolo, e se precisar, faço várias outras sem reclamar, de tão fácil que ele é! E a receita original é ainda mais fácil, pois usa copos de requeijão como medida. Eu só transformei em gramas para que todos pudessem fazer... ;o)

Lu, você achou que iria passar este Natal impune, sem ir para a cozinha?? Ninguém quer perder os seus quitutes, amiga! Quanto às embalagens, eu achei naquela loja de produtos para confeitaria (Discamp) que tem aqui perto de casa. Mas há alguns dias fui comprar mais e já tinham acabado... Disseram que só vão repor mercadorias no final de janeiro, aí eu posso te mandar algumas!

Silvia, eu também amo panetone! Meu filho é que gosta do chocotone, mas eu prefiro o tradicional. Acho que este bolo é um pouco mais "forte", pois a massa é mais úmida que a do panetone, mas tenho certeza de que você vai aprovar, sim!

Drica, estou ansiosa para ver sua receita com maçã ralada! Deve ficar uma delícia... Quanto às forminhas, eu comprei na Discamp, mas na semana passada já não tinha mais nenhuma... Disseram que só vai chegar no fim de janeiro, mas se você quiser dar uma ligada lá, não custa nada!

Goreti, dar comida de presente demonstra um carinho enorme, você não? Eu adoro dar e receber comidinhas... ;o)

Márcia, que bom que você gostou do bolinho, amiga! Eu não podia deixar de retribuir seus divinos biscoitinhos... Eu é agradeço pelo seu carinho!

Letícia, super simples, não é mesmo? Com certeza vai virar meu "presente comestível" oficial de Natal! :o)

Alessander, muito obrigada pelos votos de boas festas! Não sei se vou conseguir passar no Cuecas na Cozinha, por isso quero lhe desejar um lindo Natal e um 2008 de muita paz e prosperidade!

Luciana, eu também uso as forminhas número zero, está certinho. A minha dúvida é: você colocou as forminhas de papel dentro de fôrmas de metal para muffins? Porque as forminhas de papel não agüentam o peso da massa sozinhas... Se você não tiver a fôrma de metal, tente usar 2 ou 3 forminhas juntas, para dar mais sustentação à massa. Mesmo assim, algumas podem abrir, OK? E muito obrigada pela visita e pelos elogios!

Cris, obrigada, amiga! Também lhe desejo um lindo Natal, mas espero que você volte para ver minha mensagem de Natal especialmente para as mulheres... ;o)

Gi, obrigada pelos votos de Boas Festas, querida! Mas não deixe de voltar para ver minha mensagem de Natal, OK? Não sei se vai fazer o seu estilo, mas... ;o)

Laurinha, eu nunca vi as frutas cristalizadas avulsas para vender... Deve ser ótimo, aí cada um faz a seu gosto! O bolo da foto eu fiz usando metade de açúcar branco comum e metade mascavo, mas as duas receitas seguintes eu fiz só com açúcar branco, e ele ficou escuro também! Além disso, senti pouca diferença no sabor e na textura. Como nem sempre as pessoas têm açúcar mascavo em casa, podem usar apenas o comum sem problemas!

Julia, obrigada, querida! Também desejo um feliz Natal e um 2008 maravilhoso para você e sua família!

Ana, muito obrigada pelas palavras carinhosas e pelos votos de Boas Festas! Um feliz Natal para você também, e muita saúde e paz em 2008!

UM BEIJO ENORME PARA TODOS, UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA E UM NATAL CHEIO DE PAZ, HARMONIA E ALEGRIA JUNTO DE QUEM VOCÊS AMAM!

Gourmandisebrasil disse...

Há alguns anos atrás fiz bolo de frutas....todo ano tento fazer algo diferente. É tão prefumado este bolinho!

bjinho e boas boas festas,
Nina.

Cláudia disse...

Eu gosto muito deste bolo, ainda tem o ano novo, e estou a fazer alguns presentes, este será um deles. Ficaram lindos, Ci.

bjs

Anônimo disse...

Esse blog é o máximo. Toda vez que passo por aqui tenho uma surpresa deliciosa. Esse bolo é TUDO!!!
Cinara, parabéns pelo seu bom gosto!
Um abraço
Marion

Cinara disse...

Nina, este bolo salvou a minha vida este ano... Se eu não encontrasse nada gostoso e rápido de fazer, não teria tempo de presentear muita gente!

Obrigada, Clau! Depois me conte se você fizer, OK?

Marion, muito obrigada pelo carinho, querida! Este bolinho é realmente muito prático, e é um presentinho que agrada a todos!

Beijinhos, meninas!

Laurinha disse...

Ci, segui sua sugestão e fiz para presentear!
Achei uma receita ótima de fazer, rápida, fácil, saborosa.
E uma grande vantagem é que vai pouca gordura e ovos.
Para a 2ª fornada, acrescentei 1 colher de sopa de conhaque às frutas e 2 colheres de farinha de trigo a mais... Ficou excelente!!!
Beijinhos,

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Laurinha! E eu *adorei* as suas dicas do conhaque e da farinha extra! Vou anotá-las no cartãozinho da receita para experimentar na próxima vez.
Beijos e obrigada, querida!

grazi disse...

adoro este tipo de cake!!!

o seu esta lindo!!!!!!!!!!!!!!!

Sílvia K. disse...

Cinara:
Gostaria de te parabenizar pelo bolo natalino. Fui fazê-lo, só por curiosidade, mas...que surpresa boa! Ele é simplesmente delicioso. Obrigada por partilhar conosco esta receita.
Sílvia K.

Cinara disse...

Eu é que agradeço a sua visita e seus elogios, Sílvia! Este ano eu fiz estes bolinhos novamente para dar de presente, e fizeram muito sucesso...
Beijos e um 2010 maravilhoso para você!

Anônimo disse...

Essa é igual à nossa receita tradicioal de Natal que está na família há mais de 40 anos, porém, ao invés de água, colocamos café forte.
Experimente Cinara, quem sabe você gosta!
:O)

Fer Santos disse...

Cinara.

Não tenho balança ainda, você consegue me dar uma base de quantas xícaras de acúcar e farinha devo usar?

bjo

Fer Santos disse...

Cinara.

Ainda não tenho balança digital!! Consegue me dar uma luz sobre a quantidade de farinha e açúcar em xícaras??
bjo gde

Cinara disse...

Fer, 380g de açúcar equivalem a aproximadamente 2 1/2 xícaras (rasas) de açúcar. E 350g de farinha de trigo equivalem a 3 xícaras de farinha de trigo.
Beijos e desculpe pela demora para responder!

Carine disse...

ótima receita vou fazer

Cinara disse...

Espero que vc goste, Carine!! Esta receita costuma fazer bastante sucesso! ;)