terça-feira, agosto 28, 2007

Reuben Sandwich

Na semana passada eu conversei com minha família americana pelo telefone, e acabamos falando do Reuben Sandwich, o sanduíche favorito do meu pai americano. Eles não acreditaram quando eu disse que pretendia fazê-lo em casa, já que eu detestava esse sanduíche quando morava lá, principalmente porque ele leva chucrute. Mas como eu já mudei de opinião sobre alguns alimentos desde que comecei o blog, decidi dar uma chance ao bom e velho Reuben. E concluí que algumas coisas nunca mudam: eu continuo *abominando* chucrute! Até que ele combina com os demais ingredientes do sanduíche, mas eu prefiro sem, obrigada. No entanto, para quem curte um chucrute, este sanduba deve ser perfeito! ;o)


Sanduíche Reuben

Para dois sanduíches bem recheados:

4 fatias de pão de centeio

Molho Thousand Island para saladas*

1/2 xícara de chucrute, escorrido

8 fatias de queijo suíço ou Gruyère

8 fatias de pastrami*


Passe o molho para salada nas 4 fatias de pão, e depois divida o chucrute sobre duas delas. Por cima de cada pão com chucrute, coloque 4 fatias de queijo e 4 fatias de pastrami. Feche os sanduíches, passe manteiga ou margarina por fora e leve para tostar em uma frigideira ou grill (eu fiz no George Foreman) até o queijo derreter e o pão dourar.

Observações:

1) Como eu não tinha o molho Thousand Island, fiz um molhinho parecido, improvisado: misturei "a olho" maionese, catchup, molho inglês, cebola picadinha, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

2) Eu usei queijo Gruyère, porque não encontrei o Suíço em lugar nenhum!

3) O Reuben original leva corned beef em vez de pastrami, mas como aqui no Brasil não existe corned beef -- uma carne salgada, condimentada e geralmente vendida em latas -- decidi usar o pastrami, que é usado em outras versões deste mesmo sanduíche. Aliás, virei fãzona do pastrami!

32 comentários:

Elise Machado disse...

Nossa!! Coincidentemente, comprei hj no mercado um vidro de chucrute, q amo e não comia há tempos!!
Vou testar amanhã mesmo!!
Beijas

Elvira disse...

Essa sanduba é para o meu marido, que nasceu no Leste de França e estudou em Estrasburgo, capital gaulesa da chucrute (a região tem fronteira com a Alemanha).

Cá por mim, até gosto de chucrute, aquela muito completa, que vem com toucinho fumado, chispe de porco, salsichas, bagas de zimbro, batata... Mas por enquanto, está muito calor em Portugal para tanto! ;-)

Beijão.

Gourmandisebrasil disse...

Opa! Nunca comi este sanduiche. acho que vou gostar, já que os ingredientes me apeteceram. bjo, Nina.

Cláudia A. disse...

Adorei o sandubinha. Sou uma chucruteira incurável.

Laurinha disse...

A foto está apetitosíssima!!! Quanto ao dito, bem, não sei se faria, talvez experimentaria um tiquinho só...
Beijinhos,

Marizé disse...

Ainda um dia destes dizia a alguém que, de tudo o que provei, só não tinha gostado de chucrute, mas se calhar é como você diz: De vez em quando tem que se dar outra chance. No entanto a "sandocha" parece-me mt boa mesmo sem a dita cuja.

Patricia Scarpin disse...

Ci,
A primeira vez que ouvi falar deste sanduíche foi quando assisti ao filme "Quiz Show - a verdade dos bastidores", há uns 10 anos.

Eu não sabia que levava chucrute! Os meus parentes lá de SC iria adorar isso!

Sheila disse...

Nunca comi chucrute, acredita?
Minha bisavó fazia mas eu não me aventurava não, achava "antipático", rsrs
Mas quem sabe nesse sandubão ae, a gente não se rende neh? Lindo, Ci!

Anônimo disse...

Cinara, nunca experimentei esse sanduíche, mas deve ser interessante! Você já viu o Corned Beef da Swift?
Beijos!

Silvia Arruda disse...

Ci, eu tb não gosto de chucrute (hehe), mas a foto do sanduba está lindo! Quem vai gostar disso é o meu marido, apaixonado por comida alemã!

Cinara disse...

Elise, depois me conte se você gostou. O meu marido também gosta de chucrute, e aprovou!

Elvira, eu achei que você iria gostar, já que está sempre fazendo sanduíches deliciosos! ;o) Eu provei chucrute quando estive na Alemanha, mas não gostei de jeito nenhum, amiga! Só não podem dizer que não tentei... :oP

Nina, como eu disse, o chucrute combina bem com tudo neste sanduíche. Só não combina comigo! :oD

Cláudia, adorei o termo "chucruteira"! ;o)

Laurinha, foi exatamente o que eu fiz: experimentei... e depois tirei todo o chucrute! :o)

Marizé, no caso do chucrute, eu já dei várias chances, mas não gosto mesmo. Mas o pastrami com queijo Gruyère ficou divino!

Marcos, já te mandei um e-mail, OK?

Paty, eu vi esse filme, mas não me lembro de mencionarem o sanduíche... Que memória, amiga! ;o) E com certeza o seu pessoal do sul pode gostar desta combinação!

Sheila, eu sempre fui muito fresca para comer, mas procuro experimentar de tudo. Mas tem coisas do tipo "não comi e não gostei", como, por exemplo, rabada e dobradinha. Não encaro mesmo!

Verena, eu *nunca* vi e nem ouvi falar que tinha corned beef por aqui, amiga!!! Vou pesquisar agora mesmo e fazer uma atualização no post. Super obrigada!

Silvia, realmente, as aparências enganam... O sanduíche parecia tão apetitoso que eu até pensei que conseguiria deixar o chucrute lá! :oD

Um beijão para vocês!

laila radice disse...

parece delicioso, adorei os ingredientes, é uma versão mais bam bam bam do misto quente..bjos

Karen disse...

Que sanduíche diferente! Eu gosto de chucrute, mas esses enlatados ou em conserva vendidos por aqui me dão calafrios... rs Acho o cheiro muito forte.

brisa disse...

Ci,

Por coincidencia eu prestei atencao numas cans de corned beef(de diversas marcas)no supermercado essa semana, pois nos rotulos estava estampado: "Product of Brazil". Casa de ferreiro, espeto de pau??:))

Bem, voce sabe que longe de mim comer isso..hehe

Bjs

Bri

Cinara disse...

Laila, é verdade: digamos que seja um misto quente requintado... ;o)

Karen, para quem gosta de chucrute, imagino mesmo que os industrializados sejam o que há de pior... Mas acho que eu não saberia diferenciar um enlatado de um chucrute caseiro! :oP

Bri, realmente, eu não imagino você comendo corned beef, amiga... :o) Curioso você ter visto o corned beef made in Brazil por aí... A Verena comentou aqui em cima que existe uma marca à venda aqui mesmo, e eu pesquisei na interet e descobri que frigoríficos brasileiros estão mesmo produzindo corned beef, mas talvez seja tudo para exportação. A marca que ela citou (Swift) não tem o produto nem no próprio site. A Swift era americana e foi comprada por um grupo brasileiro, e eles ainda devem continuar abastecendo o mercado internacional. Eu queria mostrar como curiosidade, porque também não como esse tipo de enlatado. Como diria minha mãe americana, "it's not good for you!" :oD

Beijinhos, queridas!

Anônimo disse...

Olá! Vim aqui para agradecer por suas receitas, eu e meu namorado moramos em Londres e, com saudade das comidas de lá, acabamos chegando ao seu blog. Fizemos o chilli e as spicy potatos (por enquanto), nos surpreendemos realmente pq o chilli tem gosto de chilli!! o que nem sempre e verdade nos restaurantes mexicanos daqui. Minha paixao e a comida mexicana, ou texmex. Ate comprei a coalhada vigor que vc recomendou, passa, mas nao e sour cream, ne? Vc faz o sour cream vc mesmo, ou tem como comprar no Brasil? Sabe a marca? tem receita? Outra coisa, queria publicar as receitas de chilli e spicy potatoes no meu blog (www.mundodelolo.blogspot.com), posso?
Obrigada.

Cinara disse...

Oi, Lolo! Fico feliz que você tenha gostado das minhas receitas, e é claro que pode publicá-las no seu blog! Eu fico muito orgulhosa quando fazem as minhas receitas... ;o) Quanto ao sour cream, antes de ter a coalhada Vigor como substituto, eu fazia em casa misturando o suco de um limão pequeno a uma lata de creme de leite sem soro. Deixe na geladeira por cerca de meia hora antes de usar na receita ou servir puro. A coalhada é o produto que mais se aproxima do sour cream aqui no Brasil, e infelizmente eu nunca o vi à venda por aqui... Mas todas as vezes que usei a coalhada Vigor no lugar do sour cream, deu super certo! E mesmo para comer puro, com pratos tex-mex, essa coalhada engana bem. Você pode tentar comprar coalhada em um restaurante ou lanchonete árabe, para ver se agrada mais ao seu paladar! Depois me conte, OK? Beijos!

Unknown disse...

oi Ci, apesar de adorar o pastrami eu tb não sou amiga no chucute não mas o marido é capaz de gostar. Vc acredita que aqui em bogota só vende pastrami em dezembro que nem peru?

Valentina disse...

Cin, pastrame é muuito bom. e gosto muito de chucute tambem. so que nunca comi em sanduiche.como em gulash..

Anônimo disse...

Humm parece bom isso... rs
Gostei do seu blog, vou indicar ele amanhã no blog day.
Beijos =*

Cinara disse...

Karina, que engraçado essa história do pastrami ser algo sazonal por aí! Será que tem algum motivo? Se você descobrir, me conte!! ;o)

Val, nos EUA eles comem vários sanduíches com chucrute, mas nem assim ele me conquistou... Já o pastrami eu *adorei*!

Dani, muito obrigada! Só que você acredita que eu não sei o que é "blog day"? De qualquer forma, já agradeço pela indicação! :oD

Super beijo, meninas!

Beatriz Belliard disse...

acho que vou gostar deste sandwich pq eu adoro chucrute ! bjs

Sarita disse...

K aspecto maravilhoso!!Essa sandwich deve ser uma delicia mas uma delicia mesmo!Bjos.

Cris disse...

Cinara:

Com a fome que estou, até comeria um sanduíche com chucrute, que não gosto! Mas, se só tivesse pastrami, seria tuuuudo de bom!
Obrigada pelos elogios aos chaveiros. Me passe o seu endereço que te mando um, com muito prazer. Só não esquece de enviar que cor você quer: verde claro, verde escuro, rosa, marrom, vermelho.
Bjs,

Cris
crizscarton@yahoo.com.br

Cinara disse...

Bia, acho que você vai gostar, sim! Mesmo sem gostar de chucrute, eu achei a combinação muito interessante, e meu marido adorou!

Sara, se você gosta destes ingredientes, fica um sanduíche realmente substancioso! Obrigada pela visita! ;o)

Cris, nem com fome eu encarei o chucrute, amiga... :oD Muito obrigada por me oferecer um de seus lindos chaveiros! E ainda por cima feito na cor que eu quiser?? Vou te mandar meu endereço já! ;o)

Beijinhos e um ótimo final de semana para vocês, meninas!

Cinthya Rachel disse...

Ui! Que delícia!!!!!! Acho que o chucrute deve sar um sabor otimo! Suas receitas sao sempre incriveis e faceis! Já estou xeretando por aqui de novo pra ver o que fazer de sobremesa amanha! Beijos

Cinara disse...

Cinthya, se você gosta de chucrute, este sanduba é imperdível! E adorei saber que você acha minhas receitas fáceis! É exatamente isso que eu quero, que todo mundo possa fazê-las sem complicações... ;o) Beijos e obrigada pelo carinho!

Anônimo disse...

Professora Cinara, você acredita que a seguinte receita para o Molho Thousand Island está certa, de acordo com o gosto da receita original americana?

1 xícara de maionese
3 colheres (sopa) de catchup
¼ xícara de suco de tomate
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas
1 colher (sopa) de pimentão verde picado
1 colher (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Coloque em uma tigela a maionese, catchup e suco de tomates. B0ata bem para obter um creme bem liso. Misture os ingredientes restantes, acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino. Sirva sobre saladas.


Obrigado
Thiago

Cinara disse...

Olá, Thiago! As azeitonas e o pimentão devem dar um sabor bem diferente a este molho... Acho que eu não tinha visto nenhum com estes ingredientes! Mas como eu gosto dos dois, para mim deve ficar ótimo...
Obrigada por me passar a receita!
Um abraço e bom final de semana!

Syd disse...

This is my favorite sandwich. Well done.

Cinara disse...

Thanks, Syd!
I'm glad you liked it! ;o)

Anônimo disse...

I don't speak Portuguese, but I gathered that you were talking to your parents on the phone about Reuben sandwiches, and you decided to give it another try. You made this beautiful sandwich and then found out you still hate sauerkraut! I'm sorry if you didn't like it. It is one of my favorite sandwiches ever! Great photo too!