sábado, junho 23, 2007

S'mores

Com exceção da torta de maçã, acho que não existe nada mais tipicamente americano que S'mores! É uma sobremesa muito comum em acampamentos, onde as pessoas tostam marshmallows na fogueira, e depois fazem um sanduíche com ele e um pedaço de chocolate no meio de duas graham crackers (bolachas de farinha integral). Eu sempre quis mostrar um S'more aqui, mas ainda não tinha mostrado porque não seria o "verdadeiro", ou seja, feito na fogueira e usando graham crackers, que não existem por aqui. Por isso fiquei feliz quando encontrei esta variação no lindo blog Dine and Dish, e todos aqui em casa adoraram!


South of the Border S'mores

2 tortillas de farinha de trigo

3 marshmallows grandes, cortados ao meio (eu usei 4)

2 colheres (sopa) de gotas de chocolate (eu usei meio-amargo)

1/2 colher (chá) de açúcar com canela

Unte uma frigideira com spray de untar (ou óleo) e aqueça-a em fogo médio. Coloque uma tortilla na frigideira, espalhe por cima das metades de marshmallow e as gotas de chocolate, distribuindo uniformemente. Coloque a segunda tortilla por cima e unte-a com spray também (ou óleo). Frite o "sanduíche" por 1 ou 2 minutos, ou até dourar levemente. Vire e frite do outro lado por mais 1 ou 2 minutos. Tire do fogo, polvilhe açúcar com canela por cima e corte em 4 pedaços. Rende 4 S'mores.

Para quem não conhece, a foto acima é de um S'more típico. Dizem que o nome seria uma contração de "some more" ("mais alguns"), dito por alguém com a boca cheia de S'mores! E descobri agora que já existe um aparelho para fazer S'mores que dispensa a fogueira. Vejam só que belezinha:

E quem estiver disposto a fazer graham crackers em casa, a Ana do Kitchen Space tem uma receita ótima!

22 comentários:

Elvira disse...

Que receita fantástica! Não conhecia. Obrigada, querida Cinara. :-)

Cláudia disse...

Que legal, Cinara, eu adoro marshmallows assados. E que demais este aparelhinho, não? Já vem todo organizadinho.Gostaria de ter um em casa.
bjs

winnie disse...

Conheço muito da gastronomia americana mas esta receita desconhecia por completo.
Para uma gulosa como eu deve ser uma perdição! lol

Cinara disse...

Elvira, eu é que agradeço seus elogios, amiga! Achei que era uma receitinha muito interessante de publicar... ;o)

Cláudia, você viu que aparelhinho chique? Eu nunca tinha visto, e também adoraria ter. Adoro essas "bugigangas"! :oD

Winnie, eu conheci quando morei lá, pois minha família tinha uma casa na montanha, e à noite fazíamos fogueiras para assar marshmallows e fazer S'mores... Além de gostoso, era muito divertido!

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Cinara, eu nunca experimentei apesar de ter morado um ano nos USA...acho que como eu fiquei no sul da California em uma comunidade mais para mexicana do que americana conheço mais tacos e tortillas...adorei o aparelhinho!!!! Deve ser dos deuses esse doce!
Um beijo e ótima semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Beatriz Belliard disse...

Interessante, eu nao conhecia, acho que o marido vai adorar, ele adora marshmallow ! bjs

Patricia Scarpin disse...

Ci, sempre vi S'mores por aí (na Internet) e achava um pouco busy, sabe? Essa idéia da Kristen parece ser mais gostosa!
E ela é um doce de pessoa também.

Agdah disse...

Há um novo design da Hersheys: http://tinyurl.com/37l9s6

laila radice disse...

nao conhecia, parecem ótimos! bjos

Cinara disse...

Verena, realmente pode ser uma questão regional. Como eu morei perto do Canadá, as fogueiras faziam parte dos acampamentos para aquecer a gente mesmo! ;o)

Bia, eu achei legal para aqueles momentos em que queremos um docinho rápido e fácil de fazer!

Pat, eu também adorei esta receita da Kristen, e sou fã do blog dela! Ela já comentou aqui algumas vezes, e é muito simpática mesmo... Vi que ela tem seu link lá, o que prova que eu e ela temos algo em comum: somos SUAS fãs! :o)

Agda, pesquisando na internet eu achei vários modelos de aparelhinhos, inclusive este que você citou. Mas achei este que publiquei mais organizadinho! De qualquer forma, obrigada pela contribuição!

Laila, achei interessante compartilhar como curiosidade, além de ser um doce bem gostosinho! ;o)

Beijinhos, meninas!

Lua Limaverde disse...

Ci, não conhecia isso não, menina! Só sabia mesmo dos marshmallows assados. Aliás, faz um tempão que um amigo meu me passou uma receita de marshmallow caseiro e apesar de fácil, até hoje não fiz: você já tentou alguma vez? :)

Camila L disse...

Isso é receita pra se posatr em plena segunda feira? Dia mundia do início de regime? Acabei de voltar de Monte Verde com um pacote de marshmallows... vou ser obrigada a testar sua receitinha :o Boa semana!!!

Cinara disse...

Lu, eu já vi receitas para marshmallow caseiro dos dois tipos: destes mais durinhos e também daquele molenga, para cobrir bolos e comer com sorvete. E nunca fiz nenhum dos dois, porque é açúcar puro, amiga! Minha mãe faz do molinho, para cobrir bolos, e fica uma delícia... E comer só algumas vezes por ano não pesa tanto na consciência e nem na balança! ;o)

Camila, a receita original veio da revista "Family Fun", como uma sugestão de snack fácil e gostoso que as crianças podem até ajudar a fazer! O meu filho adorou... Espero que os seus também gostem! ;o)

Um beijão para vocês!

Eli disse...

Eu como a Elvira querida também não conhecia e achei o máximo!

Akemi disse...

Também desconhecia este prato! Achei genial e deliciosa!!!

Silvia Arruda disse...

Chiquérrimos!!

Jobove - Reus disse...

I have happened for his your blog, very interesting
If ours wants to visit, thank you

Cinara disse...

Eliana, fico feliz que você tenha gostado, e ainda mais feliz com sua visita! ;o)

Akemi, é mais um doce para nos tentar, amiga... :oP

Além de gostosos e práticos, Silvia! ;o)

Té la mà Maria, thanks for your visit! I'll visit yours soon, OK? ;o)

Beijinhos para vocês!

Rachel Sponholz disse...

oi Cinara.. ai fiquei morrendo de vontade de comer isso...
e por curiosidade fui buscar no you tube s'mores e achei isso.. uma s'mores pie..
só q aqui onde diacho encontramos uma torta já pronta??? heheh

http://www.youtube.com/watch?v=iznsxt5DYuU

bjinhos.. e ah.. tortilla de farinha de trigo o q ser e tem receita?

Rachel

Cinara disse...

Rachel, eu vi a torta de S'mores no You Tube! Deve ser uma delícia aquilo... E por incrível que pareça, já tem a base pronta para torta para vender aqui! Eu já vi em uma loja que vende produtos para padarias e confeitarias. Mas se você se animar, é super fácil fazer em casa! Quanto às tortillas, já te respondi por e-mail. Beijinhos!

Ana disse...

Cinara, smore's are mesmo super americano! Fiquei feliz em ver a receita aqui, pois acho algo divertido de comer! Eh uma meleca, mas o chocolate derretido com a bolacha eh bom demais!
Muito obrigada por citar meu blog e a receita!
Eu adoro as bolachinhas e tenho feito sempre, ontem a noite mesmo fiz e a massa esta na geladeira esperando p/ q eu abra e asse os biscoitinhos!
Eu adoro umas bolachinhas, e quem nao curte um chocolatinho, ne!!
Beijos!
Ana

(ah, to devendo a receita do sorvete, mas vou te passar esses dias. Estavamos na praia e voltamos ontem!)

Cinara disse...

Ana, desde que você sugeriu que eu fizesse um post sobre S'mores eu estava pensando em fazer, e quando achei este S'more com tortillas, não pensei duas vezes! Ainda não consegui fazer suas graham crackers, mas quando fizer, é claro que farei S'mores com elas... ;o) Estou aguardando a receita do sorvete! E espero que sua viagem à praia tenha sido ótima... Bjs!