sábado, junho 02, 2007

Coconut Macaroons

Sabem aquelas receitas que são gostosas, rápidas de fazer, levam poucos ingredientes e não fazem sujeira alguma? Pois esta é uma delas! Depois de várias tentativas -- sem sucesso -- de fazer este biscoitinho de coco sem usar claras em neve, finalmente encontrei esta receita literalmente maravilhosa! Os macaroons ficam crocantes por fora e macios por dentro, e se puros já são uma perdição, imaginem com a calda de chocolate... :oP

Coconut Macaroons

1 1/3 xícaras de coco ralado (usei do tipo adoçado e úmido)

1/3 xícara de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/8 colher (chá) de sal

2 claras

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Em uma tigela, misture o coco, o açúcar, a farinha e o sal. Acrescente as claras e a baunilha e misture bem, até umedecer bem os ingredientes secos. (A massa vai parecer uma pasta.) Com uma colher de sobremesa, pingue porções da massa em assadeiras untadas. Asse em forno pré-aquecido a 160 graus centígrados por aproximadamente 18 minutos, ou até dourar. (Cuidado para não queimar demais a base dos macaroons!) Deixe esfriar sobre uma grade. Se quiser, decore com chocolate derretido, ganache de chocolate ou calda de chocolate para sorvete. Rende 2 dúzias de macaroons.

34 comentários:

Cláudia A. disse...

Amei essa receita. Amo esses macarons que minha mãe chama de cocadinhas alemãs. As vezes as compro mas não são saborosas. Vou fazê-las logo, logo.

Carla Ventura disse...

hum...deu vontade de sair correndo pra cozinha! :)

Manu disse...

Cinara,
Em um mercadinho aqui perto de casa eles vendem macarons, mas leva aipim na massa: é muito, muito bom, perfeito com café.
Bjo!

Cinara disse...

Cláudia, algumas receitas em inglês realmente mencionam as origens alemãs destes macaroons! Eu nunca comprei prontos, mas acho que você vai gostar muito desta receita... ;o)

Carla, pode ir para a cozinha! Mais fácil e rápido que estes macaroons, impossível! :o)

Manú, nunca vi macaroons com aipim! Veja se consegue a receita pra gente! ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Elvira disse...

Que biscoitinhos bonitos e apetecíveis! :-)

Sheila disse...

Que perdição! Tá aí uma coisa que sou louca pra fazer mas morro de medo de ficar uma "nhaca" e só perder ingredientes (porque as outras receitas que vi levavam bem mais coisas) vou testar Ci, pra variar to sempre copiando vc neh? rsrs. Bjão!

Patricia Scarpin disse...

Já vi macaroons por aí mas estes seus ficaram lindinhos, Ci!
É a primeira vez que vejo com caldinha de chocolate, yummy!

Silvia Arruda disse...

Adorei essa receita!!! Ainda mais qdo vc diz que não dá trabalho nem faz sujeira!! Já anotei!!

Márcia disse...

Hum, adoro doces com coco!!!
Mas nunca tinha visto macaroons (meu lado não-culta insiste em se manifestar...) - copiei para testar em breve, assim q acabar meu curso noturno que me afasta das panelas...
Bjos!

Eli disse...

A vontade é de "roubar" alguns!! :)

Akemi disse...

Também é a primeira vez que vejo com calda de chocolate, mais tentador ainda! Adorei, Cinara!

Lua Limaverde disse...

Ci, como a Márcia, nunca vi macaroons, só vejo as blogueiras falarem, mas não sei como eles são, o que são exatamente, textura etc. Conta aí um pouquinho para as nordestinas, rs. Beijos!!!

Cláudia disse...

Oi, Cinara, o meu lado por fora também não conhece macarons, só aqueles difíceis de fazer, que parecem bem casados, mas a textura é totalmente outra, apesar de eu nunca ter comido um. Eu adorei esse aí, já pensou no meio da tarde neste friozinho, com uma xícara de café? Vou fazer no feriado.Depois eu conto.
Bjs

Cinara disse...

Obrigada, Elvira!

Sheila, vou adorar se você "me copiar" de novo! É para isso que publico as receitinhas aqui... ;o)

Pat, as últimas três receitas de coconut macaroons que eu salvei nos últimos meses tinham a caldinha de chocolate! Eu adorei a idéia, e nos próximos vou colocar uma gotinha de chocolate meio amargo no meio de cada macaroon, para ver se fica bonitinho... :o)

Silvia, não tem nada melhor que receitas simples e sem sujeira, não é mesmo?

Márcia, quer parar com essa história de "não-culta"? Ai, ai, ai! Estes macaroons são bem comuns nos Estados Unidos, mas tem o tipo francês também, que você já deve ter visto pelos blogs. Mais abaixo vou explicar melhor, OK?

Eliana, pode roubar à vontade, amiga! :oD

Akemi, o chocolate realmente dá um toque especial, amiga... Aliás, *tudo* fica bom com chocolate, não é mesmo? ;o)

Lu, eu ia mesmo falar mais sobre os macaroons, mas fiquei com medo de deixar o post grande demais... Mas já que você perguntou, vou aproveitar sua deixa, amiga! Logo abaixo vou fazer um resuminho com maiores detalhes, OK?

Clau, aí está mais uma vantagem dos blogs: deixar a gente "por dentro"! ;o) Vou falar dos macaroons que você citou logo abaixo, mas esses eu ainda estou ensaiando para fazer, porque são realmente muito mais complicados. Estes aqui são facílimos! Depois me conte tudo!

Beijinhos, queridas! Em instantes publicarei um complemento do post aqui mesmo.

Cinara disse...

COCONUT MACAROONS
"versus"
FRENCH MACAROONS

Segundo a Wikipedia, o Coconut Macaroon que eu fiz surgiu nos Estados Unidos, onde é facilmente encontrado. É um tipo de biscoito feito com claras e coco ralado, e ao contrário de seu primo francês, não leva farinha de amêndoas. O French Macaroon, por sua vez, lembra a textura de um suspiro, e é sempre recheado, parecendo um bem-casado. Eles são mais sofisticados, e são encontrados em várias cores e sabores. Cliquem aqui para ver uma receita com foto.

Eu ainda não fiz French Macaroons porque são trabalhosos, mas estão na minha lista de prioridades. Eu gostaria de provar um primeiro, para saber qual resultado eu deveria buscar, mas ainda não tive a oportunidade. Já os Coconut Macaroons eu conheci nos EUA, e sempre quis achar uma boa receita porque os industrializados não chegam aos pés dos macaroons caseiros. Agora estou feliz! ;o)
Se restar alguma dúvida, não deixem de escrever, OK?

Anônimo disse...

Oi Cynara,eu também nunca comi macaroons,e antes de "frequentar" os food blogs nem tinha ouvido falar.Realmente esses blogs nos deixam por dentro de várias cozinhas mundo a fora.Vivendo,vendo,comendo e aprendendo não é mesmo?
Tenha um bom dia...

Agdah disse...

Macarrons me lembram umas cocadinhas de padaria que comprávamos em Salvador. O gosto é parecido mas elas vinham com um pouquinho de goiabada em cima. Cinara, o coco doce e úmido já vem pronto aí? Eu me lembro do seco desidratado lá em casa.

Maria.Helena disse...

Cinara, que delícia!!!! fiquei aqui com água na boca!! rs

Cinara disse...

Eliane, eu também tenho aprendido muito nos blogs, e até mesmo aqui no meu, porque se perguntam algo que não sei, lá vou eu pesquisar! E aprender sobre culinária é sempre um prazer, certo? ;o)

Agda, a marca Sococo vende em saquinhos de 100g o coco ralado já adoçado e úmido, e também em flocos. Dizem que fica mais parecido com o coco ralado na hora, e eu só tenho usado esse tipo nas minhas receitas! Mas com certeza o coco ralado desidratado e sem açúcar pode ser utilizado, só que o resultado será mais sequinho e menos doce. Para ver uma foto do produto que eu uso, clique aqui.

Maria Helena, aqui em casa já estão exigindo uma nova fornada! :o)

Um grande beijo para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Cinara,
Acabei de chegar de São Paulo e estou aqui para contar que minha caçada foi super proveitosa! Encontrei as Blue Cooking nas duas bancas onde procurei. Nelas tive a informação de que recebem sempre e mensalmente, se bem que com uma defasagem nas datas. Comprei as de número 10 e a edição especial de fim de ano (2006) (bota defasagem nisso, não é?)
Se vc não as tiver ainda, elas são suas.
Em conversa com uma amiga daqui, soube que na banca que fica em frente à Matriz das Dores elas podem ser encontradas tbém.
Em SP, achei na banca que fica em frente ao Iguatemi e na banca Europa, na esquina da Av.Europa com Rua Groenlândia.
Bjo

Cinara disse...

Oi, Vic! Bem que você disse que era boa nas suas caçadas... E eu não tenho as duas revistas que você comprou! Tenho a de Outubro de 2006 (número 9), a de Abril de 2007 (número 14) e os números 2 e 3 daquele formato menor. É muita gentileza sua me oferecer as revistas, mas você já teve tempo de ler? Talvez você queira fazer alguma receita! De qualquer forma, eu fico super agradecida e feliz com o seu gesto... Quando puder me mande um e-mail para combinarmos de tomar um café juntas: cinaracmfARROBAhotmailPONTOcom
Beijinhos!

Anônimo disse...

Cinara,

Fico muito feliz que ainda não tenha essas duas edições porque as trouxe pensando mesmo em presentear vc que é sempre tão gentil comigo e com todas as que a procuram no seu lindo blog.
Vou mandar um e-mail e tbém me coloco à disposição para comprar para quem tenha ficado curiosa como eu em conhecer essa revista maravilhosa.
A caçada valeu a pena!

Cris disse...

Ci, minha mãe americana que fazia e ficavam assim bonitinhos, deliciosos, o que mais gosto é que são fáceis e rápido de fazer. Bjs!

Cinara disse...

Vic, já recebi seu e-mail e já respondi, OK? ;o) Bjs!

Cris, lembra que falamos sobre receitas de coconut macaroons? Eu já tinha testado outras, mas esta é nota 10! Bjs!

Mari disse...

acabei de fazer a receita e ficaram deliciosos! nota 1000!! pena é que só deu 1 dúzia, mas valeu a pena: são práticos e deliciosos.

engraçado é que eles são bem diferentes dos macaroons que vem no sorvete Coconut Macaroon da häagen dazs. no sorevte eles são mais uniformes, como se fossem bolinhas recheadas, e não sente o coco ralado, parecem mais os french macaroons.

Cinara disse...

Oi, Marina! Que bom que você gostou! Realmente, estes macaroons não rendem muito. Os meus rendem cerca de 20 por receita, mas eu faço bem pequenininho. E agora fiquei com vontade de provar esse sorvete da Häagen-Dazs com coconut macaroons, que ainda não conheço! Deve ser bom demais... :oP Beijinhos!

Unknown disse...

Olá !!

Estou virando sua fã !!

Semana passada eu fiz os Coconut Macarrons e meu namorado, eu e uma amiga amamos !!!

A receita é maravilhosa !!

Eu ADORO culinaria americana, uma vez que tenho um poucos dos meus pés por lá (tenho 2 primas e um tio 100% americanos, apesar da minha familia ter vindo da Alemanha) ... eu tb ADORO a comida Tex-Mex e nunca vou esquecer o gosto do Taco Bell !!!

Espero poder me corresponder com vc sempre !!!

Tudo de bom pra vc !!

Unknown disse...

Olá !!

Estou virando sua fã !!

Semana passada eu fiz os Coconut Macarrons e meu namorado, eu e uma amiga amamos !!!

A receita é maravilhosa !!

Eu ADORO culinaria americana, uma vez que tenho um poucos dos meus pés por lá (tenho 2 primas e um tio 100% americanos, apesar da minha familia ter vindo da Alemanha) ... eu tb ADORO a comida Tex-Mex e nunca vou esquecer o gosto do Taco Bell !!!

Espero poder me corresponder com vc sempre !!!

Tudo de bom pra vc !!

Unknown disse...

Olá de novo !!


Sorry por duplicar meu comentario ... saiu sem querer :-)

Have a great evening and take care !!

Cinara disse...

Oi, Maggie! Fico feliz que você tenha gostado dos Coconut Macaroons! Obrigada pelos elogios, e eu também espero que você apareça sempre por aqui... Não deixe de comentar as receitas que fizer, pois gosto de saber quando minhas dicas dão certo (ou errado). Isso me ajuda a deixar os posts mais "didáticos"! ;o) Beijos e um ótimo dia para você!

HENRIETTE AZEREDO disse...

Cinara, esse eu provei (e aprovei!) Ainda bem que vc tinha fotografado antes de me mostrar, senão não iam sobrar macaroons para as fotos... ;-)

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Ette! Eu ia fazer mais para você levar, mas não estava achando o coco ralado certo... :o( Agora eu já achei! :oP Beijos, cunhada!

Anônimo disse...

oi cinara,
tô ficando fã do seu blog! depois de fazer os cookies de chocolate hoje testei esses macarons e ficaram muuuito bons!! :)
só preciso dobrar a receita da próxima vez, porque quase comemos tudo de uma vez só, hehehe.
obrigada por ter receitas tão legais por aqui, vc está sendo a responsável por me despertar interesse na cozinha e começar até a achar legal cozinhar.
gde abraço,
cinthia.

Cinara disse...

Cinthia, você não imagina como fico feliz em saber que a incentivei a se "aventurar" mais na cozinha! Esse é um dos meus principais objetivos com esse blog, e adorei ler o seu comentário e elogios... E você tem razão quanto ao rendimento destes macaroons. Na segunda vez eu fiz um pouco maiores e não renderam nada, por isso também já estou fazendo a receita dobrada! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!