terça-feira, junho 05, 2007

Blueberry Bread Pudding

O pudim de pão brasileiro nunca foi uma de minhas sobremesas favoritas, mas a versão americana me conquistou, talvez por levar frutas e outros ingredientes que agradam mais ao meu paladar. (Ou talvez eu nunca tenha comido um pudim de pão realmente bom por aqui...) A apresentação do pudim americano também é diferente, e eu já experimentei de passas com baunilha, de chocolate e de maçã com canela. Esta é a primeira vez que faço em casa, e gostei bastante do resultado! A receita original leva cranberries, mas eu usei blueberries. Acho que ficaria igualmente gostoso com morangos, amoras ou framboesas!


Pudim de Pão Americano com Blueberries

5 xícaras* de pão amanhecido, cortado em cubinhos

4 ovos

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (chá) de essência de baunilha

1/2 colher (chá) de canela em pó

Uma pitada de noz-moscada ralada

Uma pitada de sal

4 xícaras de leite

1/2 xícara de blueberries frescas ou congeladas

Unte uma fôrma quadrada de 20cm e distribua os cubinhos de pão nela. Reserve.

Em uma tigela, misture bem os ovos, o açúcar mascavo, a baunilha, a canela, a noz-moscada e o sal, com uma colher ou batedor de claras. Acrescente o leite e misture até incorporar. Derrame a mistura por cima dos cubos de pão. Deixe descansar por 20 minutos, apertando os cubos pão para baixo de vez em quando, para umedecê-los por igual. (*A quantidade de cubinhos de pão pode variar, dependendo do tipo usado, mas os cubinhos devem preencher a fôrma de 20cm e 5cm de altura.)

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C. Distribua as blueberries por cima dos cubos de pão, e aperte delicadamente para afundar algumas frutinhas. Coloque a fôrma em uma assadeira de laterais altas, e acrescente água quente até atingir a metade da altura da fôrma do pudim. Asse por cerca de 50 minutos (o meu levou mais de 1 hora), até uma faca inserida no centro saia quase limpa. Sirva quente ou em temperatura ambiente. Polvilhe bastante açúcar de confeiteiro sobre o pudim antes de servir. Rende 8 porções.

22 comentários:

Smas disse...

Humm!
Tenho lá uns blueberries e andava a pensar o que lhes havia de fazer...
Acho que já sei ;)
Bjs

Cris disse...

Eu também prefiro o americano, o nosso é batido no liquidificador e fica muito massudo, este está de dar água na boca... a esta hora, estou quase indo dormir, mas comeria uma fatia!

Elvira disse...

Ficou lindo mesmo! E delicioso, com certeza. :-)

Sheila disse...

Eu tbm não curto muito o nosso pudim de pão (apenas um que a esposa de um amigo faz que é divino! Leva rum na massa e tem uma calda fabulosa) - mas esse que postou é bem diferente, e a mistura com frutas é inusitada pra mim... ah, mas nem duvide que anotei a receita pra testar neh Ci? Bjão

Patricia Scarpin disse...

Nunca comi pudim de pão à moda americana, Ci, e esse parece delicioso!

A minha avó faz um pudim de pão que fica todo furadinho, feito pudim de leite condensado. Vou pegar a receita dela e fazer pra colocar no blog.

Cláudia A. disse...

Delicioso Cinara!! Esta última foto está um atentado. Deu água na boca.

Agdah disse...

Menina, em Salvador não tem "blueberries"... que pena.

Beatriz Belliard disse...

que delicia, adorei !!! bjs

Anônimo disse...

Cinara, eu faço pudim de pão "à brasileira" que também leva uvas passas e não fica massudo de jeito nenhum! Pelo contrário, fica macio, cremosinho e com uma calda deliciosa.
Já o pudim americano eu é que não curto porque sinto como se tivesse comendo um pão molhado, saca? rsrsrsrsrsrs

Mas o seu á lindão :)

Bjuca!
Faby

Rachel Sponholz disse...

oi Cinara..
já anotei esta receita vou tentar fazer no feriado heheh depois conto como ficou..

e ah.. fiz a luva de louça.. ficou um charme.. já postei no blog e no flickr..

bjinhos.. e ótimo feriado =)
Rachel

Cinara disse...

Smas, este pudim é muito gostoso, mas você também pode fazer meus muffins de blueberry! Ficam divinos... ;o)

Cris, quer passar em casa mais tarde? Ainda tem bastante... Como o H. não é fã de blueberries, vou acabar mandando quase tudo para a casa da minha mãe!

Elvira, lá se vai meu regime, amiga...:o)

Sheila, tenho uma receita com maçãs e canela que também deve ficar excelente! Vou experimentar em breve para confirmar isso... ;o)

Pat, quero conhecer a receita da sua avó! Publica logo!! :o)

Cláudia, obrigadinha!

Agda, não tem mesmo, amiga? Dá uma olhada no site da marca que eu compro (www.demarchi.com.br), talvez tenha algum distribuidor por aí!

Bia, que bom que você gostou!

Faby, eu adoraria conhecer a sua receita! Tem lá no Rainhas? Se não tiver, publique pra gente! Imagino que seja bom mesmo! O meu não ficou com textura de pão molhado, parece mesmo um pudim. Acho que você precisa prová-lo para mudar de idéia! ;o)

Rachel, já vi as luvas que você fez, e adorei! Eu quero, eu quero! Só preciso saber o preço! Depois te escrevo lá no Flickr, OK?

Super beijo e um ótimo feriado para vocês!

Cláudia disse...

Cinara, adorei este pudim de pão. como vc disse, todas as opções com certeza ficarão ótimas.
Aproveitando o blog para tirar dúvidas, eu comprei blueberries congelados no Pão de Açúcar e fiz muffins de blueberries, só que o resultado não foi satisfatório. O caldinho que os blueberries soltaram ficaram meio verdes na massa. Eu achei estranho, não ficaram azulados ou meio violetas.
Apesar que não tinham gosto de estragado. Enfim, só provamos e não comemos com medo de estarem estragados.
Beijos
Cláudia B.
=^.^=

laila radice disse...

esta muito lindo...entao eu vi uma vez na tv uma receita de pudim de pao que vai pouquinho pão, ai ele fica levinho, dá até pra enganar quem nao gosta de pudim de pão...bjos

Márcia disse...

Ci, eu já vi o Jamie fazendo ese pão, e salivei até...
Nunca comi nem o nacional nem o estrangeiro, mas com essa aparência do seu eu experimentava agorinha mesmo!!!!
Bjos.

Akemi disse...

Com blueberries nunca tinha experimentado! Sobrou uma fatiazinha ainda??? ;-p
E esse prato, amiga, lindoo!!!

Cinara disse...

Clau, como conversamos, não deixe de ligar para o SAC do distribuidor das blueberries, porque com certeza deve haver algo errado com elas!

Laila, eu mesma sempre tive preconceito só imaginar de imaginar o pão encharcado... Mas este aqui fica com uma textura de pudim mesmo! A diferença é que fica melhor servido quente, pelo menos na minha opinião.

Márcia, na Inglaterra este tipo de pudim também é bastante comum, e a receita do Jamie deve ser boa, porque ele não faz nada complicado demais. Experimente! ;o)

Akemi, agora o pudim já acabou, amiga... Mas eu te aviso quando sair o próximo, combinado? :oD Quanto ao prato, eu comprei apenas um, com uma tigelinha vazada igual à borda deste, na loja Etna. Hoje me arrependo de não ter comprado mais... :o( Eu também acho muito fofo!

Um grande beijo para vocês!

Lua Limaverde disse...

Cinara, esses dias vi a Nigella fazendo um pudim de pão com geléia, fiquei com vontade de experimentar... O seu está lindo, mas nunca comi pudim de pão, nem brasileiro nem estrangeiro, rs. Ah, valeu pela dica do site, vou ver se as blueberries existem por aqui. Beijos!

Cinara disse...

Lu, pudim de pão americano com geléia deve ficar muito bom... Você anotou a receita, ou só viu na TV? Acho que vou procurar! Depois me diga se achou as blueberries por aí. Será que consigo te mandar pelo correio? Já chegariam descongeladas! ;o) Bjs!

Dona Juju disse...

Cinara!!!Que honra, vc no meu blog!! Não imagina minha felicidade! Frequento o seu já ha algum tempo, mas nunca deixei um recadinho...
Nossa, fique feliz, mesmo! Obrigada! Bjs

Cinara disse...

Dona Juju, eu é que fico feliz por você gostar do meu blog e visitá-lo sempre... Vou colocar seu link aqui, OK? ;o) Bjs!

Valentina disse...

Ci, que vontade que deu de comer um pedacinho.Aodro como uma sobremesa de origem tao simples ( na idade media nao se queria perder stale bread) é super gostosa e versatil. ja comi até com restos de pannettone. E fiz com brioche francês.

Cinara disse...

Val, que idéia ótima fazer pudim com restos de panetone!! Deve ficar delicioso... Estou com uma receita de apple & cinnamon bread pudding para fazer com pão de passas que também deve ficar uma loucura! Este aqui eu fiz com pão de semolina da rede de restaurantes "Frango Assado", você conhece? Como você disse, é realmente uma receita muito versátil. Beijos e um ótimo domingo para você!