sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Sal Gourmet


Quando vi a Flor do Sal no supermercado pela primeira vez, confesso que não dei a menor importância. Mas depois que Dadivosa, Faby, Katita, Fezoca e Cris disseram que era algo do outro mundo, eu tinha que experimentar, não é? E enquanto eu ainda estava "pesquisando" sobre esse sal, minha grande amiga Cris leu meus pensamentos e me presenteou com este saquinho de Sal Gourmet Lebre, que nada mais é que a própria Flor do Sal!

Este sal especial é a camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua. Ele não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa. Ele é indicado para temperar saladas, suflês, batatas assadas, ovos ou para ser consumido com azeite e pão. E o melhor de tudo é que, supostamente, este sal não é prejudicial à saúde como o sal refinado.

Já experimentei na salada e sobre os tomates de uma pizza caseira, aprovei e agora também recomendo! ;o)

20 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ci!

Interessante essa história do sal, mas é preciso sempre ter cautela com declarações (principalmente dos fabricantes) sobre as vantagens (e desvantagens, nem sempre citadas) que um produto tem sobre outro, ainda mais quando o assunto é saúde.

Achei dois links interessantes, que podem ser um ponto de partida para quem quiser se aprofundar no assunto:

http://br.noticias.yahoo.com/s/21122006/36/saude-sal-sal.html

http://www.docelimao.com.br/textoAC021.html

(não deixe de ver o segundo, que comenta inclusive alguns problemas de tireóide...)

[]s!

Anônimo disse...

Hmm... esqueci que poderia colocar os links "clicáveis"... :-P Repetindo os links anteriores:

Sal e sal

sal refinado x sal marinho

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu comprei um da Companhia das Ervas que vem com alecrim e até agora usei numa torta e em batatas assadas, mas fica difícil dizer alguma coisa porque o sabor do alecrim é forte, então... As batatas ficaram uma delícia, mas não sei de quem foi a "culpa". rs.

Cinara disse...

Obrigada pelos links, Rico! Vou ler com certeza. Mas a declaração que usei no post não é a do fabricante. (Eu não sou tão bobinha assim... :oP) É a do site "Temas Atuais na Promoção da Saúde", e o link é este aqui: http://www.taps.org.br/Paginas/alimartiv04.html
Só não sei como inserir um link "clicável", depois você precisa me ensinar, OK? Beijos!

Lu, o primeiro que vi também foi da Cia. das Ervas, e também era aromatizado, talvez por isso não tenha me interessado. Mas este purinho é bacana, só um pouquinho salga bastante e realça o sabor do alimento. Sem contar que deve ser mais barato, porque a Cia. das Ervas é um roubo! ;o) Beijão!

Anônimo disse...

vi um comentário seu, lá no blog da tatu, sobre o grill do george foreman. há tempos quero um, mas não sabia nada a respeito, agora fiquei bem empolgada! :)

você já fez frango ou peixe, nele?

Cris disse...

Ci, este problema do sal... eu mesma sou uma vítima, tenho hipotireodismo talvez pela dosagem errada estipulada pelo governo brasileiro, é mole? E também não sei como colocar links clicáveis nos comentários, quero a dica. Bjs!

Akemi disse...

Cinara, andava louca atrás dessa flor do sal e descobri contigo que já tinha aqui em casa faz tempo! rsss
Também comprei um sal gourmet mas achava que era só um sal grosso comum. Tá guardadinho e agora vai sair do armário para realçar alguns pratos aqui também! Obrigada pelo esclarecimento!

Vitor Hugo disse...

Por algum "processo" ele deve passar, por causa do "iodado", ou seja, foi acrescido iodo ao produto. Pois hoje em dia é obrigatório a adição de iodo no sal, /o/

Eu tinha visto a flor de sal no mercado, mas achei meio "roubada", o potinho tava tão empoeirado que devia estar de aniversário na prateleira, heheheheh

Cinara disse...

Oi, Luciana! Eu já fiz filé de frango no meu George Foreman, e ficou ótimo. O frango soltou pouca gordura, mas a carne e o hambúrguer soltam MUITA! Peixe ainda não fiz. Agora quero experimentar assar um queijinho coalho no grill... Dizem que fica ótimo! ;o)
Obrigada pela visita e volte sempre!

Cris, como você sabe, eu também tinha hipotireoidismo, passei para hiper e agora estou tentando arrumar os níveis, mas não sei se foi culpa do sal. A médica nunca mencionou sal, mas vou questioná-la mês que vem. Assim que o Rico me passar a dica dos links, eu te passo, OK? Bjs

Akemi, este sal gourmet é granuladinho (bem menor que os grãos de sal grosso) e bem branquinho. E a descrição da extração dele na embalagem e no site do fabricante são idênticas à da Flor do Sal, portanto, só podem ser a mesma coisa. A única diferença talvez seja que este é iodado, e não sei se acrescentam iodo ao chamado Flor do Sal. Mas experimenta o seu na comida e veja como fica! Beijinhos...

Eu percebi que era iodado, Vitor, mas também me lembrei da legislação. Mas não cheguei a ver no potinho do sal da Cia. das Ervas se tinha iodo... E eu sou como você: produto "encalhado" eu não compro! ;o)

Anônimo disse...

Atendendo a pedidos,

- para deixar um texto em negrito ("bold"), escreva-o da seguinte forma: <b>texto em negrito</b>

- o mesmo vale para um texto em itálico: <i>texto em itálico</i>

- links funcionam de modo diferente; para colocar o endereço http://www.google.com com título "Busca", use o formato
<a href="http://www.google.com">Busca</a>
... que gera o link Busca.

Espero que tenha ajudado. :-)

Cinara disse...

Obrigada, Rico! Aqui em cima até tem as tags, mas não mandam colocar a barra, por isso eu não conseguia! Agora estou craque! ;o)

Valentina disse...

Ah, que amigona.

Lua Limaverde disse...

Cinaaaaara!! Olha só que legal, estava fazendo umas comprinhas agora no supermercado do bairro e vi esse pacotinho de sal, claro que trouxe pra casa, agora vou poder dar meu aval de verdade. Obrigada pela dica, amiga!!!

Cinara disse...

É mesmo, Valentina! Por isso faço questão de contar pra todo mundo! ;o)

Lu, que bom que você achou o sal! Depois conte onde o usou, o que achou do resultado, etc. Assim a gente vai descobrindo mais maneiras de usar este salzinho diferente... Ontem mesmo eu o usei em bruschettas de tomate e queijo, e ficaram ótimas! Boa semana para você... :o*

Regina disse...

Olha, eu tbém virei fã da Flor de Sal, depois que consumi não quero outro, mas não conhecia dessa marca não, só tinha comprado no Mercado Municipal em saquinhos de 100grs.

Márcia disse...

Como assim???
Tem certeza de que esse aí é a Flor do Sal?
Peguei ontem mesmo ese pacotinho, qdo tava fazendo a feira mensal, mas achei que esse NÃO ERA a tal flor de sal...
kkkkkkkkkkkkkkkk
Achei barato, pq sempre dizem q é tão caro, e esse é bastante factível, então achei q não seria ele...
Sacoooo!!!! Agora que já sei o que é, em breve tb darei meu parecer sobre o tal!!!
Beijão!

Cinara disse...

, como os consumidores estão "descobrindo" esse tipo de sal, é provável que comecem a aparecer várias marcas! Eu, por exemplo, também só tinha visto o da Cia. das Ervas. Quem descobriu este foi a Cris! Beijos...

Márcia, pela descrição, é a mesma coisa sim, embora este seja iodado. (Eu não sei se os outros são.) Mas como eu disse acima, com a popularização do produto, a tendência é a queda do preço. Na próxima ida ao supermercado você compra! ;o) Beijão!

Anônimo disse...

Num é legal, Ci?
=)

Cinara disse...

Super legal, Ka! Obrigada por mais esta dica... ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Busca...