segunda-feira, dezembro 18, 2006

Cake in a Jar

Depois da "orgia gastronômica" que foi meu final de semana, com duas festas de aniversário e uma reunião de família, eu não consigo nem pensar em comida, muito menos em cozinhar! Mas como já faz algum tempo desde meu último post, eu me lembrei de mostrar a vocês algo que pouca gente conhece, mesmo já tendo morado nos Estados Unidos: o singelo "Bolo de Pote". Podem acreditar: o bolo é realmente assado dentro do pote de vidro, que depois é hermeticamente fechado e pode durar meses na sua despensa. Recebeu uma visita inesperada? É só abrir o pote, tirar o bolinho cilíndrico lá de dentro e servir. Super bacana, né?

Vocês devem estar se perguntando se eu nunca tentei fazer isso em casa, certo? Pois é. Eu pretendia ser a pioneira dos bolinhos de pote no Brasil, e ganhar milhões de reais com eles, mas me deparei com um probleminha básico: no Brasil simplesmente não existem os potes de vidro com a boca larga e reta usados para fazer este bolo! E olhem que eu pesquisei muito! Nos Estados Unidos eles são comuns há séculos, porque são usados para muitos outros fins, como armazenar geléias e compotas, e são bem baratos. Aqui só existem potes com "gargalo", o que afetaria o formato do bolinho e também sua retirada do pote, é claro... Lá se vai minha idéia multimilionária! :o(

Fiquei frustradíssima, mas algo me diz que um dia ainda vou conseguir fazer pelo menos um único "cake in a jar". Eu não cheguei a provar um bolo desse tipo, portanto não sei se o sabor e a textura ficam bons, mas a idéia é tão interessante e o bolo é tão engraçadinho que acho que vale a pena tentar. A foto acima mostra um kit que, além do bolo, inclui pratos e talheres descartáveis, para presentear. Não é uma coisinha muito fofa? ;o)

24 comentários:

Anônimo disse...

Ci, estes bolos são mesmo uma graça. Uma vez fiz a mistura de panqueca que é um bom presente também. Você já procurou os potes na 'Casa da Arte' ali no Cambuí? Boa sorte!

Cinara disse...

Cris, eu procurei os potes direto nas fábricas, e soube que esse modelo não é fabricado por ninguém aqui no Brasil. Eles até fabricariam para mim, caso eu quisesse encomendar alguns milhares de potes... E para piorar, a tampa também é especial! Aí complica demais.
Beijinhos!

Anônimo disse...

Cinara, que coisa mais linda, amei!

Vi uma foto no Getty Images semana passada de um minibolo assim, no vidro, e até sonhei com ele, risos

Fiquei coisa pra fazer. Nem cheguei a pesquisar - que pena não termos isso aqui!

Gosto daquelas idéias americanas de gifts in a jar, também.

Anônimo disse...

ahhhhh tbm amoooo...rs... e claro adoraria ganhar ou fazer... me frustrei agora com essa coisa dos potes!! :(

vi num site outro dia, uma mistura pra brownie se não me engano, pra presentear em lata ou num pote (só os "secos" e as nuts. A criatura que ganhar, deve colocar os ovos e manteiga e então assar o brownie...rs... Ja achei bem legal tbm, mas essa do bolo prontinho MUITO melhor...srs

Beijocas.

Silvia Arruda disse...

Cinara, estes bolos são muito fofos mesmo!! As latas são lindas!
Bjo

Fer Guimaraes Rosa disse...

Cinara, eu tambem nunca vi isso por aqui... Mas agora fiquei curiosa e vou investigar. Falando em orgia, nossa, como se come bem e farto ai, hein? acho que acrescentei uns pounds no meu pequeno corpao nessas duas semanas que fiquei ai! beijao, lindona! :-)

Lua Limaverde disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lua Limaverde disse...

Cinara, que legal, nunca tinha ouvido falar desses bolos (Cinara's Place é cultura), é uma idéia maravilhosa, você ia ficar rica mesmo (rs). :D

Daniela disse...

Adorei a idéia Cinara! Quem sabe você não encontra alguém disposto a encampar a sua idéia. Além de ser útil par ao bolo o vidro teria outras utilidades.
Beijos

Anônimo disse...

Cinara, é fofo mesmo. Atiçou-me a cobiça.
Já pensou em fazer um Plano de Negócio e procurar um investidor disposto a bancar o empreendimento?
Eu, que você, não desistiria por causa de um mero detalhe dos vidrinhos :)
Beijos

Cinara disse...

Oi, Patricia! Você sabia que tem até um livro só com idéias de gifts on a jar? Deve ser uma loucura! Beijos

Super prático, não é, Maria Helena? Eu também fiquei frustrada... Mas como você disse, dá para fazer outros gifts on a jar! Bjs

Oi, Silvia! Acho que você confundiu os pratinhos com latas... Mas o desenho deles é lindo mesmo! O bolinhos vêm no pote de vidro com a tampa que tem o paninho xadrez. Bjs!

Agora você entende a minha "luta", né, Fer? E além da fatura daqui, eu ainda faço comida americana, que não é nada light... Depois me diz se você achou os cakes in a jar, OK? Beijinhos!

Obrigada, Lu! Eu realmente achei uma boa idéia. Vamos ver se eu ainda me animo... Beijos!

Você tem razão, Dani. Eu não cheguei a ver o custo dos potes, mas talvez não seja tão proibitivo... Mas vou testar com um dos EUA primeiro! Bjs!

Obrigada pela dica, Dadivosa! Como eu disse acima, quero fazer um teste antes. A minha mãe americana vai me mandar um ou dois potes para eu testar. Claro que minhas amigas blogueiras serão as primeiras a saber! Beijo!

Eli disse...

Que coisa mais fofa, adorei a idéia.

Akemi disse...

Também adorei a idéia, nunca vi nada parecido por aqui! Depois do bolo de lata da Karen e este seu do vidro, fiquei curiosa quanto ao sabor destes bolos!

Karen disse...

Achei essa idéia super bacana, pena que não seja factível por aqui! Ele teria que ser comido às colheradas...

Regina disse...

Que mimo mais legal! Muito fofo!
bjs

Anônimo disse...

Oi, querida,

Eu tenho um livro assim. ;D

Cinara disse...

Obrigada, Eliana! Beijos...

O bom deste bolinho, Akemi, é que você pode fazer o sabor que quiser. Tem um monte de receitas no Allrecipes.com, todas com as medidas de acordo com o pote padrão usado para cakes in a jar. Legal, né? Bjs

É mesmo, Karen! E não iria ter a mesma graça que comer aquelas fatias redondinhas... :o) Bjo!

Fofo mesmo, né, Rê? Beijinhos...

Pat, esse livro deve ser super bacana! Por que você não publica algumas dicas no seu blog? Aposto que deve ter idéias maravilhosas!
Beijos!

kuka disse...

Porque não vai propor uma sociedade no fabrico dos bolos ao dono da fábrica dos frascos? Tinha o problema resolvido. Depois digam que não tenho boas ideias.Lol!

Cinara disse...

Realmente é uma ótima idéia, Kuka! Se der certo, eu lhe darei uma comissão, combinado? ;o) Abraços!

Anônimo disse...

Quero entrar de sócia no negócio rs. Bjinhos e um santo e abençoado natal para ti. E claro, que venha muitas gostosuras vindas das tuas mãos

Valentina disse...

Que coisa mais charmosa Cinara,Difícil acreditar que não os ache por aqui - os potes. Por que será??

Cinara disse...

Eu topo a sociedade, Renata! :o) Um Natal maravilhoso para você e os seus também, amiga... E muita saúde em 2007! Beijos!

Valentina, eu acho que pode ser até uma questão cultural... Algumas comunidades dos EUA desenvolveram várias técnicas de conservação de alimentos, e portanto, vários recipientes adequados para isso. Mas nada impede que a gente copie, não é? Beijos e um feliz Natal para você e sua família, querida!

Anônimo disse...

Olha como são as coisas, hj em dia ta virando moda esse tipo de bolo! Está um pouco mais fácil de encontrar os potes, mas ainda tem uma certa dificuldade.. Bjoss

Carol

Cinara disse...

É verdade, Carol! As coisas demoram pra chegar aqui no Brasil, mas um dia chegam... :) Beijos!