terça-feira, novembro 28, 2006

Hit Parade of Brazilian Flavors

Também atendendo ao convite da Valentina (embora correndo o risco de ser repetitiva), esta é a lista do que considero dez comidas típicas brasileiras, do tipo que a gente lembra quando está longe da terrinha. Eu pensei em muitas mais, mas estas são minhas favoritas, que de vez em quando eu simplesmente *preciso* degustar... :o)

Hit Parade dos Sabores Brasileiros

1. Pudim de leite condensado

2. Brigadeiro

3. Pão de queijo

4. Pastel

5. Feijoada

6. Mandioca frita

7. Doce de batata roxa

8. Paçoca de amendoim

9. Caldinho de feijão

10. Quindim

Aliás, alguém tem uma receita de quindim que seja infalível? Eu AMO quindim, mas ainda não achei a receita perfeita. Pode ser quindão mesmo, mas precisa ter pouco coco na base e uma ignorância de creme amarelinho, translúcido e reluzente por cima...

A tempo: Quem começou esta lista foi a Lara, do Depósito de Receitas Damasco. Eu é que vi pela primeira vez no Trem Bom... Agora, quase toda a tchurma já postou sua própria lista!

11 comentários:

Anônimo disse...

Cinara, acredita que nunca fiz quindim também?
E o pior que é um dos únicos doces de que meu marido gosta, estou devendo pra ele, amiga. :D

Sempre que precisava de receitas mais tradicionais e básicas assim, recorria à Palmirinha. Vc conhece? O link do programa dela é esse:
http://www.tvgazeta.com.br/tvculinaria/site/

Espero que goste, um beijo!

Anônimo disse...

Vou ficar aguardando a receita de quindim que alguma alma caridosa há de postar.Olha, tenho poucas receitas de quindim mas sei que um dos segredos é pingar umas gotinhas de limão no preparado. Vi uma vez um senhor lá programa Note e Anote explicando isso. Cinara, esta tua lista está uma queridice também.Bj

Anônimo disse...

De qualquer forma, tem uma receita lá no site sabores de minas. Dê uma checada,tá.

Eli disse...

Um quindim é uma maravilha. Lá no meu blog tem uma receita de quindim feita com iogurte, é bem gostoso.

Anônimo disse...

Ci, eu sou fã de quindim, mas este eu só sei fazer o cheque! Espero que consiga uma receita deliciosa! Bjs!

Cinara disse...

Eu não conheço a Palmirinha, Patricia! Vou dar uma olhada no site para ver se tem a receita. E além disso, precisa ter os "truques" para ficar bom... Obrigada pela dica! Bjo!

Obrigada, Renata! A dica das gotas de limão na massa do quindim já está anotada. Isso não tem em nenhuma das minhas receitas! Vou dar uma olhada no site que você indicou, pode deixar... Bjs!

Nunca provei quindim feito com iogurte, Eliana! E é claro que vou conferir a sua receita. Beijos e obrigada!

Cris, como por aí, quindim aqui em casa só comprado pronto... É a minha frustração! Mas ainda hei de conseguir uma boa receita! ;o) Beijinhos...

Cinara disse...

Obrigada, Vivianne! Vou aguardar com ansiedade sua receita de quindim...
Beijos!

Lua Limaverde disse...

Cinara, nunca fiz quindins, mas tenho aqui uma receita de quindão retirada de alguma revista antiga. É mais pra prática que tradicional, mas...

Quindão
1/2 kg de açúcar
1/2 xícara de água
6 gemas
1 xícara de coco ralado
1/2 colher (chá) de manteiga em temperatura ambiente
manteiga para untar
açúcar para polvilhar

Unte uma forma redonda pequena com manteiga. Polvilhe-a com açúcar. Reserve. Numa panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio brando. Acrescente a manteiga, tire do fogo e deixe esfriar.
Coloque a calda fria numa tigela. Acrescente as gemas batidas e mexa, incorporando-as bem. Em seguida, coloque o coco ralado e volte a mexer, até que este tenha se misturado bem à calda. Despeje esse creme na forma reservada, espalhando-o por igual. Leve ao forno moderado, em banho-maria e deixe assar até que, enfiando um palito, este saia seco. Deixe esfriar para só então desenformar.

Cinara disse...

Obrigada pela receita, Luna! Ela é bem parecida com uma que eu tenho e que fica meio "pálida", mas a sua leva só gemas, talvez fique mais coradinha. Eu preciso é do segredo para o creme ficar quase transparente... Assim que eu descobrir, é claro que vou postar aqui! Beijos!

Valentina disse...

Cinara, acho tão difícil fazer lista pois sempre fico lembrado de coisas depois que postei a lista.Já olhei pra tua e me lembrei de mandioquinha frita. No quesito quindim,tambem nunca fiz mas a Eliana Scamaral tem uma receita que paquero ha um tempao, e leva iogurte.Só falta oportunidade.

Cinara disse...

Eu vi a receita da Eliana, Valentina! Também fiquei com vontade de fazer... Quando eu fizer, com certeza estará aqui no blog! Bjs!