terça-feira, novembro 13, 2007

Nachos & Burritos

Aqui estão as duas receitas tex-mex que fiz usando os Refried Beans, e como a base delas é a mesma, decidi publicá-las no mesmo post. Ambas são ótimas para um jantarzinho informal ou para um lanche diferente, e se você já tiver os feijões prontos, elas ficam prontas em poucos minutos!

NACHOS

Tortilla chips (ou Doritos, ou Dippas)

Refried Beans

Queijo cheddar ralado em ralo grosso

Azeitonas pretas sem caroço e fatiadas

Pimenta jalapeño fatiada

Sour Cream (usei coalhada)

Salsa (molho de tomate mexicano)

Guacamole

Forre o fundo de um refratário (o mesmo que será levado à mesa) com as tortillas chips. Cubra-as com uma generosa camada de refried beans, e por cima espalhe o cheddar ralado. Distribua fatias de azeitonas e jalapeños por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 10 minutos, até o queijo derreter. Na hora de servir, coloque uma porção de nachos no prato e cubra com sour cream, salsa e guacamole. Eu não fiz guacamole desta vez, mas fica uma delícia... E no lugar da salsa, usei o molho mexicano Uncle Ben's. Quem quiser fazer salsa, clique aqui para ver uma receita ótima!

BURRITOS

Tortillas

Refried Beans

Queijo cheddar ralado em ralo grosso

Sour Cream (usei coalhada)

Salsa (molho de tomate mexicano)

Alface e tomate picados (não usei desta vez)

Aqueça a tortilla por alguns segundos na frigideira ou no microondas, para facilitar na hora de dobrar o Burrito. Faça um "montinho" de refried beans (quentes ou frios) no meio da tortilla, deixando um espaço embaixo para dobrar. Por cima, espalhe cheddar ralado, sour cream e salsa. Dobre a tortilla seguindo o passo a passo abaixo, formando um tipo de "envelope" fechado apenas em uma das extremidades. Se preferir, aqueça o Burrito rapidamente na frigideira ou no microondas.

42 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cinara, que delícia, eu já jantei e me deu fome de novo. Ainda não fiz minha noite mexicana aqui em casa, mas já comprei algumas coisas, rs. Beijinho!

Marizé disse...

Mais duas receitas fantásticas que vou juntar à minha longa lista de "a fazer brevemente"

Beijocas

Laurinha disse...

Muito bom, muito bom, adorei os 'pacotinhos'.
Beijinhos

Ana Prazeres disse...

Ainda estou a delirar...
Que aspecto magnifico, Cinara!!!
Beijoca enorme

Eli disse...

Delícia!! Amei Cinara!!

Juliana disse...

Ai, Cinara! Que delícia...eu adoro comidas tex-mex. E adoro pimenta. E guacamole. E nachos. E tequila....hehehehehe
Me deu água na boca.
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Maravilha. Acho que já disse que sou uma aficionada de comida Tex-Mex, portanto essas receitinhas já estão anotadas!

Akemi disse...

Adorei o passo-a-passo, Cinara!

Cris disse...

Ai, ai, ai...minha alma mexicana está salivando de vontade!

Bjs

laila radice disse...

ai que delicia!!!!maravilha!!!

Cláudia disse...

Cinara, que maravilha. Tudo novo para mim. Adorei, qualquer hora vou deixar tudo pronto e fazer a noite mexicana. Os burritos vc usou a pizza crock de frigideira ou é outra coisa?

Natércia Ramalho disse...

Cinara que maravilha é de comer e chorar por mais adorei.um beijo Natércia...

Cinara disse...

Lu, fiquei lembrando de nosso encontro em Fortaleza, amiga! Vocês voltaram àquele restaurante mexicano? Amanhã nós vamos a um aqui em Campinas! ;o)

Marizé, eu também tenho uma lista dessas, amiga! Também, com tantos blogs maravilhosos por aí, vamos levar a vida toda para fazer tudo... ;o)

Laurinha, quem quiser sair comendo um Burrito nem sujeira faz, não é mesmo?

Anette, obrigada, querida! O cheddar derretido fica com um aspecto muito apetitoso mesmo... :oP

Eliana, muito obrigada, amiga!

Juliana, então você é das minhas. Com certeza devemos ter algum antepassado mexicano que desconhecemos, não é mesmo? :oD

Pipoka, tex-mex é tudo de bom, você não acha? Se pudesse, eu comia toda semana! :o)

Akemi, obrigada, querida! Não consegui caprichar nas fotos porque estou sem tempo, mas dá para ver como se dobra o Burrito...

Cris, não sei se você viu, mas eu indiquei um restaurante mexicano ótimo aí em São Paulo: é o Yucatán (www.yucatan.com.br). É simples, mas a comida é deliciosa e os preços são ótimos! ;o)

Laila, obrigada, querida!

Cláudia, eu usei a pizza crock mesmo, fica perfeita! Só não pode esquecer de aquecer a massa por alguns segundos, porque ela é mais quebradiça que as tortillas verdadeiras. Aquecendo, ela fica bem molinha!

Natércia, fico feliz que você tenha gostado, querida! Aqui em casa, todo mundo sempre pede mais... ;o)

Beijos e um bom feriado de Proclamação da República para vocês, meninas!
(Será que nossas amigas portuguesas não estão assustadas com tantos feriados que temos aqui?? E na próxima terça-feira tem outro!!!)

Natural Naturalmente disse...

Adoro comida mexicana, seus burritos estão com optimo aspecto.Como não podia deixar de ser, aqui em casa tem sempre feijão, pronto. Adorei!! Parabens.
Beijinhos

Anônimo disse...

Adoro a culinária Mexicana!Te espero lá na minha cozinha para ver a surpresa.Beijo

colher-de-pau disse...

Nunca comi ou fiz burritos, apenas fajitas... Mas agora não tenho mais desculpa para não experimentar!

Rosi disse...

Olá Cinara! Sempre apareço aqui mas sem deixar recados, suas receitas são divinas! Acabei de adicioná-la no meu blog, espero que não tenha problema.Apareça por lá. Abraço e um ótimo feriado.
Rosi.

Anônimo disse...

Ola Cinara...há muito tempo venho acompanhando seu blog,adoroo comida americana e adoroo mais aindaa tex mex...
Vendo uns posts passados, fiquei curioso a respeito de uma calda de chocolate que vc citou,igual a do Mcdonald´s...qndo é que vc vai nos presentear com essa maravilha?!heheheh
Bjoooss e parabens pelo blog!!

Cinara disse...

Natural Naturalmente, (desculpe chamá-la assim, mas não sei seu nome!) para quem gosta de feijão, estes pratos são imperdíveis mesmo! Fico feliz que você tenha gostado... ;o)

Duly, pode deixar que irei visitá-la em seguida, amiga!

Colher-de-Pau, eu também adoro fajitas!!! Mas como é o prato que sempre pedimos em um de nossos restaurantes favoritos, eu nunca fiz em casa. E também é um prato fácil, não é mesmo? ;o)

Rosi, muito obrigada pelos elogios, pelo comentário e pelo link! Vou visitá-la com certeza! ;o)

Japaa, essa receita da calda de chocolate está virando uma novela! Eu tinha uma receita antiga maravilhosa, mas apesar de eu ser *super* organizada, não sei onde ela foi parar!!! Já testei outras duas receitas parecidas, mas ainda não acertei o ponto... Mas não se preocupe que não vou desistir, viu? Espero encontrar a receita perfeita novamente em breve. Ainda mais agora que minha mãe ganhou a sorveteira, vamos *precisar* daquela calda quente e grossa de chocolate! E obrigada pelos elogios, fico feliz que você goste do Cinara's Place!

Beijos e um ótimo final de semana para vocês!

® disse...

Oi amiga!
De americana pulamos para mexicanas...rs...será q muffins com pimenta orna?!...:]
Já estou misturando as culinárias..rs...
Fui ao MMunicipal e lembrei mto de vc...trouxe pimentinhas jalapeñas. Sabe q vai ser um marco se eu conseguir fazer algo e depois comer, pq meu Ric ñ gosta de pimentas...:(...mas não pude resistir as tuas dicas. O cara q me vendeu disse q ñ sã das mais 'ardidas'..será papo de vendedor?!:)
O Doritos e os feijões sei q vou comer..a pimenta vou criar coragem..rs..
Tudibão Ci!!

® disse...

Como boa mineira 'falei' mto e esqueci de perguntar, fez as tortillas ou comprou pronta?
E Ci, qual bebida devo servir com esse tipo de prato? :]
Preciso do teu help culinário..
Brigadinha, tá?!

Cinara disse...

Oi, Vinni! Que bom que você achou os jalapeños! Olha, eu acho essa pimenta SUPER ardida, e não consigo comer pura: preciso picar bem picadinho e misturar à comida! Mas ela fica perfeita no feijão, dá um sabor todo especial, não fica ardida mas deixa o feijão picante na medida certa. Meu marido adora pimenta, mas também não consegue comer jalapeño pura...
Quanto às tortillas, eu sempre compro prontas, porque acho que deve dar um trabalhão fazer em casa... Ainda pretendo fazer um dia, mas por enquanto tenho usado aquela massa de pizza para frigideira, a Pizza Crock, sabe? Eu acho que fica ótima no lugar da tortilla original, e custa uma fração do preço...
E a bebida ideal seria uma bela Margarita, Vinni! Tenho uma receita ótima aqui no blog, não sei se você já viu. Eu faço bem fraquinha, porque ela sobe que é uma beleza! ;o)
Beijos, amiga!

Letrícia disse...

Ci, você já fez tortilla chips em casa? Eu queria muito aprender a fazer, acho Doritos muito salgado... e aquelas com cara mais mexicana são caras demais!...

Beijos!

Cinara disse...

Letrícia, eu nunca fiz as tortilla chips em casa, mas tenho uma receitinha guardada para testar. A maioria das receitas manda fritar as tortillas, mas clique aqui para ver uma receita de tortilla chips assadas. É esta que pretendo testar um dia desses! Caso você faça e queira publicar no blog, fique à vontade, viu? ;o) Beijos!

Beatriz Belliard disse...

vc esta me tentando, ja ate comecei a me aventurar nesta area, outro dia fiz um chili, e que delicia ! Estes pacotinhos tao bonitinhos eu tenho que experimentar ! bj

Anônimo disse...

Olá,

Adoro o seu blog. Convido a uma visitinha ao meu recém-nascido blog culinário: www.allsogno.blogspot.com
Saudações, Paulucha.

Cinara disse...

Bia, fico feliz que você esteja começando a "explorar" a comida mexicana! Como você já sabe, eu a acho super saborosa... ;o)

Paulucha, seja bem-vinda! Assim que puder vou visitar sua cozinha, OK? ;o)

Beijos, meninas!

Valentina disse...

Gosto de dar uma esquentada nas minhas tortillas antes de colocar o recheio. Burritos sao tao bons!! adoro.

Cinara disse...

Eu também esquento, Val! Além de ficar mais gostoso, as tortillas ficam mais "maleáveis"... Ontem mesmo eu descongelei um potinho de refried beans para saborear mais alguns burritos! ;o) Beijos!

brisa disse...

Querida Ci,

Akih na CA os burritos sao fechados dos dois lados..:))

Mas ja ja voce vai ver neh??:))

Bjs

Bri

Cinara disse...

Eu não sabia disso, Bri!! Com certeza vou provar vários burritos quando estiver por aí, e muitas cositas más... ;o) Beijos, amiga!

Estou te Esperando disse...

Cinara sua receita ficou bem legal.
Mas so uma coisa moro aqui nos EUA faz 2 anos e conheco muitos Mexicanos aqui, bem o burrito original, tem um arroz temperado, feijao, carne frita em tirinhas ou frando, sour cream, alface e o chamado pico de gallo(misture de tomate picadinho, cebola, coentro, azeita,sal,jalapeño e limao)alem da pimenta deles o Chilli.
Bem exitem varias receitas desse prato, mas garanto que essa e uma delicia.

Cinara disse...

Olá, Andréa! Tudo bem? Aqui no Brasil, esse prato que você descreveu, com tirinhas de carne ou frango, se chama "Fajitas", e nós também adoramos! O burrito é sempre esta tortilla enrolada com a pasta de feijão dentro, mas pode levar vários outros recheios também... Eu adoro todos eles! ;o)
Beijos!

brisa disse...

Meninas, Meninas, vamos esclarecer: o recheio dos burritos pode ser de qualquer coisa: "carne asada" (que eh carne em tirinhas), refried beans, arroz, cheese..A diferenca entre burrito em fajita, eh que o burrito eh enrolado e a fajita aberta. Normalmente a fajita eh servida com o recheio separado e monta-se na area.

E o famoso "California Burrito", criado em San Diego, leva ateh (pasmem!) Batata Frita e eh um sucesso por akih:)

Bjs a todas,

bri

Cinara disse...

Obrigada pelo esclarecimento, amiga!!! E você e a Andréa têm razão, eu é que nunca vi as Fajitas como um "burrito aberto"! E é exatamente o que elas são... Acho que me acostumei a comer os burritos que já vêm fechados, e as Fajitas com todo o recheio à parte, por isso não associei os dois! Thanks for your help, Bri! ;o)

Gisa disse...

Receita de Sour Cream:
1 enbalagem de cream cheese
1 lata de creme de leite gelado e sem o soro
suco de 1 limão grande
1 colher de vinagre branco

Bata tudo no liquidificador e volte a geladeira para ganha consistência. Sirva com nachos ou tacos.

Cinara disse...

Muito obrigada pela dica, Gisa! Vou testar com certeza... ;o)

carladuc disse...

Oi Cinara,

Venho aqui pra contar que preparei um burrito hoje e suas fotos ilustrando como enrolá-lo são fantásticas. Foi nelas que me baseei.

Fiz recehados com cogumelos e queijo, e acompanhei com sour cream e salsa. Ficou divino. Vou repetir a dose, fotografar e publicar a receita.

Obrigada pela dica!

Eu vinha pesquisando esse final de semana a diferença entre burrito e taco e aqui nos comentários acabo de aprender mais uma, a diferença pras fajitas.

Beijo,

Cinara disse...

Oi, Carla! Fico feliz que as fotos tenham sido úteis! Seu recheio de cogumelos e queijo deve ter ficado divino... Essa é a vantagem dos burritos: a versatilidade! Depois quero ver suas fotos, OK? ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Olá, Cinara! Depois que meu filhote veio ao mundo, nasceu em mim também uma vontade enorme de cozinhar.
Sou louca por Sour Cream, e foi pro conta desta delícia que descobri este seu delicioso blog. Googlei sour cream (como fazer, receita, algo parecido) e tchum, eis que aparece seu blog, entrei enlouqueci!!!!
Amei tudo que vi, eu e minhas lombrigas. Então neste sábado, comecei com uma noite mexicana, com nachos, burritos, guacamole, e obviamente sour cream. Foi maravilhoso. Pena que meu filhotinho ainda não pode comer estas comidas, é um bebezinho. Mas, eu e meu marido estamos comendo até agora.
Vamos ver o que será final de semana que vem.
Deixo aqui meu enorme agradecimento à você, sua paixão, e boa vontade de querer compartilhar isto com várias pessoas. O mundo precisa de gente assim! :o)
Um grande abraço!

Cinara disse...

Olá, Fabiane! Fico muito feliz em saber que você gostou do Cinara's Place, e espero que volte para me contar sobre as outras receitas que fizer! Muito obrigada pela visita e pelos elogios, esse incentivo é muito importante para mim!
Beijos e boa semana!

Beatriz disse...

Eu amo comida texmex também! Adorei as receitas. Realmente, fazer tortillas em casa dá trabalho, por isso sempre como pronta!!! Tortillas, nachos e tacos eu compro direto da fábrica em Sampa!! www.villabuena.com.br
Para quem gosta de dar festinhas é excelente! :o)