sexta-feira, novembro 16, 2007

Maple Syrup

Como eu já mencionei o Maple Syrup aqui algumas vezes, e mais recentemente na receita de French Toast, achei que seria oportuno falar mais sobre ele, inclusive porque algumas pessoas me escreveram pedindo esclarecimentos sobre o produto. Embora tenha aparência de mel, o Maple Syrup na verdade é a seiva da árvore Maple, que no Brasil é chamada de "Bordo". Essas árvores são nativas do nordeste dos Estados Unidos e do Canadá, cuja bandeira ostenta justamente uma folha dessa árvore.

Eu tive o prazer de conhecer uma fazenda que produz Maple Syrup artesanalmente, pertinho de onde morei nos EUA, e pude provar a autêntica seiva cor de caramelo e extremamente doce. Para ser sincera, o "xarope de bordo" não agradou muito ao meu paladar, nem em sua forma natural e muito menos na versão artificial vendida nos supermercados. De qualquer forma, o Maple Syrup faz parte de um típico café da manhã americano, por isso sempre o recomendo como acompanhamento!

Em poucas palavras, o Maple Syrup é produzido assim: depois de extraída da árvore, durante os meses de fevereiro, março e abril, a seiva é fervida até atingir a consistência de uma calda espessa. Essa calda é considerada Maple Syrup quando o conteúdo de açúcar é igual ou superior a 67%, e ela possui várias graduações de cor e sabor, dependendo da época e da região onde a seiva é extraída: quanto mais clara for sua coloração, mais suave será o seu sabor. O Maple Syrup genuíno é muito mais caro que as caldas artificiais disponíveis no mercado, e para quem o aprecia, é também infinitamente mais saboroso!

Quem quiser saber mais sobre a produção de Maple Syrup pode clicar aqui para ver um ensaio fotográfico muito interessante e completo que encontrei na internet.

Fotos: Wikimedia, Getty Images & Peter J. Singhofen

44 comentários:

Laurinha disse...

Muito interessante conhecer, eu não sabia... como não sou fã, nunca dei muita bola... mas achei muito bacana!
Beijinhos,

Goreti disse...

Não tenho nenhum pé na América do Norte,nem a língua tenho domínio algum, ao contrário de minha filha mais velha(16), mas sou muito fã da sua cultura, especialmente da culinária (e minha filha tbem), e depois que ela comentou sobre esse xarope que conheceu atrav~es de uma canadense, fiquei curiosíssima em conhece-lo e prová-lo, esclarecimento acabei de ter e provar quem sabe muito em breve. Muito bom esse comentário, afinal Cinara's Place é cultura!!!!

laila radice disse...

sabia do q se tratava, mas nao conhecia tão profundamente...adorei as informações!!! bjos

Vitor Hugo disse...

De vez em quando no Carrefour tem para vender, mas... quase r$30 dinheiros em 300mL... né, acho que não! hahahah

Já que tu não gostou também, acho que não vou testar tão certo! hahaha

® disse...

Ci...
Pode não ter agradado ao teu paladar, mas com certeza seu carinho em explicar tudo tão detalhamente, nos enriquece cada vez que entramos em tua cozinha...e isso nos agrada e muito!!:]
Beijinhos pra vc, tá?!

Cinara disse...

Laurinha, o engraçado é que minha família americana também não gostava de Maple Syrup, então não pude nem "desenvolver" o gosto pela coisa! :oP

Goreti, obrigada, querida! Eu sou da opinião de que devemos provar de tudo pelo menos uma vez, e embora eu não goste, tem gente que não vive sem Maple Syrup!

Laila, o processo artesanal é super interessante, eu adorei conhecer pessoalmente! Acho que não temos nada parecido por aqui...

Vitor, eu vi recentemente no Pão de Açúcar por 40 reais um vidrinho de no máximo 400ml... Também achei caríssimo! Ainda mais porque não deve ser 100% puro. E eu não quis desanimar ninguém, mas o visual do Maple Syrup engana bem, as pessoas pensam que tem gosto de mel! Mas como eu disse, tem gente que *adora*!

Vinni, super obrigada pelo carinho, amiga! Às vezes eu gosto de aproveitar as dúvidas de alguns leitores para fazer um "post explicativo". Este eu achei interessante porque acho que não temos nenhuma seiva comestível por aqui, além de ser um produto muito consumido nos EUA... Espero que todos gostem! ;o)

Um beijo enorme para vocês e aproveitem bem o final de semana, OK?

Lua Limaverde disse...

Ci, eu e o Ric amamos esse negócio, a gente comprou a primeira vez por curiosidade e acabou viciando, era exatamente o que a gente esperava. Mas, como é caro, só de vez em quando. Beijos!!!

Cláudia disse...

Cinara, quando meu marido foi ao Canadá ele trouxe esse xarope, o natural e o artificial, eu achei uma delícia. E sempre quando sinto o cheirinho deste xarope eu me lembro da saudades que senti dele, viajando, longe de casa. Na época não foi possível ir, porque a
Gabi estava para nascer e a Gi era pequenininha. Adorei a sua mini-reportagem, muito interessante. Essas arvóres nos lembram nossas seringueiras das quais escorre a borracha, mas o maple escorre um líquido meloso branco, depois que é caramelizado (se entendi bem). Gostaria que o Brasil fabricasse aqui, nem que fosse com uma essência artificial, mas boa, pois o vidrinho importado é muito caro.

bjs

Ana disse...

Esta ai algo q muita gente adora e eu nao sou nada fa... Maple syrup nao me agradou desde a primeira vez q eu experimentei, nem o syrup nem doces feito com o mesmo. Eu passo...
Aqui em casa preferimos o mel, eh mais gostosinho, pelo menos na minha opniao!
Beijos Ci!
Ana

Anônimo disse...

Hi Cinara,
I am trying to find beef consomme to make french onion soup. I did some research here http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070118130237AAGceAU
and here
http://www.recipelink.com/mf/0/77785 and concluded that I would rather just buy the stuff instead of making it. The problem is I cannot find it at supermarkets where I live.
Campbells makes beef consomme but I can't find it plus if it costs the 8 reais their tomato soup is sold for I'm not sure I want to buy it.
To your knowledge is there a Brazilian brand of beef consomme I can purchase?
Sorry to bother the maple syrup debate. I just NEED onion soup.

Anônimo disse...

Nossa, nunca tinha parado para pensar de onde vinha o maple syrup...Aqui na Australia eu como quase todo dia, mas todo domingo eh lei!Ah,e AMO de paixao! Um pouco de maple syrup, caster sugar, blueberries por cima das pancakes e meu dia ja comeca lindo!
E como o maple syrup eh bem calorico, eu as vezes opto pela versao light- que por incrivel que pareca eh mais leve e saboroso (ao meu paladar, logico!).
Cinara, este seu blog eh um achado! Obrigada por dividir estas informacoes com nos, leitores. Muito legal, beijos!

Eli disse...

Cinara adorei esse post a tempos gostaria de saber mais sobre o produto, agora vou aproveitar a ocasião e fazer uma perguntinha, tem uma marca cujo o frasco é identico ao que está na primeira foto, a venda no pão de açúcar você sabe me dizer se é legal, vale o investimento?! :)

Cinara disse...

Lu, eu não sabia que vocês gostavam de Maple Syrup, amiga! Vou pedir para o meu irmão te levar algumas garrafinhas quando eles voltarem aí para Fortaleza, que tal? ;o)

Cláudia, você entendeu direitinho: a seiva que sai da árvore é transparente, mas não chega a ser viscosa, apesar da grande concentração de açúcar. Ela só vai engrossar depois de fervida. Eu acho até um alívio ninguém aqui em casa gostar de Maple Syrup, porque o preço dele aqui é muito caro mesmo!

Ana, comigo também foi assim, não "me identifiquei" nem um pouco com o Maple Syrup. E também prefiro o mel. Ou geléia, Nutella, peanut butter... :oP

Alexandre, I did some research too, but just to confirm what I already feared: there is no Brazilian beef consommé for sale. But I've seen an alternative for the expensive Campbells consommé: I don't know where you live, but last time I went to Carrefour there was another brand of canned soups that cost half as much, made in England. I don't know if it's any good, but you could try it. Otherwise, your only option will be to make beef consommé from scratch...

Silvia, fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place! Eu gosto de publicar estes posts "informativos", ainda mais quando recebo emails e comentários de leitores com dúvidas. E é claro que eu acabo aprendendo muito também! ;o)

Eliana, eu sempre vejo esse Maple Syrup no Pão de Açúcar, e já cheguei a "mexer" nele para conferir a cor e a consistência. Ele é feito no Canadá, e está escrito no rótulo que é 100% puro. Se for verdade (e pelo preço deve ser), o produto deve ser excelente. A cor dele é linda, translúcida e não há partículas sólidas. Se você estiver a fim de investir, acho que não há o que temer! E depois não deixe de me contar se gostou, OK? ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Anônimo disse...

Cinara,
Thank you for taking the time to help me out. I will search Carrefour for the English BC brand.
I found this online http://www.youtube.com/watch?v=hH-lkd2o5SI&mode=related&search=
It is a video of two hands making a crep to the instrumental sound of "garota de ipanema". Anyway I found it rather interesting because the song somehow lends itself to create a relaxing mood and thus gives the impression that the task is not ardous at all. I then decided to watch the video on mute and somehow the same task seemed a bit more difficult.
Am I going crazy? Is this just subconscious desire to open up a crep stand in ipanema revealing itself?
Once again thanks for the help. Your blog rules big time. If you managed to make cooking videos with the same clarity with which you write I would definitely be a costumer.
Just some food for thought.

Paula Amanda disse...

Muito interessante!!! Culinária e Cultura!!! Obrigada por nos deixar informadas!!!
Abraços,
Paula Amanda

Nani disse...

Nossa que interessante, já ia de perguntar onde achar quando vi sua resposta com o valor absurdo.
Deve ser uma delícia.
Beijos!!!

Anônimo disse...

Pois eu sou uma grande fã do Maple Syrup!
Nos waffles ele é delicioso na minha opinião, é claro.Como é bem, para não dizer muuuito carinho...costuma aparecer em casa só nas manhãs de Natal. A moçada adora!
Ainda estou na Cidade Maravilhosa, mas encontrei um tempinho para vir matar a saudade...
bjos

Cinara disse...

Alexandre, I'll check the video as soon as I can, OK? I guess you meant "crepe" right? Even though I haven't seen the video, I'd say it's pretty hard to make those pape-thin crepes! It demands lots of practice. Let me know if you decide to open your crepe stand in Ipanema, OK? ;o) And if I had more time it would be really neat to make my own cooking videos, wouldn't it? Maybe someday...

Paula Amanda, que bom que você gostou, querida! Eu também aprendi bastante pesquisando para publicar aqui! ;o)

Nani, eu também acho caro demais... Ainda bem que não sou fã! :o)

Vic, como vão as coisas na Cidade Maravilhosa, amiga? Depois quero saber *tudinho*! E eu não sabia que você gostava de Maple Syrup! Será que na Casa Santa Luzia é mais barato que no Pão de Açúcar? Depois vou ligar lá... ;o)

Beijos e um ótimo feriado para todos vocês!

Agdah disse...

Menina, quando provei maple syrup pela primeira vez, detestei. oje em dia, adoro aquele maple autêntico e artesanal. Boto aqui em tudo. É um perigo.

Marcia disse...

Ci, aonde vc costuma comprar o maple syrup? Obrigada! Beijos,

Cinara disse...

Agdah, você disse tudo: é um perigo mesmo!!! Ainda bem que eu não gosto, definitivamente eu não preciso de mais calorias na minha vida... :oD

Marcia, aqui em Campinas tem para vender no Pão de Açúcar, e acredito que em empórios e lojas que vendem produtos alimentícios importados você também encontre!

Beijos, meninas!

Cris disse...

Já li em vários livros sobre o tal "xarope de bordo" e sempre tive curiosidade de experimentar, mas se vocÊ disse que não "apeteceu", já tirei de cabeça!

Bjs,

Cris

Patricia Scarpin disse...

Amiga,
a Brilynn, do Jumbo Empanadas, me mandou uma jarrinha de maple syrup e eu amei! Nunca tinha provado e fiz umas panquequinhas no dia... Imagina se consegui comer apenas uma... :)

Cinara disse...

Cris, mesmo eu não gostando, acho que você deveria experimentar se tiver a oportunidade. Como a aparência do Maple Syrup é muito bonita, acho que tive expectativas altas demais!

Paty, eu imagino, amiga! Quem gosta de Maple Syrup é capaz de "detonar" uma jarrinha em poucos dias! ;o)

Beijos, queridas!

Marizé disse...

Cinara, tenho uma tia a viver no Canadá que me ofereceu uma garrafinha desse precioso elixir, é uma delicia!

Gostei de ficar a saber mais.

Beijocas

Cinara disse...

Marizé, eu mesma não fazia idéia de onde vinha o Maple Syrup até visitar a tal fazenda! Quem imaginaria que algo tão doce pode sair de uma árvore! ;o) Beijos!

Carla Soares disse...

adorei conhecer mais sobre isso! tem uma barrinha de cereais aqui q eu sempre compro que é sabor maple syrup. acho-a uma delícia, mas não sabia que era assim! um abraço

Cinara disse...

Que interessante essa barra de cereais sabor Maple Syrup, Carla! Nunca vi! Fico feliz que você tenha gostado do post, eu também adoro aprender curiosidades sobre pratos e ingredientes... ;o) Beijos!

Lala disse...

Eu AMO maple syrup. Trago na mala sempre que viajo! Trouxe recentemente do Canadá, muito bom. Não que deva alguma coisa ao Aunt Jemima que custa 4 dólares no supermercado.
E vai SUPER bem com as French Toasts indecentes que você colocou aí embaixo! :-)
BeijO!

Cinara disse...

Cumadi, eu não sabia que você gostava de Maple Syrup e nem que contrabandeava o produto! :oP
Vou te mandar um email agora, teremos eventos do V. por aqui!!! Beijos, querida!

Cláudia disse...

Quem que faz contrabando do maple? se o preço for bom, eu compro! eheheh

bjs

Cinara disse...

É a minha prima, Clau! Acho que vou me tornar cúmplice dela e abrir uma "lojinha", que tal? :oD
Beijos!

Unknown disse...

Oi Cinara, Tudo bem querida???
Olha quero te agradecer pelas dicas que vc me deu! ja chegou minha maquina de waffle e ontem mesmo matei meus desejos!!! Ficou maravilhosos!!! acertei na sua receita!!! rsrs Mas olha eu ADORO maple syrup rsrs- o "aunt Jemima"mas estou no interior de minas, vc sabe como faço pra adquirir??? quem sabe pela net??? Fico te aguardando!!!
Bjim

Cinara disse...

Que bom que você já está devidamente equipada com um aparelho de waffles! Eles são deliciosos, não são? Fico feliz que você tenha gostado! :o)
Quanto ao Maple Syrup, talvez você consiga comprar pelo site do Pão de Açúcar, ou mesmo em alguma loja de São Paulo que envie produtos pelo correio. Caso você não consiga, me mande um email que eu tento achar por aqui, OK?
Beijos e uma ótima semana para você!

Unknown disse...

Oi Amiga cinara
Achei maple syrup no pao de açucar mas nao conheço a marca. Será qeu vc pode olhar pra mim se consegue em outra loja o aunt Jemima????
mande pra mim se possivel a resposta por e-mail.
bjim

Cinara disse...

Oi, Ju! Já te mandei um email, OK?
Beijos e bom final de semana!

Sara disse...

Oi Cinara... eu como AMO ir pra cozinha, vivo pesquisando receitas e visitando diversos tipos de blog.. Fiquei encantada com o seu, pois vi receitas maravilhosas e que me fizeram lembrar da época em que morei no Canadá... Esse post em específico me fez lembrar dos famosos Sugar Shacks e dos passeios pelas Maple Trees... Bom, Deus a abençoe e continue sempre dividindo com a gente estas maravilhosas receitas a la american style.. Apesar de que vivo de dieta.. rss.. da pra dar uma escapada nos fins de semana e sempre testar alguma coisinha :)

Unknown disse...

Adorei a receita, quero muito fazer, mas não consigo achar o maple syrup em nenhum pão de açúcar de são paulo...Você sabe se so ai em campinas que eles tem, porue dai eu ligo pra eles me mandarem pro correio. Voce pode ver isso pra mim? brigada!

Cinara disse...

Sara, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas! Sempre fico feliz em saber quando alguém gosta do Cinara's Place... Depois me conte se fizer alguma receita, OK? ;o) Beijos!

Carlos, eu também já vi Maple Syrup no Walmart e no Sam's Club, inclusive é da mesma marca que o Pão de Açúcar vende, só que bem mais barato! Dá uma olhada nesses dois locais ou telefone para saber se tem. Você também vai achar na Casa Santa Luzia ou empórios que vendam produtos importados. Quando a enviar pelo correio, o Pão de Açúcar só entrega os produtos que estão disponíveis no site, e o produto sempre sai da loja mais próxima ao seu endereço. Mas você pode tentar! Boa sorte!

Gloria M. Alexandre disse...

Cinara, lendo seu post sobre o maple syrup, já ouvi falar muito dele, mas afinal o gosto dele lembro o do mel, ou são sabores diferentes???? fiquei curiosa. Abraços Fraternos.!!!

Cinara disse...

Gloria, o sabor do maple syrup não tem nada a ver com o sabor do mel, o que causa decepção a muita gente! Como é uma seiva vegetal "engrossada", o maple syrup tem um sabor bem específico, só provando para saber. Só posso garantir que ele combina muito bem com panquecas e waffles! ;o)
Beijos!

Gloria M. Alexandre disse...

Ok Cinara, qdo for à S.Paulo, vou ver se encontro e experimentar, gosto de novidades. Abraços

Ka disse...

CINARA, foi pesquisando sobre Maple Syrup que cheguei ao seu blog! AMEI, MARAVILHOSO, gostaria de lhe mandar email, mas como não uso o Outlook, pelo seu blog não consegui. Poderias me enviar um email? kamilaf@gmail.com muito obrigada!!!! e PARABÉNS!

Cinara disse...

Oi, Kamila! Obrigada pela visita e pelos elogios! Já te mandei um email, OK?
Beijos!