quarta-feira, setembro 09, 2009

Peanut Butter Ice Cream

Lá se vão mais de dois anos desde que eu vi esta receita de sorvete de pasta de amendoim no Kitchen Space. A Ana até se lembrou da minha paixão por pasta de amendoim e me citou no post! Eu nem tinha sorveteira, mas tinha certeza de que era um sorvete que eu não poderia deixar de experimentar. O dia finalmente chegou, e, como era de se esperar, o sucesso foi absoluto! Meu pai, que é fã de amendoim, paçoquinha e afins, devorou um pote sozinho. (Então fui *obrigada* a fazer o sorvete de novo para minha mãe poder provar...) Aqui em casa, servi com calda quente de chocolate e ficou estupendo: como bem reparou meu marido, ficou com sabor de Sonho de Valsa! Imperdível!


Sorvete de Pasta de Amendoim

1/4 xícara de açúcar

3 ovos grandes

1 xícara de leite

1/2 xícara de pasta de amendoim cremosa

1 xícara de leite condensado

1/2 xícara de Half & Half

1 colher (chá) de extrato de baunilha


Em uma tigela media, bata o açúcar com os ovos até engrossar um pouco. Reserve. Deixe o leite ferver levemente em uma panela pequena, em fogo baixo. Lentamente, adicione o leite quente à mistura de ovos e açúcar, sem parar de bater. Coloque tudo de volta na panela e leve ao fogo bem baixo. Mexa sem parar com uma colher de pau ou batedor de claras até que o creme engrosse levemente. Este processo é bem rápido: não deixe a mistura ferver ou v
ocê terá ovos mexidos! Tire do fogo, passe o creme por uma peneira em cima de uma tigela e acrescente a pasta de amendoim. (A partir deste ponto, eu bati com uma batedeira portátil.) Acrescente o leite condensado, o half & half e a baunilha, batendo até incorporar. Cubra e leve à geladeira até gelar, ou de um dia para o outro. Quando a mistura estiver gelada, coloque-a na sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.

27 comentários:

Claudia Lima disse...

O aspecto ficou maravilhoso! Nunca provei, mas como adoro amendoim tb, imagino que fique delicioso!
Bjs :)

Fernanda Ayer Bernardo disse...

E eu tentando descobrir o que fazer com minha pasta de amendoim que ia estragar por falta de uso...AMEI!!!!!
Fica bem cremoso?

Andrea Dohashi disse...

Oi Cinara, adoro seu blog e sempre dou uma passadinha aqui!
Amei essa receita, também sou fã de amendoim, e logo esse sorvete vai dar as caraspor aqui, rs
Beijos

Anônimo disse...

"com sabor de sonho de valsa" foi a isca perfeita, e láaaaaa vou eu...

Carolina Andrade disse...

Cinara e seus mega sorvetes....Bjão

Simone Polessi disse...

Cinara do céu, que divino! Acho que vou comprar uma sorveteira! Dá prá fazer sem a máquina? E que dica legal do leitinho Half and half. Eu sempre amei o sabor, mas nem de longe sabia que era leite com creme de leite. Thank you very much!!!Mil beijos

Karina disse...

Oi Cinara, taí uma receita que tenho de guardar para quando tiver sorveteira, ehehehe. Quem sabe é minha próxima aquisição para a cozinha. Bjos e obrigada por compartilhar.

Tangerina disse...

Que bom aspecto! Também adoro amendoim e tenho lá no blog uma receita de sorvete de amendoim com chocolate.

Beijinhos,
Carlota

Blog da Nô disse...

Hummm, que covardia!
Sorvete de pasta de amendoim. Não sei do que gosto mais: se de sorvete ou de pasta de amendoim!
Maravilha!
Morei numa cidade do interior de São Paulo, Pirassununga. Lá há um "boteco" onde preparam picolés maravilhosos! Todo mundo lá conhece o famoso "sorvete do Cride". Um dos melhores que já comi lá foi o de amendoim. É bem caseirão, mesmo!
E quando vi este seu, me fez lembrar aquelas tardes absurdamente quentes do interiorrr, com um picolé de amendoim pra passar o calor!
O dia que tiver uma sorveteira vai ser a primeira receita que vou fazer!!!
Um beijo!

Cinara disse...

Cláudia, este sorvete ficou exatamente como eu esperava: por ter sido feito com pasta de amendoim, o sabor ficou bem suave!

Fer, dos sorvetes que eu já fiz, este foi o que ficou mais cremoso! Agora imagina com a calda quente por cima... Nham! :o)

Andrea, obrigada, querida! E não deixe de fazer o sorvete, vale a pena *mesmo*!

Anônimo, Sonho de Valsa é tudo de bom, não é? Com a calda de chocolate, este sorvete parece realmente um bombom cremoso!

Simone, esta receita não veio com orientações para fazer o sorvete sem a máquina, mas acho que dá para seguir as dicas do sorvete de Cheesecake de Morango: deixe o sorvete em um recipiente com tampa, no freezer, e bata a massa de hora em hora, durante 3 horas, enquanto ela congela, usando batedeira, mixer ou processador. Mas para o verão, acho que valeria a pena você investir numa sorveteira, amiga... ;o)

Maria Carambola, eu sonhava com este sorvete, acredita?? Demorou mais de dois anos, mas finalmente consegui comprovar que ele é tão bom quanto eu esperava... ;o)

Carlota, amendoim com chocolate é uma combinação divina!! Vou conferir sua receita de sorvete agora mesmo! ;o)

Noêmia, é curioso como a comida tem o poder de nos trazer lembranças, não é mesmo? Aposto que muita gente tem saudades do "sorvete do Cride" de Pirassununga! :o) Eu demorei para conseguir fazer este sorvete aqui, mas a espera valeu a pena... ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

ameixa seca disse...

Provei paçoquinha há pouco tempo e é muito bom! Uma amiga minha é que me deu quando eu lhe perguntei porque é que ela chamava a gata dela de paçoquita :) Ela explicou-me que era uma gata tão docinha quanto a paçoquinha e deu-me a provar he he Adorei, imagino esse gelado. É uma pena eu não ter sorveteira nem espaço no congelador!

Tânia disse...

Um sabor bem original!
E a foto linda!
Bjs

Ana disse...

Cinara fiquei super feliz que voce gostou do sorvete!! Achei q essa receita tinha a sua cara!
Aqui em casa esse eh o sorvete preferido do marido.
Fica tao cremoso, ne?! Sabe q eu ja fiz a mesma receita trocando o peanut butter por nutella (e reduzindo um pouco o leite condensado p/ nao ficar doce demais), ficou muito bom tbem!
Beijao!
Ana

Claudia disse...

Humm também adoro amendoim, paçoquinhas e coisas do tipo e de tanto ver os seus sorvetes e os da Fer, tá me dando uma vontade de comprar uma sorveteira! ai, ai

Ah, passei pra te avisar também que ganhei a promoção, obigada pelo voto, viu?

Beijos

Cinthya Rachel disse...

meodeos cinarinha do meu coração, hummmm. sabe que to namorando umas sorveteiras... mas preciso comprar uma bem pequena para caber na cozinha e me marido nao reclamar, rsrs. a pasta de amendoim que é fogo de achar, se bem que tem receita aqui no seu blog. ah, no meu niver fiz seus cupcakes de chocolate (devils) e assim como quem não quer nada, pinguei uma gotinha de doce de leite caseiro no meio. ficou tão ruim que nao sobrou nenhum, rsrs. e claro, buttercream de cobertura, adoro e me lembra muito a infancia

Ana Paula disse...

Oi Cinara!
Essa sua receita de sorvete (e as outras tantas por aqui) são de deixar qualquer um de água na boca (quantidade digna da chuva de terça aqui de sampa.. heheh)
Tenho uma perguntinha.... eu nunca na verdade nem vi uma sorveteira... mas de tanto navegar pelo mundo virtual estou pensando seriamente se seria uma boa aquisição... qual a marca q vc usa? Vc recomenda? Tem algo especifico para totalmente iniciantes no ramo dos sorvetes?
Abraços!

Tati Perolada disse...

guria, eu sei que tá no post errado, mas PRECISO te agradecer pela receita da massa de pizza que você publicou tempos atrás.
fiz ontem, tou fazendo hoje de novo, e sabedeus se não vou fazer amanhã também.
meu gosto pra pizza ficou completamente estragado, nada no mundo vai ser melhor do que isso...

Cinara disse...

Ameixa Seca, como meu pai, eu também gosto muito de paçoquinha! Aliás, gosto de praticamente tudo feito com amendoim... E este sorvete nos agradou em cheio!

Tânia, obrigada, querida!

Ana, eu não gostei do sorvete. Eu amei!! É super cremoso e saboroso, nota mil! Agora imagine com a calda de chocolate... ;o) Obrigada pela receita maravilhosa!

Claudia, se a minha sorveteira já está trabalhando assim no inverno, imagine no verão!! E parabéns por ter vencido: seu cantinho estava realmente especial... ;o)

Cinthya, adorei saber que você fez meus devils food cupcakes no seu aniversário, que honra!!! Mas com o seu toque de doce de leite deve ter ficado muuuito melhor... ;o) Quanto à pasta de amendoim, não se preocupe que em breve todos os seus problemas estarão acabados: vou fazer um post sobre isso em breve! ;o)

Ana Paula, eu fiz uma pesquisa aqui mesmo no blog antes de comprar a sorveteira, que aliás foi meu irmão que comprou para a minha mãe nos EUA. (No momento, a sorveteira está apenas passando uma temporada aqui em casa...) Mas depois de pesquisar bastante, acabei optando pela sorveteira da Cuisinart pela relação custo-benefício. É uma das mais baratas, e todos diziam que era ótima. E é mesmo! Clique aqui para ver qual é a minha sorveteira. Eu recomendo muito!

Tati, que bom saber que você gostou da massa de pizza! Aqui em casa eu faço toda semana... Se a dieta permitisse, faria até mais vezes! ;o)

Um super beijo para vocês, meninas!

Verena disse...

Ci,
Estou há tempos para fazer um dos seus maravilhosos doces com Peanut Butter e ainda não fiz...agora não vou mais esperar...esse sorvete me conquistou!
Amei!!!
Um beijo enorme e obrigada pela dica do half and half!

Patricia Scarpin disse...

Esta sorveteira anda trabalhando bastante, hein? :D

Parece delicioso o sorvete, Ci!

justme disse...

óptimo aspecto como sempre, Cinara, mas, vai desculpar a minha ignorância: o que ´Half and Half?
Bjs.

Ana Paula disse...

Cinara,
Muito Obrigada pela resposta...
... vou começar a pensar seriamente no investimento em uma Sorveteira!
Abraços!!

Tiago Lopes disse...

Delicioso!! Muito boa apresentação!

Dani Bros disse...

Uauuu Cinara isso deve ficar muito bom! Vou querer provar isso o quanto antes.
Valeu!
Bjks

Cinara disse...

Verena, eu gosto tanto de peanut butter que estou sempre "à caça" de novas receitas para usá-la: já fiz muffins, cookies, bolos e tortas... acho que só faltava o sorvete mesmo! ;o)

Paty, ainda bem que é uma sorveteira bem robusta, amiga... :oD

justme, o half&half é um produto muito usado nos EUA. Eu fiz um post sobre ele há algum tempo: coloquei um link na lista de ingredientes, é só clicar para acessá-lo! Lá está tudo explicadinho! ;o)

Ana Paula, não há de quê! Se tiver mais alguma dúvida, não deixe de escrever, OK?

Obrigada, Tiago!

Dani, ele fica super cremoso e saboroso mesmo... Não deixe de me contar se você fizer! ;o)

Beijos e um ótimo final de semana para vocês!

Renata Barros disse...

que delícia Cinara!!! fiz o sorvete com a peanut butter do seu site e ficou divino! todos adoraram! pena que não usei a calda de chocolate porque deu muito peso na conciência! hahaha
bjos

Cinara disse...

Adorei saber que você fez o sorvete e aprovou, Renata! E você tem razão: a calda de chocolate adiciona muuuuuitas calorias... :oP Mas este sorvete é gostoso sem qualquer acompanhamento!
Beijos e uma ótima semana para você!