quarta-feira, setembro 30, 2009

Black Bottom Cupcakes

Que tal um bolinho que já sai do forno com o recheio? Parece mágica? Pois não é! Estes bolinhos chamados "fundo negro" ou self-filled cupcakes (algo como "bolinhos que se auto-recheiam") saem do forno recheados com um delicioso creme à base de cream cheese... Tanto que a receita original que eu usei foi batizada de Bolinhos Surpresa de Chocolate e Cheesecake! Este clássico americano também leva mini gotas de chocolate no recheio, mas como eu não tinha as gotinhas miudinhas (a receita dizia que as gotas tradicionais "afundam" na massa), eu usei um pouco de chocolate granulado. No fim o chocolate granulado não fez diferença alguma, não dá nem para notar a presença dele no creme. De qualquer maneira, estes bolinhos ficam bem úmidos e saborosos, e foram aprovados por todos!


Bolinhos de Chocolate

Recheados com Creme

Para os bolinhos:

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1/4 xícara de cacau em pó

1 colher (chá) de bicarbonato

1 xícara de água

1/3 xícara de óleo (eu usei de canola)

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para o recheio*:

225g de cream cheese em temperatura ambiente

1 ovo

1/2 xícara de açúcar

1 xícara de mini gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture os ingredientes secos dos bolinhos, faça um buraco no meio e adicione os ingredientes líquidos. Misture bem. (A massa ficará relativamente líquida.) Na batedeira, bata o cream cheese, o ovo e o açúcar juntos até formar um creme leve. Adicione as mini gotas de chocolate e misture. Unte ou forre forminhas para muffins e distribua a massa entre eles, enchendo um pouco acima da metade. No centro de cada forminha, coloque cerca de 1 colher (sopa) do creme, evitando que ele encoste nas bordas. Asse de 20 a 25 minutos. Guarde na geladeira por até 3 dias. Se preferir, aqueça no microondas antes de comer!

Rende cerca de 15 cupcakes.

Observação sobre o recheio: eu comprei apenas um potinho de cream cheese, que tem 150g. Como eu sei que a maioria das receitas manda fazer muito mais recheio do que vamos usar, decidi usar só um potinho mesmo. Então bati um ovo ligeiramente e usei pouco mais metade. (Quem disse que não dá para medir "meio ovo"?) E usei pouco mais de 1/4 xícara de açúcar. Só não batam por muito tempo, porque o creme não pode ficar líquido demais. Eu dividi o creme entre os 15 cupcakes e deu certinho!


55 comentários:

Anônimo disse...

Cinara,
vi o link das suas gradinhas Wilton, na Amazon, só q não entregam aqui :((
vc saberia dizer quem entrega ou onde se encontra dessa grade da Wilton aqui no Brasil? Gostei bem dessas...
Andréa

Dani Bros disse...

Cinara faz isso não!
Esses bolinhos estão tudo de bom, fiquei sem palavras de tão tão...
Bjks

Téia disse...

Ci, seu blog como sempre maravilhoso,a correria não tem me deixado comentar aqui, mas leio TODOS os post, sou sua fã eterna. Esta receita, confirma tudo, maravilhosa e inovadora, com você e seu cantinho. Bj grande querida.

Carolina Andrade disse...

Cinara, arrazou nestes cupcakes..Que delícia, morri de vontade. Grande beijo

Lau Verrengia disse...

Ai Cinara, esses bolinhos parecem deliciosos!
Ainda saem com recheio. Hummmm.

Beijo!

Nanda disse...

Sempre venho por aqui filar umas receitas, fico namorando os cupcakes sem coragem de fazê-los por causa do "trabalho" de rechear, agora não tenho mais desculpa! Esses parecem ser deliciosos... Beijos.

ANA LÚCIA disse...

Que delícia! Ficaram lindos e saborosos. Sou fã de cupcakes.
Abçs,
Ana

Blog da Nô disse...

Ai, Cinara!
Tô sentindo o cheirinho desses cupcakes, saidinhos do forno, aqui em casa!!!
Malvada! Me fez sofrer de vontade...
Beijos!
:o)

disse...

estes quequezinhos têm muito, mas muito bom aspecto!

ameixa seca disse...

Que fizeste ao meio ovo que sobrou? he he
Ficaram lindos!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Nossa que espetáculo de cupcake! Tô babando aqui! Amei a receita! Já anotei aqui! Bjinhos

Cla disse...

Delícia!! Uma vez eu tentei fazer um cupcake de cenoura e tinha um restinho de brigadeiro na geladeira, então em um arroubo de criatividade tentei fazer isso, colocar uma colher de brigadeiro em cada bolinho.. Foi um fracasso, sujou o forno e o brigadeiro do meio ficou super duro. Vou fazer essa sua receita pra ter finalmente sucesso nessa empreitada de ter bolinhos já recheados... Beijos

Cris disse...

Ci:

Que perdição é essa mulher? Eu não estou podendo abusar de chocolate, mas serei OBRIGADA a fazer essa delícia!

Bjs,

Cris

Débora disse...

Aiii que vontade de provar esta receita! Qualquer hora eu tento. Fiz a do muffin de baunilha com nutella, amei! Já fiz 2x.
Parabéns pelo blog e receitas, estou adorando!
:)

dannah5 disse...

Ahh!!!!!!! Brigada, vou fazer, q bom q deu certo!
A receita da 15 cupcakes dos grandinhos, ne?
eu tenho umas forminhas aqui da Hello Kitty ( nem pergunta como pararam aqui em casa hehe) e uma bandeja de quindim com 6 espaços, na verdade eu comprei crente q era de cupcake depois li quindim, mas parece igual eh de aluminio ou latao, sei la.
Nem, sei o q eu perguntei, acho q se da 15 desse tamanho e se a forma serve!hehe a da hello kitty eh de teflon uma gracinha ja usei.
O chocolate picado nao funciona, afunda mesmo e queima, descobri na marra aqui!hehe
Sera q fica bom cobrir esse cupcake com ganache? digo, nao sei se eh muito doce, por isso a pergunta!

Ahh desculpa, eu sei q sou uma pentelha!hehe
Brigada Cinara, vc eh um amor!

beijocas

Abobrinhas na Cozinha disse...

Ci, que maravilha, mulher!!!!
Tô babando aqui na frente do computador! Ficaram lindos e a receita é boa demais! Parabéns!
Beijinhos!

Iliane disse...

maravilha de receita!!!sem palavras..amei..bjus

tatiane disse...

Estes bolinhos parecem ótimos, vou tentar fazer. Será que pode usar vinagre de vinho branco no lugar? Fiz sua receita de sorvete com biscoitos, ficou delicioso.
bjos

angela disse...

Cinara, nossa que maravilha!! bjs

Margarete disse...

Cinara, perfeitos! Não há outra palavra para descrevê-los!!! Bjs.

Ana disse...

Que lindos Cinara, e o recheio ficou perfeitinho no meio deles!
Ana

Carolina Macedo disse...

Adoro este blog!!! Tem SEMPRE coisas que me deixam a babar!!
Continue a postar tão boas receitas!!!

Cinthya Rachel disse...

meu deussssss! quero isso agora! ha! amanha vou ao supermercado comprar cheese cake. hum

Cinara disse...

Andréa, tente o site www.celebrate.com.br, eles vendem produtos da Wilton, quem sabe não arrumam aquela grade para você!

Dani, fico feliz que você tenha gostado! :o)

Téia, eu sei como é, amiga... Eu também visito os blogs para conferir as receitas, mas na maioria das vezes não dá tempo de comentar! Obrigada pelo carinho, viu? ;o)

Carol, eu tinha esta receita há séculos! Se eu soubesse que era tão boa, tinha feito antes... :o)

Lau, super práticos, não acha? ;o)

Nanda, estes aqui são muito fáceis de fazer, eu garanto!

Ana Lúcia, eu também adoro cupcakes, ainda mais quando são fáceis de fazer como este! :o)

Noêmia, desculpa, querida, não fiz de propósito... :oD

, obrigada! O bom é que o sabor corresponde ao aspecto... ;o)

Ameixa Seca, acabei jogando o meio ovo fora... Acho que vou demorar para fazer outra receita que precise de meio ovinho! :oD

Paula, esta é das boas! Não deixe de me contar se você fizer, OK?

Cla, eu tive uma experiência parecida com a sua, mas com doce de leite. Coloquei uma colher de doce de leite no meio dos cupcakes e ele misturou à massa, que acabou ficando meio crua... Um desastre! :o)

Cris, pode fazer, amiga, que você não vai se arrepender!! Difícil vai ser não abusar...

Débora, obrigada pela visita e pelos elogios! Eu também faço sempre os cupcakes de Nutella. Adorei saber que você já fez e aprovou!

Danna, eu decidi fazer esta receita logo por sua causa, amiga! Espero que você goste... Acho que você pode usar a forma de quindim, mas tem que ser forminhas daquele quindim graúdo, pois do pequeno não dá, são muito rasinhas. E é claro que fica bom cobrir este cupcake com ganache!!! Acho que vai ficar maravilhoso, pois o bolinho em si não é muito doce, e nem o creme. Vai fundo! ;o)

Thais, agora imagine que eles ficaram tão gostosos quanto bonitos... :o)

Iliane, obrigada, querida!

Tatiane, não sei dizer se você poderia usar vinagre branco no lugar de vinagre de maçã... Eu teria um pouco de receio de ficar um gosto forte! Sempre que as receitas de doce pedem vinagre, eu uso o de maçã porque é mais suave, além de ser de fruta! Que bom que você aprovou o sorvete! É uma perdição, não é? ;o)

Angela, obrigada, amiga!

Margarete, e ainda por cima são fáceis de fazer!

Ana, você viu que fofura? Parece mágica! :o)

Cuca, obrigada pela visita e pelos elogios!

Cinthya, aposto que você vai adorar estes cupcakes... Difícil é comer um só!! ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

Claudia Lima disse...

Ficaram lindos e apetitosos! Com uma cor realmente linda!
Bjs :0

Rachel Sponholz disse...

oi Cinara querida... que tudo esse Cupcake... agora já sei oque farei no final de semana.. hehe..
Parabéns pelos 3 anos do cinara's place...

beijãoooooooooooooo

Lua Limaverde disse...

Ai, que lindos, Cinara! Dia desse fiz um recheado com marshmallow, mas ficaram tão feiinhos que não publiquei, hehehe. Devem ter ficado deliciosos! ;D

Liana disse...

Olá cinara. Eu não resisti e fiz ontem a receita. Ficaram realmente ma-ra-vi-lho-sos. Mas o recheio virou cobertura. Eu coloquei no meio, mas não afundou, ficou só em cima. Divino!!!!!!!!!

Blog da Nô disse...

Desculpas aceitas!!!
:o)

Gina disse...

Cinara, que cor intensa! Bem diferente mesmo, com vinagre de maçã e cream cheese...
Já foi pra lista e acho que vou levar 1 ano só pra fazer as receitas dos blogs amigos... rsrs!
Bom final de semana.

Talita disse...

Eu quero! Eu quero!!! Lindinhos e com cream cheese?! Tudo de bom, né!

Anônimo disse...

Gracias! I'm glad you liked these cupcakes. They are fun to make! Your photos are beautiful, by the way. Thanks for reading my site and linking back from your post!

Verena disse...

Amiga, o que é isso????? Estou aqui literalmente babando! Amei essa receita, chocolate com cream cheese??? Tudo de bom!
Saudades, beijos e ótimo final de semana!

e daí? disse...

Cinara...super obrigada pela dica, vou dar uma olhada se eles tem ou conseguem a tal gradinha...Qto aos cupcakes irei testar esse findi, sem falta, pq são simplesmente liiindos!!!!
Andréa

Nereime disse...

Cinara tenho aqui umas gotinhas de chocolate meio amargo e queria tanto fazer algo especial e diferente com elas e confesso que me surpreendi com esta receita, já estou imaginando este recheio cremoso...hum!
bjs

Anônimo disse...

Que delícia!! Fiquei aguada.
:D
Beijocas.
Susana B.

Cinthya Rachel disse...

lalalalalla, já comprei o creamcheese, la lalalallalal. vou fazer amanha... ah que droga, ano tenho forminha, bora comprar forminha!

Clarissa disse...

Amiga, seus cupcakes sao fabulosos! Fiz e n deu nem pro cheiro aff... soh acrescentei coco no creme pq eu sou uma metida hihi
amanha vou para as blueberries pancakes e segunda vou malhar por sua causa hehe
bjks e bom findi

Eliene Vila Nova disse...

Olá, menina conheci seu blog só agora, como é que pode, simplesmente amei.
voltarei sempre, parabéns.
beijos

Laura Lucia disse...

Cinara,
Que bolinhos fantásticos!Pela carinha deles devem ser mais que deliciosos.
Uma pergunta, qual o tamanho da xícara que você usa, para eu poder fazer certinho as suas receitas?
Parabéns, garota! Bjs, Laura Lucia

Unknown disse...

Ahh que legal tava doidinha por uma receita de cupcake com recheio. Obrigada por dividir com agente^u^

Cláudia disse...

Estão mais que perfeitos para mim!

bjs

Cinara disse...

Obrigada, Cláudia!

Rachel, espero que você goste dos cupcakes, amiga! Depois me conte se fizer, OK? E obrigada pelos parabéns!

Lu, eu estava morrendo de medo de não darem certo, por isso estava adiando o teste desta receita! Mas ficam muito gostosos mesmo!

Liana, fico feliz que você tenha gostado da receita! Só não entendo porque o creme não afundou... Mas se ficou gostoso, é isso que importa! ;o)

Noêmia, que bom que ficamos "de bem"! :o)

Gina, eu acho que é o vinagre que dá esta cor avermelhada ao cacau em pó, fica bem legal, não é? E eu estou como você: minha lista de receitas para testar é tão grande que acho que vou precisar de uns 10 anos! ;o)

Talita, e ainda são fáceis de fazer, pode??

Ketchup to Chutney, I'm the one that should thank you for sharing such a wonderful recipe! Thanks for you visit and your compliments! :o)

Verena, estes cupcakes ficaram divinos, amiga, mas eu resisti bravamente: dos 15, eu só comi dois! :o)

Andréa, boa sorte com a grade! E não deixe de me contar se fizer os cupcakes, OK?

Nereime, e a receita é muito fácil de fazer, você viu? Eu recomendo!!

Susana, vale a pena fazer estes cupcakes nem que seja para comer um só!

Cinthya, corre comprar as forminhas, amiga!!! Depois me conte *tudo*, é claro... ;o)

Clarissa, ótima idéia colocar coco no creme, deve ter ficado divino!!! E gostei de saber que você vai levar uma vida mais saudável graças a mim... nem que seja para queimar os cupcakes e panquecas consumidos! :o)

Eliene, fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place! Muito obrigada pela visita e pelos elogios!

Laura, eu uso a xícara padrão dos Estados Unidos, que é de 240ml. Geralmente, as xícaras de medida brasileiras têm 200ml, por isso você fez bem em perguntar! ;o)

Aya, e estes cupcakes ainda são fáceis de fazer, não é ótimo? :o)

Obrigada, Cláudia!

Beijos e uma semana maravilhosa para vocês, meninas!

Fernanda Dutra disse...

Acabei de voltar dos EUA, louca pra comer as comidinhas de lá. Adorei o blog! :)

Unknown disse...

adorei esse blog!
procurando no google receitas de cheesecake achei uma aqui beem antiga e vou tentar depois.
as fotos me deram agua na boca..ainn!
hehhe

Café com Bolo disse...

Cinara, ando meio sumidinha, né?
Mas esse cupcake, que qué isso????
Mas comigo esse negócio de recheio não dá muito certo...aquele de nutella, até hoje não acertei...ele afunda, não tem jeito.
Mas que tá com uma cara de "me come" isso, esse aí tá.
Beijocas mil!

Pierre Corneille disse...

Quando estive na Califórnia, comia sempre cupcakes. Os do whole Foods eram os melhores!

Cinara disse...

Obrigada, Fernanda!

Livinha, obrigada pelos elogios! A receita do cheesecake eu publiquei faz tempo, mas é a que eu faço sempre. Ainda não achei uma melhor! ;o)

Glorinha, sumiu mesmo, eu já estava com saudades!! Se você não estivesse "traumatizada" com os recheios, eu ia recomendar muito estes cupcakes... Mas se o recheio afundar de novo você me mata! :o)

Pierre, cupcakes são imbatíveis, não é mesmo? Lindos e gostosos!

Um beijão para vocês!

Cinthya Rachel disse...

Pronto Cinarinha, eu fiz, olha a prova http://twitpic.com/lnc7a http://twitpic.com/lnbu7

Cinara disse...

Eu vi seus cupcakes, Cinthya!! Como ficaram lindos!!! Espero que você tenha gostado... E achei um charme a sua forma de silicone azul, muito chique! ;o)
Beijos, querida!

Andrea disse...

Cinara, roubei a foto do seu lindo cupcake para colocar numa comunidade do orkut. Claro que te dei os devidos créditos, além de dizer que o seu blog é fantástico...
Estou doida pra fazer essa receitinha...
Obrigada, querida

Mô BH disse...

Oi, Cinara, tudo bem?
Gostaria de uma ajuda sua. Sou doida pra fazer muffuns e cupcakes, mas nao tenho o material necessario. (fôrmas, etc...)
Estou indo pra os EUA agora no meio de novembro e quero muito trazer umas coisas de la, pra me equipar!
Me diga por favor, o que preciso de comprar para fazê-los? Pra fazer os cupcakes eu tenho que usar uma forminha de papel dentro de outra forma, de silicone?
Vou pra Orlando, você tem alguma loja pra me indicar?
Se tiver indicaçao de ingredientes também será bem vinda!

Cinara disse...

Oi, Mô! Desculpe a demora para responder, mas a semana passada foi uma loucura... Por favor, me mande um email usando o botão da minha barra lateral. Como você quer saber várias coisas, acho que fica mais prático trocarmos um email!
Beijos e boa semana!

Katia Ponto Cruz disse...

Oi Cinara, tudo bem?

Você já usou no lugar do chocolate granulado normal usar o granulado forneável? Ele é próprio para altas temperaturas. è vendido em lojas para fabricação de doces em geral.

Beijos.

AH!! Tem sorteio de 1 ano do meu blog. Te espero lá.

http://katiapontocruz.blogspot.com/2010/09/sorteio-de-1-aninho-do-blog.html

Cinara disse...

Kátia, eu nem sabia que existia granulado forneável!!! Vou tentar encontrar por aqui, super obrigada pela dica. E obrigada por me avisar do sorteio!
Beijos e uma ótima semana para você!