sábado, janeiro 20, 2007

Food for Thought

Eu não poderia deixar de dar estas duas dicas literárias para quem me visita, pois sei que muitos de vocês também gostam de livros relacionados à culinária, e não apenas de receitas. O primeiro vocês já devem ter visto aqui mesmo e em outros blogs: é o delicioso livro "Papel Manteiga", da Cristiane Lisbôa, com receitas de Tatiana Damberg, do Mixirica. Eu literalmente devorei esse livro nos quatro dias que passei em um hotel, na virada do ano! Os outros hóspedes deviam me achar maluca, porque eu andava com ele para todo lado... :o) Gostei *muito* mesmo, ainda mais porque foi um presente da Tatu, que me tirou na brincadeira de amigo secreto dos blogs de culinária! Para saber mais, é só clicar aqui, e para comprar, clique aqui.

O outro livro, "Um Alfabeto para Gourmets", foi uma sugestão da Katita, do Rainhas do Lar. Eu fui correndo ler a resenha, e fiquei doidinha para ler! Eu não conhecia a autora, a americana MFK Fisher, mas logo no primeiro capítulo me apaixonei pelo estilo de seu texto. Ainda estou na metade do livro, mas me surpreendo a cada página! Como no trecho em que Fisher relata em detalhes o ritual de preparar um simples macarrão na manteiga, que ela chama de "uma mescla de fios perfumados, brilhantes como uma cabeça embaraçada de Medusa." É uma leitura realmente estimulante, e é quase impossível acreditar que foi escrito em 1949! Para ler a resenha da Katita, é só clicar aqui.

31 comentários:

ana disse...

Cinara,

Uma das minhas grandes paixões são os livros. Atualmente, como ando me dedicando a outra de minhas paixões, a gastronomia, acabei juntando as duas paixões e ando doida com livros de culinária. O Papel Manteiga já encabeça minha lista de desejos literários, mas aqui onde moro (Juiz de Fora, MG) não encontrei pra vender; assim sendo, encomendei à minha mami, que vem me visitar em breve. E agora ao ver você falar de Um Alfabeto para Gourmets, minha tracinha se assanhou! Pois é, estou frita: além das comidas, agora os livros também! :0)

Olha, adoro o teu blog e, outro dia, já me arrisquei a fazer uma receita sua - o Meatloaf, que vi no blog da Luna. Ficou uma delícia, e minhas filhas adoraram o molhinho!

beijo procê,

Anônimo disse...

Oi, Ci. Eu sou simplesmente apaixonada por livros de culinária que tenham, além de receitas, mta história pra contar.. é por isso q sou mais que fã do "As mulheres francesas não engordam". A culinária diz tudo sobre hábitos de outras culturas, não apenas comidas, o que me encanta! Agora, fiquei mesmo intrigada com o livro da MFK Fisher após ler a resenha da Katia. Onde vc encontrou pra comprar? Saraiva e Submarino não têm....

ana disse...

Cinara,

Também não estou encontrando o livro da MFK Fisher pra vender...Onde comprou o seu?

Fer Guimaraes Rosa disse...

Cinara, eu sou fanzoca da M.F.K. Fisher, tenho varios livros dela, um eh uma compilacao dos seus cinco mais famosos, entitulado The Art of Eating. Pra mim ela eh a melhor escritora gastronomica, porque ela escrevia fantasticamente bem! Alem de ser linda, inteligente, gourmet... uma mulher pra se admirar. Tambem fiquei interessada pela vida dela, ela tem muitos diarios e biografias, alem de um scrapbook de fotos simplesmente divino! :-) beijos,

Cinara disse...

Oi, Ana! Fico feliz que você goste do meu blog, e mais ainda por você ter feito uma receita minha! Eu também sempre adorei ler, mas só recentemente me interessei pelos livros de culinária. Haja tempo para tantos hobbies! :o) Beijos e volte sempre!

Camila, mais uma coisa que temos em comum, não é, amiga? Eu também tive dificuldade para achar o livro da Fisher, e acabei comprando pelo Mercado Livre, de uma livraria de Blumenau, acredita? Mas valeu a pena, paguei só 11 reais pelo livro e mais 5 reais de correio! Sugiro que você dê mais uma vasculhada na internet, ou tente os sebos aqui de Campinas. Na lista telefônica tem vários. Se você não achar, depois eu te empresto o meu!

Ana, pelo jeito esse livro está esgotado, e não fizeram uma nova edição. Procure um pouco mais na internet, talvez o site "A Traça" (www.traca.com.br) aceite encomendas. Ou talvez em Sebos na sua cidade. Boa sorte!

Fezoca, acho que este será o primeiro de vários livros da Fisher que pretendo adquirir, pois me identifiquei muito com a linguagem dela. Eu li uma breve biografia dela na Wikipedia, e ela foi realmente uma mulher apaixonante. Estou sempre aprendendo coisas novas com este blog, amiga! ;o)

Eli disse...

Também estou de olho no Papel Manteiga, mas ainda não comprei não vai demorar muito. Essas dicas de livros são sempre muito valiosas.

Cinara disse...

Eliana, não deixe mesmo de ler, amiga! É uma gostosura de livro... :o) Bjs!

Lua Limaverde disse...

Ótimas sugestões, vou procurar os dois com certeza. Tenho ganhado muitos livros sobre comida e afins por conta de um primo meu que é jornalista e tem uma coluna de gastronomia - sempre que ele ganha um livro repetido me dá, outros ele empresta. Já li vários, depois posso falar sobre eles no blog.
Sempre me interessei em ler MFK Fisher mas nunca procurei, acho que está na hora (rs). Beijos, Cinara!

Cinara disse...

Que delícia ganhar livros, Lu! Eu acho que você deveria falar sobre eles no seu blog, sim, principalmente sobre os que você recomendaria. Eu já tenho uma listinha de livros que ainda quero ler, mas nunca é demais... ;o) Um beijão!

Anônimo disse...

Oi amiga! : )
Fico muitíssimo feliz de saber que você gostou do livro e que aproveitou bem o seu presente!
E muchas gracias por recomendá-lo!
Beijo grande!
Tatu

Akemi disse...

Preciso encomendar estes livros, tantas coisas boas que têm falado deste PAPEL Manteiga! Estou curiosíssima!

Cinara disse...

Oi, Tatu! Não precisa agradecer, eu recomendei porque adorei mesmo... Espero que o livro continue fazendo muito sucesso! Beijão!

Encomende sim, Akemi! Você vai curtir bastante... Beijocas!

Anônimo disse...

Ci, aquele dia que folheei os livros em sua casa fiquei apaixonada. Você me empresta? (na cara dura) hehe Bjs!

Valentina disse...

Adoro livros de culinária. Comprei este livro quando estive no Brasil e ja 'comecei a ler. O outro livro nao conheco.vou fuçar.bjs e obrigada pela dica.

Cinara disse...

Claro, Cris! O "Papel Manteiga" eu posso te emprestar já! Me convide para tomar um café aí esta semana que eu levo... ;o) Beijinhos!

O Papel Manteiga é uma gracinha, não é, Valentina? O outro é totalmente diferente, mas imperdível! Pena que seja difícil de achar por aqui. Talvez seja mais fácil encontrá-lo no original! Melhor para você, amiga, que vai ler as palavras da própria MFK Fisher... Beijão!

Anônimo disse...

Ci, preciso comprar o Papel Manteiga urgentemente!

Adoro dicas de livros, mas preciso dar um tempo pois não tenho quase mais espaço na minha estante, risos.

Anônimo disse...

Cinara, que ótimas dicas!
Já li os dois e recomendo fortemente. Da MFK Fisher tenho esse e "Como Cozinhar um Lobo", que é ótimo também.
Boa semana!
;***

Cinara disse...

Patricia, eu estou como você! Já tenho vários livros para ler, e a wish list não pára de aumentar! :o) Beijos!

Obrigada, Dadi! "Como Cozinhar um Lobo" já está na minha listinha. Boa semana para você também! :o*

Lua Limaverde disse...

Cinara, estou em processo de compra com o mesmo cara de quem você comprou, ele só tinha mais um!! O outro dela é mais fácil de encontrar, tem em várias livrarias, vou comprar depois junto com o papel manteiga. Eba!

Silvia Arruda disse...

Cinara, eu estou louca para ler o Papel Manteiga. Quero ver se no mês que vem consigo por em ordem minhas contas (hehe) e comprá-lo, Este outro, o Alfabeto para Goumets, não conhecia. Anotada a dica.
Bjo

Cinara disse...

Que legal, Lu!! Foi super tranqüilo comprar com ele. Ele até brincou que foi a negociação mais rápida que ele realizou! Depois me conte quando chegar! E diz para ele que fui eu quem deu a dica, talvez ele me dê um desconto na próxima compra... :o) Beijocas!

Cinara disse...

Não deixe de comprar o Papel Manteiga, Silvia! Quanto à MFK Fisher, se eu não tivesse começado este blog, também não a teria conhecido. Mais uma que devo a esta nossa comunidade super bacana... Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, vc mora em SP??
Estou passeando aqui no Brasil e estarei em SP no comeco de fevereiro... se vc estiver por aqui me avisa, ai quem sabe poderiamos nos encontrar, ne!
Ana

Cinara disse...

Ana, eu moro em Campinas, mas posso encontrar você em SP sem problemas! Talvez a Patricia (e quem mais vc quiser convidar) também possa ir! Me mande um e-mail para combinarmos: cinaracmf@hotmail.com
Beijos!

Regina disse...

Cinara, sou uma devoradora de livros, se bem q os de gastronomia eu estou a conhecer agora - e se estiver recheado de fotos, melhor ainda. Gostei das suas dicas e vou prestar mais atenção na prateleira a partir de agora! bjs

Cinara disse...

Rê, eu também comecei a me interessar por este tipo de livro há pouco tempo, e fiquei encantada! E a lista só aumenta... :o) Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, eu tô tão feliz, mas tão feliz que você tá lendo a MFK Fisher, que tu não tem noção...
=)
Beijim,
K.

Cinara disse...

Foi uma dica muito valiosa, Katita! Sempre fui uma devoradora de livros, mas nunca havia lido nada relacionado a culinária, gastronomia e afins. Graças a você, a MFK Fisher me conquistou... Obrigada mais uma vez! ;o) Beijão!

Marcia disse...

Boas dicas, Cinara.
Já leu Calor, de Bill Buford?
Estou economizando para não acabar.
FAça uma visitinha na minha cozinha.

Cinara disse...

Olá, Marcia! Esse livro eu ainda não li, mas já anotei a sugestão, muito obrigada! E pode deixar que vou te fazer uma visita sem falta... ;o) Beijos!

ed pills online disse...

Thank you from management goes a long way,To get more information ed pills online from Buying ED Drugs Online.