quarta-feira, janeiro 31, 2007

Devil's Food Cupcakes with Chocolate Buttercream

Vocês não imaginam a minha satisfação depois de fazer estes bolinhos! Foi a primeira vez que fiz um glacê na minha vida, e ainda por cima, consegui usar um saco de confeiteiro para decorá-los! Claro que a receita original ajudou, e eu a segui à risca. Well... Na verdade, na parte do glacê eu mudei um pouco, o que foi uma ousadia enorme para alguém que nunca havia feito glacê, mas meu sexto sentido me ajudou e deu tudo super certo. Eles ficaram bonitos E gostosos, isso não é maravilhoso? :oD

Cupcakes de Chocolate com Glacê de Chocolate


1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1/4 xícara de chocolate em pó

3/4 colher (chá) de bicarbonato

3/4 xícara de leite

1/4 xícara de manteiga

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 ovo


Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados.

Na tigela da batedeira, misture tudo, exceto o ovo. Bata na velocidade baixa apenas até incorporar. Bata na velocidade alta por 2 minutos. Acrescente o ovo, e bata novamente em velocidade alta por mais 2 minutos.

Divida a massa em 12 forminhas de muffins untadas ou com forminhas de papel (Eu achei que a massa não seria suficiente para encher as 12 forminhas, mas deu certinho, enchendo 2/3 da capacidade de cada forminha.) Asse por 15 ou 20 minutos, até que um palito inserido no meio saia limpo. Deixe esfriar um pouco na fôrma, depois transfira para a grade para esfriar completamente antes de decorar com glacê.

Glacê de chocolate

2 1/2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

1/4 xícara de cacau em pó (usei chocolate em pó)

2 xícaras de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de leite, aproximadamente

Bata a manteiga por 30 segundos, até amolecer. Acrescente o cacau em pó e 1 xícara de açúcar até incorporar. Acrescente metade do leite* e o restante de açúcar até incorporar. Continue acrescentando leite até obter a consistência desejada.

*Eu parei aqui. Não acrescentei mais açúcar, só um pouquinho mais de leite, porque achei que a consistência estava certa. E estava mesmo! ;o)

Montagem

É possível decorar de várias formas. Como na receita original, eu usei um saco de confeitar, com um bico em formato de estrela (grande).

63 comentários:

Cris disse...

Eu VI com meus próprios olhos estes bolinhos, mas não comi porque esqueci o presente na casa da Cinara... e o marido dela comeu tudo! Ficaram lindos Ci! Bjs!

Regina disse...

Cinara, vc se supera a cada dia com suas guloseimas. Tudo muito caprichado, a foto, a apresentação, o glacê, sem dizer que deve estar delicioso né! bjs

Anônimo disse...

Cinara, fiquei sua fã de carteirinha desde que a conheci através da "Metrópole" Adoro seu blog e fiquei louquinha para fazer a sua sujestão de hoje!Maravilhosa! Vc poderia dar uma dica? Onde posso conseguir as forminhas? São de papel, não são?
Bjos

Carla Ventura disse...

Adoro bolinhos! Geralmente uso formas de muffin, mas quero experimentar essas de papel. Fica tão lindo! Interessante esse glacê, nunca tinha visto uma receita com chocolate em pó. Tenho um ótimo, mas leva chocolate meio amargo e gema. Té mais!

Anônimo disse...

Cinara, só uma palavra: foodporn!
:)

Parabéns!

Cinara disse...

Obrigadinha, Cris! Foi uma sacanagem você ter esquecido os bolinhos lá em casa! E quando eu vi, já era tarde demais... Mas outros virão, não se preocupe! ;o)

Obrigada, Rê! Estou em êxtase por ter conseguido fazer o glacê direitinho... E gostoso!!

Oi, Vic! Muito obrigada pelos elogios! As forminhas são de papel, sim, e você encontra na Discamp ou na Bio Festas. Eu uso o tamanho 0B (zero-B), que cabe certinho nas minhas fôrmas de muffins. Obrigada pela visita e volte sempre!

Você viu, Carla? Além de gostoso, este glacê é fácil de fazer! E acho que ficou bonitinho também...

Obrigada, Dadi! Eu também fiquei "paquerando" a minha própria foto, amiga... :oD

Beijão a todas!

Itza disse...

Ci: cada vez que entro ao seu blog é uma grata surpresa!!! Que delícia esses bolinhos, amiga!Tenho tantas receitas na minha lista de espera por provar que estarei todo o ano com este tema. Amei e linda a foto!Carinhos.

Akemi disse...

Cinara, que lindos cupcakes! Vc sempre trazendo boas e deliciosas sugestões! ;-)

Lua Limaverde disse...

Cinara, você arrasou, menina. Esses cupcakes estão belíssimos. Como disse a Dadi: foodporn!!! :D
Beijinho!!

Cinara disse...

Obrigada, Itza! Eu estou como você: vai demorar anos para fazer todas as receitas que já estão na "listinha"! ;o)

Akemi, obrigada! O único problema é que nada que eu faço é light, amiga!! :oS

Muito obrigada, Lu! Estou tentando caprichar nas fotos, mas confesso que não tenho muita paciência... Além disso, não sei usar photoshop ou nada do gênero, portanto, what you see is what you get! Eu bato várias e escolho a que considero melhor. E os comentários me ajudam a saber se estou no caminho certo! ;o)

Beijos, meninas!

Fer Guimaraes Rosa disse...

ficaram super lindinhos!! :-) bjos,

Jen the Bread Freak disse...

These look so wonderful! You've made me drool on my keyboard! Devil's food is so yummy :D

Eli disse...

Cinara ficaram PERFEITOS! Adoro esses bolinhos feitos individuais e o visual está TUDO!

Karen disse...

Cupcakes são um charme!

Silvia Arruda disse...

Hummmmm..... desse jeito eu mato minha dieta!! afff
Dá vontade de devorar esta foto!! hehe
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Cinara,

Vc tem jeito de confeiteira, hein? Os bolinhos ficaram lindos e adorei o glacê! :D

Maria.Helena disse...

Adorei!!! estão lindos, a foto ótima, realmente devil's food cake em forma de bolinhos... rsrs... entendo bem porque acabaram rapidinho!!! Ai eu quero...rs

Farei ;)

Beijocas!!

Cinara disse...

Obrigada, Fer! ;o)

Thanks, Jen! I hope to post your eclairs here really soon!

Obrigada, Eliana! Eu também gosto de bolinhos individuais. Um bolo grande a gente é obrigado a dividir, mas estes, pode devorar sozinha! :oD

Concordo com você, Karen!

Silvia, desta vez eu me segurei e comi só um cupcake, acredita? Isso é que é força de vontade...

Obrigada, Patrícia! Não sei se um dia farei bolos maravilhosos como os seus, mas por enquanto vou treinando com cupcakes! ;o)

Obrigada, Maria Helena! A receita é muito boa mesmo, também vou repetir!

Beijocas para vocês!

Unknown disse...

Meus parabéns, seu glacê está perfeito "sexto sentido" de cozinheira não falha. Estão lindos e com certeza deliciosos. Vou testar sua receita, e te digo depois. Abraços

Cinara disse...

Obrigada, Clara! Comentários como o seu me animam para continuar experimentando e superando "desafios" na cozinha... E não se esqueça de me contar, se fizer esta receita! Beijos e obrigada pela visita! ;o)

Agdah disse...

Oi,Cinara!!
Obrigada pela visitinha. Aproveitei pra conhecer seu blog e estou me deliciando com suas receitas.Bjs.

Cinara disse...

Obrigada, Agda! Fico feliz que você tenha gostado do meu blog... Volte sempre que puder! ;o) Bjs!

Valentina disse...

Ci, que coisa mais linda. Um pecado total!! E parabens pelo glacê e saquinho de confeitar pois o resultado final esta simplesmente maravilhoso. Já fiquei olhando para esta foto mil vezes. Dá agua na boca.

Cinara disse...

Obrigada, Valentina! Fiquei feliz com o sucesso destes bolinhos, agora estou animada para "ousar" ainda mais... ;o) Beijão!

Anônimo disse...

vi esse cupcake no site cupckakeblog.com e faria hoje, meio perdida!
Depois de vê-lo aqui, ficou mais fácil.
Gosto muito de vir aqui, sempre vale a pena.

Cinara disse...

Obrigada pelos elogios, Gisely! Fico feliz que meu post tenha ajudado. Depois me diga como ficaram seus cupcakes, OK? Beijos e obrigada pela visita! ;o)

Elvira disse...

Isto é o que chamo arte e perfeição! :-)

Cinara disse...

Obrigada, Elvira! Assim eu fico até sem graça... :o) Beijinhos!

Cinthya Rachel disse...

Eu fiz, eu fiz! Realmente uma delícia! Tirando a parte que todos os bolinhos vazaram da forma e tive que começar tudo de novo rsrs. E o glacê ficou igual aqueles bolos que eu comia qdo era criança. perfeito

Cinara disse...

Cinthya, por que será que os bolinhos transbordaram? Será que você colocou massa demais? Geralmente devemos encher apenas 2/3 da capacidade. Mas pelo visto, depois deu certo! Fico feliz que você tenha gostado! ;o) Beijos!

Cinthya Rachel disse...

Rsrs, vc entendeu certo, eu coloquei as forminhas dentro de uma assadeira comum, pq eu estava sem aquela de empadinha, mas a vontade era grande entao arrisquei rsrs. Mas no fim deu certo e ficaram uma delícia! Beijos

Cinara disse...

Cinthya, o importante é que deram certo no final, não é mesmo? E quem não arrisca, não petisca! Sua idéia de colocar mais de uma forminha foi perfeita... ;o) Beijos e boa semana para você!

Marcia disse...

Querida Cinara, meu filhinho fez aniversário na semana passada, e queria comemorar com cupcakes. Nunca tinha feito buttercream, e sua receita é maravilhosa! Deu super certo, e fez o maior sucesso... Bjs!

Cinara disse...

Obrigada, Marcia!! Fico feliz que a receita tenha dado certo... E parabéns para o seu filhote, mesmo atrasado! Para festa de criança, nada melhor que um bolinho de chocolate, não é? E o melhor ainda é que nem sujou pratinhos! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cinara, eu fiz!!!!!!!
Realmente são maravilhosos!!!!! Do tipo que a gente faz rápido e come rápido também!!!!
Só achei que os meus cresceram pouco.... os seus crescem muito? Pensei em aumentar a quantidade de fermento da próxima vez, o que vc acha?
ah! sim!! Fotinhos em http://www.flickr.com/photos/14680841@N04/2087636014/
um beijo!

Cinara disse...

Julia, já fui ver as fotos, e seus cupcakes ficaram perfeitos! Quanto à sua dúvida, eles não crescem muito mesmo. O que pode ter acontecido é que suas forminhas de papel devem ser maiores que as minhas (eu uso o tamanho zero-B, que tem as laterais mais baixas que a tamanho Zero). Para não errar, encha sempre 2/3 da forminha de papel, chegando a cerca 1 cm da borda. É provável que a receita renda menos bolinhos, mas eles vão preencher toda a forminha! ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Cinara, vou fazer novamente e encher um pouco mais as forminhas.... e dessa vez vou tentar o seu glacê também... depois eu conto o resultado!
um beijo!

maiu :) manchinha da vaca disse...

Olá Cinara,
sou eu, a maiu de novo, então, adivinha, resolvi de ultima hora fazer essa receita de Cupcakes, pois optaram por ela, e não tive escolha, copiei mais a receita, de resto foi ao meu modo mesmo rs, a foto esta em meu blog, beeeijos e tenha um ótimo fim de semana! Em breve espero fazer o Boston Cream Pie :)
maiu

Cinara disse...

Quer dizer que você foi *obrigada* a fazer esta receita, Maiu? Espero que o seu pessoal tenha gostado! Vou dar uma olhadinha no seu blog para conferir... ;o)
Beijinhos e boa semana!

Anônimo disse...

Cinara, imagina que a primeira vez que fiz devil's food cupcakes, exagerei no bicarbonato e ficaram com gosto de sabão!!! Vou tentar essa receita, obrigada!

Cinara disse...

Maria, o bicarbonato é sempre pouquinho mesmo, acho que nunca usei mais que 1/2 colher de chá... Estes aqui ficam muito bons, espero que você goste! ;o)
Beijão!

Anônimo disse...

Oii, adorei a sua receitinha, vou tentar fazer com certeza.. mas diz tira uma duvida, a massa pode ir ao forno direto nas forminhas de papel? sem outra forma de silicone por fora? obrigadaa

Cinara disse...

Puxa, Gabbix, como eu fiquei meses afastada do blog, sua dúvida (como muitas outras) acabou ficando sem resposta...
Mas vamos lá: as forminhas de papel precisam ir dentro de fôrmas de metal para muffins. (As forminhas de silicone não precisam ser forradas com papel.) Porque as forminhas de papel não agüentam o peso da massa sozinhas... Se você não tiver a fôrma de metal, tente usar 2 ou 3 forminhas juntas, para dar mais sustentação à massa. Mesmo assim, algumas podem abrir, OK? ;o)
Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Nossa!!!, já ia me esquecendo de comentar sobre esse cupcake, eu fiz aqui em casa e foi demais!!!, todos adoraram, principalmente porque tem essa coberturinha de chocolate, disseram que estava tudo de bom e mais um pouco, só que um detalhe, tive uma preguiçinha de usar o saco de confeiteiro e passei a cobertura com uma espátula, então acho que não ficaram tão lindos quanto os seus, se vc quiser dar uma olhadinha, fique a vontade, acho que resolvi aquele probleminha, troquei o template, parabéns pela bela receita!!!

Cinara disse...

Ana Paula, também não é sempre que eu estou animada para fazer grandes decorações na comida... O importante é que ficaram gostosos, não é mesmo? Vou lá conferir os seus, pode deixar!
Beijos!

Claudia Midori disse...

Cinara, a manteiga é em temperatura ambiente ou derretida?

Cinara disse...

Oi, Claudia! Resposta quase imediata para você: a manteiga pode ser usada gelada mesmo. Quando a receita pede de outra forma, eu escrevo. Na parte do glacê, se a manteiga estiver em temperatura ambiente, melhor. Mas se derreter antes não dá certo! ;o)
Beijos e bom domingo!

Aquarismo Online disse...

A receita é otima mais a minha não deu tão certo .
Os bolihnos incharam,incharam,incharam e na hora que eu tirei murchou tudo !
Não deu pra aproveitar nada,tiva que jogar tudo no lixo ! ;(

Cinara disse...

Que pena que seus cupcakes não deram certo, Girlsgaga! Você usou a quantidade certinha de bicarbonato de sódio? Pela sua descrição, quando os bolinhos crescem muito e depois desabam, a culpa é geralmente do fermento, que pode estar vencido ou ter sido usado em excesso. Neste caso, seria o bicarbonato. E não pode derreter a manteiga!
Beijos e uma ótima semana para você!

Aline Moraes disse...

Cinara, fiz a receita direitinho mas os meus ficaram massudos, os seus ficaram leves e fofinhos? Mas no msm dia fiz a receita do seu bolo de cenoura brasileiro mas em forminhas de cupcakes, esses ficaram incríveis.

Bj

Cinara disse...

Aline, eu não imagino porque seus bolinhos ficaram massudos... Os meus ficam fofos, sim, esta receita rende uma massa bem aerada e leve. Se ficaram massudos, deve ter faltado líquido na massa. Confira as medidas da manteiga e do leite, e use um ovo bem grande!
Beijos e bom final de semana!

Fernanda Santos disse...

Cinara.
Fiz esses bolinhos ontem e eles ficaram com o meio fundo, não cresceram bem e esfarelaram um pouco. Mas o sabor ficou delicioso!! Onde será que errei??

Parabéns pelo blog! Fiz meu primeiro cupcake na sexta com a sua receita do Red Devil que eu tinha provado em abril quando fui a NY pela primeira vez e fiquei apaixonada por eles. Esta receita ficou perfeita!!!
um abração.

Cinara disse...

Fernanda, acho que no seu caso cabe a mesma resposta que dei aqui em cima: Você usou a quantidade certinha de bicarbonato de sódio? Quando os bolinhos afundam, a culpa é geralmente do fermento, que pode estar vencido ou ter sido usado em excesso. Neste caso, seria o bicarbonato (a receita não leva fermento em pó mesmo). E não pode derreter a manteiga, OK?
Espero que dê certo na próxima vez!
Beijos!

Anônimo disse...

Fiz os bolinhos, mas tive dúvidas quanto a temperatura na hora de assá-los... coloquei 180, mas demorou bem mais do que 20 minutos... talvez a temperatura tivesse que ser mais alta, ou problema no fogao.
nao entendi o porque..hehe

Cinara disse...

Anônimo, é bem provável que seu forno esteja desregulado... Isso é muito comum, e atrapalha mesmo o crescimento de bolos e biscoitos! Na próxima vez, tente aumentar a temperatura para ver se resolve.

Kamagra Oral Jelly disse...

Aurogra 100 may be a drug containing Sildenafil citrate. It's the cure for one of the foremost commonly occurring sexual disorders by men. It is a potent medication that came as a spell for patients with impotence or male erecticle dysfunction.

Extra Super tadarise can be used to treat erectile problems and early climax. Premature ejaculation and impotence are both performance issues that can affect sexual satisfaction. Two active ingredients are combined in Extra Super Tadarise to address both of these issues.

Malegra The essential dynamic segment of Malegra is Sildenafil Citrate . It is this that helps men who are weak, yet sexually aroused, to get a stiffer hard on, that causes them last more while engaging in sexual relations. Malegra is a very high-quality generic adaptation of Sildenafil Citrate, and it gives the user all the advantages related with the original item – at a much lower cost. malegra take under registered medical practice only.




Taylor disse...

. cenforce100mg contains the same active ingredient Sildenafil as Viagra. Sildenafil is the FDA-approved generic form of Viagra.
It provides the same benefits as Viagra itself becomes an even more affordable price for treatment of erectile dysfunction (ED) and sexual impotence. It is the best alternative to Viagra.
Cenforce 100 comes in blue color as Viagra color and in the same shape as Parallelogram, popularly known as a "Blue Viagra Pill" or "Little Blue Pill".

Taylor disse...

. vidalista 20mg is a medicine used for treating erectile dysfunction and impotence. Vidalista 20mg Tablets are popularly known as "Weekend Pills". This enables the user to reach orgasm during sexual intercourse. It is a quick and easy way to treat sexual dysfunction.

Taylor disse...

One-fifth of men with impotence are also depressed, according to a recent study. Males who suffer from erectile dysfunction (ED) have low self-esteem and are unsatisfied with their sexual performance, all of which contribute to their anxiety. tadaflo 20mg and fildena 100mg may help men improve their sex-related performance. (sildenafil).

addyloren disse...

Cenforce 100 reviewsProviding the best solution to sexual health issues vidalista 20 reviews such as impotence or erectile dysfunction is the ideal choice. The most common problem for men around the globe is erectile dysfunction.fildena 100 reviews

Mark Allen disse...


Fildena 150 As mentioned earlier the active pharmaceutical ingredient of Fildena 100mg is Sildenafil citrate, the popular drug market as V*agra by Pfizer. Sildenafil was first discovered by Pfizer in 1989 for the treatment of heart-related chest pain. It was accepted for medical use in the US and Europe in In 2017 its patent expired and generic versions started to come out. It works by deactivating an enzyme present in our body called or phosphodiesterase – 5 which causes increased blood flow in the penis and is able to cause long and sustained erection in males.

Mark Allen disse...

Vilitra 10 Men who experience the ill effects of erectile brokenness produce the PDE5 chemical in their body, which obstructs the creation of nitric oxide, which is fundamental for having solid erections. Each Vilitra 20 contains the active substance Vardenafil, a inhibitor.