quinta-feira, agosto 07, 2008

Outback Onion Soup

Já faz tempo que alguém me pediu a receita da sopa de cebola do restaurante Outback, e esta semana eu finalmente consegui fazer! A receita original me parecia boa, mas depois de ler os comentários das pessoas que já haviam feito a sopa, acabei seguindo os conselhos delas e o resultado foi uma versão bem diferente da receita-clone, mas bastante parecido com a sopa cremosa do restaurante! Eu pude comparar bem porque estive no Outback há uma semana e pedi exatamente a sopa de cebola. Como ela me pareceu extremamente calórica, fiz algumas alterações para tentar deixá-la um pouco mais leve, como usar caldo de carne sem gordura e creme de leite light. Isso não comprometeu em nada o sabor, pelo contrário: acho que ficou ainda mais gostosa que a do restaurante!


Sopa de Cebola do Outback

2 litros de água

4 cubos de caldo de carne

3 cebolas médias, cortadas em quartos e fatiadas

1/2 xícara de amido de milho (Maizena)

1/2 xícara de água

1 xícara de creme de leite (235ml) – eu usei o light

Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora

Uma pitada de alho em pó (opcional)

100g de queijo Gouda ou Edam, ralado grosso

1. Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água e depois dissolva nela os 4 cubos de caldo de carne (eu usei 4 envelopes de caldo de carne em pó, com 0% de gordura). Acrescente as cebolas, abaixe o fogo e deixe ferver durante 25 minutos.

2. Em uma tigela pequena, misture o amido de milho e a água até dissolver completamente. Aos poucos, acrescente cerca de 1 xícara da água que está fervendo com as cebolas, e misture bem. Em seguida, despeje tudo (aos poucos) de volta na panela, mexendo lentamente para misturar bem e não empelotar. Tempere com a pimenta-do-reino e o alho em pó. Deixe ferver por mais 15 minutos, até engrossar.

3. Tire do fogo e misture o creme de leite até incorporar bem. Na hora de servir, espalhe um pouco do queijo por cima da sopa quente. (Eu usei o Edam.) Rende 4 porções.


64 comentários:

Sabrina disse...

Eu adoro essa sopa, ainda bem que existe você aqui na blogosfera para decifrar sabores dos nossos pratos preferidos dos restaurantes, principalmente do outback, poeque o pão faz sucesso aqui.
Beijos

X disse...

Cinara, confesso que sempre fiz cara feia para sopa de cebola sem nem ao menos tê-la provado, mas esta sua está com uma cara ótima....talvez eu me arrisque! Só vou ter que substituir o caldo de carne. =D
Aproveitando....sempre adorei seu blog...a pasta de amendoim, a torta de maçã entre outras recietas, são pedidas com freqüência aqui em casa.
Você e a Akemi foram as primeiras blogueiras que conheci....e minhas inspiradoras também, claro...
beijinhos =^.^=

Claudia Lima disse...

Eu gosto muito de sopa de cebola, mas esta eu ainda não conhecia.
Me perece muito gostosa, é fácil de fazer e ficou com um visual lindo!
Bjs :)

Cláudia disse...

Eu gosto muito de sopa de cebola também, tenho várias receitas. A sua (ex-do OutBack) parece deliciosa, e vale a pena baixar as calorias. Adorei a louça! Uma gracinha.

bjs

clau disse...

Esta sua sopa me parece "algo"!
E a sua opçao de tornar-la mais levinha foi super valida. Pq a comida do Outback é boa sim, mas outro tanto calorica e pesada.
Assim, com esta sua variaçao, a gente pode abusar mais do que esporadicamente...!
Bjs!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Vou muito ao Outback, mas nunca provei essa sopa.
Vou fazer a sua receita pq, com certeza, deve dar de 1.000 na do Outback. Aliás, como tudo que vc faz!
Bjs, lindona, e ótimo final de semana.

Cris disse...

Adorei sua receita mais light! E a foto me levou ao dia que compramos estes consumes em Pedreira, bons tempos aqueles... Bjs

Mari Rezende disse...

Ci, sopa de cebola é tudo que há de mais gostoso pro jantar... Eu amo essa receita do Outback! Aliás, ir lá pra mim é pra "cebolar": onion rings, bloomin' onion, essa sopinha... Tudo de bom!
Beijinhos

Anônimo disse...

Cinara,
Por favor me diga rápidinho. Sobrou um pouquinho dessa maravilha?
bjos!

Dani Bros disse...

Oi Cinara que delícia esta sopa e a apresentação está divina! Parabéns quérida!
bjks

Paula Labaki disse...

Oi,
adoro seu blog, fiz o Cup de tortinha de frango e ficou ótimo a massa é muito boa, ficou bem folhada.
Quando puder me visite

Um abraço
PAULA

Ana disse...

Acho q tudo feito em casa eh mais saboroso viu Cinara, sem contar mais saudavel!
Nunca tomei a sopa do restaurante (acho q sou a unica q nao gosta do outback...), mas a sua ta com uma cara muito boa!
Ana

Isabel de Miranda disse...

Não conhecia essa sopa mas parece ser uma delicia.Beijinhos

Téia disse...

Gente, que delícia. Você descobre cada receita. Fala sério! Como disse a Sabrina,ainda bem que você existe. Bj.

Larissa disse...

Hummm... adoro o Outback. Estive lá faz 3 semanas, comemorando aniversário de casamento... Queria mesmo era aprender a fazer a salada como eles fazem lá... Vc tem a receita, Cinara? Beijos

Anônimo disse...

Cinara, descobri seu blog há pouco tempo e estou viciada!! Quanta coisa maravilhosa!! Adoro sopa de cebola do outback, a sua está linda! vou testar a receita esse fim de semana.
Aproveitando a oportunidade, meu marido é louco por chicken wings e vive me pedindo pra fazer, mas não acho a receita em nenhum lugar. E o pior, moramos em Manaus e aqui não tem um bar ou restaurante que sirva esse aperitivo. Ele mata a vontade só quando viajamos!
Você tem essa receita???
Obrigada!

Nancy Passos disse...

Olá Cinara, que delícia hoje o tempo está pedindo uma sopinha mesmo !!!

Beijinhos,
Nancy Conversa Fiada

Marion disse...

Huummm...sou a maior fã de cebola do MUNDO!! Quando eu era pequena minha família me chamava de "Maria Cebola" e questionava como ia ser quando eu começasse a namorar...Nunca tive problemas e nunca deixei de me deliciar com a dita cuja. Essa sopa vai direto para meu livro.
Cinara, amanhã vai ser a 'prova de fogo' do meu Vanilla Extract (4 meses de molho!). Vou fazer um bolo de aniversário para meu filhote. Torça por mim.
Beijão

Carla Ventura disse...

hummm...quero experimentar. E adorei sua caneca de sopa :)

Ana Canuto disse...

Nossa, tem tudo a ver com o clima que tem feito por aqui nos últimos dias.
Beijos, bom domingo.

Cinara disse...

Sabrina, fico feliz em saber que você gosta das minhas "receitas clones"! Eu acho que elas são úteis principalmente para quem não tem a oportunidade de ir sempre a esses restaurantes e sente saudades do que já comeu lá. E o pão fica bem mais barato se for feito em casa, não é mesmo? ;o)

Carla, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas! É uma delícia saber que você faz as minhas receitinhas... Quanto ao caldo de carne, acho que você pode usar o caldo de legumes sem problemas. E se você gosta de cebola, não pode deixar de provar esta sopa: não sei se é pelo fato de ser cremosa, mas é a versão mais saborosa que já comi! :o)

Cláudia, eu comi esta sopa no Outback pela primeira vez há muito tempo, uma vez que eu estava meio gripada e não quis comer a costelinha de sempre. Agora ela virou um dos meus pratos favoritos desse restaurante!

Claudia, eu já tinha feito sopas de cebola em casa que ficavam muito "ralas", mas esta aqui, que é cremosa, agradou em cheio ao meu paladar! Quanto à louça, eu ganhei de casamento da Cris, e também sou apaixonada por elas... ;o)

Clau, agora acho que esta sopa não pesa na consciência e nem no estômago! Afinal, "sopa" não pode ser sinônimo de comida pesada, não é mesmo? ;o)

Dani, obrigada pelo carinho, amiga! E quando você for ao Outback em um dia friozinho, tente provar esta sopa, acho que você vai gostar. Só tenha cuidado porque eles carregam na pimenta-do-reino!!

Cris, lá se vão 12 anos, você acredita? E este jogo é um dos presentes que você me deu que eu mais uso! O melhor de tudo é que as empregadas não conseguiram quebrar nenhuma peça até agora... :oD

Mari, eu não tinha prestado atenção nesse detalhe! O Outback realmente sabe fazer cebolas! Só que o marido ou namorado precisa gostar também, senão... :oD

Vic, desta vez o marido não perdoou e raspou o prato... Coloquei até a foto para mostrar que não sobrou nenhuma gotinha! Mas na próxima vez eu separo um pouco para você, OK? ;o)

Donna Dani, obrigada, amiga! Eu acabei comendo sopa fria, porque demorei para bater uma foto decente, mas acho que valeu a pena... ;o)

Paula, que bom que você gostou do Chicken Pot Pie! A massa é muito boa mesmo, eu também adoro... Pode deixar que vou te fazer uma visitinha em breve, OK?

Ana, quando é feito em casa nós podemos escolher os melhores ingredientes e também adequar os pratos ao nosso paladar ou às restrições alimentares. A sopa de cebola do Outback, por exemplo, vem com pimenta-do-reino demais para o meu gosto. Aqui em casa eu coloquei bem menos, e ficou muito melhor! :o)

Cozinhar com os anjos, se você gosta de cebola, não pode deixar de provar esta sopa cremosa. Agora eu só vou fazer esta! ;o)

Téia, obrigada pelo carinho! Se eu pudesse, juro que eu ficava só pesquisando e testando receitas para publicar aqui... Pena que o tempo é curto!

Larissa, parabéns atrasado pelo seu aniversário de casamento!!! No ano passado nós também comemoramos lá, sabia? Quanto à salada, qual delas você gosta? Que eu me lembre, eles têm uns cinco tipos de salada, fora a salada da casa e a Ceasar simples. Eu não tenho nenhuma receita de salada deles, mas a gente acha! ;o)

Fatinha, adorei saber que você gosta do Cinara's Place, obrigada! Quando à receita de chicken wings, tenho uma boa e uma má notícia: a má é que já testei duas receitas e detestei as duas. Uma ficou sem gosto de nada, e a outra ficou tão apimentada que praticamente não conseguimos comer! A boa notícia é que eu ainda não desisti de fazer chicken wings, e ainda estou pesquisando receitas para ver se encontro uma que valha a pena testar. Se você achar alguma receita boa e quiser mandar para eu dar uma olhada, eu agradeço! ;o)

Nancy, um dos motivos pelos quais eu adoro o inverno é poder tomar uma bela sopinha... Adoro!

Marion, adorei o apelido "Maria Cebola"!! Então tenho certeza de que você vai adorar esta sopa... ;o) A esta altura você já deve ter feito o bolo com seu extrato de baunilha, e não tenho dúvidas de que ficou uma delícia! Depois me conte, OK? E feliz aniversário para o seu filho!

Carla, é muito fofa, não é? Ela é de cerâmica, pintada à mão, e já dura 12 anos! Praticamente um milagre! :oD

Ana, este friozinho é ideal para se tomar uma sopa, não é? Quando esfria um pouco eu já me programo para tomar um caldo!

Beijinhos e uma linda semana para vocês, meninas!

Carolina Andrade disse...

Ahh, que delícia. De noitinha, nesse friozinho, ia cair muito bem!! Grande beijo !!

Valentina disse...

Ci, sou louca por sopa de cebola. qualquer variação é bem vinda por aqui. com certeza vou testar a tua. Agora deixa te dizer, esta tua xícara é LINDA ! fiquei aqui só namorando. confesso que depois é que prestei atenção na sopa. Coisa feia, né?! Desculpe.

Silvia Arruda disse...

Que delícia!!!

Que xícara linda!!!

Receita anotada! ;P

Fabi disse...

Ci, esta sopinha está muito apetitosa... Beijos!

estelaalb disse...

oi Cinara! Qto tempo... Vim aqui espiar, e vou fazer essa sopa (tentando diminuir ainda as calorias, vamos ver o que sai). Depois te conto.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letrícia disse...

Hummm... gostei muito dessa sopa. Acho que posso até conseguir um parceiro para saboreá-la aqui em casa (eu sempre tomo sopa sozinha, o hômi não come nem com reza braba).

Beijos, Ci!

estelaalb disse...

Eu e minha irmã começamos um bloguinho também, dá uma olhada: http://alimentissimo.wordpress.com/ E estou com umas idéias pro adote que talvez você se interesse em participar, tipo assim, fazer cookies para vender em algumas feiras/bazares... hihihi Fiz uns gingerbread cats que foram um sucesso há um tempo atrás, quero retomar :-)

Cinara disse...

Carol, pena que este ano ainda não fez frio, não é mesmo? Pelo menos, aqui pelas minhas bandas não fez! Senão esta sopa ia aparecer muito mais vezes por aqui... ;o)

Valentina, imagine, querida!! Eu também reparo na louça dos outros... E não podia ser diferente, já que adoramos uma bela apresentação dos pratos, não é mesmo? ;o) Estas xícaras são pintadas à mão e fui eu mesma quem escolhi, mas foi a Cris (From Our Home to Yours) quem me deu de presente de casamento... Lindas e úteis!

Silvia, obrigada, amiga!

Fabi, obrigadinha, querida!

Estela, espero que você goste da sopa! Depois me conte as alterações que fizer, OK? É sempre bom conhecer outras versões de um mesmo prato!

, quando fizer esta sopa, faça um outro prato com cebolas para o maridão, só para não dar "conflito de hálitos" depois... :oD

Estela, pelo visto, você é parecida comigo: não tem tempo para mais nada e continua arrumando mais coisas para fazer, não é mesmo? Mas o "Adote um Gato" vale a pena, vou dar um jeito de participar, sim! Depois me conte tudo por email, OK? ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

Dani Oliveira disse...

Oi Cinara. Adoro sopas e caldo e vou experimentar este! Deve ter ficado muito bom!
Bjim =)

Cinara disse...

Dani, se você gosta de cebolas e também de sopas cremosas, não pode perder esta! É de comer rezando... ;o)
Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Cinara!

Essa sopa deve ficar ótima, vou fazer e depois te conto. Adoro cebola, e sope então, nem se fala! rs

beijos e obrigada por dividir.

Boa semana,

Cinara disse...

Tina, eu só estou esperando esfriar um pouquinho para fazer esta sopa de novo! Mas nunca vi um inverno tão "tropical" quanto este nosso... :o(
Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Cinara!
Seguinte: eu adoro essa sopa, mas meu coração se despedaça pela de batatas.... é pedir demais pra você desenvolver a receita????
Beijos Grandes!

Fabiana de Brasília

Cinara disse...

Oi, Fabiana! Você se refere a uma sopa de batata que tem no Outback? Eu nunca comi sopa de batata lá! É boa mesmo? É claro que posso tentar conseguir a receita, e depois provar a sopa do restaurante para ver se fica igual... Mas quem me dera conseguir desenvolver uma receita! Eu sou uma simples seguidora-adaptadora de receitas já prontas... É claro que nada impede de conseguirmos deixar a receita ainda melhor, não é mesmo? ;o)
Se preferir, me mande um email através do botão na barra lateral do blog, OK?
Beijos!

Laurinha disse...

Adoro sopa/creme de cebola!
Deixa só esfriar um tantinho (será que ainda teremos noites mais frescas?) e vou experimentar.
Saudades...
Beijinhos

Cinara disse...

Que bom vê-la de volta, Laurinha!! Espero que as férias tenham sido ótimas!
Olha, a julgar pelo calor que anda fazendo por aqui, acho que não vai esfriar mais, não... E eu também estava louca para repetir esta sopa! :o(
Beijos e bom final de semana, querida!

Anônimo disse...

Olá menina, nao sei quem vc é, passei por este site por um mero acaso, e tenho que confirmar que suas receitas sao otimas, parabéns, nao sei se vc é chefe ou nao, mas elas estao dignas de uma!!!
Parabéns
Juliana MOtta
(Copenhagen DK)

Cinara disse...

Muito obrigada pela visita e pelos elogios, Juliana! Eu não sou chef, não, sou apenas uma apaixonada pela comida ianque... Mas fico feliz que você tenha gostado da receita que publico aqui! ;o)
Beijos e volte sempre!

Anônimo disse...

Cinara, estou entrando no seu blog pela primeira vez. Amei a receita da sopa, mas eu amo a sopa de batata do outback, você me ajuda?

Cinara disse...

Lúcia, como eu respondi para a Fabiana de Brasília, aqui em cima, eu ainda não provei a sopa de batata do Outback! Mas como vocês não foram as únicas a me pedir essa receita, acho que terei de "fazer o sacrifício" de provar e encontrar uma boa receita-clone... :oD Vai ser um prazer!
Beijos!

Anônimo disse...

Ah! Cinara que gentileza você procurar a receita de sopa de batata!!!! Estarei aguardando ansiadamente... bjs

Unknown disse...

Oi Cinara!
Eu AMO seu blog e suas receitas!
Acabei de fazer a sopa e ficou ótima (mas acho que dá próxima faço com creme de leite normal: já qie é pra ser CLONE, tem que ser mais gordinha...). Está uma delícia! Fiz com o gouda... Obrigada!
Beijos

Cinara disse...

Que bom que você gostou da sopa, Luciana! Na última vez que eu fiz, usei o creme de leite normal, pois era o que eu tinha em casa. Ficou boa demais... ;o)
Beijos!

neryrj disse...

fiz a sopa aqui em casa.
ficou muito boa,muito parecida com a do outback.
recomendo a todos,mas cuidado com o alito hen hehehehe

Cinara disse...

Fico feliz em saber que você aprovou a sopa, Neryrj! Eu gosto de servir esta sopa para os amigos, assim todo mundo come e ninguém pode reclamar do "bafo" de ninguém... :oD

Sewing Mama disse...

Cinara,
Você tem alguma receita de molho ceasar? Uma vez eu achei uma, mas só consegui fazer uma vez, na seguinte nao ficou legal!
Beijos!

Cinara disse...

Oi, Lua! Infelizmente, eu ainda não achei uma boa receita de molho caesar... Já testei algumas, mas nenhuma ficou perfeita. Pode deixar que, assim que eu achar a receita perfeita, eu publico aqui sem falta!
Beijos!

Juliana Fraga disse...

Olá!
O queijo ser for trocado por mussarela faz muita diferença?

Cinara disse...

Olá! Pode trocar o queijo, sim! Eu usei o queijo que eles sugerem para ficar parecido com a sopa do restaurante, mas vc pode usar o queijo que preferir ou tiver em casa. E se não usar queijo, vai ficar bom do mesmo jeito... ;o)
Beijos e bom final de semana!

Tati Campêlo disse...

Fiz e gostei muito!!

Tati
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

Cinara disse...

Adorei saber que você aprovou a receita, Tati! :o)
Beijos!

Thatiana Bandeira disse...

Oi Cinara, fiz a sopa e ficou maravilhosa! o seu blog mudou a minha vida. Obrigada!
Quanto ao queijo a primeira vez que fiz coloquei os que você indicou, mas depois achei melhor fazer com queijo prato e muzarela e ficou ótima... Ontem fui ao Outback e perguntei o queijo que eles usam e o garçon perguntou ao cozinheiro e eles realmente colocam muzarela e queijo prato.
bjos,

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Thatiana! E obrigada pela dica dos queijos, vou experimentar com eles na próxima vez! ;o)
Beijos!

Lily disse...

Cinara, parabens pelo blog! É a segunda receita que eu faço. A sopa ficou maravilhosa! IGUAL ao do Outback mesmo. Agora qd bater a vontade nao preciso mais correr pro restaurante :-P

Aline disse...

Oi Cinara! Eu fiz a sopa e achei realmente deliciosa, não é igual a sopa de cebola do outback, porém é muito parecida e muito saborosa.
Parabéns!!!

Cinara disse...

Lily e Aline, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Adorei saber que vocês aprovaram a receita... Não deixem de provar a de sopa de batata, também é muito boa!
Beijos!

Tarsis Azevedo disse...

Obrigado! Fiz aqui em casa, e mesmo sem experiencia na cozinha, ficou excelente!

Parabens

Dani disse...

Olá Cinara, Vim parabenizar vc, Estou CHOCADA!! Fiz sua receita e ficou IDÊNTICA a do Outback!!!
Mto Obrigada mesmo, Agora ñ preciso sair de casa só para tomar essa sopa.


BJinhos e toda sorte e felicidade do mundo para vc.

Atenciosamente,
Danielle Paes

Cinara disse...

Tarsis, eu é que agradeço o seu retorno! Fico feliz que tenha gostado!

Dani, adorei saber que você aprovou a sopa... Desde que esfriou, eu já fiz várias vezes!

Beijos e bom final de semana, meninas!

Anna Salles disse...

Muito boa a receita, obrigada pela dica! Fiz e ficou uma delícia, estou até postando o link no meu blog. Valeu!

Monalisa disse...

Acabei de testar e ficou simplesmente... maravilhosa! Obrigada!!

Gregori disse...

Olá Cinara,
Já tem algum tempo que seu site faz muito sucesso lá em casa. Eu e minha esposa adoramos suas dicas e receitas.
Com essa sopa não foi diferente. Testada e aprovada!
Parabéns pelo site!