terça-feira, agosto 12, 2008

Brownie Cheesecake

Eu queria fazer uma sobremesa para levar a um jantar no sábado passado, e quando fui consultar minha lista (cada vez mais imensa) de receitas por fazer, acabei achando esta perdição: um brownie com cheesecake por cima! Mesmo sem nunca ter feito, achei que o pessoal não se importaria em servir de cobaia... :o) A receita original pedia uma decoração com geléia de framboesa, mas decidi usar uma calda de chocolate para fazer alguns arabescos por cima. Péssima idéia: a calda acabou se espalhando por cima do cheesecake e ficou horrorosa. Mesmo eu tendo estragado a cobertura, parece que todos gostaram. E embora seja doce demais para o meu gosto, acabei comendo duas fatias!


Brownie Cheesecake

Para o brownie:

1 caixa de mistura pronta para brownie

(Eu usei a da marca Dona Benta)

Cobertura de Cheesecake:

450g de cream cheese

1/2 xícara de açúcar

2 ovos grandes

1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma redonda de abrir de 20cm de diâmetro.

2. Prepare a mistura para brownie de acordo com as instruções da embalagem. Espalhe a massa uniformemente no fundo da fôrma. Asse por cerca de 20 minutos, ou até que um palito enfiado no meio saia com farelos úmidos grudados nele. Deixe esfriar na fôrma, sobre uma grade, durante 15 minutos.

3. Enquanto isso, bata o cream cheese e o açúcar na batedeira, em velocidade média, até obter um creme liso. Na velocidade baixa, acrescente um ovo de cada vez, batendo só até incorporar. Adicione o extrato de baunilha. Despeje sobre a camada de brownie, espalhando uniformemente.

4. Asse por mais 20 – 25 minutos, até que as bordas do cheesecake "estufem" um pouco e o centro ainda esteja mole. Deixe esfriar na fôrma, sobre uma grade. Com cuidado, passe uma faca ao redor das bordas para soltar o bolo da fôrma. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

5. Cerca de 30 minutos antes de servir, remova a lateral da fôrma e transfira o bolo para um prato. Decore com geléia de framboesa sem sementes, usando um saco de confeiteiro, ou use frambosas frescas.

42 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu não provei este tipo ainda. Pela foto não parece ter ficado feio. O importante é que a turma gostou.
Beijocas :)

Isabel Salvador disse...

que deliçia,maravilha 5 estrelas,jinhos

Clumbsy Cookie disse...

Se brownies e cheesecake já são uma maravilha sozinhos, imagina juntos!

Filipa disse...

Parece maravilhoso! Também não acho que tenha ficado feio de aspecto, achei bem lindo.

Beijinhos

Cris disse...

Puxa, uma receita que vai "bolo de caixinha"? Prática, né? Também vai para a minha interminável lista de receitas...

Bjs,

Cris

Luciana Macêdo disse...

A idéia de usar produtos semi prontos, muitas vezes nos salvam de alguns apertos quando o tempo anda curto. Uma receita para ir para a listinha.
Bjs!

Dani Bros disse...

Uauuu Cinara isso está um espetáculo e nada horrível!!

Carla Ventura disse...

nossa, quem teve a idéia de juntar os dois merece muitos beijos.
deu até saudade de fazer cheesecake

Ana disse...

Esse eh um doce q aqui em casa todos irao gostar! Meu marido ama cheesecake e eu e Matheus somos fas de brownies!
Otima ideia combinar os dois Ci!
Ana

Anônimo disse...

Cinara, que maldade este post :D

cinara cristina disse...

Ficou muito bonito, nem parece que deu problemas na cobertura. Gostaria de saber vc usa cream cheese mesmo (philadelfia...) é que aki em minha cidade só tem em caixinha de 200g. tem como substituir?

Bjus

laila radice disse...

q interessante..e é importante ter uma dessas receitas praticas na lista...o tempo anda curto...bjs

carmencita disse...

Hum adoro os dois, estou tentada a testar essa delícia.Bjss

Unknown disse...

Oh, my god! BOLO DE CAIXINHA! uehuehueheu Heresia! Daqui a pouco estará estocando bolo PULLMANN! hhahahah

A rainha dos cookies usando bolo de caixinha! É fim dos tempos, heheheh

Aiaiai, mais um cheesecake para testar.... ahhhhh! =D~

p.s.: Ci, semana que vem darei um pulo em SP, =D

Cinara disse...

Cláudia, eu também nunca tinha visto algo parecido, por isso a receita me chamou atenção... Para quem gosta de brownies e cheesecakes, é uma perdição!

Belinha, obrigada, querida!

Clumbsy Cookie, eu também sou fã dos dois separados, e juntos ficam igualmente deliciosos... Ótimos para quem gosta de sobremesas bem doces!

Filipa, obrigada, amiga! Eu fiquei decepcionada porque tinha feito um desenho bonito, que acabou derretendo e deixando a superfície do cheesecake escura... Ainda bem que ficou saboroso!

Cris, eu até cogitei fazer o brownie em casa, mas decidi seguir a receita original porque é muito mais prática! No fim, foi bem fácil de fazer. Só preciso acertar na calda!

Luciana, é verdade! Eu também tenho receitas que levam misturas prontas para bolo como base, e ficam muito boas. Não tenho nada contra, não! ;o)

Donna Dani, muito obrigada, amiga! (Mas depois veja a foto da receita original para ver como tinha que ficar, OK?)

Carla, eu estava justamente com saudade de fazer cheesecake, por isso escolhi esta receita. Achei que iria agradar todo mundo, pois, acredite se quiser, tem gente que não gosta do cheesecake tradicional!

Ana, então é a sobremesa perfeita para a sua família, não é, amiga? Vai agradar todo mundo! ;o)

Cris (não acerto esse seu nick...), juro que não fiz de propósito, viu? Mas poderia ter sido pior, se o desenho com a calda tivesse ficado bonita! ;o)

Cinara, eu usei o Philadelphia mesmo (clique aqui para ver). Este potinho tem 150g, então usei 3 potinhos. Mas você pode usar o de caixinha, sem problemas, e também pode usar outras marcas, como Polenghi ou Danúbio. Só não use o tipo light, pois a textura fica diferente!

Laila, eu fiz de véspera, e foi super rápido e fácil! Só que naa próxima vez vou usar a geléia de framboesa como manda a receita... :o)

Carmencita, acho que você vai gostar: o brownie sequinho combina perfeitamente com o cheesecake cremoso... :oP

Vitor, o Apocalipse está próximo, e este são os primeiros sinais!!! (HAHAHAHA) A receita pedia brownie de caixinha, então eu usei, ué! ;o) Já te mandei um email sobre Sampa!

Beijocas para todos!

Fabi disse...

Minha nossa! Reunir duas das minhas sobremesas preferidas em uma só é uma idéia genial! Vou fazer, mas com a calda de Framboesas com certeza! Talvez assim quebre um pouco o "doce" que vc falou! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Cinara,
Sempre visito alguns blogs de culinária, e o teu é um deles... ontem foi aniversário da minha sogra, e fiz para ela os sugar cookies que você postou aqui. Ela gostou tanto que comeu tudo sozinha, nem deixou para meu sogro experimentar.. rsrsrs... e olha que ela nem é tããão fã de doce como ele, hein!!
É a primeira vez q comento, agora sempre estarei por aqui... não tenho blog (ainda), mas quem sabe não acabo me aventurando? rs*
Minha filha de 10 anos é fã dos teus cookies... rsrsrs, sempre q fizer uma receita tua, te dou resposta, tá?? Já separei muitas delas para a minha infindável "to do list"... rsrsrs
Super beijo,

Mari

Iliane disse...

humm..adorei a ideia..e..ficou muito bonito sim...bjus

Anônimo disse...

OI...;-) Nossa, seu blog é demais!!!! vale mil!! Parabéns!!! Vc não sabe como fique feliz em encontrar a receita do pão do outback (desculpa se escrevi erado..rs)!!! Tenho a máquina de fazer pão da Britãnia, será que acerto fazer?? Se conseguir volto pra te contar, tá? Já te coloquei nos favoritos e irei voltar com certeza...muitos beijos pra vc e obrigada por nos oferecer tanta maravilhas!! Môni.

Môni Ramirez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Téia disse...

Ci minha querida, agora você arrasou. Como muitas falaram brownie e cheesecake juntos só pode ficar ótimo. Idéia 10.
Ah, o uso do brownie de caixinha é providencial, afinal:"time is money". Beijão

Simone Izumi disse...

Mas ficou lindo, Cinara!!! Nem precisava ter dito que a calda desandou!!!rss...
depois dê uma passadinha na Chocolatria e veja a saga "cinara´s place"...rsss..
bjs!!

Axly disse...

Olá Cinara!
Te juro que eu fiquei babando aqui, literalmente (onde está a flanelinha de limpar o teclado?!).
Que receita fantástica!
Esses dias eu vi no supermercado um caixinha de brownie assim, mas era de outra marca, nem lembro qual.
Olhei meio desconfiada, tinha muffins também.
Mas já que você aprovou, huahuahuahuahuahua, qualquer dia desses eu compro uma^^
E essa receita, com certeza tá na minha lista!
Kisss^^

Anônimo disse...

Conheci seu blog através de um post na comunidade Chefs do Brasil, porém, apesar de participar, não sou nenhuma chef. Muito pelo contrário, sou apenas uma grande curiosa na cozinha. Gosto muito de fazer doces de uma forma geral. Desde criança sempre tive uma enorme curosidade de conhecer os famosos "cookies americanos", até que um dia revirei alguns sites e comunidades até encontrar a receita que mais me agradasse, fiz e desde então vira e mexe meu irmão me pede para faze-la novamente e todos adoram. Mas agora com seu blog tenho uma infinidade de outras receitas americanas para fazer. Não consigo me decidir qual fazer primeiro. Adorei todas!!
Beijos

Batata Frita® disse...

Ci, este cheesecake tem uma aparência espectacular!!! Podes crer que vou experimentar. Beijocas fofas

Angela Oeiras disse...

Meud Deus... isto é um pecado absoluto!!!!!!!!!

Isabel de Miranda disse...

Cinara eu não me importava nada de servir de cobaia:))))Lindo e deve ser uma delicia.Beijinhos

Mari Rezende disse...

Cinara, adorei essa receita... É fácil, DELICIOSA e inusitada, hehehehe! Uma idéia e tanto...
Mas, o que eu fiquei fascinada mesmo é descobrir que você tem um prato desse também, hahaha! Minha mãe ganhou o dela de presente de casamento, eu acho ele tão lindo...
Que eu tenha visto por aqui na blogsfera já somos três! ÊÊÊÊÊÊ! :D
Hahahahaha!

Beijinhos!

Cinara disse...

Fabi, dou o maior apoio para você fazer e usar a calda de framboesa! O azedinho da geléia vai combinar super bem, além de quebrar o doce, como você disse! ;o)

Mari, adorei saber que você fez os Sugar Cookies, e que sua sogra gostou... Alguns cookies deixam a gente mais egoísta mesmo: a gente não quer dividir com ninguém! :oD Obrigada pelo comentário, pelos elogios, e quero mesmo saber *tudinho* que você fizer, viu? ;o)

Iliane, obrigada! Mas se você tivesse visto antes de a calda se espalhar toda, iria concordar que estava muito mais bonito... :o)

Mônica, é claro que você vai acertar fazer o pão do Outback! Para você ver como este pão fica lindo na máquina da Britânia também, dá uma olhadinha neste post da Cláudia, do blog Doces Encontros. Ela tem uma Britânia, e também tem receitas ótimas de pão. Muito obrigada pelos elogios e pelas palavras carinhosas! E volte para me contar se fizer o pão, OK? ;o)

Téia, a receita é do site de uma revista americana que eu assino, a Woman's Day, e eles têm receitas maravilhosas lá! E elas costumam ser muito práticas também: como você disse, o brownie de caixinha faz a gente economizar um belo tempo! :o)

Simone, a tal calda me deixou frustrada, sabia? Mas serviu para eu aprender a seguir a receita à risca! Já passei no Chocolatria, e, como sempre, adorei tudo que vi... Sem contar que fiquei muito lisonjeada em ver duas receitas minhas seguidinhas! E feliz porque você gostou, claro... ;o)

Axly, eu já usei essas misturas de caixinha várias vezes, principalmente como parte de outras receitas. Para comer puro, acho que o brownie teria ficado seco demais, mas ficou perfeito com o cheesecake! A outra marca de mistura para brownie é Oetker, e pode ser usada também. (Acho que eu preferi esta porque leva menos ovos.) Para economizar tempo e sujar menos louça, tá valendo! :o)

Jana, eu também sou apenas uma curiosa, mas é assim que a gente vai aprendendo! E como você, adoro fazer doces, principalmente cookies... Se eu pudesse, faria uma receita diferente por semana! Bom, vou te sugerir um cookies super simples para você começar, mas que não deixa de ser uma delícia: Sugar Cookies. São infalíveis e todo mundo adora! ;o) Obrigada pelos elogios e volte sempre!

Batata Frita, a mistura de texturas ficou maravilhosa mesmo, acho que você vai gostar, amiga! ;o)

Alegna, é verdade. E o castigo por pecados como este são alguns quilinhos a mais... :oD

Cozinhar com os anjos, obrigada, querida! Até que estou precisando de cobaias novas, pois meu marido está de dieta... :oD

Mari, eu concordo plenamente com você que este prato é lindo, mas infelizmente ele não é meu! Ele é da dona da casa onde fomos jantar, e fui eu que o escolhi para fotografar a sobremesa, pois me chamou a atenção. E se eu fosse você, já "tomaria posse" desse jogo de louça da sua mãe, pois ele é muito chique! ;o)

Um grande beijo e um lindo final de semana para vocês!

Elaine Beneduzi disse...

Cinara,
Eu adoro brownie, mas não sou gosto muito de cheescake. mas conheço alguem que vai amar: minha irmã!
Adorei a receita!

bjo.
elaine

Carla disse...

Delícia!! Brownie e cheesecake que mais podemos querer? :o)
Como sempre brinda-nos com uma receita original e maravilhosa, obrigada Ci!

bjs, bom fim-de-semana

Valentina disse...

Ci, fiquei só imaginando as texturas da tua sobremesa.Divino.

Cinara disse...

Elaine, eu conheço bastante gente que não gosta de cheesecake, sabia? Na verdade, eu não entendo por quê, pois acho uma das sobremesas mais maravilhosas que existe, mas gosto não se discute, não é mesmo? ;o)

Carla, obrigada, querida! Eu adoro surpreender com sobremesas diferentes, e esta aqui me pareceu perfeita! :o)

Valentina, embora bastante doce, ficou bem saborosa! Parecia até sobremesa de criança... :oD

Beijinhos e boa semana, meninas!

Letrícia disse...

Se feia, ela ficou apetitosa desse tanto, imagine se ficasse bonita...

Cinara disse...

Obrigada, Lê! :o)

Cláudia disse...

Adorei, muito bom e prático com os brownies D. Benta.Vou correndo comprar.

bjs

Cinara disse...

Clau, é claro que você pode fazer o brownie "from scratch", mas a mistura pronta facilita tanto... ;o)
Beijos!

Chiisana Hana disse...

Ai, Cinara! Comprei os ingredientes para fazer um brownie amanhã, mas essa receita está quase me convencendo a ir no mercado comprar o cream cheese. Amo as duas coisas e juntas devem ficar de lascar de bom! E então, compro ou não compro? Ai, meu pai!
Beijooooo

Cinara disse...

Oi, Bruna! Eu também amo os dois doces juntos, mas você é quem sabe... Como esta sobremesa rende bastante, ela é boa para fazer para uma festa ou reunião de família ou amigos! Senão você vai ter que comer tudo praticamente sozinha... E aí eu já não sei se isso é bom ou é ruim!! ;o)
Beijos e boa semana, querida!

Anônimo disse...

Olá Cinara,
Seu blog já está no meu "Favoritos" :) Adorei!!
Quanto ao creem cheese, você já experimentou fazer ele? Peguei uma receita na net que vai leite, maizena, manteiga e creme de leite... será que fica tão bom qto usar o Philadelphia?
um beijo,
Talita.

Cinara disse...

Obrigada, Talita! Quanto à sua pergunta, eu realmente não sei se daria certo fazer com um cream cheese caseiro... Será que fica com a mesma textura do cream cheese industrializado? Se ficar, deve dar certo, sim. Caso você faça, não deixe de me contar como ficou, OK? ;o)
Beijos!

Clau Clau disse...

Nossaaaa eu amo brownies, com ctz vou testar esse!! :o)

Parabéns, adorei seu blog!! Tem coisas deliciosas!!