sábado, julho 26, 2008

Bittersweet Chocolate Pudding

Ao desfazer as malas, encontrei uma barra de chocolate amargo Ghirardelli trazida dos EUA pelo marido, e na mesma hora me lembrei desta receita que já estava há algum tempo na minha lista: pudim de chocolate amargo. Desde que vi a receita na revista Family Circle, achei que seria uma sobremesa rápida e fácil de fazer, e acertei em cheio: zero de trabalho e 100% sabor de chocolate! Quem preferir pode trocar o chocolate amargo por meio-amargo, por chocolate ao leite ou mesmo misturar os tipos de chocolate que tiver em casa.


Pudim de Chocolate Amargo


3/4 xícara de açúcar

1/4 xícara de amido de milho (Maizena)

2 colheres (sopa) de cacau em pó

Uma pitada de noz-moscada

3 1/2 xícaras de leite

100g de chocolate amargo, picado

1 colher (chá) de extrato de baunilha


1. Em uma panela média, misture o açúcar, o amido de milho, o cacau em pó e a noz-moscada. Adicione o leite aos poucos, mexendo sem parar para não empelotar.

2. Leve a panela ao fogo médio. Mexa sem parar com uma colher de pau até ferver. Deixe ferver por 2 minutos.

3. Tire do fogo e acrescente o chocolate picado. Mexa bem até que todos os pedaços derretam. Acrescente a baunilha e misture. Transfira para uma tigela grande ou para tacinhas individuais. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até gelar, por pelo menos 2 horas. Se desejar, polvilhe cacau em pó sobre o pudim antes de servir.

Rende 6 porções generosas.

29 comentários:

Letrícia disse...

Oba, esse até eu consigo fazer (eu acho)! Deve ser delicioso!

Beijos, Ci! Que bom ver você de volta!

Anônimo disse...

Olá Cinara,
Sou sua fã de carterinha a muito tempo!!!
Sempre entro no seu blog e tenho ja varias receitas para provar.O problema é a bendita dieta...rsrsrsrs.Adorei essa receita, mas fiquei com uma duvida.Não vai nenhum ovo no creme?
Um grande abraço
Denise

Cinara disse...

, é claro que você consegue fazer!! Pode até escolher o tipo de chocolate em barra que vai usar... ;o) E obrigada pelo carinho, querida! Vou responder ao seu desafio nos próximos dias, viu?

Denise, fiquei feliz em saber que você acompanha o Cinara's Place! Quanto à sua dúvida, é isso mesmo: esta receita não leva ovos!!! Eu tinha outras receitas de pudim que levavam ovos, mas escolhi esta justamente por isso. É a maizena que engrossa o leite, e o pudim fica com uma textura ótima: nem mole demais e nem firme demais. Se tiver mais dúvidas, escreva, OK?

Beijos e um ótimo domingo para vocês, meninas!

Batata Frita® disse...

Ci, que saudades de entrar aqui e encontrar mais uma receita maravilhosa. Espero que as férias tenham sido boas e que tenhas matado as saudades dos teus que estão por lá. Beijocas fofas

Isabel de Miranda disse...

Cinara que delicia e sem ovos já guardei a receita.Está demais.Beijinhos carinhosos

bio_geo_esds@ disse...

Irresistível. Chocolate é comigo.

Proponho que selecciones as 10 receitas que gostas mais do teu blog, passa pelo meu blog.

Mari Rezende disse...

Eu estou salivando aqui, Cinara... Que textura maravilhosa desse pudding!! Vou testá-lo com certeza...
Beijinhos!

janeca disse...

Cinara mas que Maravilha!!! Adorei este docinho...receitinha anotadissima.

Bjinhos

Claudia Lima disse...

Este pudinzinho deve ser tudo de bom! Ainda mais com o chocolate da Ghirardelli.
Yummy!
Bjs :)

Valentina disse...

A aparência esta divina. Bem cremoso - adoro sobremesas cremosas.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adoro esse chocolate! Estou com uma caixinhinha aqui daqueles em formato de conchas, mas é doce.
Esse pudim é muito fácil, Ci.
Deve ser delicioso!
Vou comprar um chocolate meio amargo beeeem bacana para poder fazer.
Bjs

Beta disse...

Oi Cinara,

Acompanho sempre o seu blog e queria fazer uma perguntinha: onde você encontra coisinhas diferentes pra fazer cupcakes e cookies? Moro em Recife, mas vou sempre a Sao Paulo...é que não sei onde encontrar gotas de chocolate meio amargo, por exemplo...
Voce recomenda algum lugar pra comprar material?
Beijos!!!!
Roberta

Cris disse...

Esta receita eu não preciso dizer que 'parece' deliciosa, porque provei aí na sua casa, e.... ela É REALMENTE DELICIOSA!

Mari disse...

Ui...que maravilhoso. A textura ficou incrível.

laila radice disse...

tava com suadades de vc...adorei encontra-la!! e esse creminho..menina q delicia!!bjs

Valeria disse...

Oi Cinara
Sou uma novata nesse mundo dos blogs e já visitei esse seu aconchegante cantinho várias vezes e hoje me deparei com esse pudding de choco.Bem estva á procura de mousse mas ...o seu pudding me deu água na boca.A textura é quase a mesma??AH sem dúvida você está na minha lista !!!Agora me aguenta hein!!

carmencita disse...

Oi, que bom que vc voltou!!
Esse Bittersweet já está na minha lista de desejos rsrs.Bjss

Cinara disse...

Batata Frita, as férias foram ótimas, sim, obrigada! E para mim também é uma alegria voltar e "reencontrar" pessoas queridas como você... ;o)

Cozinhar com os anjos, você viu que beleza? Também adorei o fato de não levar ovos! E é muito fácil de fazer também.

Renato, muito obrigada pelo convite! Vou visitar seu blog em seguida, OK?

Mari, eu também adorei a textura dele! Na próxima vez vou fazer com chocolate ao leite, pois meu filho é mais "formigão" que o pai... ;o)

Janeca, obrigada, querida!

Claudia, usar um bom chocolate faz a diferença na receita, não é mesmo? E imagine se não nos esbaldamos na Ghirardelli Square, em São Francisco! :oP

Valentina, cremoso e geladinho... perfeito para o verão, não é? E para o inverno também, ainda mais este "inverno quente" que estamos enfrentando! ;o)

Dani, enquanto eu estava nos EUA, a Ghirardelli lançou o chocolate ao leite recheado com peanut butter... Imagina se eu não pirei!! E você viu que receitinha super fácil? Não faz sujeira e agrada a todos! ;o)

Roberta, adorei saber que você acompanha o Cinara's Place! Olha, quanto ao material que você procura, eu não saberia dizer com certeza onde encontrar em São Paulo, pois moro em Campinas. Mas com certeza você vai achar em casas que vendem artigos para padarias e confeitarias, é em uma loja dessas que eu compro. E em São Paulo você vai encontrar ainda mais opções!

Cris, ainda bem que, desta vez, o H. não comeu tudo antes de você conseguir provar, não é mesmo? Fico feliz que você tenha gostado! ;o)

Mari, obrigada, querida!

Laila, eu também adorei te reencontrar, e ainda estou saboreando seus biscoitinhos deliciosos... Volte com mais tempo da próxima vez, para conversarmos mais, OK?

Valeria, a textura deste pudim é bem diferente de uma mousse. O pudim é cremoso e mais "pesadinho", tipo um Danette consistente, enquanto a mousse é leve e aerada. Mas se você gosta de chocolate, acho que o pudim vai agradar também... ;o)

Carmencita, obrigada pelo carinho, querida!

Um beijo enorme e uma ótima semana para vocês!

Marcia disse...

Quem vai aodrar esta novidade é o maridoca. Imagine que ele compra aquelas caixinhas de oudim pronto e fica pedindo (pelo amor de Deus, rss) para fazer. Não tenho este chocolate, mas farei com outro. Boa volta. bj

Unknown disse...

Cinara!
Adoro as suas receitas, a sua forma de escrever! As vezes dá a impressão que você está postando suas receitas diretamente da terra do Tio Sam, o que me dá uma sensação gostosa, meio que de nostalgia, meio de que as saudades estão sendo supridas. Adoro, adoro, adoro. Gostaria de pedir/sugerir uma receitinha que vá M&M's. Alguma coisa gostosa que eu possa colocá-los e que fique gostoso e apresentável! Iria adorar testar uma receita sua de M&M's!
bjos!
Débora

Fabi disse...

Oi Cinara! Voltou em grande estilo, heim! Esse pudim deve ser delicioso. Às vezes dá dó de derreter uma barra de chocolate dessas, mas eu acho que usar um chocolate de qualidade faz toda a diferença neste tipo de doce! Continue mostrando as novidades! Beijos!

Cinara disse...

Marcia, se seu marido gosta do pudim de caixinha, ele vai pirar com este aqui! E você viu que é super fácil de fazer, né? ;o)

Débora, muito obrigada pela visita e pelos elogios, adorei saber que você gosta do Cinara's Place! Quanto à receita com M&Ms, até hoje eu só fiz uma, os M&M's Cookies. Você pode usar os comuns ou os mini-M&Ms, que ficam super fofinhos! Se não for isso que você está procurando, podemos pensar em outra coisa... ;o)

Fabi, obrigada, querida! Meu marido, que adora chocolate amargo, também não gostou da idéia de eu derreter a barra dele, mas depois aprovou o pudim. Ainda bem, senão eu ia ouvir um montão! :oP

Beijinhos, meninas!

Sweet disse...

Oi Cinara, deste jeito não dá estes doces q vc faz e não vou mais conseguir fazer regime... muitos bons ....rsrs

Cinara disse...

Claregina, acho que seria bom eu colocar um aviso aqui no blog: "O Ministério da Saúde adverte: este blog faz mal às dietas. Visite com moderação." :oD
Beijos!

Unknown disse...

Cinara, tudo que leva chocolate amargo, eu experimento, pois é o único chocolate que realmente gosto. É claro que não deixo de fazer receitas com outros chocolates, mas minha preferência é chocolate amargo. Literalmente adoro! Preciso experimentar tua receita já.
Abraços

Cinara disse...

Mariza, eu também gosto do chocolate amargo, principalmente porque ele evita que a sobremesa fique doce demais, além de ter um sabor muito rico! Se você gosta, não deixe de fazer os Dark Chocolate Muffins, que ficam divinos! ;o)
Beijos!

Sylvia disse...

Cinara , esta receita vai fazer a alegria de meu marido, ele ama chocolate. Obrigada , vou fazer.

Richie disse...

Facílimo!! E chocolate vai tao bem nesse friozinho, né? A textura fica apetitosa!

bjo Cina!

Cinara disse...

Sylvia, depois me conte se você fizer! Meu marido também ADORA... ;o)

Richie, atendendo ao pedido do meu filho, ontem à noite eu fiz de novo... Lá se foi a minha dieta! :oD

Beijos e bom final de semana!