sexta-feira, junho 27, 2008

Strawberry Coffeecake

A temporada de morangos já começou, e assim que vi as primeiras caixinhas à venda comecei a pensar em uma receita para usá-los. Sim, porque eu só gosto de comer morangos "puros" se estiverem extremamente doces, o que nem sempre acontece. É por isso que, para ajudar a natureza, eu cubro os morangos com muito leite condensado! :o) Escolhi esta receita porque adoro coffecakes que têm esta "farofinha" por cima, como os bolos tipo Cuca. (Apesar do nome, os coffecakes não contêm café na massa, mas são tipicamente servidos com café, ou no café da manhã, nos Estados Unidos.) Não deixem de ver as fotos da receita original, já que eu só consegui bater a foto de uma fatia...

Coffeecake de Morango

Farofa para a cobertura:

1/2 xícara de farinha de trigo

1/4 xícara de açúcar

1/2 barra de margarina para culinária (50g), gelada

Para fazer a farofa, peneire o açúcar e a farinha juntos sobre uma tigela grande. Coloque a margarina no meio da tigela e cubra-a com um pouco da mistura de açúcar e farinha. Usando a ponta dos dedos, comece a amassar a margarina até que ela fique em pedacinhos do tamanho de ervilhas. Continue amassando até incorporar toda a margarina. Deixe a farofa na geladeira até o momento de usá-la.

Bolo:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

2 colheres (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de canela (é ela que deixa a massa escura!)

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

1 xícara de leite

2 ovos

1/4 xícara de margarina derretida (50g)

3 xícaras de morangos fatiados (usem mais, achei que foi pouco!)

Pré-aqueça o forno a 180° C. Peneire os cinco primeiros ingredientes juntos e reserve. Em uma tigela grande, misture o leite, os ovos, a baunilha e a margarina derretida até incorporar. Acrescente os ingredientes secos aos líquidos e bata até obter uma massa homogênea (eu bati à mão mesmo). Coloque a massa em uma assadeira (ou refratário) de 33cm por 22cm, untada, e espalhe os morangos fatiados por cima. Polvilhe a farofa sobre os morangos. Asse por aproximadamente 35 minutos.

42 comentários:

Clumbsy Cookie disse...

Pois aqui os morangos estão mas é quase a acabar! Que boa ideia para usar os mais azedinhos, ainda mais com a canela que deixa sempre tudo óptimo e essa cubertura!

Mari Rezende disse...

Oi Cinara!!!

Adorei a receita de coffeecake! Logo logo aqui em Brasília vai ter a Festa do Morango! Você iria adorar... E acredite: eles têm morangos doces!

Bom, realizei uma vontade antiga: fiz meu blog! Apareça por lá! Será uma honra... Inclusive, tem uma surpresinha lá pra você...


http://vanillabistro.blogspot.com/


Grande beijo!

Isabel (pipoka) disse...

Eu não conhecia esse tipo de bolo (com a tal farofinha por cima), mas fico feliz por vc me ter apresentado, pois tem um aspecto delicioso.

bjs

Carla disse...

Olá Ci, essa cobertura parece-me óptima. Gostei da junção do morango com canela! Vou experimentar =)

bjs

Claudia Lima disse...

Ótima sugestão. Aqui nos EUA também estamos em plena safra dos morangos. Eu amo, é minha fruta favorita.
Este coffecake ficou com uma carinha linda. Receita super anotada!
Bjs :)

Carla Ventura disse...

humm...adoro morangos.
E com essa farofinha.
Vou até aproveitar q to voltando à cozinha aos poucos. :)

♥ Nat ♥ disse...

Adoro morangos também!!!!! Pena que são cheios de agrotóxico!!E é super difícil encontrar os orgânicos por aqui!!!
Mas adorei a receita!! Ficou lindo o bolo!

Qualquer dia passeie pelo meu blog e dê sua opinião de como está ficando, ok??

Abraços!

Marizé disse...

Não costumo usar os morangos para fazer bolos, mas este bolo ao estilo americano está realmente tentador.

Beijo

Nereime disse...

Hum...morangos pra que te quero...doces melhor ainda!!!
bjs

Bia disse...

hum... farofinha delícia. Só fizem bolo de banana... com morangos parece genial. Temos que aproveitar a época né? Por aqui a caixinha está custando R$ 1,50. Barato né?

Akemi disse...

Sabe que quando comecei a comprar meus primeiros livros em inglês ficava pensando porque coffeecakes se não tinham café na massa? Que tonta ne? rsss
Mais uma que aprendi! Fiquei pirada com esta fatia! Pena que agora vou ter que esperar o final do ano para poder provar!:0(

Bjs

winnie disse...

que coisa mais deliciosa!

Axly disse...

Que bela estréia para a temporada 2008 de morangos^^
A minha foi com um clafoutis, mas nem pude fotografar, estraguei o cabo do meu celular.
Mas fiquei curiosa com esses coffeecakes, achei que ia café na massa^^ huahuahuahuahua...
Mas tô apaixonada pelos muffins, dai fiquei com vontade de experimentar esses "primos" deles^^
Kisss!

Marcia disse...

Ci, esse bolo é demais! Sou apaixonada por morangos... Comprei os peanuts que vc indicou - que perdição! ;D Bjs

Cinara disse...

Clumbsy cookie, você tem razão! Esta receita é ótima para aproveitar aqueles morangos que não estão tão bons para comer puros, já que o bolo leva bastante açúcar! E a canela também combina super bem... :o)

Mari, eu adoro Festa do Morango! Aqui perto tem várias: em Monte Alegre do Sul, Jundiaí e Atibaia, mas faz anos que não vou... E que bacana você ter criado o seu blog!!! Vou visitar com certeza, ainda mais agora que você me deixou curiosa com a surpresinha... ;o)

Pipoka, a farofinha dá um toque todo especial, e você ainda pode usar outras frutas, além do morango. E pode usar geléia também!

Carla, o sabor da canela fica bem sutil, mas acho que o bolo ficaria sem graça sem ela!

Claudia, agora encontramos aqui no Brasil aquele "morangão" graúdo que é vendido nos EUA! Eu ainda não comprei, mas resta saber se é saboroso...

Carla V., eu estava com saudades dos seus comentários, querida! Eu não tenho conseguido visitar os blogs das amigas, por isso nem sei quais são as suas novidades... Depois vou ver o que você anda "aprontando"! :o)

Nat, nos EUA há vários produtores de morangos que deixam as pessoas escolheram suas próprias frutas, direto no pé! E depois você paga pelo que tiver colhido. Bem que essa moda podia pegar por aqui, não é? E em breve te faço uma visita, OK? ;o)

Marizé, aqui no Brasil, os bolos com morangos fazem o maior sucesso! Tem os de morango com chocolate, morango com chantilly e bolo branco, tortas, uma infinidade de variações! Se você quiser conferir, tem uma doceria que tem até o Festival do Morango! Uma loucura total... :oP

Nereime, e se não estiverem doces, a gente os adoça com leite condensado, chantilly, açúcar... Não tem problema, não é mesmo? :o)

Bia, aqui o preço ainda não baixou tanto, acho que só no final da temporada. Não deixe de aproveitar, pois está realmente barato! Não sei se você é como eu, mas eu consigo comer uma caixinha inteira sozinha... :oP

Akemi, os coffeecakes me conquistaram porque prefiro bolos mais sequinhos. É por isso que eles "pedem" o acompanhamento de um leitinho, um chazinho, um cafezinho... ;o) Ah, e você pode usar outras frutas também, e até geléia! Em breve vou publicar um coffeecake que faço sempre, que não leva recheio nenhum e fica divino mesmo assim!

Winnie, aceita uma fatia, amiga? ;o)

Axly, clafoutis de morango deve ficar maravilhoso também, fiquei só imaginando!! Como eu escrevi para a Akemi, a massa dos coffeecakes é mais sequinha, por isso combina tanto com frutas e geléias. Sem contar a farofinha deliciosa... :oP

Marcia, que bom que você gostou, amiga! Do bolo e também dos amendoins... ;o)

Um beijão e uma ótima semana para vocês, meninas!

cozinha da drica disse...

Ci que saudades! Fiz esta receita ontem e o pessoal em casa AMOU!Fez o maior sucesso! Vou postá-la em breve. Obrigada , bjks e ótima semana!!

Unknown disse...

Meu Deus, que maravilha essa receita. Eu estava sem idéias do que fazer com os morangos que comprei, agora já sei. Obrigada pela dica. Boa semana, Larissa =)

Luciana disse...

Olá Cinara, Sempre com novidades deliciosas,né.Bom como aconteceu com outras colegas,você me inspirou a fazer um blog, apenas um blog sem muitas pretensões. mas obrigada. beijos.

Patricia Scarpin disse...

Está maravilhoso, Ci - comprei um livrinho só de coffee cakes, mal posso esperar para começar a prepará-los!

Denisa Baltazar disse...

Este bolo deve ter ficado semplismente delicioso.

Luciana Macêdo disse...

Este ano quero aproveitar bastante os morangos. Esta receita vai para listinha, tenho que experimentar.
Bjs!

Dani Bros disse...

Adorei, ninca fiz com morangos antes, gostei!
Bjks

Manuela © disse...

Tem um aspecto tentador!!!

Laurinha disse...

Quando vejo farofinha, os sinos já começam a tocar.... delícia à vista! Adoro!
E massa de canela olha só que coisa, ainda outro dia estava procurando um bolo com canela...
Deve ser bom demais!

Anônimo disse...

Oi Cinara!

Esse eu vou fazer, pode esperar. Esse tempo de morangos é uma delícia, não? Obrigada por dividir.

beijos e boa semana,

Marta disse...

ai que delicia...amei essa receita Cinara...vou experimentar. bjs

Noelle Aquino disse...

Com certeza vou fazer, adoro morangos! Aqui em Curitiba compro morangos orgânicos, nossa como são tão doces, comemos uma caixa inteira e a outra usamos para doces (as vzs comemos as duas inteiras, hehehe). =D

Filipa disse...

Por aqui os morangos estão quase a acabar mas esta receita não me vai escapar não... Adorei o toque da canela nos bolos.

beijinhos

Anônimo disse...

Eu não muito de bolos mas a foto está demais !!

Cinara disse...

Drica, também estou com saudades... Mas fiquei feliz em saber que você e sua família gostaram do coffeecake! Depois vou conferir o seu com certeza!

Larissa, morango fica bom com tudo, não é mesmo? Caso você faça este coffeecake, não deixe de colocar bastante morangos!! Quanto mais, melhor! ;o)

Luciana, seu blog está a coisa mais fofa! Fico muito lisonjeada em saber que tive uma pequena participação na criação dele, e, como eu já te disse, espero que ele só lhe traga coisas boas! Vou conferir suas receitas e posts sempre que eu puder, pode deixar! ;o)

Paty, um livro só de coffeecakes, amiga??? Onde você achou isso?? Deve ser fabuloso... Estou ansiosa para ver as receitas que você vai testar!

Denisa, eu adoro a textura dos coffeecakes, por isso, para mim ficou gostoso demais!! :oP

Luciana M., garanto que você não vai desperdiçar morangos fazendo esta receita, viu? E pode colocar bastante morango!

Donna Dani, eu acho que o azedinho dos morangos fica perfeito com um bolinho doce... ;o)

Manuela, obrigada, querida!

Laurinha, a combinação fica boa mesmo, amiga! E eu também não resisto a essa farofinha... ;o)

Tina, tenho certeza que você vai gostar! Eu adoro praticamente qualquer receita que leve morangos... :oP

Marta, você pode variar as frutas se quiser! Mas com morangos fica especial... ;o)

Noelle, preciso procurar morangos orgânicos aqui em Campinas, também! Devem ser muito mais saborosos mesmo! Como você disse, o difícil vai ser sobrar algum para usar em uma receita... :oD

Filipa, o sabor da canela não fica muito pronunciado, mas o bolo não deve ter a mesma graça sem ela... E capriche nos morangos!

Eduardo, muito obrigada! Fiquei feliz, pois acho que minhas fotos nunca fazem justiça aos pratos... :o)

Um beijão para vocês!

Cláudia disse...

Amei sua receita, Ci, vou fazer também. Coincidência que para o Colher de Tacho fiz muffins de morango com esta farofinha (um pouco diferente, mas muito boa).

bjs

Adriana disse...

Eu vi a receita original e a sua ficou muito mais bonita, vou fazê-la esse fim de semana.
Espero que faça boa viagem e vom retorno.
Um abraço.

Adriana disse...

Fiz e amei , não ficou tão lindo como o seu mas é uma delicia , aliás como tudo que vc faz.
Obrigada mais uma vez.
bjs.

carmencita disse...

Oi, Cinara tudo bom?
Pois é, não resistí e fiz o coffeecake, ficou divino!!Tá no blog.Grata por dividir conosco receitas tão deliciosas.Bjss.

Ana Prazeres disse...

Bons, muito bons!!!!!!!!!
Beijinhos e boas férias

Cinara disse...

Cláudia, muffins de morango também devem ficar maravilhosos! Depois vou conferir sua receita sem falta. ;o)

Adriana, obrigada pelo carinho, amiga! Fizemos uma ótima viagem e retornamos sãos e salvos, embora a volta seja longa e exaustiva demais... Mas valeu a pena, claro! ;o) E tenho certeza de que seu coffeecake ficou lindo! Vou lá ver!

Carmencita, adorei saber que você fez e gostou do coffeecake! E eu é que agradeço por você prestigiar uma receita minha... Vou conferir a sua versão já já.

Anette, obrigada, querida!

Um beijão para vocês, meninas!

Pam disse...

Eba, mais uma que testou e aprovou essa receita, delicosa.

Beijinhos

Cinara disse...

Pam, eu ainda não fiz este bolo nesta "temporada de morangos", mas preciso fazer em breve! Fico feliz em saber que você gostou! ;o)
Beijos!

Celise disse...

O post é do ano passado, mas testei a receita ontem, e adorei! Ficou igualzinho ao da foto, e muito gostoso também. Menina, adoro cozinhar e suas receitas me conquistaram. Vou testar muitas mais... MUAH-HA-HA.

Beijos.

Cinara disse...

Adorei saber que você gostou do coffeecake, Lady C.! Não deixe de me contar quando fizer outras receitas, OK? ;o)
Beijos!

Niemczewski disse...

Olá, eu fiz deve ter ficado tão saboroso como o da foto, mas meus morangos e a fafora foram parar no meio da cuca, por que será?

Cinara disse...

Niemczewski, com certeza os morangos e a farofa afundaram porque sua massa estava mais líquida do que deveria. Esta massa é bem densa, justamente para que a cobertura não afunde. Talvez seus ovos fossem grandes demais, e deixaram a massa mais líquida. Um pouco de leite ou manteiga a mais também podem fazer diferença, por isso tente usar sempre as medidas exatas. Ainda bem que você aprovou o sabor! Espero que os morangos e a farofa não afundem na próxima vez!
Beijos!