Encontrei esta receita em um blog delicioso, e como adoro coffeecake e frutas silvestres, não pude deixar de fazer! Não sei se foi influência do meu post Nuts for Nuts, mas acho que exagerei nas castanhas de caju picadas. Na próxima vez, vou colocar um pouco menos. Ou talvez usar amêndoas ou avelãs, quem sabe? ;o)
Coffeecake de Frutas Silvestres
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de macadamias picadas (usei castanha de caju)
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubinhos
Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos acima. Com um garfo ou com os dedos, incorpore a manteiga até misturar e obter uma textura granulada. Reserve.
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida
3/4 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de buttermilk frio
1 xícara de framboesas frescas*, lavadas e secas
1 xícara de blueberries frescas*, lavadas e secas
1 xícara de morangos frescos,* lavados, secos e picados
*Obs.: Usei apenas frutas congeladas, e descongelei as porções antes.
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus Centígrados. Unte e enfarinhe uma assadeira de 33cm x 22cm.
2. Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar com o batedor de claras. Bata na velocidade alta durante 5 minutos.
3. Com a batedeira na velocidade baixa, acrescente os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição. Acrescente a baunilha. Não deixe de limpar os lados da tigela.
4. Em outra tigela, peneire todos os ingredientes secos juntos (farinha, fermento, bicarbonato, canela e sal).
5. Substitua o batedor de claras da batedeira pela pá. Acrescente metade do buttermilk e misture bem, em velocidade baixa.
6. Acrescente metade dos ingredientes secos, em velocidade baixa, e misture bem.
7. Acrescente o resto do buttermilk e misture bem.
8. Acrescente o resto dos ingredientes secos e misture até incorporar.
9. Coloque a massa na assadeira preparada e espalhe uniformemente.
10. Espalhe as frutas sobre a massa.
11. Espalhe a cobertura crocante sobre as frutas.
12. Asse por 1 hora ou até que uma faca enfiada no meio do bolo saia limpa. (O meu coffeecake ficou pronto em meia hora.)
13. Deixe o bolo esfriar na assadeira antes de servir.
16 comentários:
Ci: que loucura este triple berry coffeecake. Amei o nome grande hahahaha!!! AMO tudo que leva café e a foto dá vontade de pular na tela da compu e comer um pedaço, delícia demais, amiga! Beijocas.
Hum... surreal! Eu tenho um pratinho azul igual ao da segunda foto! Bjs
O que que é isso?
Quase caí pra traz, Cinara, quando ví a foto!
Que delícia!!
Parabéns pelo capricho!
Bjinhos e té +.
Itza, apesar do nome, este bolo não leva café! Nos EUA, "coffeecake" é o nome dado a vários bolos diferentes que geralmente são servidos com café, ou no café da manhã. Tipicamente, os "coffeecakes" levam frutas, canela e nuts. Eu também faço outro super simples, que pretendo publicar em breve!
Cris, o "pratinho" da segunda foto na verdade é um "pratão", lá daquela loja de coisas de vidro de Pedreira! Eu gosto muito dele. Até nisso temos o gosto parecido! ;o)
Pri, obrigada pelos elogios! Também achei que ficou um bolo bonitão... :o)
Beijos, meninas!
Ci, fcou super lindo o bolo. Acho que as nuts dão uma crocânica bem boa, né? Recitas assim, com texturas diferentes juntas, são muito legais!
Beijos!
Cinara, que bolo ótimo, vai pra minha lista, mas vou fazer só com morangos. Menina, eu estou aqui com castanhas a puxar com o rodo (rs), acabei de usar um bocado, vou postar mais tarde.
Adorei a receita.
Ah, tenho uma pergunta pra te fazer, mas só amanhã (hehehehe). :)
E por falar em amanh... vai ter um post pra receber os parab駭s, ou vai ter que ser aqui mesmo? ;-)
Márcia, eu também adorei a mistura! As frutas macias e levemente ácidas, junto com as castanhas de caju crocantes e adocicadas... Nham! ;o)
Lu, só com morangos deve ficar delicioso também! Acho que vou copiar sua dica quando chegar a temporada de morangos por aqui... E a pergunta eu já respondi, certo? E já já vai virar um post! :o)
Rico, se quiser esperar, vou publicar o post daqui uns 10 minutos. Senão, amanhã você volta! ;o)
Um beijão para vocês!
Gente, que coisa mais linda e apetitosa! Qdo reclamarem que eu faço fazendo essas tentações, vou dizer que a culpa é sua, viu? Estou apaixonada por esse coffeecake!
Obrigada, Carla! Espero que ninguém reclame quando você fizer este bolo, mas pode jogar a culpa em mim, não tem problema... :oD Beijão!
Nossa, que lindo!! Eu adoro essas frutinhas, mas nunca sei onde comprar... Beijinhos.
Obrigada, Rê! Eu tenho comprado as frutas no supermercado Pão de Açúcar. Antigamente nem todos tinham, mas hoje todas as lojas costumam ter! Eu compro da marca De Marchi. Talvez você encontre revendedores no site deles: www.demarchi.com.br. Beijão!
Cinara,
então foi este coffecake que você falou...menina, que perdição!!!! Lindo e parece delicioso!
Tenho uma perguntinha básica: onde você acha buttermilk???? Nunca consegui achar, vi num site que até existe em pó, mas acho que só lá fora...Como faz?
Você também é fã de Pedreira???? Tenho um tio que mora em Jaguariúna e nunca consigo deixar de fazer um pit stop em Pedreira quando vamos visitá-lo... outra perdição!
Um beijo!
Verena, eu faço buttermilk em casa! E graças à sua pergunta, resolvi fazer um post sobre isso. Vou publicar agora mesmo! ;o) Eu adoro ir a Pedreira! Fica a cerca de meia hora de Campinas, e é um passeio super gostoso... Aliás, estou planejando ir em breve, ver as "novidades"! :o) Bjs
Cinara,
Parabéns pelo aniversário. Você e minha irmã comemoram aniversário no mesmo dia. Adorei a receita. Minha irmã mora pertinho de Atlanta, vou enviar a receita pra ela. Como não existe o buttermilk no Brasil, posso substituir por iogurte.
Um abraço,
Meiriane
Oi, Meiriane! Obrigada pelos votos e mande meus parabéns à sua irmã! Caso você queira fazer esta receita, pode usar iogurte, sim, mas escolha um que não tenha a consistência firme. Ou então, faça o seu próprio buttermilk, como eu explico no meu post. Obrigada pela visita e volte sempre! Abraços!
Postar um comentário