quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Nuts for Nuts


Nos Estados Unidos, além de significar "maluco, doido", a palavra "nuts" é usada genericamente para descrever amendoins, amêndoas, nozes, castanhas, avelãs, etc. Após pesquisar por algum tempo, não consegui achar nenhum consenso para um termo equivalente em português. Pensei que fossem "oleaginosas", mas azeitona é oleaginosa, e não pertence ao grupo das nuts. Segundo minha cunhada, "amêndoas" seria o nosso termo genérico, mas achei que ficaria confuso... Portanto, vamos continuar chamando essa turma de nuts, OK?


A propósito, aqui vai um pequena lista de nuts em inglês e português:

Peanuts...............................Amendoim

Almonds.............................Amêndoas

Walnuts...............................Nozes

Pecan...................................Noz Pecã

Hazelnut.............................Avelã

Pistachio.............................Pistache (segundo o Aurélio, é "pistácio"!)

Macadamia.........................Macadâmia

Cashew Nut........................Castanha de caju

Brazil Nut...........................Castanha-do-pará


Terminologias à parte, o objetivo principal deste post é descobrir se eu sou "normal". Embora eu *adore* amendoim, amêndoa, castanha de caju, avelã, pistache e macadâmia, eu *não suporto* nozes, nozes pecã, e castanha-do-pará! Quem gosta de várias nuts não deveria gostar de toda a família de nuts? Sei que isto parece conversa de maluco, mas eu preciso saber se mais alguém por aí é como eu... E se não for pedir demais, digam também quais são seus tipos favoritos de nuts! O meu é o amendoim torrado no mel, ou "honey roasted peanuts". Yummy!

35 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu gosto de praticamente todas, embora não lembre de ter comido noz pecã, e nem as chamadas castanhas portuguesas (são nuts também?). O que não gosto mesmo é amendoim, mas até que como de vez em quando. Acho que um bom nome genérico seria "castanhas", mas entendo que pode ser confuso também.
Minha preferida é a castanha-de-caju, mas todas elas, se eu comer demais, me dão uma sensação estranha, talvez porque sejam muito oleosas.
Ah, o nome oficial das castanhas-do-pará agora é castanha-do brasil, mas será que vai pegar? :)

Anônimo disse...

Gosto de quasse todas.São ricas em polinsaturados e portanto elevam o bom colesterol. quanto ao amendoim com mel como é preparado? Pode ser feito em casa? A castanha do para, me lembra muito a textura do coco.
M Célia

Cris disse...

Eu sou nuts por nuts! Então gosto de todas! Já fiz Nozes Pecã com canela e ficaram ótimas... pena que você não gosta! :-) Passe a receita do amendoim com mel... vai... Bjs!

Pri disse...

Olá Cinara... tudo bem?
Muito interessante essa discussão!

Bom, esta história de "noz e amêndoa" é complicada mesmo, e tem a ver com botânica.
A noz verdadeira é um fruto seco, como castanhas portuguesas, avelãs, noz pecã, noz de nogueira, noz macadâmia.
Algumas são chamadas noz, mas não são verdadeiras, pois são sementes, e não frutos, como a amêndoa, a castanha do pará e de caju, o pinhão.

Mas, com relação a preferência... acho difícil escolher... sou apaixonada por TODAS.
Só que não posso exagerar!
Por isso evito comê-las puras... prefiro incorporar em massas, bolos, ou até torradinhas com açúcar, canela, mel!

Hum...

Bjinhos!

Cinara disse...

Lu, não tenho certeza se as castanhas portuguesas são nuts, mas devem ser... Dei uma pesquisada e não achei nada em inglês sobre elas! Eu não sabia que o nome da castanha-do-pará tinha mudado! Por que será que resolveram adotar o nome usado no exterior? Talvez para não haver confusão lá fora... Mas agora vai ter confusão aqui dentro! Não sei se pega não...

Maria Célia, também já li que as nuts fazem bem à saúde, se ingeridas com moderação! Quanto ao amendoim torrado no mel, eu nunca fiz em casa, mas acabei de achar esta receita aqui.
Caso você faça, não deixe de me contar como ficou! Eu costumo comprar prontos, e minha marca favorita é esta aqui.
Pena que engorda tanto... :o(

Cris, dá uma olhada na receita do honey roasted peanuts que coloquei aqui em cima. Eu não me animei muito a fazer, prefiro comprar prontos. Na verdade, tenho evitado comprar, porque é impossível comer um só! ;o)

Pri, muito obrigada pelos esclarecimentos! O tema é bem mais complexo do que parece, não é? Se você gosta de todas, já provou aquelas do Nutty Bavarian? Ô perdição... :oD

Grande beijo a todas!

Agdah disse...

Menina, eu gosto de todas mas não sou muito chegada nas "nozes"(walnuts). Ultimamente, com essa onda de idolatração ao omega 3, até que tenho usado mais em receitas. Gosto das outras torradas e salgadas, com especiarias.

Anônimo disse...

Cinara, Você está lendo a mensagem de uma Nuts maníaca especialmente louca por amendoins! Penso que jamais provei o torrado com mel. Existe uma receita para que eu possa provar?
Vou pesquisar também sobre a possibilidade das Castanhas Portuguesas serem Nuts. Sabe que jamais havia pensado nisso? Muito interessante!
Abraços!

Anônimo disse...

Well, eu gosto de quase todas, mas nunca comi macadâmia e não me lembro de ter experimentado as pecãs. Meus preferidos são o pistache e a castanha de caju, esta bem salgadinha. Gosto também de amendoim, mas só em receitas salgadas, detesto com doces, açúcar etc...
Nunca provei as Nutty Bavarian, pois sempre acho que enjoarei nas primeiras, mas aaamo o cheirinho que exalam no shopping todo... Só pra finalizar, vc assistiu ao F Word ontem? Gostou? Eu vi e adorei, especialmente pq dá pra pegar umas receitinhas, né? Tudo bem q sem medidas, mas dá pra sentir o espírito das coisas que ele faz... Virei fã!!!
Beijos.

Anônimo disse...

Cinara, gosto muito de todas as "nuts", especialmente macadâmia!
Experimentei uma receita de sobremesa no Havaí feita com sorvete, leite condensado e macadâmias... Hummmm!

Vivianne

Anônimo disse...

Cinara, aqui em Portugal a todos esses nuts que estão no seu post, nós chamamos de frutos secos, penso que será esse o nome, aqui quando falamos em frutos secos, referimo-nos a: amêndoas, caju, nozes, passas, pinhão, avelãs, pistachios, etc.
Beijos
Cris

Carla Ventura disse...

hum...acho q gosto de todos. Mas nao nunca comi noz pecã e macadâmia. Nao gosto de amendoim confeitado, mas no chocolate, paçoca....:p

Pri disse...

Nem me fale em Nutty Bavarian, Ci!
Hihihi!
É tudo de bom...
O duro é quando vou pro shopping e vem aquele "aroma" do campo! Quem resiste? Não é justo!
Normalmente peço aquele sakinho de macadâmia... hum!
Não posso nem pensar.
Bjitos!!

Patricia Scarpin disse...

Ci,

Amo todas!! risos

Apesar de adorar macadâmias, as preferidas são as amêndoas. Gosto demais.

Ah, acabei de postar um pão recheado de nozes, olha que coincidência!

Cinara disse...

Agdá, eu *destesto* nozes, acredita? Se você moer 1/4 de uma noz e misturar em um bolo, eu sinto o gosto! Acredite, já passei por isso...

Vic, eu coloquei um link para uma receita na minha resposta para a Maria Célia, aqui em cima. Mas eu nunca fiz essa receita, por isso não sei se fica boa! Sei que vendem esses amendoins em lojas de importados, e até supermercado Extra costuma ter. Experimente, você vai amar! ;o)

Márcia, eu demorei para provar as Nutty Bavarian, porque também achei que iria enjoar, mas que nada! Fiquei viciada, isso sim! Quando ao programa, eu também curti demais! Morri de dar risada quando ele foi ensinar aqueles dois caras esquisitos a cozinhar... O Ramsey é super confiante da cozinha, só fala coisas coerentes, é um chef nato! Também virei fã!

Vivi, essa sobremesa havaiana deve ser tudo de bom mesmo! E eu que ganhei duas latas enormes de macadâmia vindas direto do Havaí? Quem trouxe foi uma professora do meu filho, que é havaiana. Foram as melhores que já comi...

Cris, para mim, "frutos secos" também faria sentido, mas aí teria a discussão de que muitos não são frutos, mas sementes. As passas sim, são uvas secas. Aqui, o caju é a fruta, a castanha do caju é outra coisa... Complicado, não é?

Carla, eu também não gosto de amendoim confeitado, e nem daquelas amêndoas cobertas de açúcar. Mas o que me dá arrepio são as nozes mesmo. Credo! :o)

Pri, eu também "viajo" naquele aroma do Nutty Bavarian, mas tento me segurar porque cada saquinho deve ter 5 milhões de calorias! E eu sempre peço sem nozes, claro... O resto eu adoro!

Pat, você gosta de amêndoas de qualquer jeito? Adoro amêndoas torradas e salgadas, em lascas no cereal e em saladas e aquelas do Nutty Bavarian, mas não gosto daquelas confeitadas, coloridas, populares na Páscoa. Acho que não têm gosto de nada!

Beijinhos, meninas!

Lua Limaverde disse...

Cinara, adoro seus posts estilo fórum, dá pra aprender tanta coisa! Mas olha só, a castanha-de-caju é que é o fruto, o caju é um pseudofruto.

Cinara disse...

E eu acabei de aprender uma, Lu! Eu tinha certeza que o caju era o fruto!! Graças à sua observação, fui pesquisar para passar mais alguns detalhes... Beijos e obrigada! ;o)

O caju é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como "caju" se constitui de duas partes: a fruta propriamente dita, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, pseudofruto geralmente confundido com o fruto. Este constitui-se em um pedúnculo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho, geralmente carnoso, suculento e rico em vitamina C e ferro, comestível, de onde se preparam sucos, mel, doces, passas e cajuína, uma bebida sem álcool. O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como castanha-de-caju, consumido assado e geralmente salgado.
Fonte: Wikipédia

Cris, peço desculpas pela informação errada! Além disso, agora o termo "frutos secos" parece ser mesmo o mais adequado de todos! Bjs!

Agdah disse...

Onde eu disse "idolatração", queiram, por favor, ler "idolatria". Como estou fazendo um trabalho que repete inúmeras vezes as palavras, oganização, seleção, comissão, petição... e por aí afora, só hoje tive um daqueles "flashes" de memória repentino e me dei conta que havia usado o "ão" aqui, incorretamente.

Cinara disse...

Tudo bem, Agda! Herrar é umano. :o) Beijão!

Akemi disse...

Também sou supeita de falar sobre nuts porque adoro todas! Mas minhas preferidas são macadamia e amêndoas.
Este tópico está sendo bastante instrutivo. A vida toda pensei que o caju fosse fruta tbm!
Foodblog também é cultura! :-)

Maria.Helena disse...

Oi fófis, adoro (e como) todas também, mas as grandes preferidas são a macadâmia e a castanha de caju.

Akemi, foodblog é muita cultura, querida!! ;)

Cinara disse...

Akemi, você não imagina o quanto eu tenho aprendido aqui, amiga! ;o) Beijão!

Maria Helena, até agora ninguém falou que não gosta de castanha de caju. Acho que é a única hors-concours até agora! Eu também adoro... :o) Beijos!

Anônimo disse...

Gente, eu também sou Nuts for nuts, e fico bem triste que engordam tanto e normalmente são bem carinhas!!!
Acho que gosto mais das avelãs, macadâmias e pistachios, mas gosto de TODAS, ai Jesus!!!!
Nutty Bavarian é perdição...!
O que seria da Nutella sem a querida avelã?
Beijos!
Conheço esse grupo de delícias como NOZES, como se englobasse todos.

Cinara disse...

Verena, eu também encontrei sites onde "nozes" era o termo genérico para as nuts. Para você ver que não há um consenso *mesmo*! E nem me fale em Nutella... Compro para meu filho levar no lanche da escola, e tenho que me segurar para não acabar com o pote inteiro! :oD Bjs

Ana disse...

Ahh, eu tbem gosto de varias delas e minhas preferidas sao as avelas! Mas tbem adoro as castanhas de caju, amendoas e as nozes torradas!
Porem, nao gosto da castanha do para... acho meio estranha a textura e o sabor dela.
Quanto a traducao p/ "nuts", geralmente chamam os nuts ai de "frutas secas", nao eh mesmo?! (quer dizer, eu acho! hehe!)
Beijos
Ana

Anônimo disse...

Muito bom esse "dicionário de nozes" que você colocou. Tirei minhas dúvidas quanto as traducões. Agora ficou até mais fácil para traduzir para a minha língua materna, o finlandes. Valeu!

Cinara disse...

Ana, eu também não gosto da castanha-do-pará, nem da textura e nem do gosto. E é oleosa demais! E quanto ao termo "frutas secas", se você procurar no Google, verá que aqui no Brasil é o termo dado às frutas desidratadas, como figo e ameixas. Seriam as dried fruit aí nos EUA... ;o) Beijinhos!

Gringa, que bom que minha listinha foi útil para você! Se precisar de mais algum item, é só me escrever. Eu visitei o seu blog, mas tive uma pequena dificuldade: não entendo nadica de finlandês! :oD Beijos!

Silvia Arruda disse...

Cinara, eu tb sou louca por todos os integrantes da turma dos nuts!!! haha

Cinara disse...

Silvia, o problema é conseguir comer só um pouquinho, não é? Ô dilícia... :oD Bjs

Anônimo disse...

Cinarinha,

Como faço pra te enviar as fotos dos produtos que tenho aqui?

Anônimo disse...

Ci,
Enviei as fotos dos produtos para o seu e-mail. Vc pode publicá-las. beijinhos...

Cinara disse...

Obrigada, Sandra! As fotos chegaram direitinho! ;o) Beijos!

monica disse...

Nossa Cinara fiquei curiosa em saber por que Avelã se chama Hazelnut?!
Hazel é um nome muito bonito,a filha da Julia Roberts se chama Hazel,mas vc sabe o porque das avelas levarem este nome?Beijos.

Cinara disse...

Sei, sim, Monica! "Hazel" é o nome de uma árvore pequena (ou arbusto), e "hazelnut" é o nome do fruto dessa árvore, que é a avelã. Em português, a árvore se chama "aveleira". E "hazel" também é usado para descrever a cor marrom-esverdeada. Nos EUA, quando alguém tem olhos castanhos-esverdeados, dizem que a pessoa tem "hazel eyes".
E é usado como nome próprio também, como você já sabe!
Beijos!

Regina Bardella disse...

Oi Cinara ...adorei seu blog...encontrei ontem por acaso, lendo receitas de um blog q leva ao outro , até q encontrei o seu e parei e fiquei lendo as receitas por horas...adorei....era tudo o q eu queria ,,,,receitas americanas escritas em portugues....
Sabe , eu traduzo " nuts " por castanhas....por ex...castanha de caju, castanha do Pará....o côco tmb nao deixa de ser uma enorme castanha...., castanha portuguesa..eu acho q toda castanha está envolvida numa casca mais dura q serve pra proteção...
Muito obrigada por suas receitas maravilhosas....um grande abraço...e vou continuar de longe te acompanhando...Deus te abençõe
Regina

Cinara disse...

Olá, Regina! Fico feliz em saber que você gostou do Cinara's Place! Sua explicação para a demonominação "castanha" faz todo o sentido, e a Luna aqui em cima também concorda com ela. Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios!
Beijos e bom domingo!