quarta-feira, fevereiro 07, 2007

English Muffins


Os puristas que me perdoem, mas tenho uma confissão a fazer: eu faço pão na máquina de fazer pão! Sei que muitos vão me considerar uma herege, e eu concordo que fazer pão em casa é uma arte, mas quando o tempo é curto, a máquina de fazer pão é uma verdadeira bênção. Ainda mais quando não vamos fazer nada muito sofisticado, como estes English Muffins. Aliás, só depois de comprar a máquina foi que eu consegui fazer English Muffins perfeitos!

Eu adoro comer ovos pochê com English Muffins torrados, portanto, eles nunca podem faltar aqui em casa. Eu faço uma receita de massa, asso e congelo os English Muffins já fatiados, prontos para ir direto do freezer para a torradeira. A massa pode ser "assada" em uma frigideira comum, mas descobri que o ideal é usar uma chapa de ferro, ou "bifeteira". No meu post "Novas Manias" há fotos da chapa e dos muffins. Para quem não é adepto da bread machine, eu não sei se esta receita dará certo se for feita à mão, sorry!


English Muffins (para máquina de fazer pão)

1 xícara de leite

3 colheres (sopa) de manteiga

1 ovo

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de açúcar

3 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Fubá

1. Ponha os ingredientes na máquina na ordem acima (exceto o fubá), ou na ordem indicada pelo fabricante.

2. Ligue no ciclo "Dough" (Massa)

3. Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com fubá.

4. Usando as mãos, abra a massa formando um retângulo de pouco mais de 1cm de espessura. (1/2 inch) A massa deve ficar macia, mas não grudenta.

5. Vire a massa para que ambos os lados fiquem levemente cobertos de fubá.

6. Corte aproximadamente 10 círculos. Uma lata de atum tem um tamanho adequado, ou utilize um cortador de biscuits. Junte os pedacinhos de massa e corte mais círculos.

7. Coloque os círculos em uma assadeira, cobra e deixe crescer por 20 ou 30 minutos, sem chegar a dobrar de volume.

8. Aqueça uma chapa de ferro fundido ou frigideira em fogo baixo. (Eu unto com spray de margarina.)

9. Cozinhe os muffins por cerca de 5 minutos de cada lado.

10. Eles devem estar bem dourados quando você os virar. (Parecendo quase queimados.)

11. Deixe-os esfriar e depois divida-os ao meio usando um garfo ou faca serrilhada. Sirva-os mornos.

12. Eles podem ser congelados, e reaquecidos no microondas ou torrados na torradeira elétrica.

36 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cinara, que bonitos, parecem bem gostosos. Pelo que entendi você usa a máquina apenas para "trabalhar" a massa, né?
Só faltou você explicar o que são "english muffins", juro que nunca tinha ouvido falar (será que sou a única?). Beijinho.

Cinara disse...

Lu, você leu meus pensamentos, amiga! Eu achei que a explicação ficaria muito longa no post, e estava torcendo para alguém perguntar para eu poder explicar! ;o) "English Muffins" são pãezinhos que americanos e ingleses costumam comer no café da manhã. Nos EUA eles são vendidos em saquinhos, como as nossas "bisnaguinhas" aqui, sabe? Eles têm uma textura característica difícil de explicar... Se quiser mais detalhes, dê uma olhada aqui: English Muffin
E sim, eu só uso a máquina para rabalhar a massa. Ela mistura, sova, deixa descansar, sova de novo, até a massa ficar prontinha!
Beijinhos e boa noite...

Carla Ventura disse...

Oi Cinara! Outra receita que eu quero experimentar. Vi uma receita dessas acho q no mixirica. Mas agora quando fizer, eu publico. Comecei meu blog. Pode dar palpites por lá, tá? Beijo!

Agdah disse...

Cinara,

Menina, eu também amo minha máquina de pão.

Anônimo disse...

Nossa, eu amo english muffins! Como sempre no brunch de domingo. Acho que vou ter que comprar uma bread machine...

Uma pergunta: você acha que dá pra usar frigideira anti-aderente? Eu ainda não superei o receio de não saber curtir o ferro decentemente. :o)

Beijinhos.

Cris disse...

Cinara: se você é uma herege, eu também sou!!! Também faço pão em máquina e adora a praticidade de programá-la para fazer o pão de manhã e acordar com aquele cheirinho delicioso!!! Já fiz muito pão na mão, sim, mas com a correria do dia-a-dia, cadê tempo?
Imagine se já não vou testar essa receitinha hoje?! Depois te conto quantos minutos durou!!! rsrsrs
Bjs,

Cris

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu comprava muitos esses muffins para o Uriel, mas faz tempo que nao compro mais. Eles nao fazem a minha cabeca, e nunca pensei em fazer em casa. Ao contrario da sua, minha maquininha de pao esta criando teia de aranha no fundo do armario ha anos. Quem sabe eu me animo.. :-)) beijos,

Cinara disse...

Carla, se fizer os English Muffins, não deixe de publicar, OK? Pode deixar que vou palpitar no seu blog sem falta! ;o)

Agda, eu só não uso a máquina com mais freqüência porque pão engorda demais... Mas é uma invenção genial mesmo!

Renata, claro que você pode usar uma frigideira antiaderente. Mas lembre-se de deixar o fogo *super* baixo, senão os English Muffins ficam queimados por fora e crus por dentro. Essa é a vantagem da chapa de ferro, que não fica super-aquecida e mantém a temperatura uniforme! Caso decida comprar a chapa, tem um site com ótimas dicas para curti-la no meu post "Novas Manias", e eu posso te ajudar também, claro... ;o)

Cris, eu brinco que sou "herege" porque já li muitas críticas à máquina de fazer pão, obviamente feita pelos defensores do pão caseiro feito todo à mão. Até por isso eu queria desmistificar a máquina, e mostrar que ela pode ser uma excelente aliada na cozinha! Caso você faça os English Muffins, não deixe de publicar, ou dizer como ficaram, OK?

Beijocas a todas!

Cinara disse...

Fer, a máquina é ótima para quando você está sem tempo. Por exemplo, quer fazer um pão de alho para levar em um potluck? Joga tudo lá dentro e depois tira o pão prontinho! Quer cinnamon rolls sem passar o dia na cozinha? Prepare a massa na máquina, depois é só abrir, rechear e assar! Aliás, esta será uma receita que publicarei em breve. Amo cinnamon rolls! ;o) Beijão!

Anônimo disse...

Cinara, amei seu blog! Delícia de texto e fotos que me deixaram com vontade de atacar o monitor!
Morro de saudades dos English Muffins que comia quando morava nos Estados Unidos e nunca tinha visto uma receita...Vou experimentar! Herege, por herege, também me incluo nessa categoria! Ganhei de Natal uma Máquina de Pão e estou amando!!!! Jà fiz o ciclo todo e também só o de Massa. Hummm! Acho que é uma facilidade que só trás benefícios, já que sobra mais tempo para pensar em outras comidas...(credo, que lombrigas, hein?).
Um beijo!

Anônimo disse...

Ci

Parabéns pelo Blog, ta cada dia mais saboroso.
Se eu for fazer compras vou fazer por aqui, já indiquei para algumas amigas aqui da MODO que tb gostam de cozinhar e comprar pela internet.
bjs

Karen disse...

Acho "English muffins" tão bonitos! Me dá vontade de tarde com geléia, manteiga e chá!

Anônimo disse...

será que existe possibilidade dessa receita funcionar sem a máquina? eu não tenho, até penso em comprar, mas não sei se a usaria muito...

Akemi disse...

Cinara, adoro estes pãezinhos! São tão fofinhos e os seus me deixaram com água na boca! Não tenho bread machine, vou me aventurar no "muki machine" e te falo depois qual o resultado!
Fiquei louca para ver a receita dos seus cinnamon rolls!

Lua Limaverde disse...

Ri muito do "muki machine" da Akemi. Eu também vou no "muki", mas não por preconceito à máquina. É que tenho alguns aparelhos aqui em casa criando teia de aranha, como disse a Fezoca, tenho medo desse ser mais um, apesar de adorar fazer pães. Penso que vou ter uma máquina dessa um dia, mas agora não dá. Cinara, você ainda vai me convencer com essa história de panela de ferro, eu que nem inox uso, acho pesadas demais! Já sei até de uma lojinha que vende (rs).

Cinara disse...

Verena, muito obrigada pelos elogios! Bem-vinda ao clube as hereges! ;o) Esta receita é infalível, a massa fica perfeita. Só é preciso ter cuidado na hora de "assar" os English Muffins, como mencionei acima. Depois me diga como ficou, OK? Pretendo publicar mais receitas para a máquina de pão, me aguarde! Obrigada pela visita e volte sempre...

Dri, que bom ver um comentário seu aqui!! Sei que você é uma mulher super ocupada... Obrigada por indicar meu blog, amiga!

Karen, também adoro English Muffins com com manteiga e geléia... Bati fotos de uma fatia com geléia, mas não ficaram boas. Aí eu comi! ;o)

Andrea, com certeza existem receitas na internet que podem ser feitas sem a máquina de pão, mas eu nunca fiz... Você pode comparar mais ou menos com a minha receita, e se for parecida, é bem provável que dê certo. Se tiver alguma dúvida, pode me escrever, OK?

Akemi, você me mata de rir, amiga! "Muki machine" é ótimo! :oD
Não deixe de me contar como ficaram! E tentarei publicar os cinnamon rolls em breve, OK?

Lu, invista na panela de ferro que vale a pena! Aqui elas são baratas, o que assusta é a "manutenção". Mas como sua amiga aqui já é uma "expert", você não terá problemas... ;o)

Um grande beijo a todas!

Márcia disse...

Ci, eu nunca comi esses pãezinhos, mas parecem ser bem fofinhos, do jeito que adoro!
Eu tb não tenho máquina de pão, mas acho que ela também seria um entulhinho a mais lá em casa, pois não vivo fazendo pães... Por agora, o instrumento que pretendo adquirir em brevíssimo é o grill, mas ainda não me decidi por qual marca/modelo. Tens uma sugestõa?
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Cinara,

Sempre ouvi falar dos English muffins e tb os via em filmes e seriados, mas nunca comi!

Quem sabe eu não faço em casa?

Obrigada por compartilhar conosco isso!

Eli disse...

Cinara eu nunca comi, mas agora vendo sua receita vou me aventurar. Menina eu também adoro minha maquina de pão. ;)

Anônimo disse...

Oi Cinara, tudo bom?
Querida, tô chegando agora, vi a matéria sobre o seu blog, resolvi espiar, já gostei e agora estou com faniquito de fazer os muffins... Deixa eu te perguntar uma coisa: será que não dá certo assar no grill elétrico? Já experimentou? Tô pensando em fazer no café da manhã neste final de semana, se fizer mesmo, eu conto depois!! Beijão e parabéns pelo blog, vou virar fã, porque adoro uma receitinha nova!!

Anônimo disse...

Oi, Cinara! Sou nova aqui no seu blog, mas já vi que você entende tudo e mais um pouco do assunto!
O site que você indicou é realmente muito bom. Estou me animando! Eu tenho alguns problemas com as minhas panelas anti-aderentes; como você falou, a parte de fora tende a queimar antes de o interior estar pronto. E eu odeio isso! Acho que a panela de ferro pode ser uma opção mesmo. Estou namorando uma do cooking.com, e depois te conto se tive sucesso. Muito obrigada pelas dicas! Se der tudo errado, eu venho correndo pra cá em desespero. ;o)
Beijinhos.

Anônimo disse...

Ah! Não sei se ficou claro, mas sou a mesma "Renata" lá de cima, que já tinha deixado um comentário... (ainda preciso abrir uma conta no blogger)

Regina disse...

Cinara, deixa ver se eu entendi direito, vc faz a massa na máquina e depois grelha na chapa, é isso? Ela não é assada como pão? E vc pode congelar a massa crua? Será q entendi certo? Embaralhou tudo... Ah, estou aguardando a receita dos cinnamon rolls tbém! adoro! bjs

Cinara disse...

Márcia, por coincidência, minha mãe me deu um grill do George Foreman há poucas semanas! O modelo é o GBZ4, que tem a estufa em cima para aquecer pães. Eu nunca pensei em comprar um grill, mas de presente a gente não reclama, certo? E sabe que virei fã do aparelhinho? Fiz bifes de picanha e escorreu uma quantidade inacreditável de gordura! Se eu fizesse na frigideira, iria ingerir aquilo tudo! Também fiz filés de frango, hambúrgueres e queijo-quente, e ficaram perfeitos. Na primeira vez deu trabalho para limpar, até eu usar um Perfex úmido. A sujeira saiu como mágica! Se você acha que vai usar, vale a pena mesmo. ;o)

Patricia, depois me conte se você se animar a fazê-los em casa!

Eliana, a máquina é bastante versátil mesmo! Você já fez massa de pizza nela? Não faz sujeira e fica ótima...

Rosana, que bom te "ver" por aqui! Eu nunca tentei assar English Muffins no grill porque não dá para regular a temperatura dele. Como eu disse acima, o ideal é a chapa de ferro, embora seja possível usar uma frigideira comum em fogo BEM baixinho. E mesmo em um grill com controle de temperatura, você teria que usar a chapa, porque aqueles sulcos não deixariam o English Muffin assar por igual, entende? Mas se você decidir arriscar, não deixe de me contar o resultado, OK? Obrigada pela visita e volte sempre!

Renata, você mora no Brasil? Se morar, compre uma chapa da Fumil mesmo, (www.fumil.com.br) que custa uns 25 reais. Assim, se você não se adaptar, ficará com menos pena de dar um fim nela! Nos EUA sei que várias lojas de artigos de cozinha vendem essas chapas e cast iron griddles. Tenho certeza que dará tudo certo, mas se tiver qualquer dúvida, estou à sua disposição! ;o)

, a máquina faz toda a parte de sovar e deixar o pão crescer. Eu tiro a massa pronta para moldar e assar de acordo com a receita. Até aí, é igual a um pão feito "à mão". No caso específico dos English Muffins, a massa é cortada em círculos e eles são "assados" em uma chapa, e não no forno. O calor da chapa "cozinha" o pãozinho, entende? Por isso ele tem uma textura tão peculiar. E não pode congelar a massa crua! Eu congelo os muffins depois de assados, já cortados pela metade, para depois descongelar direto na torradeira. Se ainda tiver dúvidas, escreva de novo! E aguarde cinnamon rolls para breve...

Beijinhos a todas!

Anônimo disse...

que vontade de ter uma máquina dessas! fiquei com água na boca.
eu tenho a chapa...
bjos

bia (mogli e cia´s flickr)

Cinara disse...

Obrigada pela visita, Bia! Em breve vou fazer uma página do Flickr só com fotos do blog... Quando der tempo! :o) Beijos!

Valentina disse...

Ci, eles sempre me lembram crumpets - não são a mesma coisa. Se quiseres provar e comparar me mande teu endereco que te envio um pacote de crumpets pelo correio.bjocas

Cinara disse...

Va, eu sempre quis provar crumpets! Eu nunca estive na Inglaterra, e também não os vi nos países da Europa que já visitei... Já vou te mandar um e-mail! Beijocas!

Anônimo disse...

Mais este sire da Cinara é de arrepiar, sou maluco por american foods, estarei aqui pelo resto de minha vida. hahahaa
beijos e parabêns pelo blog.

Victor Veras - Floripa

Cinara disse...

Obrigada pelos elogios, Victor! Fico feliz em saber que terei um "leitor eterno"... :oD Beijos e uma ótima semana para você!

Kriska disse...

Cinara, hoje também foi a vez dos Muffins...achei que deveria fazer algo diferente e congelar, caso tenha visita posso oferecer algo diferente, né?
Deu um monte de muffin, terminei agora de cozinhar/assar/nao sei...e ficaram muito bonitinhos! Ebaaaaa....vou deixar esfriar para depois congelar! bjos

Cinara disse...

Eu adoro ter estes English Muffins no freezer, Kriska! Às vezes, quando quero fazer um jantarzinho leve só para mim, eu faço um ovo pochê e coloco no meio do muffin com queijo e presesunto, e não precisa mais nada! ;o)
Beijos!

Unknown disse...

olá cinara ,me deu agua na boca em ver as fotos do english muffin.Já comprei no santa luzia mas não é igual ao que comi nos EUA.A massa deles fica toda furadinha. Por acaso voce sabe quem vende este pão em são paulo? abraço Nancy

Cinara disse...

Nancy, infelizmente eu nunca vi English Muffins à venda aqui no Brasil!! Por isso fui *obrigada* a fazer esses pãezinhos em casa, porque eu adoro! O jeito vai ser você colocar a mão na massa... ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, eu amo o seu blog!!!! Já fiz duas de suas receitas e ficaram perfeitas, inclusive repassei para outras pessoas que tb adoraram. Particularmente esta receita é maravilhosa, principalmente pela versatilidade. O sabor da massa é espetacular e a consistência nem se fala. Com ela eu fiz discos de pizza, pre assei e congelei, assim, quando quero fazer algo mais gostoso e surpreender o maridão eu recheio os discos, asso e pronto! PARABÉNS Ana Paula (anapsouzav@yahoo.com.br)

Lucy disse...

Fe vc disse que comprava, mas aqui no Brasil? Onde? Eu amo english muffin mas nunca achei pra comprar. Acho que terei que comprar a máquina só pra fazer elekkkkkk