quinta-feira, outubro 05, 2006

Apple Coffeecake


Eu queria experimentar esta receita, que também é do blog Simply Recipes, mas não queria fazer um bolo inteiro para deixar aqui em casa, senão, é claro que acabaríamos comendo tudo! Então me lembrei que minha amiga Adriana -- amiga de fé, minha irmã camarada desde a infância -- adora a minha torta de maçã americana! Achei que ela iria gostar deste bolo que leva maçãs picadas, e decidi dividir a receita em duas forminhas de torta. O resultado não podia ter sido melhor: dois bolinhos de um tamanho razoável, para não empanturrar e nem atrapalhar a dieta de ninguém! Talvez na casa da Dri acabe faltando um pouco, pois lá eles são em cinco (sem contar a Maria), mas se precisar eu faço mais, outro dia. Espero que a Dri goste, pois eu fiz pensando nela... Beijos, Dri!

Bolo de Maçã
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

3/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
4 colheres (sopa) de margarina sem sal, amolecida
1 ovo batido
1/2 xícara de leite
2 maçãs médias, sem casca, picadas em quadradinhos (cubra com suco de limão para não escurecer)

1
Pré-aqueça o forno a 180 graus Centígrados. Unte um refratário ou forma de 22cm (quadrada ou redonda), com capacidade para 4 xícaras.
2 Peneira a farinha, o fermento e o sal.
3 Em uma tigela, misture 1/4 do açúcar com a canela. Misture às maçãs picadas, deixando um pouco para polvilhar por cima da massa.
4 Em uma tigela funda, bata a margarina com a 1/2 xícara de açúcar restante. Bata o ovo até misturar. Acrescente a mistura de farinha em três etapas, alternando com o leite, batendo apenas até misturar. (Eu não usei batedeira, bati à mão mesmo.)
5 Espalhe metade da massa na forma. Distribua os pedacinhos de maçã sobre a massa. Espalhe o resto da massa sobre as maçãs. Polvilhe com o restante do açúcar com canela.
6 Asse por 25 minutos ou até dourar, e as maçãs começarem a borbulhar nas bordas.
Serve 6 pessoas.
Obs.: Antes que alguém se pergunte, apesar do nome, este bolo não contém café na receita. "Coffeecake" é um tipo de bolo americano, que se come no café da manhã, ou acompanhado de uma xícara de café.

14 comentários:

Ana disse...

Oi!
Vi seu comentario no blog da Patricia, Technicolor Kitchen, e vim te visitar... gostei do seu blog e suas receitas!
Tbem estou com essa receita de apple coffeecake do simply recipes p/ testar, entao adorei ver seu review!
Parece mesmo delicioso, o seu esta lindo tbem!
Obrigada por colocar um link p/ o meu blog ai no seu, vou adicionar vc la no meu tbem!!
Prazer em conhece-la!!
Ana

Anônimo disse...

Não sei o sabor, mas a cara está muito boa! Vi que estão caprichando nas fotos... ;-)

Cinara disse...

Olá, Ana!
Obrigada pela visita, espero que você volte sempre...
Seu blog é um dos meus favoritos, por isso fiz questão de adicioná-lo aos meus links! Hoje mesmo eu estava lendo sobre seu stuffed zucchini, que me pareceu delicioso...
Como você viu, eu estou só começando. Até fiquei na dúvida se faria o blog em português, em inglês ou bilíngue, mas como eu só faço comidas americanas, achei que iria interessar mais a outras brasileiras que curtem a culinária dos EUA como eu.
Mas o seu blog é super completo, tem de tudo! Só podia ser em inglês mesmo...
Quanto à receita do apple coffeecake, você vai ver que eu fiz várias modificações. Algumas dicas eu peguei nos comentários da receita no próprio Simply Recipes, como diminuir o açúcar e picar as maçãs, em vez de fatiar. E a parte de baixo da massa ficou fina demais, porque eu dividi em duas formas e não sabia se ia sobrar o suficiente para cobrir! Mas agora eu sei que sobra, é só espalhar bem. Na próxima vai ficar melhor ainda!
O prazer foi meu em conhecê-la, Ana!
Abraços e bom final de semana...

Cinara disse...

Você gostou da foto, Rico? Vindo de um profissional como você, isso é um grande elogio!! Eu comprei o tripé, e realmente está ajudando muito. Estas eu bati sozinha, e nem tive tempo para grandes produções. A Adriana estava esperando o bolo dela! :o)

Anônimo disse...

Ci querida, amei e comi muito e nem culpada me senti.
O Paulinho também adorou. É muito bom que aqui no blog fica a receita.
Sempre que você quiser cobaias estou a disposição sempre.

Um grande beijo.

PS.: Também gostei do amiga de fé e irmã camarada, na vida temos sempre poucas e você também é uma grande amiga. Bjs

Dri

Anônimo disse...

Oi Cinara, entrei pela 1ª vez na semana passada e adorei o seu blog.
Fiz o Apple Coffeecake neste final de semana, ficou uma delícia. Como eu tinha coalhada em casa, substitui pelo leite e também dobrei a receita. A textura e o sabor ficaram demais.
Obrigada
Susan

Cinara disse...

Oi, Susan! Fico super feliz que você tenha gostado do blog e da receita... A coalhada deve ter dado um toque todo especial ao bolo, foi uma ótima idéia a sua. E eu é que agradeço pelos elogios! Bjs e volte sempre!

katia disse...

Colega vou fazer agora , depois te conto ..^.^

Cinara disse...

Quero saber *tudinho*, viu, Katia? ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Cinara. Nunca gostei de bolos com frutas na massa, mas há algumas semanas estava com umas maçãs quase estragando que resolvi fazer essa sua receita de Apple Coffeecake e de Old-fashioned Apple Pie (como vc pode ver eram mtas maçãs msm!) já que minha mãe e meu irmão comeriam.
Tenho que te dizer que esse bolo mudou meu conceito de bolos com frutas. As maçãs não ficaram escuras e nem doces demais como ficavam em outros bolos que já comi e a massa é super fofinha e gostosa sem contar que é facílimo de fazer. Agora não posso mais ver duas maçãs de bobeira na fruteira que minha boca enche d'água pensando neste bolo.
Abraços
Janayna

Cinara disse...

Janayna, que legal que você gostou das receitas! Eu sempre gostei de bolos com frutas frescas, principalmente maçãs. Ainda mais porque eu costumo brincar que frutas não engordam, então, um bolo de maçãs não engorda tanto quanto um bolo sem frutas... Até parece, né? :o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Unknown disse...

Oi Cinara! Hoje vou tentar o coffeecake de maçã, depois te conto!
Amanhã as camisetas ficam prontas, lindas!
Bom fim de semana!
beijos, Cássia (adote um gato)

Cinara disse...

Cássia, este bolinho é uma delícia, espero que você goste! E depois quero ver as camisetas! Vai ter fotos no site do Adote? Quero divulgar! ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Anônimo disse...

Fantástico!!! Super prático, rápido e fica muito fofinho e úmido. Ótimo pra fazer à tarde pra comer num lanche e tomar um café. Esse tamanho ficou excelente pra duas pessoas. A única alteração que fiz foi no açúcar que mistura com a maçã, ao invés de usar só refinado, usei metade refinado e metade mascavo. Com certeza vai pro meu livro de receitas! Obrigada por compartilhar