sábado, setembro 06, 2014

COURGETTI - ESPAGUETE DE ABOBRINHA

A primeira vez que vi esta receita foi em um site americano de receitas light e o nome me chamou a atenção: "courgetti" é a junção de "courgette spaghetti", ou espaguete de abobrinha. (Que em inglês também é chamada de "zucchini".) É um prato perfeito para quem quer evitar massas ou tem alergia a glúten. Eu gostei porque adoro abobrinha e gostei da ideia de preparar algo saboroso e também com poucas calorias. Claro que tudo depende do molho que você vai usar! Eu fiz um molho de tomate simples, usando tomates pelados. Quanto à abobrinha, eu usei a italiana.
Há várias maneiras de fatiar a abobrinha para fazer o espaguete. Eu comprei um descascador e fatiador da marca Keita exatamente para isso. Foi muito barato (cerca de 5 reais) e funciona com perfeição! Você também pode usar um fatiador juliene, que eu procurei e não encontrei. Também é possível cortar "fitas" de abobrinha com um mandolin ou fatiador de legumes simples, e depois cortar essas fatias em tirinhas finas. Eu fatiei a abobrinha com a casca mesmo, mas se o "espaguete verde" não parecer muito convidativo, é só descascar a abobrinha primeiro!

ESPAGUETE DE ABOBRINHA
Lave muito bem 2 abobrinhas médias. (Calcule 1 abobrinha por pessoa.) 
Fatie usando um descascador próprio para isso, um fatiador juliene ou uma faca. Importante: corte os filetes apenas até chegar às sementes, depois descarte esse miolo. Em seguida, cozinhe em água fervente, sem sal, por 2 minutos. Não cozinhe por mais tempo senão a abobrinha vai desmanchar! Escorra e reserve.
Em vez disso você pode refogar a abobrinha em uma frigideira rapidamente, com um pouquinho de azeite. Eu fiz das duas maneiras, mas gostei mais do resultado da abobrinha cozida em água: a textura ficou igualzinha a um espaguete al dente! 
Sirva com o molho de sua preferência e bastante queijo parmesão ralado.

17 comentários:

Lylia Diógenes disse...

Oi Cinara,
Já tinha visto essa receita e estava louca pra fazer.Gostei da dica do cortador, vou procurar, pois o formato ficou perfeito.
Bj e ótima semana,
Lylia

Liana Dias disse...

Tem jeito de ser muito boa. Estava com saudades de seus posts

Anônimo disse...

Depois de milhoes de anos uma postagem nova. Quero receita para o dia de ação de graças.

Anônimo disse...

Adoro seu blog! Que bom que retornou!
Beijos, Roberta!

Cinara disse...

Obrigada pelos comentários e pelo carinho, Lylia, Liana e Roberta!! Beijos!

Teresa Newman disse...

Vou fazer, gostei da dica de cozinhar, acho que vou gostar mais.

Unknown disse...

Volta Cinara!!!! Cadê você? Continuo falando para todo mundo do seu blog! Vc tem uma receita boa de Rice Krispies? O meu fica duro... :-(

Uouo Uo disse...


thank you

سعودي اوتو

Valentina disse...

Adoro 'courgetti', ainda mais agora no verāo quando dá tanto que nao sei o que fazer. Adorei como vc colocou as varias formas de adquirir o formato desejado. Muito helpful. Estas coisas fazem a diferença. Esta abob rinha do Brasil é gorduchinha, né? A variedade mai comum aqui é mais fina. Bom domingo x

Paula Garcia disse...

Eu comprei um fatiador julienne igual a este da foto e não sei o que aconteceu, eu só consegui me cortar com ele! As tiras, quando eu as conseguia, vinham unidas uma à outra, dando um trabalho tão grande que eu preferi largá-la de lado e fazer as juliennes com faca mesmo. Quanto à receita, parece bem leve e gostosa. Vou tentar!

Uouo Uo disse...



thank you

حراج السيارات

Anônimo disse...

oi
tenha dó Cinara, sumiu de novo?
sacanagem com seus leitores
poxa ve se volta e posta novas receitas
fiquei triste de vc ter sumido
entao ta
é isso aí volta pro blog

adeus

ass: Neusa Leide Mentz Capto

Anônimo disse...

adoro tuas receitas.
por favor me insere como email convidado para que eu possa acessar tuas receitas
anapsouzav@yahoo.com.br

elisa disse...

amei o blog

Inove Reformas e Construções disse...

Parabéns pelo artigo. Recomendamos a todos a leitura.

Nos apresentando, a Inove atua na área da Construção Civil, especializada em Pintura e Textura. Trabalhamos com: Pintura Predial, Pintura de Galpão, Pintura Comercial, Pintura Residencial, Reformas e Construções

Adriana disse...

Que receitas maravilhosa parabéns vou fazer Aqui em casa??

Vania disse...

Amei seu site so tem receitas maravilhosa vou fazer todas obrigada por nos compartilhar essas
maravilhas?