domingo, outubro 21, 2012

Jalapeño Bread



Como vocês já devem saber, aqui em casa nós adoramos comida mexicana, então estamos acostumados com a pimenta jalapeño. Ela é forte, mas muito saborosa. Para diminuir a picância é só remover as sementes antes de adicionar a jalapeño aos pratos. Mesmo assim, é uma pimenta para quem realmente aprecia pratos picantes! É com a jalapeño que se costuma fazer o chipotle, uma pimenta seca também muito utilizada na culinária mexicana. Por ser defumado, o chipotle não é tão ardido quanto o jalapeño fresco e dá um toque especial a vários tipos de carne.


Pão de Jalapeño
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (chá) de sal
1 xícara do queijo de sua preferência, ralado grosso (eu usei minas padrão)
1 xícara de leite (usei desnatado)
1/3 xícara de óleo de canola
1 ovo grande
3 pimentas jalapeño picadas, sem sementes (eu usei 50g de jalapeño em conserva, sem o líquido)
1/2 xícara de pimentão verde, picado (não usei)
1/2 xícara de pimentão vermelho assado, picado (não usei)

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma para bolo inglês.

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó, a pimenta-do-reino, o sal e o queijo. Faça uma buraco no meio. Em outra tigela, misture o leite, o óleo e o ovo e bata bem. Adicione aos ingredientes secos e misture apenas até incorporar. Adicione os pimentões e misture sem bater muito. A massa deve ficar com pelotes.

Coloque a massa na forma untada e asse por cerca de 45 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar na forma por 10 minutos, depois solte o pão passando uma faca pelas laterais e remova da forma. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.

<
Observação: A massa deste pão, mais conhecido como "quick bread", por ser feita com fermento químico em pó, é muito versátil. Você pode substituir o jalapeño por qualquer tipo de pimenta que prefira, ou mesmo por linguiça picadinha ou bacon.

Pronúncias:
Jalapeño = ralapêno (espanhol)/djálapínou (inglês)
Chipotle = chipôtle (espanhol)/chipôurou (inglês)

46 comentários:

manuela teixeira disse...

Olá Cinara,

Este pãozinho tem um ótimo e apetitoso aspeto mas deve ser bem potente com o jalapeño. Hot!Hot!Hot! Puxa pela cerveja.

Bjnhos e uma semana fantástica

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Unknown disse...

Oi Cinara
Esse pão caberia bem no meu paladar...adoooro um ardidinho, sou fãzoca de uma pimentinha.Super fofinho, delícia menina!!bjsssss

Nina simplesmente disse...

Que lindo ficou este pão!Por certo també bastante gostoso! Adoro este tipo de receita ardida/picante, vou preparar esta receita e te darei os devidos creditos. Beijos

Unknown disse...

Acho q vou gostar muitoooo, receita anotada!
Bjs
Mel

Tânia disse...

COM CERTEZA vou levar sua receita, pois tenho uma paixão por pimentas que é de outro mundo!
Depois venho te contar o resultado aqui.
Beijinhos

Carla Colombo disse...

Fiquei aqui imaginando o sabor desse pao! Adorei! bjosss

Mundo do Sabor disse...

Cinara - aqui em casa este pão irá fazer o maior sucesso, aqui em casa tod mundo até as minhas filhas de 9 e 6 anos apreciam pimenta, já que somos de Salvador - Bahia, e aqui o acaraje ,o abará e outras delícias da nossa culinária são carregadinhos na pimenta.rsrs
Tem cupakes de Gabriela Cravo e Canela no Mundo do SAbor:
www.mundodosabor.blogspot.com

Trainee de Cozinheira disse...

Um jeitinho bom demais esse pão!!!
Maura

Luiza disse...

Cinara!! Você que é mestre nas receitas gringas, queria muito saber se você já fez o bolo de cenoura no estilo americano.
Comi lá e não se parece em nada com o nosso. O bolo lembra um pão de mel, com especiarias como cravo. E também a cobertura é uma branca...
Fiquei com vontade de fazer, mas não sei por onde começar...
Que tal essa postagem!?
Bjs Luiza

Cinara disse...

Luiza, eu já fiz essa receita sim, e já publiquei. É o Carrot Cake com Cream Cheese Frosting! Clique aqui para acessá-la!
Beijos!

Prata da casa disse...

Parece maravilhoso. Adoro picante e este pão deve ser uma delícia.
Bj
Márcia

Liliana (Addicted) disse...

gosto bastante de comida picante, por isso devo adorar esse pão!
beijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Nereime disse...

Ci, que coisa boa ter post seu para ler, e receita boa pra fazer!!!Eu vi esse pão no pinterest há um tempo e interessante que eu tinha achado seu estilo, fiquei até com vontade de sugerir para vc traduzir a receita mas seria muito abuso...e agora aí está ele!!!"Dorei" .
bjs

Vanderleia disse...

Oi Cinara é tão bom te ver de volta.
Tenho essa pimenta em casa, meu filho e marido adoram, eu acho muito picante.Adorei sua dica em tirar as sementes para amenizar o ardor.
Seu pão ficou com uma cara ótima, deu vontade de provar.Beijos querida e uma linda noite.

manuela teixeira disse...

Olá Cinara,

Passa no meu Sabores que tenho um presentinho para ti.

Bjnhos e uma semana encantadora.

http://saborescomtempo.blogspot.pt

Cristina disse...

Que bom vir aqui novamente!Esse pão parece saboroso e de fácil execução, gostei muito e levo a receita!
Um lindo final de semana!!

Cinara disse...

OBRIGADA PELO CARINHO, MENINAS! BEIJOS E UMA LINDA SEMANA PARA VOCÊS...

Cynthia disse...

Oi Cinara,
Que bom que você voltou! (só descobri hoje) Adorei a receita, mas fiquei com uma dúvida: será que é possível fazer na máquina de pão?
Beijos,
Cynthia

Cinara disse...

Oi, Cynthia! Este pão não pode ser feito na máquina de pão porque ele leva fermento em pó comum (do tipo para bolo) e não o fermento biológico para pão. Mas, como vc pode ver, ele é muito fácil de fazer: é misturado à mão e nem precisa crescer!
Depois me conte se vc fizer.
Beijos e boa semana!

gift disse...

Mouthwatering here, what a terrific and super tempting....giftwithlove.com

Unknown disse...

Pretty…deccansojourn.com

Shivangi disse...

Yummy!!!! Bookmarked the site…indiagiftservices.com

Josy disse...

Cinara querida, passando pra deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, prosperidade e alegrias junto aos seus. Que em 2013 estejamos juntas novamente e que venham muitos encontros para que possamos nos ver novamente e ver as amigas. Adorei te connhecer. Bjos amiga.

Josy

Cinara disse...

Obrigada pelos votos, Josy!!! Também desejo um lindo Natal para você e sua família, e com certeza nos veremos mais em 2013!!! Paz, saúde e prosperidade! Beijos!

manuela teixeira disse...

Olá Cinara,

Passei para desejar um maravilhoso 2013 com tudo de bom.

Bjnhos e boas entradas.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Cinara disse...

Obrigada, Manuela!!! Um 2013 maravilhoso para você também!! Beijos!

guarda moveis disse...

Que delícia este pão.

Brasilito disse...

Este pão tem uma massa maravilhosa!

Marluce disse...

Oi Cinara,
Espero que esteja bem!
Hoje recebi 5 livros que encomendei e entre eles o livro "Eu odeio cozinhar" li que a tradução foi feita por uma Cinara, e logo lembrei de você, é você mesmo né? Legal!
Sinto falta dos seus posts!
Beijos!

Cinara disse...

Oi, Marluce! Eu estou bem, espero que vc também! Sim, fui eu que traduzi o livro! Que coincidência, não? Também estou com saudades do tempo em que eu conseguia atualizar o blog... Agora vivo na correria!!! rsrsrs
Beijos!

Maria disse...

Estão utilizando tua receita e foto de mac'n'cheese neste sítio sem os créditos devidos: http://khalilzaher.com.br/fundamental/receitas/macaroni-e-cheese-caseiro.jpg

Unknown disse...

Oi Cínara,
Como o primeiro blog que descobri na vida foi o seu, estou te escrevendo para contar que comecei a escrever um blog também!
www.maisquenovemeses.blogspot.com.br
Beijos

Anônimo disse...

Oi, Cinara, sera que vc poderia me dar uma dica de multiprocessador disponíveis aqui no brasil?
anapsouzav@yahoo.com.br

Priscila Schulz disse...

Hummm... fiquei com vontade de comer esse pão! O pão, com três pimentões fica realmente bom? Porque parecem tantos... hehehe... mas acho que sim, né?! :D
Ele tem um ótimo aspecto, pensei pro lanche da tarde!
Um grande abraço Cinara!
Não deixe de visitar meu blog, verá que estou seguindo o seu...
:D

Cinara disse...

Priscila, a pimenta jalapeno é pequenininha, três não é uma quantidade grande, não, fique tranquila! ;) Bjs!

Anônimo disse...

Oi Cinara

Estou escrevendo pq adoro seu blog!!
Essa semana fez 1 ano que vc não posta nada...
Sentimos falta de vc e suas receitas maravilhosas!!

Espero que esteja tudo bem com vc, e que a falta de post seja por falta de tempo...

Vou fazer a campanha #voltaCinara!!!

Abraço
Fernanda C.

Maíra disse...

#voltacinara!!! Tbm estou com saudade dos seus posts. De tempos em tempos entro aqui pra ver se tem novidade, mas vc nao tem postado mais nada. Espero que esteja tudo bem com vc! Posta alguma coisinha aí, vai! :)

Sabor em Si disse...

Cinara, primeiro quero dizer do meu prazer em ter conhecido você pessoalmente, quanta simpatia a sua menina!
Agora, chegar aqui em seu Blog e deparar com esse pão apimentado é muito bom, gostarei com toda certeza.
Bjinhos. RE

Cinara disse...

Fernanda C. e Maíra, fiquei super emocionada com a "campanha" de vocês, obrigada mesmo!! Graças a vocês e outras queridas que me pediram, resolvi reativar o blog!! Em breve haverá receitinhas novas por aqui... ;)
Beijos!!

Cinara disse...

Regina, também adorei te conhecer, querida!! Aliás, aquele EG foi maravilhoso em todos os aspectos...
Beijão!!

Sara disse...

Espero que em algum momento você pode cozinhar algumas coisas como estão vocês, mas eu não tenho nenhuma habilidade na cozinha e não tem muito tempo, porque eu trabalho muito, espero que em algum momento você pode tentar esta comida em restaurantes em sao paulo

Ariadne disse...

Oi Cinara!!
Estou com uma dúvida: posso usar a chipotle para fazer esse pão, fica gostoso?

E sou super sua fã, o seu patê assado de cebolas já está famosíssimo lá em casa!

Beijos!

Cinara disse...

Oi, Ariadne! A princípio você pode fazer este pão com qualquer pimenta, acho que ele fica gostoso com qualquer uma! ;) Beijos e obrigada pelo carinho!!

aqui disse...

Que receita boa, adorei conhecer, espero conseguir preparar, para minha família. Adorei seu site.

saiba mais disse...

Neste site tem receitas que gosto demais, já preparei algumas que deram muito certo,escelente site este aqui.

Ana disse...

otima receita vou fazer hoje aqui em casa??