sexta-feira, novembro 04, 2011

Nutella Mug Cake


Já faz tempo que a internet foi literalmente invadida por receitas de bolo de caneca, entre eles o tradicional bolo de chocolate, bolinhos de laranja e outros sabores. Confesso que demorei a provar uma dessas receitas por puro preconceito: não gosto de bolos feitos no micro-ondas. Mas uma bela tarde meu filho queria comer bolo, e tive que recorrer a uma das dezenas (ou seriam centenas?) de receitas de bolo de caneca que já foram publicadas, pois eu precisava de algo fácil e rápido de fazer. O resultado foi decepcionante: um bolo de chocolate sem graça e com textura esquisita. Experimentei outra receita e o sabor melhorou, mas a textura, não. Foi quando desisti dos bolos de caneca. Então, há algumas semanas, uma amiga publicou o link desta receita no Facebook. Decidi testar e não me arrependi: o bolinho de caneca de Nutella fica fofinho e delicioso! A Nutella não se destaca demais, mas seu sabor sutil faz toda a diferença. Mas isso não é novidade. Todo mundo sabe que TUDO fica bom com Nutella!


Bolo de Caneca de Nutella

4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de Nutella
3 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo de canola

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Divida a massa em 2 canecas grandes (eu usei 2 canecas de 350ml cada) levemente untadas. Leve ao micro-ondas na potência alta por 2 minutos. Sirva em seguida.


Importante: O tempo pode variar de 1 1/2 minuto a 3 minutos, de acordo com a potência do micro-ondas. Fique atento: a massa vai subir bastante, parece que vai derramar. Mas assim que a caneca for retirada do micro-ondas, o bolinho vai baixar, deixando um espaço perfeito para você adicionar uma bola de sorvete!

70 comentários:

Cozinha Perfumada disse...

Cinara querida seu bolo de Nutella na caneca ficou fofo e lindo, em nada lembra aqueles bolos de microondas... Confesso que nunca fiz bolo de microondas, pq tb tenho um certo preconceito...rs Mas diante da sua receita, acho que irei testar! :)
Beijos e ótimo fim de semana ! Tereza

Lari/Jê disse...

Eu também não tive muita sorte com os bolos de microondas... Ficam muito "borrachudos"...
Mas esse, realmente, parece ter uma textura melhor...
Acho que vou testar =D

Beijos
Lari

Vania disse...

Eu e minha mãe tentamos fazer essa semana, mas ficou com a textura esquisita que vc falou! Fiquei morrendo de vontade de fazer aqui, mas não tenho Nutella! Dá pra substituir por outra coisa?
Adoro suas receitas!
Beijos!!

Gourmet e Gourmand disse...

Vixe que maravilha! Adorei!
E esse espaço que se dá quando o bolinho sai do micro-ondas eu irei super aproveitar, nham :P
Receita anotada ;)
Um beijo,
Queila

Edmar Leite disse...

Estimada Cinara,
Bem, gostaria que a senhora me ajudasse na seguinte questão: Comecei a escrever um blog direcionado aos gestores de restaurantes e tenho encontrado dificuldades em buscar na web blogs que falem exclusivamente sobre esse tema, o que mais encontro são blogs de conteúdo gastronômico, receitas…e não sobre gestão de restaurantes. Com seu conhecimento da “blogesfera”, poderia me indicar alguns com conteúdos similares?
Obrigado pelos momentos de atenção e tenha bastante paz interior.
OBS. Se tiveres um tempinho visita meu blog e veja se estou no caminho certo(http://www.donosderestaurantes.blogspot.com) isso em muito me enriqueceria.
Obs2. Gostei do seu blog…muito materno.Lembrei de casa.

Roberta Mello disse...

Cinara, isso é insano rsss, adorei!! Beijossss

Unknown disse...

Eu tb sou arredia a este lance de bolo de microondas, mas com oo teu passo a passo , quem sabe não me arrisco?
Bjos

Luna disse...

Cinara, eu ainda não testei esses bolos de caneca, acredita? Se eu for testar um dia essa receita vai ser a primeira! ;D Beijos!

Cinara disse...

Obrigada Tereza, Lari, Queila, Roberta e Flávia! Fico feliz que vocês tenha gostado!

Vânia, eu acho que é a Nutella que deixa a textura deste bolo fofinha! Se você substituir, com certeza o resultado ficará diferente. Você pode usar um creme de chocolate e avelãs de outra marca, mas que tenha a mesma consistência, OK?

Edmar, vou visitar o seu blog e deixarei um comentário lá!

BEIJOS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA VOCÊS!

Avental e Aventuras disse...

Cinara, eu nunca fiz bolo de microondas por preconceito também, mas sua receita me animou!!! Uma hora vou testar!!!!
Bjos
Tania

Ameixinha disse...

Já fiz bolo de caneca e também não me agradou a textura, acho que é altura de dar nova oportunidade né? :)

Cristina disse...

Também não me animo com bolos de caneca no microondas, mas vou considerar esse, já que foi aprovado por vc!
Bj...

grazi disse...

irresistivel!!!!!

Letícia disse...

Nota mental pra minha próxima visita: só abrir o Cinara's Place quando eu estiver em casa e puder ir correndo testar essas delícias... :-)

Bjs!!!

Letícia disse...

Cinara, só uma dividazinha: o óleo de canola faz diferença ou pode ser de soja mesmo??? Obrigadinha!!! Bjs!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Cinara,
Estava esperando o seu bolinho de caneca pra fazer, pois eu também ainda não tive sucesso.
Bj,
Lylia

Cinara disse...

Não deixem de me contar se fizerem o bolinho, Tania, Ameixinha, Cristina, Grazi e Lylia!

Letícia, você pode usar o óleo de soja, sim. A quantidade é pouca, não tem problema. Eu sempre uso o de canola porque é mais saudável e tem um sabor mais suave!

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Cris disse...

Ci:

Nunca fiz bolo de micro-ondas pelo mesmo motivo. Acho que fica seco, com gosto de plástico, mas sua receita me deu esperanças!
Semana que vem começa o SWU. Algum dia você imaginou que o DD estaria tããão perto? rsrs

Bjs,

Cris

Cinara disse...

Cris, eu pensei exatamente a mesma coisa!!! Você vai ao SWU? Meu marido queria me levar de qualquer jeito para ver o Duran Duran, mas eu não quis. O tipo de evento e "acomodações" não são mais a minha praia... ;o)
Beijão!

Mundo do Sabor disse...

Cinara , a textura deste bolo é incrível,imagina o sabor, teste alguns bolos de caneca , e realmente o sabor deixa a desejar, vou testar a sua receita.

Beijinhos

Érica disse...

Adoro Nutella, deve ter ficado delicioso.
bjs

Gabix disse...

Ai jesus, que maldadeeeee! Meu melhor bolo de microondas foi a receita de cupcake original ^^

bjus

Cris disse...

Ai, Ci....Eu não vou não. Eu tenho uma amiga que mora em Paulínia, bem pertinho do evento, dá para ir andando, mas acho que também não tenho pique para ir. E depois, gastar $$$.Vejo pela tv!

Bjs,

Cris

Nereime disse...

CI, eu nunca testei bolo de caneca pois aqui em casa td que faço tem que ser vezes sete...já pensou sete canecas no micro?Será que funcionaria?Mas a turma aqui é bem chegada em nutella, não faltará oportunidade para agradar a tropinha vez ou outra!!!
beijos

Valentina disse...

Ci, não faço bolo de microondas. Na verdade nem microondas tenho mais. Gostei deste teu relato das experiencias vivenciadas aqui. Sou louca por nutella e fiquei assim querendo imaginar o gosto do bolo.

Beta Tiossi disse...

As vezes recorro aos bolos de caneca, mas não gosto porque tem que comer correndo senão fica duro!
Essa sua receita parece bem macia! Vou testar! bjs

Carla disse...

Tudo com nutella é mto bom né?!
Eu tenho uma receita a dias aqui em casa de um bolo de caneca da Nigella, logo mais testarei e depois conto o resultado.


Grande beijo

Anna Paula disse...

Cinara, eu utilizei seu blog há uns 3-4 anos atrás para aprender a fazer cookies de chocolate e molho honey mustard, e toda receita sua que eu fazia virava minha favorita. Infelizmente, eu tinha perdido o endereço do seu blog e desde 2008 não encontrava mais. hoje finalmente achei um pedacinho de papel onde eu tinha escrito o endereço e cá estou novamente!!! obrigada por tantas receitas incríveis!!

Edna disse...

Oi Cinara
amiga vim aqui te pedir uma juda.
Meu caçula fará 6 anos em Dezembro e pretendo dar de lembrança biscoitos em formato de bichos( tema da festa), porém não sei nenhuma receita fácil e simples de biscoito que agrade o paladar das crianças. Você tem alguma para me indicar ?

Bjks
Edna

Mireille disse...

poxa, tava louca pra que alguem tivesse tentado nos comentarios, pelo q vi ninguem tentou, eu acredito na cinara, mas queria que alguem nao mto entendida de culinaria como eu conseguisse
EU TENTEI / EU FIZ e deu certo! uma delicia!!!!!! ficou um bolo perfeito de sabor e textura. valeu :)

Juliana Morgado disse...

Cinara, eu amo set blog! Sempre com receitas ótimas para nós e dicas muito boas para quem usa receitas dos EUA, como eu!
Agora me encontro em um dilema que pensei "somente a Cinara para me ajudar". Sou cozinheira de cupcakes na minha cozinha, já fiz vários inclusive temáticos e para eventos. Contudo, meu namorado não é fã de doces, ou de chocolate, e tenho este problemão para agradá-lo na cozinha. Acontece que tem um doce que ele ama sem restrições: Torta Alemã!!

Meu desafio é fazer um cupcake que lembre o sabor da torta alemã. Pensei em fazer a massa com biscoitos e depois cobrir com o glaze de chocolate da torta, mas o biscoito não vai ficar crocante.
Queria saber de você, Cinara. Acha que tem chance de existir um cupcake assim? Ou devo desistir de agradar meu namorado? Se existir, conhece alguma receita?

Obrigada pela ajuda!
Beijos!

Cinara disse...

Beijos para Mundo do Sabor, Érica, Gabbix, Val, Beta e Carla!

Anna Paula, que bom que você me achou de novo! Obrigada pelo carinho! :o)

Edna, você pode usar a minha receita de Biscoitos de Açúcar para Decorar, acho que as crianças vão adorar!

Mireille, adorei saber que você testou e aprovou a receita! Obrigada pelo comentário e pelos elogios!

Juliana, para poder te ajudar, eu preciso saber exatamente qual é a torta alemã a que você se refere! Se preferir, me mande um email explicando melhor. Assim fica mais fácil procurar uma receita parecida para cupcakes!

BEIJOS E UM ÓTIMO DOMINGO PARA VOCÊS!

Edna disse...

Cinara, minha flor
Muito obrigada pela receita. Vou fazer estes sim...mas quero adiantar e gostaria de saber como congela-los? Em saquinhos ou recipientes?Quto tempo podem ficar congelados?

Bj
Edna

Cinara disse...

Oi, Edna! Eu não acho que estes bolinhos possam ser congelados, infelizmente. Eles são feitos para consumo imediato, pois logo perdem a maciez. Além disso, não sei se eles sairiam inteirinhos da caneca. Mas nada impede que vc tente!
Beijos e boa semana!

Edna disse...

Desculpe Cinara, me expressei mal. O biscoito que me referi é o que vc me deu de sugestão para aniversário do Miguel. Aqueles de açucar, que vc fez no natal passado c/ enfeites natalinos....acho q estes podem ser congelados não é? Mas de que forma e por quanto tempo?
Bjks e obrigada mais uma vez.
Edna

Cinara disse...

Oi, Edna! Eu pensei mesmo que vc estivesse falando dos bolos de caneca, desculpe! Os biscoitos de açúcar podem ser congelados, sim! Congele-os em uma assadeira, abertos, e depois vc pode colocá-los em saquinhos ou potes plásticos, como preferir. Eu acho que podem ficar cerca de 1 mês congelados sem problemas. Só evite congelar biscoitos já decorados com glacê colorido, porque eles podem desbotar. Para descongelar é só deixá-los em temperatura ambiente.
Beijos!

Edna disse...

Obrigada Cinara.
Bjks!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Cinara,
Fiz seu nutella mug cake e foi tão aprovado que bloguei- o hoje.Dê uma olhadinha., pra ver como ficou.
Bj,
Lylia

Cinara disse...

Que bom que vc aprovou, Lylia!! Vou conferir agora mesmo!
Beijos!

Eduardo Leal Jr disse...

Já conheci e experimentei alguns destes bolos de canecas feitos no microondas, mas nenhum deles feito com nutella, esta receita deve parecer uma daquelas tortinhas de Nutella, estas ficaram muito boas, aposto que esta nova receita também vai ficar!
Obrigado!

Cinara disse...

Eu não conhecia essa tortinha de Nutella, Eduardo! Deve ficar muito boa mesmo, vou experimentar. Obrigada pela dica!

Ariádny Cupcakes disse...

Vou testar tbm.. bolo de caneca normal somente em estado de perigo..hehehe
Nutella é tudo de bom!

Ariádny Cupcakes disse...

Outra coisa.
Cinara, quando as gotas de chocolate chegarem você poderia me avisar? Quanto custa o frete aqui pra fortaleza +-?
Obrigada!

Ariádny

Unknown disse...

Cinara, comi outro dia um bolo na starbucks que era de chocolate,laranja, abacaxi, nozes e coberto com chocolate ao leite. É divino...bem que vc podia desvendar essa receita hein?

bj

Unknown disse...

Olá Cinara. Dias desses comi um bolo na starbucks que era de chocolate, laranja, nozes e abacaxi...uma delicia. Vc podia desvendar essa receita para gente hein?

bjs

Anônimo disse...

Tava lendo seu blog e adoreiiiiii o post!!!
Beijinhos...
Ah, Quando der de uma passadinha no meu blog para prestigiar também: http://napontadasualingua.blogspot.com/
http://www.facebook.com/pages/Na-ponta-da-sua-l%C3%ADngua/126443904132864

Denise Fronzaglia Ferreira disse...

Acabei de fazer, ficou com uma textura muito boa mesmo, mas achei que ficou um pouco dece d+, vou tentar fazer com menos açúcar. Não coloquei o óleo pq não tinha, ainda assim deu certo, parece um brownie!! Obrigada por dividir!

Edna disse...

Bom dia Cinara
Fiz os biscoitos de natal( porém c/ formato de bichos), no niver o meu filho, veja o post: http://umacasaprachamardeminha.blogspot.com/2011/12/o-aniversario-do-miguel.html#comment-form

Todo mundo adorou a receita, gostosíssima.
Obrigada pela ajuda amiga.
Bjks!

Cinara disse...

Ariádny, podemos dizer que ATÉ bolo de caneca fica bom com Nutella!! :o) Quanto às gotas de chocolate, ainda não sei se vou continuar com a lojinha em 2012... Mas se eu continuar, pode deixar que te aviso!

Unknown, você não é a primeira pessoa que me pede essa receita... Já procurei e não achei, mas ainda não desisti!

Patricia, pode deixar que em breve visitarei seu cantinho!

Denise, que bom que você aprovou!! Vou tentar fazer sem o óleo também, para ver como fica!

Edna, vou conferir seus cookies com certeza! Adorei saber que todos gostaram!!!

Beijos para vocês, meninas!

Na ponta da sua língua disse...

ai....nutella fica bem com tudo, não é mesmo???
Beijinhos
Passe no meu blog quando der
http://napontadasualingua.blogspot.com

Cinara disse...

Já estive lá e comentei no post sobre a escolha do logo! ;o)

www.sosimplesassim.com.br disse...

Cinara querida,
Passei aqui para lhe desejar um Natal abençoado e um novo ano cheio de alegria e prosperidade.
BJ,
Lylia

Gourmet e Gourmand disse...

Cinara, quero te desejar boas festas para ti e tua família :)
Um forte abraço,
Queila

Cinara disse...

Super obrigada, Lylia e Queila! Desejo o mesmo para vocês e sua família!
Beijos e obrigada pelo carinho!

.mila. disse...

Acabei de testar essa receita e ficou DIVINO! Postei a foto no twitter e os meus amigos ficaram tão impressionados que pediram a receita, já te recomendei para muita gente!

Agora é aproveitar as férias e fazer outras das suas maravilhas!

Beijos e nunca deixe de postar essas delícias,
Mila.

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Mila! Obrigada pelos elogios e pela recomendação. Prometo que vou tentar postar mais receitas este ano!
Beijos e feliz 2012!

Anônimo disse...

Cinara, fiquei com uma dúvida.
Na receita voce fala para colocar 2 minutos no microondas e em seguida 11/2.
Sao 11 minutos ou 2 minutos?
Me explique sobre o tempo pois nao entendi.
Obrigada, Jeniffer.

Anônimo disse...

Desconsidere a mensagem anterior. Descobri a minha gafe! rs
Fui direto na receita americana. Mas ainda sim fiquei com uma dúvida. Voce colocou em portugues o fermento em pó. Nao vi na receita americana. Como faço aqui nos eua? Coloco ou nao? Nem sei se existe fermento em pó aqui. Beijos querida! jeniffer.
jeniffer.faria.oliveira@gmail.com

Cinara disse...

Oi, Jennifer! Primeiro quero pedir desculpas pela demora para responder!
Quanto à sua dúvida, a receita original usa "sel rising flour", que é uma farinha de trigo que já contém fermento. Como eu só uso da farinha comum, eu tenho que adicionar o fermento. Aí nos EUA você pode usar a self raising flour que a receita pede, ou adicionar fermento em pó (BAKING POWDER) à farinha de trigo comum, como está na minha receita. Você encontra o baking powder aí em qualquer supermercado!
Beijos e bom final de semana!

Conceição Soares disse...

Olá
Já fiz e ficou delicioso. Obrigada.
~Bjs

Vanessa disse...

Nunca tinha feito bolo de caneca. Fiz esse e ficou uma delícia! Receita super aprovada!
Parabéns pelo blog, Cinara! Para mim, é o melhor!

Unknown disse...

iontegFiz a receita!!E está aprovadíssimaaaa!!Estou comecando um blog e já postei essa receita nele!!!O meu bolinho ficou incrivelmete úmido e uma textura bem fofinha !!!Parabéns por essa receita divina!!!Gostari aqu vc olhasse a receita com ficou,penso que vc ficará orgulhosa de mim ,kkkk!!!Bjosss http://www.desdeminhajanela.blogspot.com/2012/03/bolinho-na-xicara-de-microondas-com.html

Cinara disse...

Conceição, Vanessa e Rosângela, adorei saber que vocês aprovaram este bolinho de caneca! Obrigada pelos comentários!
Beijos e bom domingo para vocês!

Renata disse...

Fiz essa receita e ficou uma delícia! Aprovadíssima!! Parabéns Cinara! Já fiz outras receitas do site e todas ficaram maravilhosas. Obrigada, bjs.

camila disse...

Muito bom,e olha que tenho apenas 12 anos e ficou uma maravilha

Jana disse...

quero quero essa receita

clarisa disse...

muito bom

Amanda disse...

Adorei suas dicas são todas grátis?

Hugo disse...

muito bom

Cinara disse...

Camila, adorei saber que você gostou!!

Obrigada pela visita, Clarisa, Amanda e Hugo!