terça-feira, dezembro 14, 2010

Cutout Sugar Cookies


Atendendo a pedidos, segue uma outra receitinha de biscoitos que podem ser cortados em vários formatos diferentes, tanto para o Natal quanto para outras datas, como Páscoa e Halloween. É uma alternativa perfeita para quem não gosta do sabor do gengibre dos biscoitos Gingerbread Men! Este biscoito não tem um sabor muito marcante, por isso fiquem à vontade para usar essências mais fortes, como de coco, amêndoa, etc. A massa é muito fácil de trabalhar e rende que é uma beleza! Para decorar, eu usei uma pastinha simples de açúcar de confeiteiro e leite, sem corantes. Quem quiser biscoitos coloridos, pode conferir a receita do glacê clicando aqui.

Biscoitos de Açúcar para Decorar
3/4 xícara (150g) de manteiga, amolecida
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos e a baunilha, batendo até misturar. Com uma colher, misture a farinha, o fermento e o sal. (Se optar por misturar os ingredientes secos na batedeira, bata rapidamente, apenas até incorporar.) Cubra e leve à geladeira por pelo menos uma hora, ou de um dia para o outro.




Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa em superfície enfarinhada na espessura de meio centímetro, adicionando mais farinha se for necessário. Use cortadores de biscoitos no formato que desejar e coloque os biscoitos em assadeiras forradas com papel-manteiga (não untado). Ou faça como eu fiz: forre as assadeiras com papel-manteiga e abra a massa diretamente sobre ele. Em seguida, corte a massa com os cortadores de biscoitos e remova a massa que sobrar ao redor, que será reutilizada. (clique nas fotos para ampliar)
Asse de 5 a 7 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Deixe esfriar totalmente sobre uma grade antes de decorar. Receita original aqui.

Glacê para Decorar:
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Peneire o açúcar de confeiteiro e depois adicione o leite aos poucos, até obter a consistência desejada para decorar os biscoitos. Eu usei um saco de confeitar com o bico de furinho simples. Antes que o glacê seque, polvilhe os biscoitos com confeitos de sua preferência.

Para presentear, coloque os biscoitos em caixas ou latas, separados por folhas de papel-manteiga. Eles também podem ser feitos com antecedência e congelados, mas sem o glacê. Deixe os biscoitos descongelarem completamente em temperatura ambiente antes de decorá-los.

42 comentários:

Vic disse...

Cinara!

Que biscoitinhos mais lindos e com cara de serem deliciosos! Eles são do jeitinho que eu gosto!
Adorei! Só falta mesmo a neve para que eu me sinta no meio de um White Christmas de verdade!

bjos da Vic

Bichinha disse...

Adorei!!! uma receita mesmo a tempo para eu fazer os meus biscoitos de oferta :) bjinho

Gina disse...

Nessa época é o que mais costumo fazer, embora esse ano ja não tanto como nos anos anteriores.
Bem simples de fazer e o resultado bem gracioso.
Bjs.

sadhia disse...

que lindos e com certeza deliciosos amiga tudo de bom para vc bjus

a. luz disse...

Que coisa mais fofaaaaa!!!!
Adoreiiii!!!!

Beijokas!!!

Claudia Lima disse...

Ficaram lindos!
Parabéns!
Quero experimentar esta receita quando puder.
Bjs :)

Anônimo disse...

Querida Cinara...
Não querendo ser chata, mas desde o meio do ano quando você respondeu a mensagem de uma participante que eu aguardo chegarmos perto do Natal à espera da receita de eggnog...
Please!!! Please!!! Please!!!
Eggnog recipe, please!!!
:O)

Fefe Camargo :-) disse...

Oii
Lindossssss seus biscoitos. Eu tenho visto muitas receitas de biscoitos decorados de natal, com certeza esses que você fez são uns dos mais bonitos!

Beijãoo
:-)

Karina disse...

Cinara, querida, que maravilha de biscoitos. Amanhã, minha cuida vem passar a noite em casa, faremos mini panetones, mas acho que dá pra testar essa massinha enquanto os outros crescem. Beijão

Claudia disse...

Cinara, que receita boa! Ia te enviar um email porque queria fazer uns biscoitinhos pras "tias" da escolinha do filho e veio super a calhar. Farei amanhã, depois te conto.

beijos

Rosangela disse...

Cinara!!!
Que biscoitinhos fáceis! Vou fazer com certeza, o meu filho ama fazer biscoitinhos de Natal para colocar pro Papai Noel. E eu trouxe vários utensílios de NY. Tô louca pra usá-los.
Só uma pergunta, precisa colocar o Red Velvet Cupcake na geladeira?
Beijos e ótimas festas!

Loris disse...

Eu fiz a sua receita do biscoito de gengibre e deu super certo!
E seguindo sua dica, congelei tudo!
No Natal vou dar de lembrancinha pras amigas uma caixinha com cookies, biscoitos de gengibre e agora vou complementar com esses também!
Você sabe se cookie com gota de chocolate também dá pra congelar? Ou pelo menos guardar na geladeira por 1 semana?
Queria saber um jeito de conservar pois quero fazer hoje ou amanhã. Sei que é apenas uma semana mas o calor aqui no Rio tá demais!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Super lindos, um espetáculo Cinara! Parabéns! Bjos

Cris disse...

Obrigada por levá-los hoje ao nosso café! Eu amei... quero mais! Bjs!

Cinara disse...

FICO FELIZ QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO, MENINAS! ESTES COOKIES NÃO SÃO DIFÍCEIS DE FAZER, SÃO APENAS UM POUCO TRABALHOSOS... EU "APANHEI" ATÉ A SEGUNDA FORNADA, MAS COM A PRÁTICA, TODO MUNDO VAI VIRAR PROFISSIONAL! ;o)

Anônimo, pode deixar que vou tentar publicar uma receita de eggnog nos próximos dias, OK?

Rosângela, depois que estiverem com a cobertura, os Red Velvet cupcakes precisam ser guardados na geladeira, sim. Aí vc os tira da geladeira um pouco antes de servir!

Loris, você pode congelar os cookies com gotas de chocolate, sim. Depois é só deixar descongelar em temperatura ambiente. O único risco que vc corre é de as gotinhas ficarem mais duras, mas se está calor por aí, acho que não vai ter problema... Eu não aconselho guardar na geladeira: os cookies já duram 1 semana quando guardados em um recipiente bem fechado.

Cris, estes já acabaram, mas vou tentar fazer os Swedish Ginger Cookies para sexta... ;o)

UM BEIJÃO PARA VOCÊS!

Márcia Mattos disse...

oi Cinara

Acabei de chegar dos EUA, fiquei toda feliz porque comprei cortadores lindos, mas me esqueci dos confeitos em verde e vermelho....sabe se os encontro aqui no Brasil?
Moro no Rio e em Nova Friburgo

bjs

steven disse...

All this looks really great,you should start making all recipes in English. ice cream cake recipe

steven disse...

This looks very tasty. You should start posting all your recipes in English. My ice cream cake recipe

Nereime disse...

Ci, fiz ontem esta receita, aliás fiz duas dela.Presenteei quatro amigas e ainda sobram algumas para o pessoal aqui de casa degustar.Ficaram bem fofinhas, eu coloquei escência de amêndoas além da de baunilha, o cheirinho no ar era ótimo!E ainda querem que eu coloque preço para encomendas!!!Tirei umas fotos bonitas.Obrigada pelas dicas de conservação de cookies, muito me valeram!Nem preciso dizer...os seus estão lindos!
bjs

Unknown disse...

Que bolachinhas tao primorosas.

Beijinhos e bom fds

Unknown disse...

Absolutamente maravilhosos! Comprei recentemente moldes para cookies e não vejo a hora de usar! O natal é uma ótima oportunidade pra quem gosta de cozinhar! E dar presentes também! Obrigada por mais esta receita!

ameixa seca disse...

Que lindos :)

Anna disse...

Adorei estes cortadores, você vende e os confetes dos biscoitos?
Como sempre você tem receitas maravilhosas.

Paula Pacheco disse...

Estes biscoitinhos ficaram uma delicia. Ci, queria te convidar para participar de uma promoção em meu blog, te espero por la,
bjs
Paula

Richie disse...

Cinara, lindos os biscotinhos! Principalmente a versão prateada!

Vim desejar um feliz natal pra voce e pra sua família, cheio de coisas gostosas [e não to falando só de comidas!].

Um bjo! :D

Cinara disse...

Márcia, estes confeitos vieram dos EUA, eu ganhei de uma amiga. Infelizmente eu nunca vi nada parecido à venda no Brasil. Mas você pode tentar em lojas de artigos para padaria e confeitaria!

Thank you, Steven! I'm afraid I don't have time to make a bilingual blog, but if you like any of my recipes, let me know and I'll send it to you in English, OK?

Nereime, fico feliz que você tenha aprovado a receita! E sempre que precisar é só me escrever, querida... ;o)

Obrigada Cacahuete, Letcia e Ameixinha!

Obrigada, Anna! Os confeitos coloridos são americanos, e ganhei de uma amiga. As bolinhas prateadas você encontra na Bola Branca. Eu vendia das bolinhas miudinhas, mas estão esgotadas!

Paula, obrigada pelo convite, mas não tive tempo de participar da promoção... Espero que tenha sido um sucesso!!

Richie, espero que seu Natal tenha sido maravilhoso, e que 2011 seja um ano de muita saúde e prosperidade para você e sua família!

BEIJOS E FELIZ 2011 A TODOS!

Danuza disse...

Adorei a idéia de cortar os biscoitos na assadeira, já perdi mtos por quebrarem no transporte da mesa para a assadeira! Obrigada por compartilhar! Bjos!

Cinara disse...

Fico feliz que vc tenha gostado, Danuza!
Beijos!

Pati disse...

Acabei de os fazer. Ficaram deliciosos. Alterei o final da receita. Antes de os colocar no forno pincelei com clara de ovo e coloquei açucar colorido por cima.

Cinara disse...

Devem ter ficado lindos, Pati! Que bom que vc aprovou a receita!
Beijos!

Fer Santos disse...

Cinara

Você comentou que esses biscoitos duram uma semana fora da geladeira. O gingerbread man tbem??vou tentar fazer essa receita no fim de semana.
Abraço

Fer Santos disse...

Cinara.

Você comentou que eles duram uma semana sem serem congelados. O Gingerbread man tbém?? uma semana é o máximo??
abraço

Cinara disse...

Fer, para a maioria dos cookies, 1 semana é o máximo que você pode deixá-los em temperatura ambiente. Depois disso eles podem ficar duros e o sabor pode ficar alterado. Mas você pode congelar os cookies de gingerbread e estes aqui sem medo, eles ficam excelentes quando vc descongelar!
Beijos e bom final de semana!

Fer Santos disse...

Oi Cinara.
Mais uma dúvida. Pra congelar, posso colocá-los dentro de um saquinho tipo ziploc ou eles precisam estar em uma assadeira e transfiro pro saco depois??

Abração

Cinara disse...

Fer, eu gosto de congelar em uma assadeira e depois transferir os biscoitos para o Ziploc, mas você pode congelar direto no saquinho, tomando o cuidado de não deixar os biscoitos amontoados, pois podem grudar uns nos outros!

DanDan disse...

Oi Cinara!
Ja estou no clima natalino e minha mãe me trouxe de Miami uma forma de silicone no formato de arvore de Natal (é uma forma com varias forminhas de arvore, sabe?!)
Bom, queria saber se tem como fazer esses biscoitinhos nessa forma ou ate cookies...o que vc acha?
Bjs

Cinara disse...

Oi, DanDan! Primeiro, peço desculpas pela demora para responder. Eu precisaria saber a profundidade das cavidades em formato de árvore para te dizer o que fazer com elas! A princípio estes biscoitos não podem ser feitos em formas, pois eles precisam ser abertos com o rolo, mas você pode tentar pressionar a massa dentro das cavidades, se elas forem rasinhas. Se forem fundas, aí vc vai ter que usá-las com uma receita de muffins ou cupcakes. Se quiser me mandar uma foto da forma, use o email que está na minha página de perfil ou na barra lateral do blog, OK?
Beijos!

Priscila Schulz disse...

Que lindas! Amei!!!
Já vou reservar essa receita pra fazer as bolachinhas no Natal... muito bom gosto!
Uma dúvida, elas são sequinhas ou molhadinhas?
Abraços

Cinara disse...

Priscila, estes biscoitos ficam bem sequinhos. Eu gosto porque geralmente faço para presentear, então eles não quebram e nem perdem a forma no envio!! ;)
Beijos!

camila disse...

Cinara!
Adorei esta receita! Já a repeti... todos na minha casa viraram fãs. E aproveitei para presentear as profs da minha filha. Beijos.

Cinara disse...

Obrigada, Camila!!! Beijos!

Juliana disse...

muito bom estas tuas receitas bjo???