sexta-feira, setembro 16, 2011

Macaroni & Cheese Made in Brazil


Eu já publiquei aqui a receita do delicioso Macaroni & Cheese tradicional, feito com queijo cheddar. Mas como a demanda por esse prato é muito grande aqui em casa, tive que procurar uma alternativa para o queijo cheddar, que nem sempre é fácil de encontrar, principalmente o verdadeiro. (Aqueles pasteurizados nem podem ser chamados de "cheddar"...) Depois de algumas experiências, achei um queijo que fica com a textura perfeita: esta versão abrasileirada leva queijo minas padrão, que vocês encontram facilmente nos supermercados. E o sabor também foi aprovado pelo meu filho, que além de ser muito "seletivo", é um verdadeiro viciado em macaroni & cheese!

Mac & Cheese à moda Brasileira
200g de macarrão cru (parafuso, pene, caracol)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena, picada (1/4 xícara)
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/4 xícara de farinha de trigo
1 3/4 xícara de leite
170g de queijo minas padrão, picado
Parmesão ralado

Pré-aqueça o forno a 190° C. Cozinhe o macarrão no tempo mínimo indicado na embalagem.
Enquanto isso, em uma panela média, derreta a manteiga e cozinhe nela a cebola, o sal e a pimenta-do-reino, mexendo às vezes, até a cebola começar a ficar macia.
Em uma tigela pequena, dissolva a farinha de trigo no leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Adicione o leite à panela da cebola. Aqueça até ferver, sem parar de mexer. Continue mexendo e deixe ferver por 1 minuto. Tire do fogo, acrescente o queijo picado e mexa até que ele derreta (não há problema se sobrarem alguns pedacinhos inteiros). Nesse momento, acrescente uma pitada de sal se achar necessário. Em seguida, misture o macarrão escorrido ao creme de queijo.
Coloque tudo em uma travessa ou assadeira pequena, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente.
Rende 5 porções.

30 comentários:

Ricardo disse...

Realmente, é a cara do meu sobrinho! :)

Cristina disse...

Olá, já estava com saudades daqui!
O macaroni parece ótimo e com certeza meu filho também vai adorar!!
bj e bom fds...

Anônimo disse...

Eu posso verdadeiramente dizer que eu nunca li tanta informação útil sobre Blogger: Cinara's Place - Postar um comentario. Quero expressar minha gratidão ao webmaster do cinarasplace.blogspot.com.

mangiachetefabene disse...

Ci, eu adoro Mac and Cheese! E o queijo minas padrão é uma ótima alternativa! Grande idéia! Beijos!

Isadora disse...

hummmmmmm que vontade!!!!

bem brasileirinho mesmo com minas padrão!

arrasou!!!=)

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Gourmet e Gourmand disse...

Esse seu filho tem um bom gosto danado :)
O Macaroni está com uma carinha deliciosa... huuuummmmm!
Um beijo, Queila

angela disse...

Cinara, meu filho tambem gosta muito e o tal queijo verdadeira é uma luta para encontrar por aqui. adorei mais esta dica sua, vai virar classico por aqui tambem. grata por partilhar. bjs

grazi disse...

IRRESISTÍVEL!!!!!!

estelaalb disse...

tou fazendo!

Cláudia disse...

Amei a inovação, prefiro o minas ao chedar, com certeza deve ter ficado ótimo!bjs

ANA LÚCIA disse...

Receita ótima e que combinação deliciosa! Seu filho acertou...
Bom domingo,
Ana

Sandreane disse...

Hummmmmmmmmmmmmm....
Fiquei com vontade de provar... Vou aproveitar que tem queijo em casa-rsrsrs.
Bjs!

Priscila Beneducci disse...

Oi querida Cinara, saudades de ti

Queijo Minas padrao é curinga mesmo, esses dias eu assisti pela milesima vez com minha filha: Eu odeio o Chris na tv, eles estavam com o tal Macarrao Cheese queimado no Dia de Ação de Graças.

Vou fazer sua receita

Priscila (BH - MG)

Simples Assim disse...

Oi Cinara,
Já estava com saudades das suas delícias.
Bj e boa semana,
Lylia

Bárbara Coelho disse...

Gostaria de saber quanto é, aproximadamente, 3\4 de xícara de queijo cheddar (vide receita do original)em gramas.

Cinara disse...

Bárbara, eu precisaria medir novamente para saber a quantidade exata, mas acredito que 3/4 de xícara seja o equivalente a 150g de cheddar ralado grosso. Na outra receita eu comprei um pedação de cheddar, ralei a quantidade que a receita pedia e sobrou bastante... Assim que eu fizer novamente, vou acrescentar a medida exata!

Lily disse...

Oi! Ja tinha feito a receita original e essa semana provei essa. Achei mais light que a de cheddar. Tb ficou gostosa, mas a original ainda é campea! Vou cacar cheddar por ai ;-)
Bjs!

Dani Bros disse...

Oi Cinara qto tempo! Adorei esse prato até porque tbm sou louca por massas e queijo pradão tbm. Deve ter ficado uma delícia! Bjks pra você.

laila disse...

ai estou aqui salivando!! Cinara é uma baita sacanagem colocar algo tao apetitoso!!!bjo querida!

Patricia Knack disse...

Oi,Cinara!
Esta receita está com uma cara maravilhosa e o sabor deve ser o mesmo...divino! Eu adoro receitas com queijo e vou testar esta,com certeza.

Adorei a tua visita ao meu blog e mais ainda que vc admirou os biscoitinhos, fico feliz.Ah,obrigada pela divulgação do meu blog no teu.
Postei fotos de alguns biscoitos de NATAL por lá,espia e vê se vc gosta.
Beijos! Pati

Danielle disse...

Oi Cinara!

Muito obrigada por compartilhar esta receita! Tenho pergunta sobre o queijo minas: qual tipo eu deveria comprar? No passado, quando tentei cozinhar com queijo minas, tive problemas porque ele não derrete.

?!
Obrigada pelo conselho. :)

Cinara disse...

Oi, Danielle! O queijo minas usado nesta receita não é aquele branco, fresco, mas um bem amarelinho que se chama "queijo minas padrão". Eu costumo comprar da marca Scala, mas tem da Tirolez, da Crioulo, etc. Ele é vendido embalado, em formato de meio círculo, com cerca de 500g cada. É uma delícia para comer em lanches também!
Beijos e boa semana!

Danielle disse...

Oi Cinara! Muito obrigada pela dica. Fiz esta receita hoje com o queijo minas padrão e foi um sucesso! Em adicionei pão frances moido encima antes de assar(seguindo à receita parecida da Martha Stewart).

Foi muito boa idéia esta combinação de quiejos; nunca tentei esta receita do meu livro porque achei ficaria estranha sem o cheddar. Parabéns pela creatividade!

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Danielle! Sua versão com pão francês moído deve ter ficado especial, vou experimentar também.
Beijos e bom final de semana!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Cinara
Tive a impressao que vc mora nos eua, mas agora lendo essa receita fiquei na duvida pq vc disse q nao encontra o cheddar, enfim, desculpe por qualquer mal entendido.
De qualquer forma adorei seu blog e volterei mais vezes
Bjs
Paty

Julia disse...

Adorei!!
Vou fazer para o meu filho!!!!
Abraços

Cinara disse...

Oi, Paty! Eu moro no Brasil, em Campinas, SP. Não há por que pedir desculpas, imagine! Obrigada pela visita e pelo elogio!
Beijos e bom final de semana!

Fê Dayrell disse...

Cinara, macarrão também é de longe o prato preferido do meu filho, e o meu também, rss.
O seu macarrão me deu água na boca.
bjo

danielle disse...

Cinaaara,sou leitora "nova" já testei algumas receitas de cookies, e ficaram ótimos, mas nessa aqui tenho a impressão de que meu "molho" ficou um pouco "pegajoso" ou viscoso demais, queria saber se ele deve ser mais líquido e o que eu poderia fazer. Parabéns pelo seu blog.

Cinara disse...

, as crianças gostam e a gente também não dispensa, não é? ;o) Beijos!

Danielle, a mistura de queijo não pode ficar muito grossa mesmo. Se ficar, adicione um pouco mais de leite. Ela já vai engrossar mais um pouco na hora de gratinar no forno!
Beijos e obrigada! :o)