domingo, abril 11, 2010

Blackberry Cobbler

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que eu adoro frutas, gosto de vários tipos e tenho muito prazer em saborear uma bela porção delas. Mas, na minha casa, fruta não é sobremesa. Para mim, sobremesa é doce, pudim, pavê, sorvete, chocolate, torta ou até um simples queijo com goiabada. Minha sogra sempre ficou indignada com isso, já que ela tem o costume de servir frutas após a refeição. Mas com o tempo ela percebeu que a fruta só iria agradar se fosse morango com suspiros e chantilly, por exemplo... É por isso que, pelo menos uma vez por semana, eu tento fazer um doce diferente para a sobremesa. Na semana passada eu experimentei esta receita de cobbler de amoras, que consegue unir o útil (ou nutritivo) ao agradável: é uma sobremesa deliciosa, doce e que também leva frutas!

Cobbler de Amoras

½ xícara de manteiga ou margarina (100g), derretida

1 ¼ xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

1 ½ colher (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

1 xícara de leite

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 xícaras de amoras (frescas ou congeladas)

Pré-aqueça o forno a180° C. Em uma tigela, coloque o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Adicione o leite e misture bem. Em seguida, adicione a manteiga derretida e misture até incorporar. Reserve. Unte uma fôrma média, de bordas altas. Coloque a massa na fôrma untada e espalhe as amoras sobre a massa, distribuindo-as uniformemente. (Também é possível usar morangos, framboesas, cerejas, blueberries, etc, tanto frescos quanto congelados.) Polvilhe a superfície com cerca de 3 colheres (sopa) de açúcar. Asse durante 40 minutos ou até dourar. Sirva o cobbler morno, puro ou com sorvete de creme. (Eu adorei a sobremesa morna, mas gelada também fica maravilhosa!)

53 comentários:

Gina disse...

Ci, por acaso não houve um equívoco na quantidade de fermento?
Sabe que adoro esse tipo de sobremesa com muita fruta?
Bjs.

Cinara disse...

Houve sim, Gina! Já consertei, e te agradeço muito por me avisar! Eu também gosto de doces com frutas, e este aqui ficou bom demais, porque a amora é um pouco azedinha... Nham!

Paulinha disse...

Vai muito fermento..será pq vai pouca farinha?

Ana disse...

Eu adoro frutas, amo! Prefiro comer frutas no cafe da manha e durante a tarde, mas tbem adoro sobremesa com frutas. No verao eh sempre muito refrescante!
Tbem adoro blackberries, temos ate um "bush" no nosso quintal q no verao fica carregadinho q eh uma coisa de louco!
Eu congelo aos montes e vou consumindo quando acaba a epoca, mas nunca dura muito, rs!!
Eu compro bastante frozen berries aqui e como praticamente todos os dias no cafe, eu gosto de bater com iogurte!!
Ta lindo o cobbler cinara! Receitinha p/ fazer quando o blackberry bush estiver cheio de frutas!
Beijos
Ana

Carolina Andrade disse...

Ci, que belezura de sobremesa, bem molhadinha. Perfeita!! Grande beijo!

Cinara disse...

Paulinha, a quantidade de fermento estava errada, realmente era fermentos demais... Mas eu consertei assim que a Gina me avisou, e peço desculpas pela confusão!

Ana, que delícia ter um blackberry bush no quintal!! Como vc deve saber, aqui no Brasil o mais comum é encontrarmos pés de mulberries, aquelas amorinhas pequenas, mas que também são bem gostosas. Estas amoras congeladas que eu comprei estavam ótimas: graúdas e super baratas!

Beijos, meninas!

Cinara disse...

Oi, Carol! Nós escrevemos praticamente ao mesmo tempo! Acho que as fotos não fazem justiça à sobremesa "ao vivo", mas ela fica bem bonita, sim. Agora quero experimentar com morangos... ;o)
Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindo Cinara, maravilhoso, por dentro então, tá um espetáculo !!!, parabéns querida, bjkas e ótima semana p/ vc, ;)...

Maura Fischer disse...

Apetitosoooooo!!!!
Te espero na promoção de aniversário do meu bloguinho! Amanhã inciam as inscrições para um sorteio em dose dupla: 2 adesivos decorativos PicFix! Até dia 13 você tb pode concorrer a um jogo americano da Marca Roupa!
Tenha uma linda semana!!!
Um abraço,
Maura
coisasdamaura@terra.com.br

Sandra Peres disse...

Eu estou com dificuldade em encontrar algumas frutas por aqui, fico com água na boca com essas receitas...

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu gosto muito de frutas - a minha mãe era como a sua sogra - mas as prefiro assim, numa sobremesa. Aliás, sou mil vezes mais uma sobremesa com fruta do que uma com chocolate - amei o seu cobbler!

Vanessa disse...

Oi Cinara!
Linda essa sobremesa! Vou experimentar com morangos, pq aqui na região onde moro é difícil encontrar blackberries, mesmo congeladas.
Depois que vc fizer com morangos conta pra gente como ficou também!
Bjoss!
Adoro o seu blog!

Carolina disse...

nossa! cara otima pra esse friozinho de SP! amei!

Rafaela Prachedes disse...

Ci, vc demora uns dias pra postar... depois vem com isso... me mata logo... rs... que fomeeee!!

Iliane disse...

Ci..que maravilha...dá para sentir pela foto que fica super molhada..eu amo..bjus

Pela Arte de Educar disse...

Cinara, adoro sobremesas com frutas naturais, da para fazer com as amoras comuns encontradas em terras brasilis?:), adorei a receita e é mais uma pro meu caderninho, ah! e a lojinha?.
Bjs
Edna.

ELIZABETE disse...

Oi Cinara, sou fã das suas receitas!
Fiquei muito feliz ao servi uma das suas receitas de cookies para a namorada do meu filho que é americana e ela disse ser igual aos cookies americanos. Uma amiga vai passear aos EUA e sempre que leva doces e agora quer fazer lá esses doces já que muitos amigos querem experimentar esse doce mineiro.Ela pediu ajuda ao meu marido que é professor de inglês, para pesquisar se encontra CAL (que usa para fazer doces)lá nos EUA. Lembrei imediatamente de você, que entende muito dos ingredientes da cozinha americana.Desde já agradeço se puder me ajudar!
Bjos!

Larissa disse...

Cinara, que saudade! Fiquei um tempo afastada da blogosfera (mudanças na vida, trabalho, fim de faculdade, tudo ao mesmo tempo) e senti muita falta de vir aqui no seu cantinho. Adorei essa receita, sou fã de frutas, de amoras então... Mas por aqui só as congeladas mesmo. Grande beijo!

Luciana Betenson disse...

Ci!! Morri de vontade de fazer este cobbler ;-)Parece um clafoutis, mas não sei, parece melhor ainda. Eu amo doces de frutas. Vou ver se tenho cranberries congeladas suficientes para fazê-lo. Beijos!

Verena disse...

Ci, que delícia!!! Nunca fiz nem experimentei um cobbler...pelo menos acho que não...! Com esse frio dá vontade de comer um docinho assim! Um beijo!
Saudades!

terraecor@gmail.com disse...

Oi Cinara,
Iria fazer comentario, a respeito do fermento mas ja vi q estava errado.BOM FIZ OS CUPCAKES, RED,ficaram otimos, lindos mesmo.
Ci, o que eu queria falar da Paula Pacheco, acho q sao as embalagens p/ cupcake,procuro e n encontro, ja procurei hai em Campinas e a reposta eh igual a de Curitiba, n conhecem.
Vi no seu blog q tem outra pessoa q tbm mora aki, o nome eh Karem, se possivele tiver manda o email dela ou o blog.
Beijo amiga....
jane

Priscilla disse...

Oi cinara tudo bem?
Nossa esse bolo pareçe incrivel..vc acha que ele ira funcionar com blueberrys pois esta cheio deles aqui em casa e queria usalos..Otima receita adoro bolo de frutas..Beijoo e boa semana..Novidades em breve no blog..

terraecor@gmail.com disse...

Ci, falei e n disse nada, afinal qto posso por de fermento?
Outra coisa onde encontar blueberrys em Campinas?
Amanha vou fazer os salgados o de gorgonzola, depois digo como ficaram.
Outro dia fiz mais ou menos esta receita soh q coloquei legumes ralados,e dei um toque com calabeza defumada, ficaram otimos.
N ao tenho blog por isso n coloconem foto.
Uma linda semana pra ti.
Jane

Unknown disse...

A côr interior do Cobbler é linda. Deve ser excelente, adoro amoras silvestres.

Beijinhos

Cinara disse...

Ana, obrigada, amiga! Sobremesa gostosa e bonita é tudo que a gente quer, não é mesmo? ;o)

Maura, obrigada por me avisar da promoção do seu blog, vou conferir com certeza!

Sandra, eu sei como é... Só começamos a ter frutas diferentes aqui em Campinas há poucos anos. Mas agora não posso reclamar!

Paty, sabe que eu também? Eu gosto de chocolate, mas quando vou a restaurantes onde há uma variedade de sobremesas, sempre acabo escolhendo uma que não leva chocolate!

Vanessa, a época de morangos está chegando, então devo experimentar em breve. Aí eu coloco as fotos aqui, pode deixar! E muito obrigada pela visita e pelos elogios... :o)

Obrigada, Carol!

Rafaela, vou ser sincera com você: não achei que esta receita fosse agradar tanto! Eu adorei mesmo, mas como é algo tipicamente americano, pensei que as pessoas não fossem gostar... Mas minha intenção não era te matar, viu? :oD

Iliane, fica bem molhadinha mesmo... É pura fruta coberta com uma massa de bolo super fofo!

Edna, acho que você pode fazer com as nossas amoras sem problemas! Deve ficar uma delícia... Quanto à lojinha, garanto que eu não desisti. Só está demorando um pouquinho mais do que eu esperava, infelizmente. Mas pode me cobrar mesmo, quero abrir o quanto antes!!

Elizabete, adorei saber que minha receita foi aprovada por uma americana "nativa"! Quanto à cal, eu não sabia que era usada nos EUA também, mas fui pesquisar e descobri que é usada, sim! Nos EUA chama-se quicklime ou apenas lime. Só resta saber se existe mais de um tipo de cal nos EUA. Aqui no Brasil, pelo que sei, a cal usada na culinária é a mesma vendida em lojas de material para construção. Mas caso sua amiga queira tentar, eu achei o seguinte comentário de uma amiga minha no Cyber Cook: a cal pode ser substituída por bicarbonato de sódio! Ela diz que já fez isso e que dá certinho, além de ser mais saudável. Para um quilo e meio de abóbora ou mamão, vc pode colocar 1 colher de café de bicarbonato. Caso ela queira experimentar, nos EUA, bicarbonato de sódio é baking soda.

Há quanto tempo, Larissa! Também senti sua falta! Vê se não some mais, viu: ;o)

Luciana, ele parece mesmo um clafoutis, mas eu achei melhor! O clafoutis fica com uma textura de flan ou pudim firme, e este cobbler está mais para um bolo super recheado de fruta... Bom demais!

Verena, eu não comi com sorvete desta vez, amiga, mas deve ficar divino... Na próxima não vou dispensar o sorvete de creme!

Jane, eu não entendi que tipo de embalagem para cupcake vc está procurando! Você quer forminhas de papel para assar os cupcakes dentro? Ou vc quer caixinhas decoradas para servir os cupcakes em festas ou dar de presente? Acho que seria mais fácil vc me mandar um email explicando melhor: clique no botão "email" na lateral do meu blog para me enviar uma mensagem, OK? Quanto ao fermento, a quantidade da receita agora está certa: 1 ½ colher (chá) de fermento em pó.

Priscilla, claro que funciona com blueberries!!! Pode fazer sem medo que vai ficar maravilhoso! E depois me conte tudo, é claro... ;o)

Cacahuete, é uma cor vibrante, não é? E o sabor é igualmente impressionante... ;o)

Um grande beijo para vocês, meninas!

Só Quero festa! disse...

água na boca, simplesmente isso...
servir fruta in natura é chique...mas assim é chiquérrimo!!!!!!!!!!!!

Cinthya Rachel disse...

fiquei aguada!

Silvia Polidoro disse...

Nossa, que deliicia! Qualquer dia desses vou testar, que cara ótiima! Hummm.
Bjooo's

Anônimo disse...

que delicia cinara ! vc sempre c/ essas maravilhas p/ adoçar nossa vida

ameixa seca disse...

Por acaso hoje comi uma salada de frutas à sobremesa. Gosto muito mas não me recuso a uma sobremesa como esta que apresentas :) Deve ser bem deliciosa!

Junia Ansaloni disse...

Cinara, ficou lindo o seu cobbler!!! Bjim

ELIZABETE disse...

Cinara, obrigada por atendre meu pedido, é sempre bom encontrar pessoas que dividem o seu conhecimento. Bjos!

Cinara disse...

Dea, eu adoro comer frutas longe das refeições, como nos lanches da manhã ou da tarde. Mas para servir de sobremesa ou aos amigos, tem que ser incrementada! ;o)

Cinthya, então faz, amiga! E depois me conta *tudo*!

Sonia, pode deixar que em breve vou conhecer a sua cozinha!

Silvia, e você viu como é fácil de fazer? Espero que você faça e aprove!

Pitadinha de Amor, obrigada, querida!

Ameixa Seca, salada de frutas é uma delícia também, é perfeita para o verão! Mas agora que está esfriando por aqui, uma sobremesa quente com frutas cai melhor ainda... ;o)

Elizabete, é para isso que estou aqui, querida! Escreva sempre que quiser ou precisar, OK?

Beijos e um final de semana maravilhoso para vocês, meninas!

Paula disse...

Oi, Cinara!
Fiquei com uma dúvida... Na receita fala para colocar a massa e as frutas por cima, mas na foto, a impressão é que tem massa por cima das frutinhas...
Como devo fazer?
Obrigada pelas receitas sempre diferentes e deliciosas!
Paula

Nereime disse...

Cinara, que riqueza essa receita , amei esse tom , dá uma impressão de ser bom até quentinho!!!!
beijos

Anônimo disse...

Muita agua na boca! Deve ter ficado incrivel!

Fabiana disse...

Que delícia. Suas fotos são ótimas... Eu não consigo boas fotos das minhas comidinhas. :-) Humpf.

Cinara disse...

Paula, é assim mesmo: você espalha as frutas por cima da massa, e, ao assar, as frutas afundam na massa! A maioria das frutas vai afundar, formando aquela camada cremosa de baixo, com a massa de bolo por cima. Algumas ficam mais na superfície, mas se todas as frutas afundarem, não tem problema nenhum. Garanto que fica delicioso do mesmo jeito! ;o)

Nereime, eu gosto do contraste da torta quente com um sorvete geladinho, por exemplo... Desta vez não tinha sorvete, mas na próxima não vou dispensar!

Que bom que você gostou, Mila!

Fabiana, você não sabe como fico feliz em saber que você gostou das minhas fotos!! Eu sempre acho que elas não ficaram boas o bastante... Acho que é porque não sei mexer direito na máquina, e sempre tenho a impressão de que poderia obter fotos melhores. Eu até queria explorar mais o assunto, já que há vários sites com dicas sobre fotos de comida, mas não dá tempo!

Um beijão para vocês, meninas!

angela disse...

Ci, que delícia, ainda bem que congelei uma boa parte da minha safra de amoras.

Cinara disse...

Que ótimo, Angela!! Tenho certeza de que você vai adorar este cobbler... Eu já estou doidinha para fazer de novo! ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

brisa disse...

Ai, Ci, estou contigo e com a Ana. AMO frutas de manha e a tarde (Ana), mas fruta NAO EH sobremesa (voce)..hehe

Nos tinhamos uma arvore de amoras na minha casa de praia (em SC - embora eu seja de SP). Aqui, soh um peh de limao (amarelo)..

O cobbler ficou lindo. Vou anotar. Minhas tentativas de cobblers sempre acabam em gororoba - mas as pies dao certo, vai entender. Ah, falando em pies, ainda faco a SUA receita de apple pie:)

Bjs!!

Cinara disse...

Bri, eu adoro comer frutas à tarde, principalmente no verão! Eu gostei muito deste cobbler, e ainda pretendo fazer com framboesas e morangos frescos, que logo estarão na época por aqui. Que bom que você ainda faz a minha apple pie: quer dizer que você se lembra de mim sempre que faz a torta! ;o)
Beijo grande!

brisa disse...

Ci, claro que lembro:):) Existem receitas que a gente "ainda" tem que testar uma versao nova, pra ver qual gosta mais. No caso da Apple Pie, a sua agradou tanto que nao procurei mais:)

Bjs amiga!!

Bombom disse...

Querida Cinara, já algum tempo que não te visitava e já tinha saudades das tuas receitas. Gostei muito deste Cobbler e vou levar a receita. A propósito de a tua sogra só gostar de fruta após as refeições, lembrei-me de que antigamente era assim. Os doces eram só para as festas e a fruta era servida no fim da refeição.Hoje sabe-se que a fruta (tal como a água) deve ser comida sempre antes ou no intervalo das refeições, para ser totalmente absorvida e fazer bem à saúde.
Bjs. Bombom

Cinara disse...

Eu também estava sentindo a sua falta, Bombom! Quanto às frutas, foi só recentemente que li algo sobre o fato de que é melhor consumir as frutas entre as refeições, mas eu sempre tive essa impressão. Para mim, as frutas ficam mais saborosas e satisfazem mais quando consumidas longe das refeições, ou como uma refeição em si. Agora começou a época de Pokans por aqui, e estamos a nos fartar! ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Lorena Carneiro disse...

Oi Cinara, sou nova por aqui e estou amando!! Já acompanhava o http://thepioneerwoman.com/cooking/ , mas sentia dificuldade ao ter q executar alguma receita e vc acabou com meus problemas!!!! Bom, fiz esse Cobbler e ficou divino!!! Já estou doida pra testar outras receitas, kkkk!! Beijos

Anna disse...

Adorei a receita, estou fazendo hoje com morangos, vou postar lá no meu blog como ficou.
Claro que o seu é profissional.
Beijos

Cinara disse...

Lorena, fico feliz que você tenha aprovado a receita! Eu também adoro The Pioneer Woman, ela tem coisas incríveis... Obrigada pelo comentário e pelos elogios! :o)

Anna, preciso saber o que você achou do Cobbler com morangos, porque também pretendo fazer em breve! ;o)

Beijos, meninas!

Melissa disse...

Oi Cinara, tudo bem?? Vou fazer a sobremesa esta semana, só tenho uma dúvida? Acrescento massa sobre as amoras? Fecho como uma torta? Obrigada!

Cinara disse...

Oi, Melissa! Como diz na receita, você vai colocar a massa no pirex e vai espalhar as amoras por cima. A massa é bem cremosa, quase líquida: as amoras não vão afundar na hora, mas enquanto assa, a maioria das frutas irá para o fundo. Espero que vc goste! ;o)
Beijos!

Melissa disse...

Obrigada, Cinara! Como você pode perceber, comecei agora a me aventurar pela cozinha, e estou amando o seu blog! =)
Beijos!

Anônimo disse...

Qual é o tamanho da forma?

Cinara disse...

Anônimo, eu usei uma forma refratária redonda para torta, de 22cm de diâmetro, com lateral de 3,5cm de altura.